Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Simuladores no Vista - Versão 32 ou 64 bits?
#11
ArrayO limite a 32 bits NAO é 4gb - e sim 2gb.
Cada PROCESSO só tem enderecamento para +/- 2gbs. Podes mapear 2^32 endereços, mas o SO reserva uma parte (+/- 1GB dos 4gb que consegue mapear) para guardar a memoria do SO, memoria para saber quem tem qual memoria, etc.[/quote]
Vamos lá ver se nos entendemos:bigsmile::
Estamos a falar de coisas diferentes. O endereçamento máximo no vista 32 ( e no XP) é de 4GB e é disso que eu falo. Nesta situação, por defeito, o SO reserva 2GB para si e "deixa" os restantes 2GB para "user-processes" isto acontece no vista exactamente da mesma forma que acontece no XP, a diferença é que o vista consome mais recursos para fazer o mesmo :notrust:. Como também deves ter estudado, é possível configurar o XP ou Vista32 para passarem a reservar para si 1GB em vez dos 2GB por defeito (embora isto possa gerar alguns efeitos colaterais), libertando 3 GB para "user-processes", o problema é que os processos só utilizam este Giga adicional se forem estruturados / linkados, tendo isso em conta.

Como é evidente, o SO reserva sempre memória para si próprio, independentemente de teres instalados 1,2,3 ou 4GB. Os 4GB que refiro são os 4GB disponíveis (SO + processos de utilizador)

ArrayOs drivers de 32 bits funcionam perfeitamente na ver 64bits, MAS só usam os 32bits. Ou seja, funcional igual a na versao de 32bits, nao perdem nada, mas também nao tao optimizados para 64bits.
De qualquer modo, seria algo raro qualquer driver PRECISAR de 64bits para funcar bem - ate 16 bits chegariam usualmente (um long vs double).[/quote]
Se fosse assim tão simples, não existiria qualquer problema em correr processos de 16 bits, certo ?

ArrayE o vista instala os drivers que quiseres - incluindo os nao-assinados. é só desligar o UAC (User Acount Control).[/quote]
Os drivers que quiseres, não será bem, mas tens razão, já vi que existem várias formas de ultrapassar a questão dos drivers não-assinados.:fixe:

Por isso Mário, na minha opinião:
- Se quiseres aumentar em 10% a performance do PC e aumentar em 50% as dores de cabeça com possíveis incompatibilidides de hardware que já tenhas ( isto inclui volantes :bigsmile:e não só ... ) então opta pelo Vista64.

Acho que o vista64 será a melhor opção ( entre vistas) dentro de algum tempo, mas ainda não é.

ArrayRicGom - desculpa lá a gressividade, mas tou a estudar isto mesmo, e com um nível de profundidade MUITO maior do que o que aqui está escrito. (só a parte do "limite" de 2gb dava para cerca de 300 páginas)[/quote]
Não vejo qualquer motivo para pedires desculpa, isto é simplesmente uma troca de ideias ( que por sinal já entrou bem dentro do off-topic :blink1: ), não vi qualquer "rasgo" de agressividade, espero que o teu teclado possa dizer o mesmo :cheesy::fixe:
Reply
#12
ah ok, fixe - tamos a falar da mesma coisa, mas em linguas diferentes - tu dizes C#, eu digo Java... mas vai dar tudo ao mesmo.
Mas sim, e mesmo assim que funca - nao queria ir assim tão aprofundadamente.
Alias, o fix para o SupCom nao rebentar aos 2gbs é mudar as propriedades do EXE para o SO de modo que este lhe dá permissão para mapear acima dos 2gbs.

E em principio não ha problema em correr aplicações de 16bits... excepto uma coisita - essas aplicações regra geral fazem chamadas ao sistema operativo que já não existem, ou estão banidas (acessos directos a portas/disco/memória...)
Ou estão todas escritas em assembly e depois os problemas multiplicao-se :D

E tb não é "os que quiseres" - é claro que é preciso cabecinha.. (OMG o meu driver para DR-DOS 1.2 nao funciona no Vista, ZOMG!)
Mas o concelho é o mesmo dos dois, creio:
Maquina nova -> Vista 64.
Maquina antiga -> Ainda nao vale a pena o upgrade. (a não ser que sejas como eu e tenhas cópias á borla :D )
Reply
#13
Só posso agradecer a aula que nos têem proporcionado.:rolleyes: Se calhar era já advinhando a dificuldade das opções que levaram a que o debate tenha custado "a pegar", mas "pegou" e o assunto foi levado a fundo.
A minha ideia de sistema actual leva-me à escolha no minimo de um Quad Q6600, 4 GB, uma boa motherboard, uma 8800 GT 512, fonte 550 ou + etc.
Para um sistema destes achei ser dificil optar pelo velhinho XP, mesmo que isso traga + 10 fps onde já se tem 80. Daqui o começar a interrogar-me se deveria ir para o Vista32 se para o 64. Ter 2 sistemas (vista e XP) não me parece adequado pois tenho que desenbolsar + uma pipa de massa mais bem empregue em hardware. Depois das explicações e atendendo que os meus jogos são sempre os simuladores de carro, acho que o Vista32 é a escolha menos problemática. Muito agradecido pelas vossas explicações:fixe:
Simulador actual: iRacing;  Passado: GPL
Reply
#14
ArraySó posso agradecer a aula que nos têem proporcionado.:rolleyes: Se calhar era já advinhando a dificuldade das opções que levaram a que o debate tenha custado "a pegar", mas "pegou" e o assunto foi levado a fundo.
A minha ideia de sistema actual leva-me à escolha no minimo de um Quad Q6600, 4 GB, uma boa motherboard, uma 8800 GT 512, fonte 550 ou + etc.
Para um sistema destes achei ser dificil optar pelo velhinho XP, mesmo que isso traga + 10 fps onde já se tem 80. Daqui o começar a interrogar-me se deveria ir para o Vista32 se para o 64. Ter 2 sistemas (vista e XP) não me parece adequado pois tenho que desenbolsar + uma pipa de massa mais bem empregue em hardware. Depois das explicações e atendendo que os meus jogos são sempre os simuladores de carro, acho que o Vista32 é a escolha menos problemática. Muito agradecido pelas vossas explicações:fixe:[/quote]

vista64!!!! Nao pomhas o 32 nessa maquina!!!
por favooooor

Os teus 4 processadores funcionam a 64 bits, por la programas de 32bits é desperdicio, alem de que o vista 32 é só problemas. muito por causa do (muito) discutido problema de enderecamento de memoria. FUncionalmente é igual, mas no vista 64 as coisas funcam como devem, no 32 é mais tipo.. assim assim.

Pensa no vista32 como um... compatibility mode para o Vista. Vista normal é 64.
32 bits esta conosco desde.... o 386. Xiça, já é tempo de mudar, não?
Reply
#15
:bigsmile::bigsmile::bigsmile: Pois é Stigpt, mas decerto já percebeste que o meu receio é o Vista64 ser um sistema ultraeficaz mas ... trabalhar mal com os simuladores.
Não quero esta máquina para correr o autocad ou programas cientificos. Aqui em casa vai correr simuladores e uma vez por outra o excel e o word. Nada mais. O meu receio é ter uma máquina potente que não se porte bem com os drivers gráficos, de som e de perifericos que suportam os simuladores.
O que eu gostava mesmo é que instalasses o Vista64 na tua máquina e me dissesses: está a trabalhar 5 estrelas. Vou esperar mais uns dias a ver se isto ainda acontece. És um racer, tens as mesmas necessidades que eu, tens um G25, enfim, se te corresse bem decerto não me correria mal a mim :bigsmile:Obrigado pelo teu apoio :fixe:
Simulador actual: iRacing;  Passado: GPL
Reply
#16
Para um utilizador como tu que o quer para as corridas e pouco mais, o Vista 32 é a melhor opção, não vejo necessidado do 64bits, até porque o 32 é mais compativel com as aplicações que a gente usa.
Depois um problema que o 32 bits tem é que mesmo com 4gb ele não os vai utilizar pois um sistema 32bits só consegue ver 3,5 GB, com o SP1 já se consegue ver no vista, mas é mais fogo de vista.
Agora que vejo, 4GB o 64 bits corre muito bem, mas lá está não usas aplicações 32 bits.
Não sei até que ponto o 64 bits será bom para ti, até porque dá para reparar que não és muito experiente e o 64 bits dá uns problemas, mas é uma questão de o instalares e veres.
If you want to win it, you got to believe it.
[Image: mrcorsenovaimagem.gif]
Canal Youtube
Reply
#17
Array:bigsmile::bigsmile::bigsmile: Pois é Stigpt, mas decerto já percebeste que o meu receio é o Vista64 ser um sistema ultraeficaz mas ... trabalhar mal com os simuladores.
Não quero esta máquina para correr o autocad ou programas cientificos. Aqui em casa vai correr simuladores e uma vez por outra o excel e o word. Nada mais. O meu receio é ter uma máquina potente que não se porte bem com os drivers gráficos, de som e de perifericos que suportam os simuladores.
O que eu gostava mesmo é que instalasses o Vista64 na tua máquina e me dissesses: está a trabalhar 5 estrelas. Vou esperar mais uns dias a ver se isto ainda acontece. És um racer, tens as mesmas necessidades que eu, tens um G25, enfim, se te corresse bem decerto não me correria mal a mim :bigsmile:Obrigado pelo teu apoio :fixe:[/quote]

Vou instalar sábado, a seguir a corrida da liga.
mas do meu (infeliz) passado com o vista 32 foi o seguinte:
S.T.A.L.K.E.R. - Random crashes to desktop
Sid Meyer's Railroads - Nao corre (bug conhecido)
Supreme Commander - crash ao fim de 2h (o tal 2gb bug)
DivX - nao consegui fazer encoding, e ao clicar numa dir que tivesse filmes divx crashava o windows explorer. (foi a quase 1 ano, novas versões ja devem funcionar)
World of Warcraft - perdi o suporte para dualscreen (nao há pan desktop em vista - ou seja, ambos os monitores serem um unico monitor gigante), perdi a qualidade de som toda (tinha uma SB 128 live - e acabou o suporte eax), incluindo o som 5.1
O meu gravador de CD / DVD deixou de funcionar (um lg cc coisa - alias nem dava para instalar a partir desse drive).

De resto, tudo bem. Mudei de volta para o Xispes por causa do Stalker e do Railroads. O som do WoW e a falta de dual screen, la muito a custo, la me habituei... Mas atencao que isto foi a 1 ano.

Do ponto de vista de engenharia de software, o vista tem pormenores deliciosos - so queria mesmo era ter mais licencas para poder instalar no pc do meu pai e da minha mulher :D

Depois digo como foi com o vista, na prox. Segunda.
Reply
#18
Bem.. o vista64 ja ta - e o SP1 também.
De notar que não usei nenhum cd de drivers que ja tinha. (Excepto quando notar que usei)
De notar também que o meu sistema é.. complicadito: 2graficas da nVidia (8800gts e 6200le), 3 ecrans, um external gear indicator a funcar por LPT1, rato da razer, 1 disco SATA, 2Discos IDE, som X-Fi


Não tive problemas de maior (pelo menos, nada que um utilizador inciado nao conseguisse resolver). Problemas:
Placa de som sem funcionar - resolução: Sacar os drivers da creative e instalar.
Grafica não reconhecida - resoluçlão: Sacar os drivers da nVidia.

A partir daqui ja jogava LFS - mas os 3 ecrans nao estavam a funcionar. Um pequeno ajuste no SoftTH (passar os ecrans laterais de YUV para RGB32), e ja tava. Alias - o jogo até "sentia" melhor - o som esta melhor que no XP. Performance hit: nao detectavel. Talvez 5fps.
O g25 foi logo detectado, dava para jogar imediatamente.
Mais tarde instalei os drivers da logitech (para poder por os botoes do volante a "fingir" de teclas, e aqui foi o unico problema que tive. Os drivers do CD nao estavam a reconhecer o g25. Os drivers da pagina da logitech (5.01) ja detectaram o g25 e depois já tava a bombar.

O único problema que ainda nao solucionei foi o do meu external shift indicator nao estar a funcionar - no control panel diz que o endereco da porta LPT1 (0xBC00) não está disponivel. É de certeza problema de drivers (é uma placa PCI para dar LPT) - e nao encontro o CD de instalação.

Stuff instalada: Sins of a Solar empire, LFS, Steam com CS, HL2, TF2, etc, Galactic Civilizations, etc. Firefox, MSN, uTorrent, vegas8.... a tralha toda.
Reconheceu o meu PDA imediatamente, e deixa-o funcionar como se fosse uma pen. Instalando o Active Sync (ou alias, o equivalente no vista), funciona como no Xispes.

De notar que embora o LFS seja um programa de uma só thread (ou seja, só usa um processador), no vista, a jogar LFS, tenho os 2 processadores a funcionar. das 2 uma:
OU o SO está a dividir os calculos da simulação pelos 2 processadores (pouco provavel),
OU o So reconhece o jogo como um devorador de processador, e passa todo o processamento extra (gestao de memoria, I/O, disco, etc) para o processador2.

Desta segunda vez, notei que o suporte dos fabricantes de hardware está muito melhor que da primeira (alias, da primeira vez, a creative nem TINHA drivers para o vista, e os da nVidia eram beta)
Portanto, nao tive problemas - pelo menos nenhum problema mais complicado que qualquer instalação nova de um sistema operativo...
Reply
#19
Instalei o XP 64Bits,... na minha máquina,... bem,... depois digo como é q se comporta,... estou em testes,... posso dizer que só tive foi de descarregar drivers novos da net para td,... e td funcemina 5*.

Vou testar os jogos nestes dias!
[Image: sigjpgwf9.jpg]
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Grafica AGP para Simuladores rallye_fan 0 1.271 03-02-2008, 05:17 PM
Last Post: rallye_fan
  Simuladores no Vista rallye_fan 3 2.331 28-01-2008, 06:54 PM
Last Post: rallye_fan
  DFP no Vista ervanario 3 1.997 05-03-2007, 01:30 AM
Last Post: ervanario

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)