Boas malta,
De facto tenho pouca (ou nenhuma experiência) com esses Mazdas. Das poucas vezes que os guiei foi na week 13 do final da ultima season.
Usar as ajudas em termos de troca de velocidade de facto é mais fácil mas as diferenças de tempo para um piloto que domine a técnica de passagem de caixa de cada carro é abismal. Em alguns carros pode chegar a 0.5 numa recta como a de Mid Ohio ou Sumit Point por ex, portanto é fundamental que se treine a forma de passagem de caixa de cada carro. Para quem está a começar no Simracing (que parece ser o caso) penso que não há melhor altura que essa pois não há vícios de outros simuladores. Pelo que sei, o MX5 é equipado com uma caixa Syncromesh (como a dos nossos carros de estrada), como tal é preciso usar-se a embraiagem para subir e descer de caixa. Com treino é possivel praticamente não se usar a embraiagem nas reduções fazendo a sincronização das rotações ideais para redução de caixa do carro. É complicado de facto mas não podia ser melhor escola para o Futuro do piloto. Quando mais tarde se sentarem num Corvette ou até mesmo num Skip oh Star Mazda vão agradecer ter "perdido" esse tempo no desenvolvimento da tecnica de passagem de caixa.
Eu faço simracing há cerca de 8 anos mas só recentemente me estou a dedicar a 100% ao iRacing, como tal, vinha cheio de vícios e usava sempre o autoblip pois n tinha paciencia para treinar as passagens de caixa. Basicamente cheguei a um ponto em que isso me estáva a prejudicar brutalmente face aos pilotos que dominavam a técnica. Tornou-se fundamental dominar a técnica por forma a lutar contra os outros com as mesmas armas e até agora isso tem dado resultados bastante interessantes.
Quanto ao desgaste do carro - Em relação a motor nunca senti em carro nenhum qualquer tipo de fadiga (a não ser que me espete

). Já em relação aos pneus a situação é completamente diferente. O mais certo é estarem a puxar em demasia pelo carro, talvez virando em demasia o volante para fazer as curvas, a entrar rápido demais etc. Aqui é complicado dar dicas pois gerir pneus é algo que só se consegue com voltas e voltas de experiência (ou se tivermos talento natural) portanto aqui é uma area cinzenta muito grande. Quando comecei estragava o triplo de pneu que estrago agora e mesmo assim estou longe de ser um dos mais poupados. No entanto, com o modelo standard de pneus do iRacing (não o NTM) é possivel fazer-se uma corrida completa com diferenças de apenas 3 a 5 décimas de segundo por voltas finais mais lentas que as iniciais. O setup é muito importante mas os nossos inputs nos controlos são o que mais afectam o desgaste do pneu. Quanto mais tarde travarmos mais teremos que compensar em termos de direcção e isso acaba por transmitir muito mais stress aos pneus da frente logo, muito mais desgaste. Quanto mais linear formos melhor será o desgaste. Por vezes é preferivel perder 2/ 3 décimos do que puxar bastante e acabar a corrida a rodar 1 segundo mais lento que o inicio. Não é por nada que ao lado dos nossos melhores tempos vemos o "average lap time", quanto mais baixo for essa média mais chances temos de vencer corridas. Enfim, é tudo muito complexo e tudo influênciado por inumeros factores que só mesmo com experiência vamos conseguindo contornar. Pelo menos falo por mim que estou longe de ter vindo da Lua quanto mais de Marte, portanto, tudo o que consigo é fruto de muito trabalho e treino atrás do volante!!
Espero ter ajudado alguma coisa
Abraço e boa evolução
PS: Os setups fixed são excelentes para evoluir!! Isto porque apenas temos que nos focar em guiar o carro o mais rápido que conseguimos. É importante não desmoralizar quando atingimos o nosso potencial, com treino e dedicação essa barreira vai cair e novos desafios irão aparecer. O que faço normalmente é ter um nome (alguém que esteja perto de mim na classificação de uma Série ou algum piloto com quem disputamos regularmente corridas e que parece melhor que nós) como referência de "melhor piloto" ou pelo menos mais rápido que eu. O objectivo é tentar bate-lo, ultrapassa-lo e a partir daí defenir novo alvo. É bastante divertido e comigo tem resultado bastante bem!!