facebook instagram youtube google twitch
rumble kick tiktok twitter rss
login
SRP logo

Semana na R4

By SRP on Maio - 31 - 2010

GTC-65  –  rFactor/ Historic GT&Touring Cars
Os GT da década de 60, são a verdadeira imagem do culto do automóvel.

Eles são potentes, barulhentos, construidos com o único propósito de serem rápidos, fosse em estrada, fosse em pista, sem compromissos de conforto, sem compromissos de volumes de vendas, apenas com compromisso com a paixão.

Pela mesma altura, no Canadá, surgiu igualmente, a pista de Mosport e, curiosamente, ou talvez não, o seu traçado, tal como os clássicos que assistiram á sua inauguração, manteve-se praticamente inalterado até aos dias de hoje, tal como o nivel dos campeonatos que a usam nas suas competições.

Mosport, em 1967, é práticamente igual à Mosport de 2010….excepto, é claro, nas condições de segurança. Felizmente, o traçado super rápido, entre subidas e descidas, continua a ser a personalidade do circuito e, a fazer as delicias de todos os pilotos.

No GTC-65, Mosport, é a prova inaugural, antes de os pilotos passarem pelas igualmente clássicas Silverstone 67 e Spa 67.

Na próxima segunda, ao final do dia, os motores voltam a roncar, em mais uma prova de clássicos.

GPLPT.67 – Grand Prix Legends
Para vencer o Nurburgring Nordshleife, sempre foi preciso, primeiro, vencer o medo e, depois, aprender a respeita-lo e, compreender o seu temperamento, manias e ……dias menos bons.

Para os pilotos, o Nurburgring ou, o Nordshleife, como passou a ser conhecido o traçado de 24 kms, após a construção do circuito GP, para a F1 voltar ao Eifel, é o verdadeiro circuito. Aquele onde terminar uma corrida é uma vitória. Aquele para onde se vai andar, mesmo fora das provas.

Mas, se mesmo com modernas condições de segurança, o Nords, continua a ser temido e respeitado, ual seria a sensação dos pilotos de F1, principalmente da década de 60, quando o enfrentavam, em condições impensáveis actualmente e, quando as barreiras de segurança eram, geralmente, arbustos…..

Para compreender isso, só mesmo os pilotos do Grand Prix Legends, com os formula 1 de 1967 e, um Nurburgring Nordshleife, com o traçado e condições de segurança desse ano.

Para conquistar o Nordsheleife, primeiro, há que conquistar o medo.

GTO – GTR2
O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, conseguiu em 3 anos algo que ninguém julgava possivel: construir um autódromo em tempo record, impor um traçado “personalizado” completamente oposto às tendências F1 e, mesmo assim, ter a homologação para a categoria máxima e equipas a testar e, conseguir, uma unanimidade quase única, quanto à validade do traçado suas características e dificuldades.

Tão rápido foi construido e, tão rápido as principais séries europeias e mundiais de desportos motorizados, quer em automóveis, quer em motos, fazem questão de incluir o A.I.A. nos seus calendários.

E, no GTO, também é assim.

Com o sol algarvio a brilhar, os 110 minutos da 11ª prova do campeonato, prometem muita luta entre Maserati’s e Chevrolette’s nos GT1 e, Porsche’s e Ferrari’s nos GT2….até porque, o campeonato aproxima-se do final e, todos os pontos são bem vindos.

Quinta-feira, em directo na R4tv.

Porsche Carrera Cup – Race 07
No linguajar característico do mundo das corridas, uma pista Mickey Mouse, é uma pista lenta, repleta de curvas e contra-curvas, rectas curtas, sem grandes zonas de ultrapassagem, onde, apesar de se fazerem kms,parecer que nunca se sai do mesmo sitio.

Mesmo não sendo o tipo de traçado predilecto da maior parte dos pilotos, reais ou de simuladores, a verdade é que, essas pistas, semelhantes a kartódromos gigantes existem, fazem parte de campeonatos e, até há, quem após “aprender a andar lá”, mude a sua opinião.

Jyllandsringen, na Dinamarca, é a pista mais importante do país, recebendo não só as principais competições nacionais como também provas do Scandinavian Touring Cars Championship e, da Porsche Carrera Cup Scandinavia.

E, como pista Mickey Mouse que se preze, Jyllandsringen, tem todas as curvas lentas e traçado tortuoso “a que tem direito”…..bem como a propensão a incidentes e acidentes em dose mais elevada que, em outro tipo de traçados, obrigando a uma condução mais defensiva e inteligente.

Com um pelotão de Porsche 997 Cup em pista, animação é algo que está mais que assegurado, nas duas corridas da segunda prova da PCC 2010.

Como é habito, os servidoresR4 , continuam a funcionar 24h/24h, com GTR2 , Race07/WTCC,rFactor,Grand Prix Legends e, acesso livre, excepto em altura de provas oficiais.

Para mais informações, consulta o portal da R4 .

Boas corridas!

Categories: Geral

Comments are closed.

Based on a template designed by: Web2feel.com
Google+
Subscribe to Posts | Subscribe to Comments
Copyright © 2026 SimRacing Portugal
A tua comunidade de simulação automóvel, falada em português!