Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
4ª Prova GPC - Dijon
ArrayEh dificil chefe!! Estamos os 2 muito perto :D está a ser mt interessante!![/quote]

Proxima pista temos de cair em cima do homem, se é que vou conseguir andar tao rapido como voces!!:confused:
Drive Safe!! Angel
Reply
Aqui vai o meu report da prova de ontem

Antes da corrida estava bastante à vontade, tinha afinado o carro já há mais de uma semana, e este estava bastante agradável de se conduzir; o carro tinha bom grip, estava fácil de conduzir; esta afinação incidiu principalmente na zona dos esses, pois é uma zona critica do circuito... uma zona muito rápida, e que em corrida era fundamental eu sentir-me à vontade com o comportamento do carro em curva... Portanto o setup era bastante conservador, muita asa, cambers não muito exagerados, e suspensão relativamente mole... O setup de qualificação tinha menos asa, pouca abertura de radiador e pneus de qualificação

Qualificação - durante o practice não consegui baixar ao tempo de pole, mas depois de me ter acalmado um bocado, comecei a qualificação... desta vez resolvi levar pneus de qualificação, pois eu desconhecia o andamento da maioria dos pilotos (tinha lido que o Duarte rodava em 15 e o Rijo estava bastante forte), portanto a estratégia era mesmo conseguir a pole position, para evitar a possível confusão que pudesse haver na T1... Consegui a pole e encostei... Sai para a pista com softs para me ir habituando aos novos pontos de travagem.

Race - Entro para a grelha e começo à procura dos semáforos, quando não é o meu espanto em ques estes estão mesmo por cima de mim... comecei a olhar po lado, que assim dava pa ver um bocado do placar dos semáforos:laugh: Arranque, não foi mau, mas também não foi bom (mas bastante melhor que em Osterreichring), e na abordagem para a T1, o Ricardo Lopes ainda tentou a ultrapassagem, mas não deu, e saiu para a escapatória, atrás de mim seguia o Tiago Guerreiro, João Oliveira e Duarte Pires:cheesy:. Poucas voltas tinham passado, e muita gente já tinha encostado à boxe... eu continuei conservativo na abordagem à T1 (travava cedo), pois aquela curva era imperdoável... Andei ali umas quantas voltas, e nunca ganhei muito tempo ao 2º posto... voltas mais tarde o Duarte passa o Tiago Guerreiro, e começa o seu ataque pela primeira posição. Numa das voltas eu cometo um erro à saída da Parabolique, subo o corrector, e perdi aí algum tempo para o 2º classificado... Voltas depois volto a cometer outro erro, na mesma zona, mas desta vez foi uma troca de caixa (não consegui meter a 3ª velocidade), com isto pensei em travar mais tarde para a curva à esquerda, o que fez com que alargasse a trajectória... com isto o Duarte no seu T4 diminuiu a distância, que foi o suficiente para após algumas voltas apanhar o meu cone de aspiração na recta da meta, utilizar a potencia do seu Ferrari, e passar-me na travagem para a T1... eu continuei atrás dele, espantado com o forte andamento que ele tinha, cheguei a pensar que não o conseguiria passar... acontece que na zona lenta eu conseguia andar muito perto dele, mas na recta era mais lento, portanto a saída da última curva era importante, e aí eu teria de embalar para poder tirar o máximo partido do cone de aspiração do T4... ainda assim ele conseguia fugir um bocado, e sabia que não o conseguiria passar na T1... com isto também alterei o meu ponto de travagem na T1, começando a travar mais tarde... assim conseguia ficar muito perto do Duarte para a entrada dos esses... na primeira volta em que ele me passou, na travagem para o gancho após os esses, quase me despistei... o carro perdeu aderência, bloqueou as rodas da frente, e fui em frente, mas quando tirei o pé do travão, ele já ia com uma velocidade que me permitia fazer a curva... ainda assim, mantive o contacto com o Duarte, e na última curva embalei, para pode ir atrás dele... travei tarde na T1 como ele, e na travagem para o gancho à esquerda na zona dos esses, consegui ultrapassá-lo por dentro... O Duarte continuou coladinho e novamente na travagem para a T1 me ultrapassa, mas comete um erro nos esses, alargou um bocado, e isso permitiu-me ultrapassá-lo por fora, na abordagem ao gancho à esquerda. Desta vez consegui distanciar-me um bocado, e o cone de aspiração do meu Ligier, e a potência do seu T4, já não foram suficientes para tentarem uma nova ultrapassagem na T1... Seguiu-se a corrida até ao fim, com o Duarte sempre muito próximo, principalmente na abordagem para a T1, aonde ele ganhava muito tempo... Eventualmente ele começou a perder tempo, talvez por desgaste dos pneus... Cruzo a meta a pouco mais de 3 segundos do Duarte... Corrida espetacular, o 2º lugar esteve sempre muito póximo de mim (passou-me inclusive:embarrest:)

Parabéns Duarte, boa corrida:fixe:
O Rijo também fez uma boa prova, se não calha a ser o despiste na T1, talvez tivessemos uma disputa a 3:fixe:
Parabéns aos que terminaram:cheesy: e especial atenção ao Artur, que facilitou bastante nas dobragens... acho que não era preciso ires para fora de pista:laugh: mas obrigado:fixe:

Hugo, como podes ver/ler, o Duarte não me facilitou nada a tarefa:fixe:

Agora é Silver, não sei como se vai comportar o Ligier:embarrest:
Reply
Ao menos aqui há reports a sério!! Parabéns malta!
Filipe Galego

[Image: assinaturaracingjf9.jpg]
Reply
Excelente tiago! qualquer um de nos poderia ter ficado em 1º penso que nesta corrida andamos ao mesmo nivel apenas algumas voltas eu era mais rapido e noutras tu... andamos sempre assim e foi porreiro pois nao tivemos erros (só curvas mais largas e travagens mais fortes) mas foi sempre porreiro! Quero mais para a proxima corrida!!
Reply
eh pá Tiago et all... :embarrest:

eu nesta prova só me preocupei em chegar ao fim e nao influenciar a discussão dos primeiros... que eram todos os outros fora eu!!

Passadas poucas voltas já tava em décimo, sem ninguem por trás e a perder bastantes segundos por cada volta (n tive tempo nem me entendi com esta pista... ) a minha luta era com o carro e a pista, não tinha nada a ver com o resto... mais atrás já não podia ficar, por isso não tinha predadores no meu encalço... nem tencionava ir no encalço de ninguem (fora algum problema...) por isso... sempre que pudia metia-me num buraco e era deixá-los passar!! eheh. (basta ter um pouco de atenção e o rFactor nisso tá excelente, não dá desculpas a ninguem para não "ler" a corrida :amuse:)

Silverstone é que seria (ainda hoje uma excelente pista, segura e sem chicanes!), mas só vou conseguir estar de novo em Setembro, por isso boas races, boas férias e muita calma, "It does not matter who won if you don't have fun!"

Fiquem bem! :fixe::racer::noworry:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
A minha historia nao é la grande coisa mas ca vai:

Qualficaçao- correu bem, top 5 sempre é um bom começo, consegui fazer 2 ou 3 voltas limpas sem ariscar muito o que deu os seus frutos.

Corrida- Grande nervosismo a partida sabendo que me esperava uma corrida muito complicada, tambem sabia ou calculava que se fosse num andamento moderado e chegasse ao fim iria pontuar assim foi mas com muito suor....

Sinal verde, bom arranque, o rijo envolve-se com outro carro na T1, passa o Tiago e eu logo atras dele com o Duarte um pouco mais distante. Nas 1ªs voltas consegui aguentar o ritmo do Tiago, o Duarte que vinha atras de mim, recuperava por volta de meio segundo e ao fim de 5-6 voltas estava em cima de mim.
Na segunda tentativa de ultrapassagem, na recta levou a melhor, o Ferrari estava muito rapido!!!!
Tentei aguentar o ritmo do Duarte mas o homem estava infernal, foi entao que cometo o meu 1º erro na travagem para a dupla esquerda quando ia atras do Duarte, travei muito em cima e o carro entra em piao.

A partir dai nao ha muito para contar a nao ser 3 CTD´s, um deles parti o carro todo e tive nas boxes mais de 1 minuto e meio, fique sem FFB, bem uma desgrassa autentica!!!!! MAS DESISTIR NUMCA!!!!! estes pontinhos podem ser muito uteis no fim do campeonato....

Tenho que resolver os problemas que tenho no computador para fazer corridas sem estes atrufios dos CTD´s, mas Simracing sao todos estes factores que contam.....
Reply
Olá pessoal, só agora vim meter a colher (força de expressão :cheesy:) porque ainda n estou em mim :sad:. É triste porque depois de praticar tanto e de sentir que podia fazer uma boa corrida de estreia ainda mais com o 2º tempo na qualificação faço um erro enorme ao tentar fazer uma ultrapassagem forçadissima ao Mário Esteves na 1º volta com os pneus ainda "gelados".

É verdade que com os erros é que nós aprendemos, mas mesmo assim é frustante, tenho apenas que dar os parabéns ao heróis que chegaram ao fim e agradecer as palavras de conforto do Berto, desculpa lá pensava mesmo que ia representar melhor a equipa :push:

Um abraço a todos :blink1:
[Image: bercar2pc6.jpg]
Reply
Replay da corrida:
http://www.ghostspeed.net/downloads/frc/gp..._R4_Dijon79.rar
Reply
Cá vai o meu report.....

Treinos

Bem, começam os meus treinos apressados pois apenas tive tempo pra treinar no Domingo á noite e no dia da corrida, muito pouco tempo já que na segunda feira tive que substituir um piloto da GS nos F1, e desde já agradeço ao Ricardo Lopes (companheiro de equipa) que me fez perder grande tempo dos seus treinos a ver-me dar voltas ao circuito na esperança de me ajudar a afinar o carro minimamente, uma vez que o tempo era muito escasso. Os conselhos foram muito uteis, notando-se drásticamente nos tempos as evoluções que fui fazendo muito por "culpa" do homem que agr mais vale chamar de professor, sim o Ricardo Lopes, ele mostra ser grande conhecedor comparado comigo que tenho 18 anos e carta nem há um ano.... mesmo assim completamente FANATICO por motores, tendo adquirido já bastantes conhecimentos sobre afinações...
Dia de treinos concluido, deu ainda para no dia da corrida dar mais umas 20 voltinhas para dar mais alguns retoques no setup.... Setup +/- rápido mas fiável que fazia muita falta uma vez que não dei as voltas que gostava de ter dado ao circuito, para reduzir o risco de erros....

Qualy

Consegui fazer algumas voltas no meio do trafego, duas voltas não totalmente limpas mas o suficientes para me fazer sair do 5º posto se não me engano...

Race

Corrida, tal como o Tiago moreira, ainda andei á procura dos semaforos....:biggrinbandit:
Arranque não bom nem mau, entrei na T1 e vi o Ricardo lopes e o tiago guerreiro se não me engano a esquecerem-se que o asfalto embora fraco agarra mais que a gravilha, e a permitir que eu fique atrás apenas do tiago moreira e do mario esteves. segue-se a volta muito cuidadosa de aquecimento de pneus, nas 1as voltas vê-se um grande numero de pilotos a visitarem as boxes, e a partir dai apercebi-me que tinha havido não molho mais uma grande caldeirada!!!! Nas voltas seguintes o Ricardo Lopes e o Tiago Guerreiro acabam por recuperar do incidente da T1 e um depois do outro voltam a ficar á minha frente, o Tiago Guerrueiro por azar não ficaria á minha frente por muitas voltas devido a desistência.
O resto da corrida resume-se a um andamento certinho com o mario esteves a rodar á minha frente e a ganhar vantagem pouco a pouco, mas um mais á frente acaba por desistir, oferecendo-me de bandeja o o 4º lugar. um pouco antes do meio da corrida era volta após volta com o Berto sempre no meu retrovisor a uns escassos 2 e 3 segundos. A dada altura junta-se o Berto o Vitor Enes e dessa feita a pressão era muito mais com eu a aguentar a pressão mas com cautela nas dobragens perdia algum tempo para os presseguidores. Depois de umas 3 ou 4 voltas de discussão não tão quente quanto isso, na curva mais fechada do circuito dou com o Berto que ia á minha frente a descontrolar-se na entrada da curva, e á saida da mesma curva o Vitor Enes faz um peão no meu retrovisor. Foi uma lufada de ar fresco quando os dois pilotos num espaço de 2 segundos decidem errar, nem imaginam o alivio que me deu....:blink1:
mas o problema é que nessa mesma curva mas na volta seguinte cometi o unico erro da corrida, alarguei muito e quase ficava com o carro atolado em cima do corrector, passando de mais de 10 segundos para 2 de vantagem para o Berto que não se dava por vencido e gritava lá atrás que "o ferrari ainda havia de comer o pó do lotus".... E assim foi até ás ultimas voltas em que o berto cometeu um erro que o deixo a 13 segundos e fiquei pronto para dizer "que o Lotus ainda tinha que comer muito pó do ferrari para poder chegar ao ferrari":blink1: Força Berto:fixe: a corrida foi entre mim e o berto repetindo-se o cenario de kalayami, pois o meu professor Ricardo Lopes não parava de ganhar vantagem lá á frente, nem de binóculos se via o fumo do MCLaren aka WRC.....:blink1:

Depois de cruzar a meta fui respirar fundo e ir acabar de derreter os pneus para as boxes....:23:
Quero felicitar todos os pilotos presentes Especialmente os 3 primeiros, T.moreira, Duarte e Sho professor... e especial também para o Berto que veio dar mais emoção á corrida tal como aconteceu em kalayami:fixe:

Quanto aos incidente menos infelizes tenho pouco a dizer, apenas pedia para que ninguém abandonasse este campenato que não tenho duvidas ser dos melhores dos SIMs,
Vale a pena dizer que os dois pilotos envolvidos, Ricardo e Antonio não vale mais a pena discutir, não tirem o brilhos deste campeonato. O Ricardo assumiu a culpa no erro, são coisas que acontecem, todos querem fazer uma boa prova. Ambos são excelentes pessoas, o antónio que treinei bastante com ele principalmente em kalayami e mostrou todo o seu valor, muito correcto, bem disposto, competitivo e fairplay, e que seria muito triste vê-lo partir. O mesmo digo do Ricardo, que ele sabe a admiração que tenho por ele, não só pelos conhecimentos mas pela vontade de ajudar, e acredites ou não antónio ele não é o que tu pensas e vice-versa, vocês os dois apenas estão de cabeça quente é normal. Em em osterreichring levei porrada como um begueiro e também fiquei xateado, mas acontece, temos erros e não somos todos profissionais...

Agora faço este apelo:

Ricardo e Antonio, encarem tudo de novo e façam as pazes...
Façam isso por favor....<!--sizec-->
<!--/sizec-->
[Image: StickFight.gif] [Image: RPAB-TF109-03copy.jpg]
Do melhor!!!!!
Reply
ArrayCá vai o meu report.....

Treinos

Bem, começam os meus treinos apressados pois apenas tive tempo pra treinar no Domingo á noite e no dia da corrida, muito pouco tempo já que na segunda feira tive que substituir um piloto da GS nos F1, e desde já agradeço ao Ricardo Lopes (companheiro de equipa) que me fez perder grande tempo dos seus treinos a ver-me dar voltas ao circuito na esperança de me ajudar a afinar o carro minimamente, uma vez que o tempo era muito escasso. Os conselhos foram muito uteis, notando-se drásticamente nos tempos as evoluções que fui fazendo muito por &quot;culpa&quot; do homem que agr mais vale chamar de professor, sim o Ricardo Lopes, ele mostra ser grande conhecedor comparado comigo que tenho 18 anos e carta nem há um ano.... mesmo assim completamente FANATICO por motores, tendo adquirido já bastantes conhecimentos sobre afinações...
Dia de treinos concluido, deu ainda para no dia da corrida dar mais umas 20 voltinhas para dar mais alguns retoques no setup.... Setup +/- rápido mas fiável que fazia muita falta uma vez que não dei as voltas que gostava de ter dado ao circuito, para reduzir o risco de erros....
Qualy

Consegui fazer algumas voltas no meio do trafego, duas voltas não totalmente limpas mas o suficientes para me fazer sair do 5º posto se não me engano...
Race

Corrida, tal como o Tiago moreira, ainda andei á procura dos semaforos....:biggrinbandit:
Arranque não bom nem mau, entrei na T1 e vi o Ricardo lopes e o tiago guerreiro se não me engano a esquecerem-se que o asfalto embora fraco agarra mais que a gravilha, e a permitir que eu fique atrás apenas do tiago moreira e do mario esteves. segue-se a volta muito cuidadosa de aquecimento de pneus, nas 1as voltas vê-se um grande numero de pilotos a visitarem as boxes, e a partir dai apercebi-me que tinha havido não molho mais uma grande caldeirada!!!! Nas voltas seguintes o Ricardo Lopes e o Tiago Guerreiro acabam por recuperar do incidente da T1 e um depois do outro voltam a ficar á minha frente, o Tiago Guerrueiro por azar não ficaria á minha frente por muitas voltas devido a desistência.
O resto da corrida resume-se a um andamento certinho com o mario esteves a rodar á minha frente e a ganhar vantagem pouco a pouco, mas um mais á frente acaba por desistir, oferecendo-me de bandeja o o 4º lugar. um pouco antes do meio da corrida era volta após volta com o Berto sempre no meu retrovisor a uns escassos 2 e 3 segundos. A dada altura junta-se o Berto o Vitor Enes e dessa feita a pressão era muito mais com eu a aguentar a pressão mas com cautela nas dobragens perdia algum tempo para os presseguidores. Depois de umas 3 ou 4 voltas de discussão não tão quente quanto isso, na curva mais fechada do circuito dou com o Berto que ia á minha frente a descontrolar-se na entrada da curva, e á saida da mesma curva o Vitor Enes faz um peão no meu retrovisor. Foi uma lufada de ar fresco quando os dois pilotos num espaço de 2 segundos decidem errar, nem imaginam o alivio que me deu....:blink1:
mas o problema é que nessa mesma curva mas na volta seguinte cometi o unico erro da corrida, alarguei muito e quase ficava com o carro atolado em cima do corrector, passando de mais de 10 segundos para 2 de vantagem para o Berto que não se dava por vencido e gritava lá atrás que &quot;o ferrari ainda havia de comer o pó do lotus&quot;.... E assim foi até ás ultimas voltas em que o berto cometeu um erro que o deixo a 13 segundos e fiquei pronto para dizer &quot;que o Lotus ainda tinha que comer muito pó do ferrari para poder chegar ao ferrari&quot;:blink1: Força Berto:fixe: a corrida foi entre mim e o berto repetindo-se o cenario de kalayami, pois o meu professor Ricardo Lopes não parava de ganhar vantagem lá á frente, nem de binóculos se via o fumo do MCLaren aka WRC.....:blink1:

Depois de cruzar a meta fui respirar fundo e ir acabar de derreter os pneus para as boxes....:23:
Quero felicitar todos os pilotos presentes Especialmente os 3 primeiros, T.moreira, Duarte e Sho professor... e especial também para o Berto que veio dar mais emoção á corrida tal como aconteceu em kalayami:fixe:
Quanto aos incidente menos infelizes tenho pouco a dizer, apenas pedia para que ninguém abandonasse este campenato que não tenho duvidas ser dos melhores dos SIMs,
Vale a pena dizer que os dois pilotos envolvidos, Ricardo e Antonio não vale mais a pena discutir, não tirem o brilhos deste campeonato. O Ricardo assumiu a culpa no erro, são coisas que acontecem, todos querem fazer uma boa prova. Ambos são excelentes pessoas, o antónio que treinei bastante com ele principalmente em kalayami e mostrou todo o seu valor, muito correcto, bem disposto, competitivo e fairplay, e que seria muito triste vê-lo partir. O mesmo digo do Ricardo, que ele sabe a admiração que tenho por ele, não só pelos conhecimentos mas pela vontade de ajudar, e acredites ou não antónio ele não é o que tu pensas e vice-versa, vocês os dois apenas estão de cabeça quente é normal. Em em osterreichring levei porrada como um begueiro e também fiquei xateado, mas acontece, temos erros e não somos todos profissionais...

Agora faço este apelo:

Ricardo e Antonio, encarem tudo de novo e façam as pazes...
Façam isso por favor....<!--sizec-->
<!--/sizec-->[/quote]

Joao eu nao desisti, nem era eu que me envolvi com o Ricardo logo na primeira curva deves estar a fazer confusao.... Essa erva deve ser muito boa....
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Video Dijon Highlights Duarte.Pires 19 7.820 22-07-2007, 09:42 AM
Last Post: Berto Carvalho
  Highlights Dijon Duarte.Pires 16 7.833 15-07-2007, 02:42 PM
Last Post: Tiago Guerreiro

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)