SimRacing Portugal Forum
Como melhorar tempo com mx-5? - Printable Version

+- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum)
+-- Forum: Simuladores (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Forum: iRacing (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=26)
+--- Thread: Como melhorar tempo com mx-5? (/showthread.php?tid=10895)

Pages: 1 2

Como melhorar tempo com mx-5? - Luis Santos - 13-09-2011

Boas, caros pilotos...

Sou membro do Iracing desde o dia 08/09/2011. Nunca tinha experimentado verdadeiros simuladores, mas andei a pesquisar e decidi começar pelo Iracing com um Logitech G27 também comprado agora.

Tenho muitas dúvidas, mas não vos vou chatear com elas, só com duas, se alguém estiver para me aturar.

1ª - As promoções de Rookie para D são automáticas do dia das promoções, depois de ter completado os requesitos para essa promoção, ou é necessário fazer mais alguma coisa?

2ª - Sei que é cedo, mas desde que comecei no Iracing, praticamente só tenho corrido com o MX-5 Roadster na pista Okayama. Meu melhor tempo: 1.02.806. Já fiz de tudo, Race, TT, OP, e treinos. Mas não consigo melhorar e ainda estou longe de bons tempos. Estou a usar embraiagem automática com auto-blip. Será que tenho de usar embraiagem manual ou só tenho mesmo é de continuar a treinar? Como o setup do carro é fix, não sei o que mais fazer. Alguém disposto a dar umas dicas?

Desde já obrigado.

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Gil A. - 13-09-2011

Olá Luís, a ver se te consigo responder:

(13-09-2011, 07:28 PM)Luis Santos Wrote: Tenho muitas dúvidas, mas não vos vou chatear com elas, só com duas, se alguém estiver para me aturar.

Não tenhas medo de fazer perguntas, tentamos sempre respondê-las da melhor maneira.

(13-09-2011, 07:28 PM)Luis Santos Wrote: 1ª - As promoções de Rookie para D são automáticas do dia das promoções, depois de ter completado os requesitos para essa promoção, ou é necessário fazer mais alguma coisa?

Sim, não precisas de fazer nada. Podes ainda subir de licença antes da data das promoções, com o sistema de fast tracking, desde que obtenhas um SR > 4.0 e tenhas completado um número mínimo de corridas e/ou Time Trials.

(13-09-2011, 07:28 PM)Luis Santos Wrote: 2ª - Sei que é cedo, mas desde que comecei no Iracing, praticamente só tenho corrido com o MX-5 Roadster na pista Okayama. Meu melhor tempo: 1.02.806. Já fiz de tudo, Race, TT, OP, e treinos. Mas não consigo melhorar e ainda estou longe de bons tempos. Estou a usar embraiagem automática com auto-blip. Será que tenho de usar embraiagem manual ou só tenho mesmo é de continuar a treinar? Como o setup do carro é fix, não sei o que mais fazer. Alguém disposto a dar umas dicas?

Eu dar até dava, mas nunca experimentei o Mazda nesse combo, apenas na pista completa quando organizámos uma corrida por aqui.
No entanto, para evoluíres, deverias tentar outras pistas, bem como outros carros (por exemplo o Pontiac Solstice, sendo que o SRF é simplesmente ridículo como carro rookie Dodgy ).

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Fernando Santos - 20-09-2011

Viva!!

Isso das promocoes tambem nao percebo nada ate que um dia destes olhei para o meu nivel e pareceu-me que tinha descido de pontuacao.

Tal como tu sou verdinho no iRacing e tambem tenho muitas duvidas e questoes relacionadas com os carros e motores.

Vejamos o MX5:
Os problemas que sinto com este carro sao basicamente os mesmos que com outro.
Cheguei ao ponto de pensar que os carros desenvolvem consuante o nivel em que se encontra o piloto ou seja quanto maior o nivel do piloto melhor o carro responde.
Neste momento tenho outra opiniao, o carro nao responde sempre da mesma maneira ao longo da corrida e isto tem logica porque os pneus teem desgaste mas o motor duvido ao fim de algumas voltas.
Em relacao aos pneus, a minha primeira e segunda volta sao sempre poderosas. Quando digo poderosas este e' o termo proprio para quem arranca do meio da grelha e se instala nas primeiras posicoes ou para quem arranca das primeiras posicoes e se mantem na lideramca durante algumas (poucas) voltas. Ao fim de duas voltas ja nao consigo fazer as curvas com a mesma aderencia.
Durante a corrida o carro (motor) nao responde da mesma maneira.

Gostaria de pensar que isto tudo se devia a minha falta de experiencia neste simulador que de resto precisamos ter para percebermos bem como os carros e motores desenvolvem na pista e de outro tanto para memorizar a linha correta e mais rapida para cada pista, se fazemos certo sector numa mudanca abaixo ou acima e nao a outro factor de software ou da maneira como e' desenvolvido este simulador.
Nao sei qual a parte positiva de um piloto ter classe A, B ou C ser de uma cor ou outra. Todos deveriam ter acesso a tudo e em todas as corridas.

Claro que nao estou aqui a referir nada relacionado com o travar com pe esquerdo ou direito ou ter mudancas ao volante etc. coisas mais tecnicas. o que e' verdadeiramente importante para se obter bons resultados.

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Luis Santos - 20-09-2011

(20-09-2011, 06:06 PM)Fernando Santos Wrote: Nao sei qual a parte positiva de um piloto ter classe A, B ou C ser de uma cor ou outra. Todos deveriam ter acesso a tudo e em todas as corridas.

Não estou de acordo contigo. Nós, Rookie's temos mesmo muito a aprender, e se não houvessem classes, podes crer que iriamos destabilizar as corridas. Acho bem que tenhamos de progredir.

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Gil A. - 20-09-2011

(20-09-2011, 06:06 PM)Fernando Santos Wrote: Viva!!

Isso das promocoes tambem nao percebo nada ate que um dia destes olhei para o meu nivel e pareceu-me que tinha descido de pontuacao.

Se no final de uma época tiveres um SR abaixo de 2.0 (ou 1.0 durante a época), baixas um nível.

(20-09-2011, 06:06 PM)Fernando Santos Wrote: Cheguei ao ponto de pensar que os carros desenvolvem consuante o nivel em que se encontra o piloto ou seja quanto maior o nivel do piloto melhor o carro responde.
Neste momento tenho outra opiniao, o carro nao responde sempre da mesma maneira ao longo da corrida e isto tem logica porque os pneus teem desgaste mas o motor duvido ao fim de algumas voltas.
Em relacao aos pneus, a minha primeira e segunda volta sao sempre poderosas. Quando digo poderosas este e' o termo proprio para quem arranca do meio da grelha e se instala nas primeiras posicoes ou para quem arranca das primeiras posicoes e se mantem na lideramca durante algumas (poucas) voltas. Ao fim de duas voltas ja nao consigo fazer as curvas com a mesma aderencia.

Isso acontece-me em Lime Rock, mas, por exemplo, na pista de GP de Okayama, não cheguei a notar qualquer tipo de problemas de pneus.

Mas...

(20-09-2011, 06:06 PM)Fernando Santos Wrote: Durante a corrida o carro (motor) nao responde da mesma maneira.

Vê lá se não é impressão tua, ou se não estás com um conflito qualquer com o pedal de acelerador, porque no iRacing o motor responde sempre da mesma maneira e é muito difícil partir um motor.

(20-09-2011, 06:06 PM)Fernando Santos Wrote: Nao sei qual a parte positiva de um piloto ter classe A, B ou C ser de uma cor ou outra. Todos deveriam ter acesso a tudo e em todas as corridas.

Dessa maneira o pessoal que anda nos carros mais rápidos não encontra completo noobs em pista. Embora não sendo perfeito (por exemplo, não gosto nada do Fast Track, nem do facto de não existir uma % a partir do qual os mais lentos não deveriam correr), é bem melhor do que lançar os novatos numa corrida de Acuras ou de Williams!

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Fernando Santos - 20-09-2011

Continuo a ter a mesma opiniao, ninguem atrapalha ninguem e todos se atrapalham uns aos outros, alias, tal como noutros simuladores.

As provas de teste nao servem para outra coisa senao para treinar sozinho, conhecer a pista e saber que tipo de andamento conseguimos.
Se essa razao que invocam nao incluisse as provas multigama onde os pilotos de gamas mais baixas andam a atrapalhar meio mundo entao sim, estava de acordo, entretanto e' normalissimo ver um roockie acima de um piloto de nivel superior.

Em relacao ao MX5 nessa pista gosto mais de correr com o Cup, o Roadster deve ser melhor em pistas menos sinuosas e onde haja retas longas.
Para partir o motor de qualquer um deles basta uma mudanca errada.

Na versao curta Okayama tem dois S LimeRock tem um.
Da-me mais trabalho o desgaste dos pneus em Okayama.
Limerock tem 4 curvas rapidas onde ate certo ponto se pode corrigir as trajectorias com mais facilidade. Okayama tem apenas 2 e...durinhas.

Do motor...e' so' uma suspeita ou....paranoia.
Na realidade os motores nao devem de ter as mesmas prestacoes no final de uma corrida como tem ate meio, claro, numa corrida de muitas voltas onde o motor e' puxado ao extremo.
Se e' isso que eu sinto a meio das provas entao esta bem, senao, continuo a sentir que o carro perde potencia e para dizer a verdade nao obrigatoriamente no fim.

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Fernando Santos - 21-09-2011

Como ainda ninguem colocou um post a seguir ao meu queria so dizer para colmatar com o que escrevi anteriormente que acabei de ganhar uma corrida em okayama com uma reta de avanco sobre o segundo que acabei por perder essa vantajem nas ultimas quatro voltas e sem precalcos da minha parte. Nao tem muita logica.

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Luis Santos - 21-09-2011

Não posso falar por ti, mas a única coisa que eu noto é o desgaste dos pneus. Em relação a motor, não noto diferença alguma.

Agora nos pneus, noto um crescente desgaste durante uma prova bastante notório.
[br]
Mas uma questão que eu levantei no meu primeiro post e que ainda ninguém respondeu tem a ver com a embraiagem, e essa sim acho que pode fazer alguma diferença.

Uns usam completamente manual, outros automática e outros ainda com auto-blip (salvo erro, para simular a tecnica heel-toe, penso eu que se escreve assim). E este sim é um assunto que eu gostava que fosse debatido, para poder decidir como devo andar. Neste momento uso auto-blip, mas parece-me, que quem faz excelentes tempos usa completamente manual. E estou a falar somente no MX-5.
Estarei errado?

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Fernando Santos - 21-09-2011

A tua duvida e' saber qual das opcoes deves usar para o melhor desempenho?
Neste momento nao sei ao certo qual a opcao que tenho para a embraiagem mas garanto que a uso com frequencia senao repara:

Grelha de partida, pe' na embraiagem e aceleracao. Sinal verde, prego a fundo largo a embraiagem e volto a dar um toque para garantir a rotacao. Regularmente troco as mudancas com embraiagem, nao me perguntes porque mas sinto a coisa mais real.
Primeira curva, desacelero reduzo se caso necessario e dou travoes, solto os travoes ligeiramente e volto a acelerar gradualmente. Se o carro sai um pouco a trajetoria ao sair da curva tenho 4 opcoes, travar um pouco e atrasar o embalo ou, se tenho gaz de sobra dou-lhe com forca para agarrar a estrada ou ainda um simples toque de embraiagem onde perco um milesimo mas endireito o carro, a quarta opcao esta relacionada com a oficina.
Isto tudo para dizer que sem embraiagem e' como um carro sem mudancas ao volante que na minha opiniao era assim que deveria de ser para ser o mais real possivel. Ok, fazem jeito as mudancas ao volante assim como a embraiagem.
As opcoes sao isso mesmo, testas e vez a diferenca, tal como nos setups, sao bons sao bons mas temos de nos adaptar a eles ou eles a nos.

RE: Como melhorar tempo com mx-5? - Fernando Santos - 23-09-2011

(09-07-2008, 11:10 PM)Francisco Suarez Wrote: iRating - indicador de skill
...porque o sistema introduz propositadamente um factor aleatório, para que cada pessoa tenha variação quando conduz: numas corridas vai ser dos melhores e pode lutar pela vitória, e noutras acontece o contrário e tem uma lição de humildade...[/b].

Sera isto que faz com que comece sempre na frente das corridas apesar de sair do meio ou do fim da grelha e ser remetido a partir do meio da corrida para os ultimos lugares? E' que o carro deixa de desenvolver, o motor nao responde da mesma maneira como no principio da corrida e nao consigo manter o mesmo andamento.

Sim, claro que noto o desgaste dos pneus logo a partir da terceira volta mas mais a partir da quinta. Uma coisa e' acelerar e o carro patinar ou derrapar nas curvas, outra coisa e' dar lhe gaz e ele nao corresponder e "mastigar" o andamento.
Mas mais estranho ainda e' ninguem parecer ter dado conta disso.
Provavelmente estou mesmo a ficar paranoico!