Threads: 15
21-12-2005, 09:14 PM
(This post was last modified: 21-12-2005, 09:16 PM by JVaz.)
Ora cá bamos disto:
Pessoal. Muito sinceramente. Correr com x1 wear e a 50% é muito careta.
Passo a explicar:
A beleza do jogo passa por um plantel de carros diversificado. Há pelos menos 4 aspectos primordiais que diferem de carrro para carro.
- Potência
- Consumo
- Peso
- Aerodinâmica
A beleza do jogo passa também em existirem pistas que são totalmente diferentes umas das outras e modeladas fielmente onde existem carros que detêm vantagem comparativa em relação a outros. Há pelo menos 4 aspectos a evidenciar nas pistas:
- Desgaste dos pneus tendo em conta o alcatrao da pista
- Rapidez da pista
- Sinuosidade
- Regime a que o motor trabalha
Na presente época, o formato das corridas está totalmente voltado para o F550. Garanto que se for pilotado por alguém capaz, este carro, com o presente formato, é imbativel. Não é possivel ganhar com outro carro que não o F550, partindo do principio que falamos em pilotos com as mesmas capacidades.
Citeris paribus, metemos o mesmo piloto num F550 e aseguir num Lister, no final da corrida ele vai sempre ser mais rápido no F550 com o presente formato.
Toino é quêm quer ganhar e não escolher um F550 para o presente formato.
Como não queremos correr por 3 horas para que todas as potencialidades dos carros venham á tona para a pista em questão, a SimBin já contemplou este problema aquando do lançamento do jogo:
- Os wear rates para o fuel, os pneus, e o time scaled mechanical failures.
Se não quiserem um campeonato voltado para o F550, mais uma vez....por favor, não adoptem um formato de trofeu do tipo sprint, em que qq carro consegue fazer as corridas a para uma vez e a esgelhar aquele motor ao máximo. Os wear rates são ferramentas para que isto não aconteça.
A minha sugestão:
Formato das provas:
50% race distance
Wear rate - x2
Fuel rate - x2
Time scaled mechanical failures
Realistic Wheater - Parte da beleza do jogo é em ver a chubinha a começar a bir, a pista a ficar molhada, a pit strategy que isto implica...etc.
Com este formato, duvido que alguém consiga, por exemplo, bater um Lister em Spa...
Pensem nisto, senão as corridas vão ser uma seca, sem gosto nenhum onde os F550's vão sempre á frente e o resto vêm atrás.
Pha, com o presente formato não somos mais que uma liga de trofeu que só corre ao sol e tem 1 pit stop obrigatório. Not realistic. E começa a ficar boring.....
Jonny Vaz
ps: Desafio quêm quer que seja a ganhar-me em Spa , a 33% x2 para tires e fuel e eu levo um Lister. O outro piloto pode levar o carro que quiser, sem ser o Lister senão perdesse a base de comparação.
Who's first? :racer:
Threads: 233
eu vou de elise!
este eh um debate antigo.
e concordo com o Vaz que puderá dar um outro valor as victorias.
o problema q se coloca é: Estao dispostos a correr 90min?
antes de avançar muito mais na discussao (antevejo um debate crispado e tenso. Graças da Deus nao temos um bochechas demente ca) propunha q se fizesse uma corridita de 90min, numa qq pista, com o carro da vossa escolha, com o tal rate a 2x. finda a mesma corrida, analisamos o sentimento final.
tenho a certeza q muitos pilotos deste campeonato nunca correram 90min com o desgaste a 2x.
quanto ao tempo variavel...sou mais cauteloso.
mudanças para chuva, nevoeiro etc etc, exigem mais da maquina de cada um - leia-se pc- que pudera nao ter capacidade para tal.
sabemos q se diminuem muito as frames, a jogabilidade eh fortemente afectada, o q provoca uma incapacidade de jogar correctamente.
o que vem daí eh mais q sabido...problemas!
Threads: 153
Ó João, se queres mudar para o Lister podes dizer á vontade. A malta não se importa:biggrinbandit:
Ora, a essa sujestão sou ainda mais receptivo que aquela do limite de 2 carros (4) por equipa e que vai de encontro á ideia do Marco de um campeonato de verdadeiras equipas em lugar de um campeonato misto equipas/pilotos (molde actual em virtude do desiquilibrio entre equipas de 1 a 4 carros).
Esse sistema equivale a fazer corridas de 3 horas (2xwear/fuel).
A questão do realistic weather (creio que te referes a random, porque se season é previsivel -chove e faz sol a horas programadas - e acho que não é isso que sugeres) já foi há algum tempo levantada pelo Alexandre Batista.
Ele defendeu essa ideia que eu na altura contestei.
Julgo que para uma segunda época, e dado o nível que os pilotos estão a atingir, penso que já se pode equacionar essa questão. Há apenas um senão que tem a ver com o impacto que a variação de tempo tem em termos do próprio jogo. Pode criar stuttering a alguns, ainda que possa ser minorado com uns work around, e também pode criar uma redução na peformance do jogo em termos de FPS. Felizmente eu estou a salvo de uma e outra, mas outros pode haver que tenham perdas de frame rate.
Tirando isso, a questão incial que se levantava (quando da sujestão do Alexandre) do pessoal ter dificuldade em correr em seco, quanto mais à chuva, penso estar perfeitamente ultrapassada.
Apenas na time scaled mechanical failures é que gostava de saber como o jogo gere isso.
Talvez me possas dizer se por ser timescaled o motor vai partir aos x minutos invariavelmente e independentemente do que o piloto possa fazer para o tentar evitar ou não.
Este é um ponto que nunca experimentei por isso não sei como o jogo lida com as falhas mecânicas se em timescaled.
xiça, que o Marco deve ser telepático :D
Threads: 35
A mim não me agradam muito corridas de 1:30. Mas concordo que talvez fosse razoável mexer em algo para o próximo campeonato neste aspecto. Talvez mais wear rate e igual tempo de corrida. Mais idas às boxes podem potenciar erros de estratégia ou em pista e mexer um bocado com as coisas.
Quanto ao tempo o Marco já disse tudo e também parece-me que ninguém gosta muito de correr à chuva. Admito que este ponto podia dar muito interesse a algumas corridas. :bigsmile:
No campeonato actual, nos NGT é possivel nao parar (desde que se faça uma gestão dos pneus) e portanto não me posso queixar muito neste aspecto. Se vocês (GT's) acham que o campeonato se tornou monotono, primeiro de tudo culpem o criador deste topico :biggrinbandit: e depois então adaptemos algumas medidas e coloquemo-las em prática no próximo campeonato.
Ah eu tenho uma :bigsmile:
Que tal se um piloto que vença 3 provas consecutivas numa classe tenha que partir do último lugar da grelha???:biggrinbandit:
E se a seguir a essa prova voltar a vencer 2 provas consecutivas terá que voltar a partir na prova seguinte novamente do último lugar e assim sucessivamente.
Basta trocarem "piloto" por João Vaz e talvez se resolva o problema do pleno:bigsmile:e do aborrecimento do João.:bigsmile:
Threads: 55
Jonny Vaz
ps: Desafio quêm quer que seja a ganhar-me em Spa , a 33% x2 para tires e fuel e eu levo um Lister. O outro piloto pode levar o carro que quiser, sem ser o Lister senão perdesse a base de comparação.
Who's first? :racer:
[/quote]
Vaz,
Eu só não aceito o desafio porque..."tenho a comida ao lume".
Agora a sério!
Este rapaz (O João Vaz) já está cansado de ganhar corridas, sem que ninguém lhe ofereça a merecida luta.
Tem sido incansável na tentativa de melhorar o nosso belo campeonato, nomeadamente, fazendo várias sugestões.O mesmo esforço tem sido dedicado por outros, dos quais destaco o Luís Branco, o Marco Rosas e o João Morgado.Já várias vezes concordei com ele e, se há sugestão em que me merece total apoio, é nesta. Para concluir rapidamente, concordo ipsis verbis (isto é para fazer frente ao citeris paribus...) com o que disse o Vaz. Totalmente de acordo!
Mário Esteves
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">"Não importa ir depressa, importante é não abrandar..."
Threads: 243
O jogo teria uma beleza mto maior se não houvessem milhares de 550's, n são so os 50% de race ou o wear rate. Se houvesse de tudo um pouco, aí era uma maravilha!
Threads: 15
22-12-2005, 01:42 AM
(This post was last modified: 22-12-2005, 01:47 AM by JVaz.)
Time scaled mechanical failures não é nada mais nada menos que o "wear rate" da mecanica do teu carro em unisono com a distância de corrida.
Ex:
O meu carro para o Estoril estava esticado para fazer com aquele motor no maximo 50% da distancia de uma corrida oficial. Como corremos menos que isso eu nunca cheguei a partir o motor. No caso da corrida ter mais que 50% eu teria que aumentar o meu radiator size e reduzir as minhas REVS para poupar o motor para que este durasse até ao tempo de corrida estipulado.
Se o formato foce de 100% de distancia o meu carro partia o motor mais ou menos aos 50%.
Ora, o time scaled mechanical failures faz o ajuste do desgate da mecanica do teu carro para a distancia de corrida que escolheste.
Com o formato que sugeri, com time scaled mechanical failures, a mecanica do teu carro iria sofrer exactamente a mesma pressão que sofreria sem time scaled mechanical failures mas com a distância de corrida a 100%.
Resumindo - não é nada mais que um wear rate da mecânica mas ajustado automáticamente para a distância escolhida. Há muitas variáveis no desgaste da mecânica.
Sabiam que fazer upshifts sem automatic clutch destroi o motor depois de algum tempo?
Outra coisa é o weather:
O pessoal já têm nivel para conduzir á chuva. Já se conduz bem nesta liga pelo que tenho visto.
A cena de ter o weather em random é mais um ingrediente para dar sabor á salada.
Já pensaram que se calhar, quando começa a chover, de nada serve ser o piloto mais rapido em piso seco, de nada serve ter um F550 a comparar com um Saleen (que é mtsssimo melhor á chuva) ou até com um Lister ou um 575 que são bons carros á chuva. O 550 deve ser o pior carro á chuva por ser muito nervoso quando atinge o binário maximo. É muito dificil controla-lo á chuva. Quêm têm F550's perde facilmente á chuva para um Saleen ou para um Lister.
De outro ponto de vista, é mais um ingrediente a ter em conta quando se escolher o carro no inicio da época!!!
Outra coisa - o random weather exige inteligência por parte do piloto para adpatar o carro ás condições meteriológicas. O consumo de combustivel reduz-se drásticamente e surge a incógnita de quando parará de chover? ou, será que vai piorar? será que devo parar?
Porque o carro ainda agarra bem com slicks se tiver a linha de trajéctória seca...
- quando entrar nas boxes?
- quanto combustivel?
Exige mais dos pilotos que não a sua rapidez.
Vão por mim. Nós ainda não aproveitamos metade das potencialidades que o jogo têm para nos oferecer. Quando chegar outro jogo nós vamos migrar sem duvida sem sequer ter conhecido o GTR aserio.
A emoção das corridas passa por muito mais coisas do que ser só o mais rápido que ganha. Digo-vos mais...andar á frente sozinho sem ter que pensar se vai chover, se o combustivel chega, etc...é uma seca.
Grande abraço.
João
22-12-2005, 01:59 AM
(This post was last modified: 22-12-2005, 02:00 AM by Luis Branco.)
Está vendido então:bigsmile:
Convenceste-me. Vamos ver se o Marco também alinha (mas já estou com o JoaoM nesta por isso já são 2 contra 2 aqui deste lado :biggrinbandit:)
Podíamos fazer umas corridas de 30 minutos nesse formato mas com um wear maior, talvez 4x ou mesmo 5x.
Assim via-se como se portavam a frame rate e como a corrida ia variar.
Bem sei que 30 minutos é curto, mas para o que se pretende já dava jeito.
O Marco terá agora a palavra final para desempatar (pois que a palavra do boss vale por dois mais a dele:biggrinbandit:)
Over and out ppl.
Até para a semana e Boas Festas para todos:blink1:
Threads: 233
tudo q der mais emotividade e variedade ao campeonato eh bem vindo.
penso q o melhor eh testar separadamente as duas "novidades"
num dia fazemos uma corrida com wear rate a 2x ou 4x, dependendo da distancia, e noutro dia fazemos uma corrida com clima variavel.
se daqui nao resultarem problemas, fica aprovada a sua utilizaçao no prox campeonato.
e nao vou falar latin agora pq fiz um voto de castidade qt a isso:D
|