Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O modelo de negócio da iRacing
EU corro nos servidores CTRA praticamente todos os dias. Se bem que há alguma organização, que eu aprecio, como sejam os restarts automáticos e o cálculo para a posição da grelha para a próxima corrida.

No entanto nestes servidores anda muita gente que, não actuando de forma maldosa, mas estão constantemente nos limites e, muitas vezes, acima deles. Isto tem como consequência bater nos outros carros e prejudicar as corridas dos outros. E, acima de tudo, o que me irrita solenemente é alguns putos que andam nisto há uns meses julgarem que, só porque conseguem andar rápido, podem passar por qualquer lado. E se não abrimos a porta a "suas excelências" sai de imediato um "NOOB" ou "IDIOT".:notrust:
Team Racing Knowledge

[Image: 400_small_best_promising_s.jpg]

Mac and iPhone Development
FASS Software
Reply
ArrayPara mim chegas a casa e tens 2 ou 3 corridas com mais de 10 gajos (e se), e o mais certo é ires para corridas de 4 ou 5 gajos.
Quarto, o sistema de controlo é muito...fraquinho e dado a falhas. Ha acidentes de corrida q nao sao propositados e podem acontecer ate a um alien. E ha acidentes propositados. O sistema nao consegue diferenciar, da mesma maneira que o sistema não sabe se saiste de pista por erro de conduçao, ou por panada de outro gajo. O que foi garantido é que de uma forma aleatoria algumas voltas de algumas corridas seria visionadas.[/quote]
Quanto ao número de pessoas para ter corridas com grids cheias, é precisamente por isso que a iRacing controla onde se conduz, para evitar que os utilizadores se dispersem. Para servir como exemplo, quando os novos subscribers entrarem vão ter Rookie, Rookie Advanced e D. Isto em oval e road, portanto um total de 6 séries, cada uma com um veiculo e pistas diferentes. Passado mais três meses serão 8. Passado seis meses serão 10. Isto até se chegar à licença A, onde se pode guiar em 12 series, o que será muito dificil a não ser que a pessoa não estude nem trabalhe.

A partir desse momento, a iRacing irá inserir series com veículos alternativos consoante a procura. Na prática isto quer dizer que o utilizador poderá subir da mais baixa D até à A conduzindo apenas single-seaters, ou apens tintops, ou etc. Basicamente, colocar nas mãos de cada um o que pretende fazer.

Mas voltando atrás, e para responder directamente à duvida do Marco, será mais provável ter muitos drivers prontos para uma race se existirem por exemplo 10 escolhas possiveis, ou 50? :)
Ao limitar o número de pistas disponiveis (online) por semana, aumenta-se imenso a probabildade de existirem 20 ou 30 pessoas que queiram condizer o mesmo que nós, e a partir daí o sistema encarrega-se de nos colocar numa grid onde tenhamos oponentes de nivel semelhante.


Quanto ao sistema de controlo, posso dizer apenas mais uma coisa: funciona. :)
Passado duas ou três semanas dos primeiros entrarem perguntemos-lhes a opinião. Julgo que vais ficar surpreendido.
Reply
Quanto ao MODELO DE NEGOCIO ( que em principio seria o que se "deveria" estar a discutir aqui), tenho so umas palavritas a dizer - erm escrever.

Tenho background para dizer de minha justica, como irao ver.

A meu primeiro contacto com "subscription-based gaming" foi com o revolucionario Ultima Online. Para quem não sabe, é o papá de todos os MMORG - do WOW por assim dizer (guild wars nao conta - nao e um MMORG no sentido lato da cena, pois todas as zonas sao instanciadas - e mais tipo multiplayer neverwinternights ou multiplayer diablo).
Na altura, achei que pagar para jogar num servidor especifico uma cena bem estupida, portanto usei uma versão menos legal da coisa, e foi para um shard portugues (shard = realm= servidor). A borlix, decerto.
Não gostei muito - nao tinha grande qualidade, nao havia nada pa fazer, etc... era assim tipo um server de CS com 100 gajos, pronto.

Bastantes anos mais tarde, comprei o wow basicamente porque tinha lido que ia ser MUITO bom (comprei no dia 0 do jogo). E eu que nem gosto de RolePlayingGames!
A cena da subscricao deixou-me de pe atras, mas tinham dito que ESTE ia MESMO valer a pena... e sabem uma coisa? tinham razao. Paguei durante prai 2-3 anos, ate o wow ser mais um emprego que um jogo. Nessa altura, sai.
Sempre que me diziam "ah e tal tas a pagar pa jogar, isso e bues estupido, devia ser a borlix" - eu mostrava as contas: gametime : 320 dias - o que sai prai 7000 horas. Um jogo pelo qual pago 50€ (tipo o NFS)fico com um gametime de... 12 horas, MAXIMO. Um que goste MUITO... tipo o BF2.... 30 horas.
50€/30h = 1,66@/hora.
360€(3 anos)/7680(320 dias) = 0,04€ / hora.
Ou seja, por o servico ser EXCELENTE (que é - nunca se veria nem verá um servidor de borla com tanta coisa a funcionar nem 7000 gajos ligados ao mesmo tempo), as pessoas vao ficando.

O iRacing tenta o mesmo - para o mundo dos carros, tenta ser o WoW da coisa - super servico, tudo online, mas online a SERIO - e nao apenas abrir servidor e pumba que aqui vai disto, 20 macacos numa pista, e eles que se entendam. Criaram toda uma estrutura por tras, PROMETERAM (e isto e MUITO importante) continuar a desenvolver a coisa a bom ritmo, e aqui vamos nós.

Bem feito, bem feito, era evitar fazer aquilo em que o WoW errou: tudo foi uma EXTENSAO de outra coisa - ou seja, a dado ponto (e esse ponto ja passou para o WoW), tudo deve receber um MEGA facelift, ou seja, re-escrever partes extensas do código, para durar mais de 5 anos - senao, ao fim de 5 anos, a coisa morre porque já não é o "state of the art" e apenas "um cadito melhor que aquele outro jogo que saiu á 1 mes - tipo o LFS S3, ou o GTR5, ou o race2012" - que aprenderam com o iRacing, dao muito do que o iRacing dá, e nao pedem subscricao.

A ideia da subscricao é pagar um mundo em crescimento, dinamico. No caso de corridas, um SIMULADOR em CRESCIMENTO, DINAMICO - se a adicao de novas pistas/carros estagnar, e ao mesmo tempo, não houver melhorias significativas (chuva, corridas de 24h com trocas de carros, implementacao na interface web de equipas com varios pilotos e ligas especiais/particulares e oficiais), as pessoas vao MESMO deixar de pagar.
Este modelo de negocio é muito lucrativo, mas NUNCA pode ser do tipo "code, compile and forget" - é preciso estar, no DIA em que o jogo sai ao publico, ja a trabalhar com afinco para coisas novas - condicoes metereologicas dinamicas sacadas do clima real na pista em questao, o levar com pedras no vidro por causa de um tipo que foi pa gravilha, rebentar um pneu por passar por cima de uma asa partida de out0ro carro002, etc... e NUNCA acaba o trabalho - mas por outro lado, o lucro tb nunca para.
Reply
Isso é tudo muito bonito e concordo com o que dizes, sem duvida.
Mas há também um grande problema aqui no mundo dos sims, a meu ver. Licenças.
Os carros q vêm no iracing até podem ser giros, mas muitos simracers querem a dado ponto guiar F1s, Ferraris, Aston Martins, Porsches, BMWs, etc, etc...
Será q teremos isso no iRacing? A licença de F1 por expl, agora tá com a Codemasters, se n me engano.
[Image: fundonk0.jpg]
Reply
ArrayIsso é tudo muito bonito e concordo com o que dizes, sem duvida.
Mas há também um grande problema aqui no mundo dos sims, a meu ver. Licenças.
Os carros q vêm no iracing até podem ser giros, mas muitos simracers querem a dado ponto guiar F1s, Ferraris, Aston Martins, Porsches, BMWs, etc, etc...
Será q teremos isso no iRacing? A licença de F1 por expl, agora tá com a Codemasters, se n me engano.[/quote]

Se crescer o suficiente... :D

Sabes que ha um ponto em que em vez de ser o iRacing a ir pedir para modelar o F1, vem a F1 a pedir para poder entrar no iRacing :D
Com popularidade suficiente, acontece o seguinte: digamos que a Lotus mete la o elise.
Depois vem a aston martim concorda em por os AMs - incluindo o DB9R ( de corrida, com o "batom" vermelho-laraja fluorescente".
A porche, nao querendo ficar atras... aprochega-se da iRacing para tentar tb um contrato... e depois a ferrari/lambo/etc comecam a vir pedir para tambem entrar... :D

Estas coisas sao mesmo assim - os pequeninos teem que implorar - os grandes RECEBEM os outros a implorar - e como os bancos... se nao tens dinheiro, para emprestar gita e preciso traseres 800 papeis.
Se fores o belmiro, vais ao banco, dizes ao gerente que precisas de 20'000 euros e que o fulano X depois fala com ele para combinar a papelada, e ja ta...
Reply
A F1 a pedir para entrar? Epá, duvido muito. Se nem em jogos bestsellers eles fazem isso. Aliás, a F1 nunca pede nada, pelo contrário vendem direitos de tudo. Seja a quem fôr. Isto, tanto quanto sei...
O mesmo provavelmente se aplica a outras marcas.
O q eles de vez em quando fazem é criar uma parcerias exclusivas, tipo o BMW challenge da Blimey/Simbin e futuramente o jogo da Ferrari. Ou o BMW sauber no rfactor e LFS. Mas pronto se fizerem isso já n era mau.
[Image: fundonk0.jpg]
Reply
Por mim já me pegaram o vicio disto, só que ainda não recebi o mail para a inscrição e isso está-me a deixar furioso com esta m---- toda, se vou pagar já chega tanta espera.
«Na melhor hipótese a representação parlamentar oferece o aspecto duma duplicação de forças, que ou se revelam hostis ou pelo menos inarmónicas, mesmo quando o partido que se arroga a representação das massas operárias exerce com exclusividade o poder».
Reply
Boa análise stig. :up:

Julgo que fazes um pararelismo muito bom com os MMORPG (que nunca joguei a sério, mas me interessam muito do ponto de vista sociológico). E como bem mencionas, no caso da simulação automóvel, é necessário estar sempre a desenvolver o produto para se manter à frente de potenciais concorrentes, ou pura e simplesmente fica-se sem os clientes. Nem me quero lembrar do tempo em que me dedicava a 100% ao LFS e aquilo era tão lentoooooo... de desesperar qualquer um. :( Bom, mas não estou a ver nenhum sim conseguir competir com o talento e dinheiro da iRacing, mas se isso acontecesse as leis do mercado entrariam em acção num ápice.

Num àparte, nunca percebi no WoW como o jogador após anos daquilo não se cansa de matar dragões/whatever. Quando penso nisso dou-me por muito satisfeito porque sei que qualquer simracer nunca se cansa de conduzir. basta que o produto/serviço vá evoluindo e lhe proporcione sempre novos desafios. Espero daqui a 20 anos estar a conduzir a iRacing num holo-deck 3D. :biggrinbandit:
Quem é que se poderia fartar disso? :)



César: A iRacing nunca faz negócios com licenças exclusivas. Aliás, como não há AI, não há sequer razão para pagar muitos milhões (o poder das consolas...) por uma coisa se não se utiliza. Ou seja, ninguém vai estar em pista com o piloto X da Ferrari a simular um campeonato F1 porque de certa forma a iRacing tem a sua própria FIA, e faz as suas próprias series com os veículos e circuitos que entende. Podes é encontrar um piloto de um F1 real num servidor numa das series, como acontece já com vários da NASCAR e Indy. :)

Ainda não foi divulgado que veículos vão utilizar nas series de topo. Um F1 é uma possibilidade, mas existem outros monolugares também muito interessantes. Pelo menos para mim parte do gozo é assistir a novos anúncios e novos updates, e o entusiasmo que os rodeia. Na prática, eu sou uma criança cresçida. :)

Mas como disse o stig, a partir de certo ponto, a situação inverte-se e são determinadas entidades que pedem para ser incluidas, duma ou outra forma. Um bom exemplo é a série GT da Playstation, onde actualmente é muitissimo mais simples para eles incluir os carros que querem quando comparado com há uns anos.



Rui: Não sei se leste na outra thread, mas se não foste convidado por um beta-tester, só seguindo aquelas indicações, para entrar na próxima wave.
Reply
uma coisa: quando disse "f1 a pedir" queria dizer "uma equipa" - e simples - uma equipa de f1 vive de patrocinios. Patrocinios = publicidade = patrocinios.

Portanto, querem fazer "vista".
Vejam a BMW Sauber ha uns anos. Acordaram com o gajos do LFS modelar o carro com todos os detalhes po LFS, e a contrapartida foi usar o LFS num simulador deles numa accao promocional num sitio qq.

Como o iRacing tem o seu proprio sistema, so e preciso _UM_ carro de f1, para se correrm em pistas reais da F1, e a FIA e o SadoMax e o Bernie bem se podem f**** porque nao estas a fazer F1, estas a guiar um carro (que por acaso tambem corre no campeonato de f1) licenciado numa pista licenciada. :D
Sim, porque as equipas de f1, se quiserem, podem pegar nos monolugares e correr numa corrida qualquer - nao ha contrado de exclusividade.

Ou seja, isto tem BASTANTE potencial. Mas SÓ se for BEM feito.
Mas BEM feito ao estilo Blizzard - MILHOES gastos mensamente para manter tudo a correr bem (no caso disto, o correr bem nao e preciso tanto, mas e preciso MILHOES mensais para manter uma equipa bem grande de desenvolvimento a scannar pistas, carros, fazer codigo para mais coisas, melhorar os graficos, etc etc etc. nunca pode estagnar na versao iRacing 1.23.4 ..... daqui a 4 anos temos de ir na versao prai 3.14 - com graficos novos, um "full download" do jogo de novo, etc etc etc.
Alias - o betatester do qual eu nao me lembro o nome Francisco? felix? bem podia passar estes concerns para a dev team :D.
parar neste sim e como nas corridas - parar e morrer.
Reply
Pérola de tópico... Andarem_ai

A verdade é que, passados 3 anos, o iRacing tem à volta de 20.000 subscritores, entre os quais à volta de 100 pilotos portugueses Wink

Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  iRacing.com Anuncia iRacing 2.0 nuno_p 42 28.469 29-07-2011, 07:27 PM
Last Post: Gil A.

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)