Threads: 37
ArrayPercebo a necessidade de simplificar quando o objectivo é agilizar a troca de ideias, mas é preciso ter cuidado para não ser simplista. Concordo com a ideia que, em Portugal, o sistema, supostamente de fundações democráticas, não funciona de modo democrático. Penso que a maior ameaça à democracia, pelo menos em Portugal, não é a censura, mas sim a falta de qualidade da informação e o monopólio dos meios usados para a fazer chegar até nós. A constituição, desde o 25 de abril, passou por várias revisões que transformaram as linhas fundamentais que traçam os objectivos sociais do país. Por exemplo, na primeira constituição (subsequente ao 25 de Abril), almejava-se uma sociedade sem classes, na actual, preconiza-se uma arenga imprecisa e disforme sobre "harmonia". Pode concordar-se ou não com essas ideias mas, como sou o mais próximo de um "comuna" a intervir neste tópico, acho oportuno enfatizar a ideia que a maioria dos "comunas" não se revê nesta constituição (como foi sugerido aqui), o que nem sequer significa que seja contra ela, desde que represente a súmula de tendências, disposições, aspirações e pontos de vista dos cidadãos (a maioria dos portugueses não quer uma sociedade sem classes nem nada perto disso, por isso faz sentido que essa ideia não esteja presente na constituição). Já deliberámos em outros tópicos sobre as diferenças entre o "estado novo" e o sistema de fachada democrática que temos hoje. Existe uma campanha para branquear e ornamentar as atrocidades cometidas pelo estado novo que está a tornar "moda" citar as virtudes do salazarismo quando nem sequer se sabe muito bem do que se está a falar (não estou a dirigir-me a ninguém em particular com esta crítica). Penso que a "velha guarda", se entendermos a expressão no sentido de "pessoas mais velhas", é um universo extremamente algargado e muito pouco restrito, a maioria das pessoas que viveram a ditadura não querem voltar a ela, sejam de esquerda ou de direita (quando se trata de uma ditadura, as definições políticas de esquerda ou direita perdem o sentido).
Costumo dizer aos meus amigos que, se alguma vez der de caras com o tipo desse programa a azucrinar-me com aquela cantilena "tiriririririri", lhe arranco a cabeça com um soco (fruto da violência nos videojogos). Não gosto do programa e acho os progatonistas irritantes. Seja como for, se agredir um deles, acho muito bem que essa agressão seja extra-judicial. ;)
À medida que as liberdades se vão exaurindo, o mesmo acontece com a democracia, mas talvez seja possível impedi-lo se houver mais pessoas a expôr e debater as suas interrogações como está a acontecer neste tópico.[/quote]
Desculpa, mas eu acho que a base da legislação portuguesa actual é ainda hoje a mesma regida logo no pós 25 de Abril.
A questão do branquemento das atrocidades do Estado Novo...:notrust: Eu acho que é precisamente o contrário. Comunicação social então... dum lado temos a TV do Estado (que é o mesmo que dizer do governo), do outro temos os aventais e também os esquerdistas, que são a maior parte da classe jornalistica. Atrocidades, não conheço NINGUÉM que tenha passado pela PIDE. Como já disse, só arranjava problemas quem se metesse ao barulho.
Da velha-guarda, o ano passado em Santa Comba Dão, quando houve aquele protesto dos Antifas contra o Museu, chegou-me aos ouvidos que um local, que estava do lado da população de Santa Comba, disse: "Eu durante o tempo do Estado Novo era comunista, fui preso pela PIDE 6 vezes e devia ter sido mais!". E agora que falei nesse tema, isso é que é Democracia, sim senhor! "O povo é quem mais ordena" - não parece(u). E mais ainda, lá estava a velha guarda, a defender que cá fazia falta um Salazar. Eu não digo voltar na totalidade ao que era o Estado Novo, longe disso!
Threads: 26
ArrayDesculpa, mas eu acho que a base da legislação portuguesa actual é ainda hoje a mesma regida logo no pós 25 de Abril.[/quote]
Tenho ali todas as revisões feitas à constituição desde o 25 de abril, existem muitas e importantes diferenças em relação à original. Algumas para melhor, outras, na minha opinião, para pior.
ArrayA questão do branquemento das atrocidades do Estado Novo...:notrust: Eu acho que é precisamente o contrário. Comunicação social então... dum lado temos a TV do Estado (que é o mesmo que dizer do governo), do outro temos os aventais e também os esquerdistas, que são a maior parte da classe jornalistica.[/quote]
Penso que está a acontecer precisamente o contrário, não apenas na televisão como em outros meios de comunicação. Basta observar os programas que passam, agora, com frequência, a veicular ideias que pretendem levar à legitimação da guerra colonial. Cheguei a ver um programa onde se falava do grande carácter e superioridade de valores de salazar (penso que na TVI, neste caso). Nem tenho nada contra isso em princípio, podem ser contadas muitas histórias sobre salazar, muitas delas, boas. Certamente que nem tudo em salazar era mau mas, inserido numa estratégia premeditada e delineada para apagar aspectos importantes da história, é algo extremamente perigoso e, pior do que isso, de intenções nefastas.
ArrayAtrocidades, não conheço NINGUÉM que tenha passado pela PIDE. Como já disse, só arranjava problemas quem se metesse ao barulho.[/quote]
Só tinha problemas quem era contra o regime, não é essa a definição de "ditadura"?
Conheço muita pessoas que foram vítimas da PIDE e que conservam sequelas até hoje, não apenas comunistas. Os comunistas não foram as únicas vítimas da PIDE e da ditadura, já que não eram só os comunistas quem combatia o regime.
ArrayDa velha-guarda, o ano passado em Santa Comba Dão, quando houve aquele protesto dos Antifas contra o Museu, chegou-me aos ouvidos que um local, que estava do lado da população de Santa Comba, disse: "Eu durante o tempo do Estado Novo era comunista, fui preso pela PIDE 6 vezes e devia ter sido mais!". E agora que falei nesse tema, isso é que é Democracia, sim senhor! "O povo é quem mais ordena" - não parece(u). E mais ainda, lá estava a velha guarda, a defender que cá fazia falta um Salazar. Eu não digo voltar na totalidade ao que era o Estado Novo, longe disso![/quote]
Com que base se pode dizer que essas pessoas representam a totalidade da "velha guarda"? Uma boa parte (talvez a maioria) da "velha guarda" que eu conheço, defende ideias que estão nos antípodas dessas. Isto são perspectivas localizadas e circunscritas ao imediato, não servem para tirar ilacções sobre uma realidade que é muito mais abrangente e complexa.
Tinha mais coisas para dizer, mas tenho de ir para o trabalho... lol... até logo. :)
Threads: 61
ArrayAtrocidades, não conheço NINGUÉM que tenha passado pela PIDE. Como já disse, só arranjava problemas quem se metesse ao barulho.[/quote]:blink:
Ninguem tinha problemas, nem havia perseguição na altura, eram tudo rosas! Ah claro não podias era contestar o poder... porque de resto UAU!
Então Ricardo é presisamente isto uma das bases de qualquer ditadura, não podes contestar quem se senta lá na cadeira do poder.
Quando é um professor a ser repreendido por contar uma anedota do Socrates vem a casa abaixo, no Estado Novo o grande Salazar perseguia, prendia e até mandava assassinar quem se opunha ao seu regime opressor, aí está tudo bem como eram só escumalha né? Metiam-se ao barulho é o que dá, ah marotos:bigsmile:
Threads: 52
Eventualmente foruns como este seriam vasculhados a pente fino pelas PIDEs caso nós vivêssemos numa ditadura... :suspicious:
Só a ideia de eu não puder ler e navegar nos sites que eu quero por serem contra o sistema arrepia-me... :notrust:
Eu só dei a população de Santa Comba Dão como um mero exemplo. E não vou insistir nesse assunto do branquemanto do fascismo (como lhe chamam o tio Jerónimo e a 'Detinha), porque isso vai ser cada um a puxar a mesma corda de cada lado e nunca mais saímos disto, mas estou certo que a comunicação social, enquanto cordeirinhos dos actuais políticos, tem um pó ao Salazar e ao antigo regime... ah, e convém refeir o papel das escolas também, os manuais escolares e os professores, ensinados e preparados para espetar com grandes lavagens cerebrais e uma cambada de historietas para meter medo aos putos, logo desde o 6º ano de escolaridade, e eu sei do que estou a falar, a minha mãe é professora de História. Da Guerra do Ultramar, queres mais branqueamento do que aquele documentáriozeco da RTP sobre a dita cuja?
Ai que o Álvaro Cunhal, Mário Soares, entre outros, saíram de lá mortos. Se o objectivo do Salazar fosse mesmo assassinar opositores, eles teriam mesmo morrido (e Salazar concerteza que sabia que eram dos opositores mais fortes). É por isso que os sanguináreos da PIDE foram a correr para o PCP aquando do 25/4.:confused:
Não gostava de viver sem poder dizer "nada", mas não é o fim do mundo, isso é o menos.
Threads: 61
Acho preocupante esta nova moda que se tem vindo a instalar (principalmente nas camadas mais jovens) de tentativa de branqueamento dos erros do estado novo e do seus "lideres". Discursos como "As coisas não eram tão más como pintam", "o grande Salazar fez muito por Portgal" etc, assustam-me, claro que cada um é livre de pensar como bem entender e escolher a ideologia que bem entendam, afinal essa é uma das vitórias da democracia, mas temo pelo nosso futuro, e principalmente com receio de voltarmos a cometer os mesmos erros do passado.
ArraySe o objectivo do Salazar fosse mesmo assassinar opositores, eles teriam mesmo morrido (e Salazar concerteza que sabia que eram dos opositores mais fortes).[/quote]
O meu homónimo, Humberto Delgado bateu as botas:cheesy:
ArrayAcho preocupante esta nova moda que se tem vindo a instalar (principalmente nas camadas mais jovens) de tentativa de branqueamento dos erros do estado novo e do seus "lideres". Discursos como "As coisas não eram tão más como pintam", "o grande Salazar fez muito por Portgal" etc, assustam-me, claro que cada um é livre de pensar como bem entender e escolher a ideologia que bem entendam, afinal essa é uma das vitórias da democracia, mas temo pelo nosso futuro, e principalmente com receio de voltarmos a cometer os mesmos erros do passado.
O meu homónimo, Humberto Delgado bateu as botas:cheesy:[/quote]
Os mesmos erros do passado não, os tempos mudaram.:blink1:
O Humberto Delgado ainda hoje não se sabe se foi a PIDE se os comunistas. Ah... e o Salazar evitou o seu assassinato num primeiro plano para o matar.
Threads: 151
12-02-2008, 09:58 PM
(This post was last modified: 12-02-2008, 10:00 PM by Toni Mau.)
A história de ditadura vs democracia... já tá muito falada. Não vale a pena falar especialmente bem ou mal da ditadura, cai tudo em saco roto.
O Salazar fez coisas boas, fez coisas más. Marcelo Caetano fez principalmente coisas idiotas. Humberto Delgado e tantos outros foram vítimas não de uma pessoa, mas de uma máquina gigante de protecção a um regime com que todos tinham de concordar, a bem ou a mal.
Chega o 25 de Abril, muito fixe. Repete-se uma série de atrocidades, mas num curto espaço de tempo, até ao final da década de 70 estaria tudo resolvido, e entrariamos na época da diarreia mental.
O medo do fascismo está presente. E deve estar. Senão, o sistema educativo do nosso país não está a funcionar como os ultimos governos querem que ele esteja.
Os putos ocos da cabeça são os filhos dos rapazes que viveram o 25 de Abril. Não vou insinuar nada, senão o Sócrates vêem-me bater à porta para me prender. Eu pertenço a essa geração de putos, e que tristeza é pertencer a ela.
Factos:
- O povo português votou democraticamente nos ultimos governos. O país está como está graças a isso, a uma expressão democrática do nosso povo. O povo soberano e independente da República Portuguesa.
- O povo português só sabe votar em dois partidos. E os mais espertos sabem disso e metem-se nesses dois partidos para mamar daquela máquina (não a máquina dos anos 50 e 60, mas muito mais refinada).
- Todos os dias vemos coisas inacreditáveis em todo o lado. Que revolta! Temos de tirar estes tipos daqui nas próximas eleições! Mas... parece que algo se perde pelo caminho.
- O nosso pais está a piorar todos os dias.
- A ditadura é uma m$%$%. A nossa democracia também. O poder do povo é a capacidade de aparecer na TVI a dizer que perderam poder de compra e que nas próximas eleições tudo vai mudar. Ah, e gritar pela Fátima Felgueiras que virá num cavalo branco com o D.Sebastião, e ainda com o José Cid completamente nu. Mas não dá jeito voltar à ditadura. Matar pessoas é feio. Torturar pessoas é feio.
- Se o povo vota e escolhe os seus governantes, só se pode culpar o povo. Só consigo perceber que temos o que merecemos. Faça o que fizer, o povo português tem que enfrentar as consequências das suas escolhas.
GPLRank: -77.628 (101)
Monster Rank: -327.608 (145)
GPL65Rank: -36.770 (9)
GPL65RankV2: -33.640 (10)
GPL69Rank: -54.065 (15)
Concordo contigo, Toni, só que ninguém (eu) disse que era bom voltar a uma ditadura, e principalmente à matança (mas não venham agora culpar o Salazar por todas as atrocidades cometidas). Mas este país é só figuras tristes, os tais putos de cabeças ocas (os da minha geração) podem fazer asneirada a torto e a direito e passam impunes, e ainda são feitos coitadinhos; estamos a perder a nossa identidade e cultura; a nossa sociedade deriva ao sabor dos lobbys e da corrupção (Futebol, políticos, mais futebol, portadores do cartão de militante dos partidos governantes, e isto são só alguns dos grupos), IVA a 21% (onde é que ele €€ vai parar? aos estádios de futebol e outros elefantes brancos), tira-se aos pobres para dar aos ricos; desemprego, com fartura, e mais um rol de tantas outras coisas que ficam pelo caminho.
Threads: 35
ArrayFactos:
- O povo português votou democraticamente nos ultimos governos. O país está como está graças a isso, a uma expressão democrática do nosso povo. O povo soberano e independente da República Portuguesa.[/quote]
Mas seremos nós (povo) realmente responsáveis pelo estado do país, sabendo que os candidatos eleitos não cumprem as promessas? E teremos nós realmente o poder se nada obriga os politicos a cumprirem o prometido nas campanhas?
Num outro forum da net, acerca dos homicidios recentes na linha de Sintra alguém disse qualquer coisa do genero: "Não me importava nada de andar pela rua com um pedaço de fita-cola na boca desde que tivesse segurança para andar a qualquer hora"
|