facebook instagram youtube google twitch
rumble kick tiktok twitter rss
login
SRP logo

Campeonato iR-PT S2 – Prova #6 – Spa-Francorchamps Grand Prix

By Tiago Moreira on Janeiro - 13 - 2012

Depois de uma verdadeira volta ao Mundo, que incluíram deslocações entre os EUA, Europa e Extremo Oriente, o Campeonato iR-PT está quase a chegar ao fim, com desenrolar da última prova em Spa-Francorchamps.

Situada nas Ardenas belgas, palco da última ofensiva alemã no decurso da 2.ª Guerra Mundial, a pista de Spa-Francorchamps é um dos circuitos mais famosos do mundo, em resultado da sua longa história e de curvas tão famosas com Eau Rouge/Radillon, Pouhon ou Blanchimont. Para não falar nas antigas curvas de Burnenville, Stavelot ou o esse de Masta (quem competiu regularmente no Grand Prix Legends saberá do que se fala!)

As primeiras provas ocorreram há quase 100 anos atrás, num circuito que usava as estradas entre as localidades de Spa, Malmédy, Burnenville e Stavelot, tornando-se logo um dos principais circuitos europeus da altura.

Embora a pista original tivesse um perímetro de quase 15 quilómetros, diversas alterações ocorridas até aos anos 1970 diminuíram o traçado em cerca de um quilómetro, tendo no entanto aumentado consideravelmente a velocidade média. Fica a nota que no primeiro Grande Prémio da Bélgica, em 1925 a melhor volta teve uma média de 130 km/h, enquanto que na última corrida de Fórmula 1 no antigo traçado (1970), a melhor volta foi alcançada a cerca de 245 km/h.

No entanto, manter um circuito de estrada com estas médias horárias tornou-se impraticável (a prova de 1000 quilómetros para sport-protótipos em 1971 decorreu em pouco mais de 4 horas e a melhor volta registada neste circuito, pelo Henri Pescarolo num Matra MS670B foi alcançada a mais de 260 km/h), pelo que um novo autódromo foi construído pouco antes do virar dos anos 1970, mantendo apenas uma pequena parte do circuito original.

Embora tenha perdido parte do seu encanto, o novo circuito tornou-se quase instantaneamente num dos circuitos mais do agrado dos pilotos, quando no circuito original eram poucos os que gostavam de lá correr, embora só tenha voltado regularmente ao calendário do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 a partir de 1983.

Embora as mais recentes alterações não sejam totalmente do agrado dos mais puristas, a pista de Spa-Francorchamps continua a ser uma das pistas favoritas dos pilotos mais rápidos na Fórmula 1.

Relativamente ao Campeonato iR-PT S2 (que é para isso que aqui estamos) ambas as competições (Pilotos e Equipas) ainda se encontram por decidir.

Fruto de mais uma vitória alcançada na prova anterior, em Zandvoort, o rapidíssimo João Cardoso aproximou-se bastante do primeiro lugar, que ainda é pertença do Sérgio Moura. E aqui entram e muito as contas da pontuação, uma vez que apenas contam os 5 melhores resultados obtidos por cada Piloto. Se João Cardoso voltar a vencer em Spa-Francorchamps, é o Campeão, mau-grado apenas pontuar em 4 das provas.

Mas se o outro João (Rodrigues), vencedor da ronda inaugural em Road America, se imiscuir entre os dois candidatos, poderá baralhar ainda mais as contas do Campeonato.

Em terceiro lugar está o João “Parte III” (Pinho), que cimentou esta posição após duas excelentes exibições em Suzuka e Zandvoort, mas atrás dele vai ser interessante seguir a luta entre os TRKapianos ( Tiago Moreira e Gil Abobeleira), uma vez que entre eles há apenas um ponto de diferença. A ser verdade os boatos que circulam nos bastidores acerca da rivalidade interna entre ambos (apenas igualada pela sua rivalidade com os pilotos da Fluid Racing), adivinha-se um ambiente de cortar à faca na próxima 2.ª Feira à noite.
Por falar em Fluid Racing, espera-se que os seus pilotos (David Santos e Tiago Lapa) apareçam na última prova e que não se tenham perdido nos ares holandeses de Zandvoort.

Finalmente em termos das contas para o Campeonato de Equipas, 10 pontos apenas separam as 3 equipas mais regulares deste Campeonato, pelo que também aqui é difícil anunciar um vencedor antes da prova! A TRK parte em vantagem, mas as duas equipas inscritas pela ABRacing ainda poderão chegar ao ceptro.

Não percam o próximo episódio, porque nós também não!

Detalhes da prova:
Treinos Livres: 21h15
Qualificação: 21h45
Corrida: 22h15
Duração: 18 voltas
Password: A ser enviada por email

Podem seguir o tópico de discussão no nosso fórum

Categories: Provas iRacing

Comments are closed.

Based on a template designed by: Web2feel.com
Google+
Subscribe to Posts | Subscribe to Comments
Copyright © 2026 SimRacing Portugal
A tua comunidade de simulação automóvel, falada em português!