Threads: 55
Meus Caros,
O que me leva a escrever estas linhas prende-se com o estado actual dos Campeonatos GTR que actualmente decorrem. Apenas foram realizadas três Provas (duas da Bskilled e a outra da Portugal Networks) e parece-me que já há mais protestos do que os que houve em toda a época transacta. O que é que se passa?
Surpreendem-me os protestos entre pilotos que habitualmente tem condutas irrepreensíveis: Júnior, Luís Branco, Vitor Costa e..., até contra mim protestaram ( pelos vistos com razão...). Também me desaponta a troca de "galhardetes" entre os mesmos.Perfeitamente desnecessários e, no mínimo, deslocalizados.
Independentemente da razoabilidade e da oportunidade dos protestos parece-me que estamos a entrar numa onda de lamechice onde, por tudo ou por nada o pessoal reclama de imediato, e isto não augura nada de bom. Ou então, visto de outra maneira e a haver razão nos protestos, parece que o pessoal perdeu de uma época para a outra todo o fair-play.
Se isto é para continuar, então, aviso desde já que, ao mínimo toque, venha ele donde vier, vai sair protesto, com tudo o que de mau tal implica, nomeadamente para a Comissão/Júri de análise, que, não tardará muito, irá passar dias a ver replays e a responder às reclamações.
Por outro lado, com o actual sistema de perda de créditos, qual é a vantagem em protestar? Pusera-nos fora da corrida com um toque por trás. A nossa corrida acaba ali e, o infractor, a ser considerado culpado, perde um crédito, mas, se por acaso tiver terminado nos pontos, mantém os pontos!!!...Ainda por cima, perdemos tempo precioso a elaborar a reclamação...
O mesmo acontece com o limite de 12 voltas para a qualificação. Se eu obtiver a Pole na 13ª ou 14ª volta de qualificação, perco um Crédito, mas ganho um pontito. Ou seja, estamos com um sistema em que o crime compensa.
Isto pode significar muitas coisas, inclusive fazer parte da estratégia de uma Equipa em termos de Campeonato (pergunto-me o que acontecerá na última corrida quando eu atirar para fora de pista o meu mais directo adversário no Campeonato...).
Deste modo, a meu ver e é meramente a minha opinião as penalizações deveriam ser drásticas e, se possível, com efeitos imediatos, acabando de vez com este sistema tipo cartões amarelo. Além do mais, para aqueles que reclamam sem qualquer razão, também deveriam existir penalizações igualmente drásticas.
Um outro aspecto prende-se com o Prazo para Reclamação. A meu ver, e isto existe em outras áreas, as reclamações só poderiam ser apresentadas após (e não até) 48 horas da corrida. Isto impediria que alguns, senão todos, a quente, saiam do server e passem directamente para o Fórum, fazendo afirmações - ou até tomando decisões - que, com os ânimos mais frios, decerto não fariam / tomariam.
Não quero finalizar sem antes salientar que este texto não é mais do que uma reflexão minha, pelo que não constitui , nem pretende constituir, qualquer critica maliciosa ou chamada de atenção à actual Administração das duas ligas. Antes pretende ser uma critica construtiva ao sistema existente com vista a uma melhoria continua.
Bom Fim-de-Semana para todos,
Mário Esteves
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">"Não importa ir depressa, importante é não abrandar..."
Threads: 84
Falou e disse, 100% de acordo :fixe:
Have Fun !!!
Threads: 233
Nao vou dizer q concorde a 100% pq seria mentira.
Concordo em..va la, 50% do q o Mario disse.
Senao vejamos.
Na primeira corrida houveram bastantes toques nao foram alvo de protesto.
Terão sido toques ou acidentes casuais, q os pilotos acharam por bem nao protestar.
Na corrida de ontem, por força das circunstancias, pude acompanhar de fora a corrida do Tiago e do Luis, e a espaços outros pilotos.
Vi por ex, o Luis ser alvo de 2 toques. E houve protesto? Nao.
O Tiago foi prejudicado +- por um ngt e acabaram por tocar, com o Tiago a fazer piao.
Por acaso o Luis vinha atras e presenciou a tudo - a chamada testemunha ocular, e aconselhou-o a nao protestar pq a culpa estaria dividida. Eu nao vi, mas ouvi pelo TS:D
Penso que os protestos que presenciei sao fruto de alguma insatisfaçao ou desilusao, e outros por extrema... va la...por picuisse. Refiro-me mormente ao caso de um protesto contra o Mario Esteves.
O sitema de creditos é a nosso ver a melhor forma de impedir repetiçoes de erros. Retirar pontos ou penalizar em segundos nao eh possivel de uma forma imediata.
Repara Mario, 1 corrida de suspensao pode prejudicar em muito um campeonato.
Podes logo perder 10 pontos.
E temos de ver outra coisa, o acidente pode ser uma distracçao, um deslize. Nao quer dizer que seja propositado.
Temos de dar sempre o beneficio da duvida.
Obviamente que se for descarado, nao perderá creditos mas será alvo de uma suspensao. Isto tb limitaria jogos de equipa menos limpos.
Concluindo, estou plenamente de acordo que o pessoa deve refriar as suas emoçoes pos corrida.
Se porventura houver momentos menos correctos em pista e fora dela, terei de ter uma conversinha com os intervenientes.
Nao me obriguem a fazer como às crianças!
Threads: 55
Marco,
Eu percebo o teu ponto de vista e a tua intenção, aliás, eu próprio levei um valente toque na volta de aquecimento e não reclamei (também me pergunto se tal não deveria ser do conhecimento oficioso da Administração, uma vez que aconteceu na volta de aquecimento).É óbvio que não me despistei, mas o meu carro ficou amassado e, quando chegasse a altura de ir à box, provavelmente seria reparado (de uma forma automática) e perderia tempo com isso. Não deveria quem me bateu também ser penalizado? Eu entendo tal como contingência das corridas.Mas pode haver quem não entenda...e então vão existir reclamações.
A reflexão que acima fiz também não foi motivada, pelo menos conscientemente, pela penalização que levei, independentemente de terem ou não razão.
Acima de tudo, estou preocupado com o rumo que uma "certa" discussão está a ter, não propriamente pela discussão em si - até já vi pior - mas pelos intervenientes que são pessoas pelas quais tenho a maior consideração e, confesso, estou bastante desiludido.A Adminsitração da liga, já deveria ter enviado uma PM aos dois intervenientes por forma a que a discussão tivesse lugar em sede própria e não em praça pública.
Também me preocupam as estratégias com base na fuga às regras.Não me parece justo.
Do meu ponto de vista as regras existem para serem respeitadas, não para entrarmos num jogo de descoberta das formas como a elas fugir.Para tal já basta a quantidade de sacanas que tenho encontrado na vida real...
É por isso que preconizo medidas drásticas para situações flagrantes.Não faz sentido, por exemplo, uma das pessoas mais responsáveis, e um dos grandes obreiros deste campeonato, dizer que prefere apanhar com um créditozito de penalização em detrimento de um possivel ponto pela Pole.Não é bonito e não caiu nada bem.
Com base nisto, houve logo alguém que indiciou a possibilidade de a administração estar ou poder vir a ser beneficiada em certas situações o que obrigou o Luís Branco vir a terreiro dizer que tal nunca iria acontecer.Este diálogo nunca deveria ter acontecido!
E falo no Luís Branco porque teve o azar de escrever o que pensava.Tenho a certeza que existem muitos mais a pensar da mesma maneira - e sem coargem para o escrever - pois existe essa brecha nas regras.
Assim, as regras, actualmente, são permissivas em certos pontos.Alguns dos pontos estão identificados.Há que mudar.Para bem de todos e para bem da credibilidade dos dois Campeonatos.
Mas, como já acima disse, isto é apenas uma reflexão muito minha, pelo que encerro por aqui a minha participação neste tópico.
Um abraço amigo,
Mário Esteves
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">"Não importa ir depressa, importante é não abrandar..."
Threads: 29
Sou da opinião que certas discussões devem ser feitas em privado para não causar mal estar entre os participantes do forum.
Threads: 76
Mário, como sempre as tuas palavras sábias acertaram no fulcro da questão.
Ai que saudades que eu tenho de quando te tinha em pista :blink1:
ArrayMário, como sempre as tuas palavras sábias acertaram no fulcro da questão.
Ai que saudades que eu tenho de quando te tinha em pista :blink1:[/quote]
Deixa estar.. Ele está por minha conta, portanto, em boas mãos :biggrinbandit:
Threads: 12
03-06-2006, 09:47 AM
(This post was last modified: 03-06-2006, 09:50 AM by Mario Gama.)
De facto e sem querer ferir ninguem nem estar a dirigir-me a ninguem em especial.
Chats como fds mer#$ FU WTF e outros durante as corridas ja os que por ca andam viram decerto ,nao so aqui como noutros campeonatos.
O que eu gostei foi a parte do respeito que tambem presenciei em todos os condutores, ate mesmo pelos mais novos nisto.
Pessoal somos um grupo de pessoas que gostam de jogar o desporto simulado por estes jogos,nao somos o Schumaker ou o Montoya.
Tenham isto em conta e nao deixem que isto altere o caminho que o SRP tem vindo a levar.Erros acontecem todos nos erramos e os protestos vao decerto seguir o seu caminho no local para eles.
Estou de facto um pouco apreensivo como o Mario Esteves diz com o seguimento dos protestos,de facto algo se passa .Sera a camada do ozono....:biggrinbandit:( tou a brincar)
Pessoal ninguem é de ferro nem nos queremos pessoal de ferro aqui mas por favor coloquem os problemas em dia e passem pra frente.A vida sao dois dias nao estraguem um.:biggrinbandit:
Vejam a frase que tenho na assinatura do famoso Gandhi.Sera que nao ha uma certa razao?!
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi
Cyber Racing
Olá a todos!
Sou estereante nestas bandas e na próxima 5ª feira vou participar na minha 1ª corrida oficial, e sinceramente começo a ficar preocupado com estes tipos de comentários na praça pública, pois este tipo de cometários (e a época mal começou) vêem de alguém que parece que alguém não gostou do que se está a passar, e este tipo de cometários deveriam ser feitos em privado á administração, e devem ser feitas criticas contructivas o q não me pareceu o caso, visto terem feito a critica, mas não foram apresentadas alternativas (correcção foram apresentadas alternativas muito vagas, nada de concreto).
Se as regras são estas então são para serem respeitadas e cumpridas, se algém acha que são demasiado rígidas ou necessitam de alterações então devem ser discutidas em particular com a dministração e esta lançar o tópico para discussão no forum, não lançar a dúvida a discordâçia e a desconfiança entre as pessoas que participam nestes campeonatos.
No protesto que envolveu o Mário, e que o Marco inclusivé referiu que, passo a citar:
"Penso que os protestos que presenciei sao fruto de alguma insatisfaçao ou desilusao, e outros por extrema... va la...por picuisse. Refiro-me mormente ao caso de um protesto contra o Mario Esteves."
Se os protestos foram exagerados, então para que servem as regras????
Eu recebi um e-mail do meu chefe de equipa com a regras do jogo e li atentamente várias vezes, e houve 2 regras que eu tomei como as principais visto serem pontos delicados e achei que estavam excelentes e mt bem redigidas que foram:
"2. Comportamento em Pista
a. Quando em luta pela posição com outros pilotos certifique-se que deixa sempre algum espaço para todos e para algum lag que exista. Recordem-se que no outro carro esta um ser humano, com decisões próprias e sentimentos.
j. Se bater em outro adversário por trás, é classificado como culpado, seja qual for a sua visão do sucedido:
i. Penalização: 1ª vez 1 Credito, 2ª vez 2 Créditos., e continuando."
No caso do Mário Esteves a regra n.º 2 artigo j aplica-se, logo como tal deve-se fazer o seu protesto, que foi o que meu chefe de aquipa fez. (e refira-se que do meu ponto de vista as penalizações foram bem aplicadas)
Agora virem dizer que :
"Independentemente da razoabilidade e da oportunidade dos protestos parece-me que estamos a entrar numa onda de lamechice onde, por tudo ou por nada o pessoal reclama de imediato"
Cai muito mal (para um estereante como eu) ler um cometário deste tipo. E ainda pior por alguém que foi penalizado, e com a agravante de pelos vistos já não ser um estereante, independentemente de passo a citar :"...A reflexão que acima fiz também não foi motivada, pelo menos conscientemente, pela penalização que levei, independentemente de terem ou não razão...", e depois de lançada a "bomba" faz o seguinte comentário, passo a citar: "...pelo que encerro por aqui a minha participação neste tópico...".
O que simplesmente acontece é que o Sr. Mário Esteves limitou-se a largar uma "batata quente" nas mãos da administração (que até agora têm feito a meu ver um exelente trabalho), e ela que se desenrrasque e que resolva a situação.
Não quero com isto dizer que as regras são perfeitas, em todas as regras há falhas (veja-se a ferrari com a sua asa traseira que "deformava" demais, e são competições de vida real), agora elas devem ser discutidas de forma correcta e em privado entre os chefes de equipa e a administração, e somente a Administração deve anunciar PUBLICAMENTE alguma alteração das mesmas.
E comunico PUBLICAMENTE, que estou de pé atrás em relação ao Sr. Mário Esteves dado ao comportamento desadquado que demosntrou em pista e neste forum demostrando uma falta de serenidade e respeito para com as pessoas que estão por detrás dos pilotos e principalmente da administração deste campeonato.
Muito Obrigado.
Threads: 434
Tenho k concordar com o Mário em parte...mas principalmente na qualificação. Ultrapassam o limite de voltas...e sao compensados fikando em melhor lugar, tlvz a pole e ganhando 1 ponto??? e dps só ficam sem 1 credito? Devia dar DQ. Caso seja na ultima prova do campeonato...k interessa perder 1 crédito? Vai andar td a quebrar as regras pra ganhar? :S Acho k neste caso o sistema de créditos n é a melhor solução...sendo mmo no meu ver uma má solução.
É só a minha opinião...e acho k convém o psl apontar o k tá mal pra se poder smp melhorar a tds os níveis.
Keep it up!!!
|