Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Perguntas sobre os setups
Arrayhttp://www.simracingportugal.net/index.php...opic=2336&st=15 anda um pouco para baixo num topico do Luis.[/quote]

Já cá cantam!

Obrigadão Mário (E Luís Branco e João Vaz!)

Mário
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
sou um pixote em setups, mas depois da boa vontade do João vaz e de outros como ele que não se importam de desvendar alguns mistérios das configurações, até já sinto vontade de fazer uns testes
fico muito satisfeito com o rumo que está a tomar a nossa comunidade !
obrigado a todos
abraços
kim
Reply
ArrayVaz pra presidente ,tirem de la a mumia.
Vaz foi o melhor presente que tive eheh obrigadissimo.Se passares ca na Figueira apita que eu pago o gelado.ou a cerveja.Espero que nao bebas muito eheh.

Vaz Como nao encontrei um setup para o Lister coloquei o do lambo com as gears ajustadas claro eheh.Reparei que mexendo no anti roll da frente nao sentio grande diferença,pois usas no lambo muita mola na frente 370 acho eu e antiroll 200 ou mais.No Ferrari ja nao é assim.
Para o Lister que aconselhas.Um setup semelhante ao 550 ou ao lambo.

Eu sei que o lambo foge de traseira que sa farta por isso o excesso de barra é normal?! ou nao[/quote]

Mario,
Não utilizes um setup de Lister num Lambo ou vice-versa, ou para todos efeitos nunca utilizes um setup de um carro noutro. As molas são todas diferentes. Se quiseres um setup de um Lister para Magny, simplesmente pega no setup para o Lister the BRNO e começa por aí. Nunca pegues no do Lambo para Magny para adpatar ao Lister. Sempre de carro para o mesmo carro e nunca de carro para carro diferente.
Vais ver que a única coisa que têns que alterar são as pressões para teres 170kPa's e possivelmente as Roll Bars para teres o carro a fugir mais de rabo ou de frente. Também mexer nas molas para o mesmo efeito.
Mas resumindo, nunca pegues num setup de Viper para adpatar ao Vet.

ArrayCá vai a primeira pergunta para o Vaz ainda sem testar os setups

Mas como, como é que consegues travar tão tarde?
Estive a ver a tua Hot Lap de Magny no Lambo e é impressionante. Quase não oiço scrubbing e bloqueio de travagem é nulo.
Usas cola no pneus???LOL

Explica lá que técnica é que usas para travar daquela maneira[/quote]

Eu não travo tarde. Voçês é que pelos vistos travam cedo.
Tudo começa por ter o setup correcto em termos de pressões, camber, molas, roll bars, para optimizar o tire grip.
Depois disso, só têns que balançear a pressão de travagem mais á frente ou mais atrás. Eu gosto por norma, mais á frente. Não gosto de trail braking se bem que consigo fazer bem. Gosto de ter o carro á velocidade certa antes de entrar na curva e não abrandar o carro já em curva.
A técnica é á medida que o carro abranda na travagem, vais largando cada vez mais o pedal do travão para não saturar os discos e manter a temperatura na travagem sempre o mais perto possivel do ideal -[400-600].
Resumindo, travas a fundo de inicio e vais largando o pedal devagarinho.

Arrayhttp://www.simracingportugal.net/index.php...opic=2336&st=15 anda um pouco para baixo num topico do Luis.

Pedro GT4 nem morto. Claro que no gtr é diferente do gpl.No gpl e nascar colocas o peso de modo diferente mais controlavel, mas a tendencia é a mesma.
No GTR jogam uma serie de factores que influenciam o ajuste de % atras.Podes estar a usar muita % atras e a ter menos eficacia na travagem .

O objectivo é colocar o carro na curva com a travagem o mais tarde possivel .Nao é facil so com practica se domina isto penso eu de que.
Ao travares tens de ter o ajuste ideal para que o carro aponte pra curva (trail braking) , so com um grandfe setup se consegue isto e claro a mestria de um alien.Desiquilibras propositadamente o carro com os travoes,travas pouco mas com mais eficacia.
Claro que ha curvas em que isto nao é aplicavel.
Claro como o Pedro disse nada disto é facil.Eu decerto nao o faço mas um dia la pros 70 anos estarei la e quando la chegar eles nem travam lol[/quote]

Não é preciso trail braking no GTR. No NASCAR por vezes ajudava mas nem assim tanto. Há pessoal, e bons pilotos, que usam muito trail braking (MaxD, Hildbrandt etc.) e são na mesma muito rápidos.
Pessoalmente não gosto. Prefiro equilibrar o carro na travagem e entrar em curva com estabilidade e segurança, volta atrás de volta. Trail braking é brincar com o acelerador e o travão ao mesmo tempo e isso causa alguns desiquilibrios para além de estares constantemente a forçar o motor.

Arraysou um pixote em setups, mas depois da boa vontade do João vaz e de outros como ele que não se importam de desvendar alguns mistérios das configurações, até já sinto vontade de fazer uns testes
fico muito satisfeito com o rumo que está a tomar a nossa comunidade !
obrigado a todos
abraços
kim[/quote]

Não há mistério nenhum. A informação está disponivel para todos. Só é preciso procurar e ler!!
No entanto voçês com estes setups só têm uma ideia do que eu uso e tento fazer. Podem de todo não ser indicados para o vosso estilo de condução. Na minha equipa VG, que têm grandes pilotos, por norma os meus setups são muito bem aceites mas obviamente todos eles ateram pequenas coisas para o seu estilo, por ex: O Roland diz que eu faço os setups muito presos, já o Hildbrandt conduz com quase tudo igual a mim e eu igual a ele em termos de oversteer/understeer. Outro exemplo: O Hildbrandt conduz com as PSI's muito baixas para mim mas o gajo consegue chegar aos 170kPa e manter os pneus saudáveis numa corrida. Já o Roland e eu usamos quase os mesmo PSI's para 170kPa....vá-se lá perceber...

Tudo depende do estilo de condução de cada um. Em termos de afinação nucleares ( molas, cambers, PSI's, caixa, travões, RPM Limitier) elas são mais ou menos as mesmas para todos os setups. Agora outro tipo de afinações (Diferentials, Roll Bars, dampers....etc.) mudam de acordo com o estilo pretendido ( mais solto, mais preso). Tinha mesmo que vos mostrar ao vivo, muito mais fácil.

O meu objectivo em partilhar isto convosco, é dar incentivo á nossa comunidade. Acho que não há nada a esconder em termos de setups e as pessoas devem sempre partilhar informação sempre que possível. Só contribui para que haja competição saudável em que o respeito é mútuo e faz com que as corridas sejam muito mais interessantes e divertidas em lugar de serem frustrantes onde as pessoas em vez de se divertirem chateam-se e chamam nomes e tal. Depois há acidentes, pessoal a chegar para lá os outros a correr para o fim do mundo, revolta, raiva...the dark side :).
Vá divirtam-se!!

Abraço pessoal
Reply
Sim, é o estilo idêntico de travagem que utilizo, mas não consigo travar tão tarde.
Mas já baixei para 1:33.8 hehehe. Isto com a pista a 38º, Med-Med e 30 litros.
O teu setup também não encaixa a 100% no meu estilo de condução.
Uso o Power a 55% e o Coast a 45%, mais balanço de travagem para a traseira, relações mais curtas nas 3 primeiras (pouco mas mais curtas), amortecedores um pouco mais duros á frente e menos camber em ambos os eixos. Também utilizo pressões de penus um pouco inferiores

Os setups são muito bem vindos, mas a Hot Lap para mim é aquilo que me permitiu limpar já quase 0.6 segundos, mesmo ficando longe de uma volta óptima como a tua.
[Image: WebLogo.gif]
Reply
nao vamos mais longe.
eu tinha um setup para magny, nada de especial, mas q dado o meu estilo era bastante estavel.
dei ao Tiago para testar, e ele mexeu na altura ao solo do carro e nas relaçoes de caixa.
experimentei e baixei quase 1 seg.
fui dar um jeito as molas, para o &quot;sentir&quot; um pouco melhor e tirei mais 0.7

depois disso readaptei a forma de entrar em algumas curvas, e ao fim de 2 sectores tinha tirado mais 0.7
isto tudo com 65L e pneus medium-hard (pista a 44º)

nao vou dizer o meu tempo ehehee, mas a nivel de corrida nao esta muito longe dos tempos q o amigo Vaz colocou no inicio.

o setup tem realmente muita influencia tanto a nivel de tempos como de conduçao.
os setups do Luis para mim sao impossiveis. ele gosta da traseira solta ahahaha

mas la esta...eu nao sou exemplo para ninguem:D
Reply
Marco nao mexas mais senao nem o Vaz te apanha cada vez que mexes baixas 0.7 lol.eheh
Eu pelo contrario cada vez que mexo estrago tudo tenho patas de elefante.;)

Vaz Obrigado pelas dicas vou entao pegar nos setups do lister que aqui tenho e logo vejo se faço melhor .

Ja agora diz-me uma coisa.Usas o FOV ~ligeiramente atras muito atras ligeiramente á frente ou muito a frente.
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi

Cyber Racing
Reply
lol
a dif eh q o meu primeiro tempo era muito alto
Reply
Arrayo setup tem realmente muita influencia tanto a nivel de tempos como de conduçao.
os setups do Luis para mim sao impossiveis. ele gosta da traseira solta ahahaha[/quote]

:flipa::flipa::lol:

Esses são uma versão, especial, só para ti ..........:cheesy:

:wheelchair:
[Image: banner-site.jpg]
Reply
oi Joao eu tenho uma duvida que nunca consegui que me explicassem

a questao prende.se com o facto dos pneus. um pneu para estar bom tem que andar entre os 80 e os 100 graus certo?
as leituras devem ser iguais por todo o pneu podendo haver uma variaçao maxima de dois graus?
os kps sao de alguma maneira importantes?

abraço e boas corridas
Reply
Ark aqui esta uma ajuda dos melhores pilotos

http://www.simracingportugal.net/index.p...topic=2082
"An eye for an eye only ends up making the whole world blind" - Gandhi

Cyber Racing
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)