António e Co.
Isto é uma discussão como já li muitas em varios sims: esquecem-se que lidamos com corridas virtuais, carros virtuais e que em muitos pontos e situações estamos mais indefesos e sem referencias que pilotos reais: há muito feedback auditivo e cinético que não temos, apenas reagimos perante o que nos aparece no nosso monitor num dado instante, e aposto que em 22 pilotos não há nenhum monitor perfeitamente igual em tudo, ao decimo de segundo e ao milimetro como teria que ser para se evitar toques ou acidentes que acontecem e acontecerão sempre.
Não estou a falar de comportamentos incorrectos ou situações que. depois de analisadas por quem tem essa incumbencia sejão alvo de castigos e punições, apenas me refiro a este tipo de argumentação e contra argumentação em que possivelmente todos têem alguma razão ou razão de queixa.
Muitas vezes surgem imprevistos em que parece que damos um toque de nada ou nem tocamos e, na unica realidade comum possivel entre tantos pilotos (o replay do server, o replay oficial) o sistema regista panada forte e um colega nosso que vai às couves ou ao muro ou ao ar!
Lag, spikes momentaneos, problemas com o nosso hardware ou software ou ligação (ou do nosso colega) e o que queriamos evitar acontece.
A unica regra possivel de estabelecer é usar redobradas cautelas, ser menos intenso no arriscar situações que nos parecem controladas ou controláveis e que depois, por dá cá aquela palha e sem que nos apercebamos, se descontrolam e provocam acidentes infelizes para todos, os envolvidos e os outros colegas de forum e de race que não conseguem ficar á margem de algum desconforto que se instala e depois custa a sarar.
Vamos ter calma.
Existia um excelente (pelo menos um que eu conheça) link para um tutorial de Recommended Driver Behaviour, feito para o GPL mas adaptável aos outros sims (principalmente de tipo fórmula, carroseria com rodas expostas), mas pelo que vi está agora offline. Acho que tenho isso no PC, nem sei se traduzido e e encontrar disponiblilzo aqui para quem quiser ler.
Mas entretanto, e num tom mais divertido (que é isto tambem que queremos) fica aqu o link para o site do
Jimmy Bo's GPL Crashes , para descontrair um pouco... :noworry: infelizmente o Guide to Unforgivable Bad Driving tb está off :sad:, vou rebuscar no baú e se encontrar boto em sitio acessivel, alguns minutos de boa disposição garantidos! :laugh:
E já agora... tb corri :racer: e vou meter aqui uma pequena resenha das minhas aventuras:
confesso que pouco treinei :embarrest: e acho que esta pista.. .bem... resumindo, nunca consegui acertar o carro com o volante com a pista com os pneus com o motor e com tudo... duas avés marias e lá fui tentar a minha sorte... 10 minutos de qualify, ok, n dá para muito e passei o tempo todo a sair para o lado (tava em outlap e não queria atrapalhar quem vinha em ritmo de qualificação) ou estava em volta de qualificação (mas como era lento, chegava-me para o lado assim que sentia outro carro em ritmo de qualificação... divertido); isto fora os crashes etc...
Como percebi que ia passar grande parte da corrida nas bermas a deixar passar outros carros, afinei a suspensão macia e alta para conseguir andar no cimento...
na largada, estratégia evasiva nº1 - chegar para o lado, cair para ultimo a uma grande distancia da confusão... assim evitei ter carros atrás (safety...) e tinha distancia suficiente para a frente para evitar os escombros...
Depois da 1ª volta, fui fazendo o meu percurso, sempre com um olho nos outros carros (nas bolinhas do rFactor em baixo à esquerda) para saber ou tentar estar no sitio certo quando era dobrado, tentando n atrapalhar os que lutavam pelas posições pontuáveis.
Achei estranho estar já em 11º ao fim de 5 ou 6 voltas... mas para mim tanto melhor! Pensei que era desta que conseguia pontuar seguindo a máxima " To finnish first you have to finnish" (kimi) e procurei terminar a prova.. Dois momentos de menos atenção (ou pneus...) fizeram-me encostar duas vezes nos rails e dei cabo da suspensão, os mecanicos devem ser da Spiker porque não me resolveram nada das duas vezes que lá passei (contratei o Albers!) e andei as ultimas voltas positivamente com o carro ao colo sem poder dar gas porque estava completamente desiquilibrado e torto.
Mas como há uma regra dos 70% de prova para pontuar... achei que valia a pena e lá arrastei a carcassa até ao fim, os 2 pontos mais saborosos e sofridos que consegui, só rivalizando com uma prova de GPL que faço em Monaco em 3 rodas (quase metade da prova) e pontuei, ou a corrida para o mundial de GPL, representando a 2ª equipa de Portugal, em que ganhámos uma mão, e eu contribui com os meus pontitos levando um BRM a fumegar desde a 2ª volta de Nurburgring!
Talhado para os grandes momentos!! :laugh::fixe: