Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema com FPS
#1
Boas pessoal!!!

Gostaria de saber se mais alguém anda a ter problemas com FPS enkanto esta no servidor, ou seja, quando estao no servidor de repente as FPS fica estupidamente baixas para o normal?? :wondering:

Isto ja me aconteceu algumas vezes de algum tempo para ca, e é sempre que estou no servidor do Bskilled-GTR. Estou muito bem a jogar com os meus FPS normais, mas de repente fico com os FPS kase para metade, e so resolvo isto caso saia do servidor e entre novamente, e por vezes dps nem consigo entrar novamente e tenho que sair do multiplayer. :suspicious:

O mais estranho nisto tudo é que quando o servidor faz reload para o proximo evento fica tudo normal, nem preciso de sair do servidor para resolvber o problema. :blink:

Pergunto isto pois não me acontece em mais lado nenhum e ontem aconteceu o mesmo ao Pedro quando estavamos no servidor.

Gostaria de alguma explicação!!! :suspicious:

um abraco :fixe:
[Image: SRP_userbar2.jpg]
Reply
#2
A mim já me aconteceu o mesmo e várias vezes...Ontem fui só dar uma volta depois das corridas do GTL e aconteceu-me isso...
Só me acontece online. Não sei se é dos problemas do lobby do GTR ou de outra coisa...
Nunca joguei GTR online sem ser no nosso servidor, mas não me parece que seja culpa deste...
Filipe Galego



[Image: assinaturaracingjf9.jpg]
Reply
#3
Eu nunca tive tal problema, de perda de frames.

Do servidor não é, porque o mais que pode acontecer quando estão ligados ao servidor é terem lag ou warp ou perderem a ligação.
Tudo o que seja questões com frames é da vossa máquina.
O que têm que ver é se não têm outros programas a correr em background que acedem também á internet ou outros que utilizam CPU e que provoque a perda de frames.

Quando se ligam ao servidor o que recebem é os pacotes relativos aos outros carros para aquela pista. Em termos gráficos é tudo tratado pelo vosso próprio computador.

No entanto é sabido que o lobby ainda em "mudanças". Pode eventualmente ser isso que causa a perda de frames (dúvido).


Alterei as condições do servidor, aumentando a bandwidth (3072kb mas não é preciso tanto) e coloquei o servidor com 34 carros.

Atenção que por ter 34 não significa que possam entrar mais que 30. O limite de 30 é por motivos de pistas não de servidor.

Coloquei os 34 para que o dedicated nunca leia o servidor como estando cheio mesmo quando estiverem 30. Francamente não sei se fará alguma diferença, mas mal não faz de certeza, por isso não se perde nada em experimentar.
[Image: WebLogo.gif]
Reply
#4
Luis não pode ser da nossa máquina, pelo menos ao nivel dos programs, pois só acontece no GTR... se assim fosse acontecia em outros... Da ligação à net, ou da ligação ao servidor, ou do jogo, já acredito...
Repito, não me parece que seja do servidor...deve ser mais uma bug do GTR... venha o GTR2 que isso resolve-se uma vez que no GTL já não acontece...

PS: A mim já me estragou uma corrida de 1h30 nos ultimos 15min... não é nada agradavel...eu fico com 16 fps ou com 19 fps, ou um ou outro...nunca sai destes valores, independemente sa posição na pista...até isso é estranho!
Filipe Galego



[Image: assinaturaracingjf9.jpg]
Reply
#5
Tem efectivamente a ver com o binomio ligaçao/pc
As vezes tenho quebras de fps, algo q ja eh conhecido a muito tempo no gtr (e nada tem a ver com o multiplayer).
o q se passa eh q a dado momento com a info grafica e de rede, o cpu possa...entupir.
isto deve-se sobretudo a sobrecarga da largura de banda, seja provocada por algo a utilizar a largura de banda simultaneamente, ou excesso de info por parte do lobby/servidor
Reply
#6
eu tenho tido umas paragens na imagem, estou convencido que é da propria pista...pode ser que a pista contribua para isso..
Reply
#7
Deveras estranho. Isso é situação que nunca se passou comigo.
Ou melhor, as condições que tenho online são exactamente as mesmas que tenho offline (penso eu pois nunca passo por offline).

Já tive um problema de stuttering com os trovões e mudança de tempo (chuva-->sol-->chuva) mas foi resolvido com os últimos drivers da nvidia. Mesmo assim já tinha descoberto uma solução para o stutering que tinha nessas condições, mas com os novos drivers jão não preciso de a aplicar.
Já tive também um problema com as frames a não passarem de 36FPS (quaisquer que fossem as condições) mas não passava de os drivers da plca terem ficado corrumpidos. Na altura foi só reinstalar os drivers e voltou tudo ao normal.

Tirando esses dois acontecimentos momentâneos corre sempre tudo de forma impecável.
[Image: WebLogo.gif]
Reply
#8
Pois mas digo-vos que não é problema de ligação, nem o simples problema de algo estar a utilizar a ligação por tras..se fosse algo tao simples eu ja o tinha visto. :evil:

Como vos disse ja tenho este problema de a algum tempo para ca, nomeadamente apos Orsch, e se pus aki a pergunta é porque não vejo realmente que o problema seja do meu pc e da minha ligação.

Até porque axo muito estranho que quando o servidor faz reload a situação fica normalizada :confused:

Eu antes de entrar no jogo, desligo tudo o que estiver a consumir CPU ou a rede que n seja estritamente necessário. Quando digo estritamente necessario, quero dizer que so fica ligado o que é realmente necessário para o funcionamento do Windows.

Talvez seja do lobby, talvez seja do GTR ou talvez não!!!

O jogo fica injogavel a correr com 10 a 12 FPS..

Marco eu não estou a falar de quebras esporadicas de FPS, mas sim da kebra total de FPS em que so se resolve fazendo akilo que ja descrevi.

Eu não gosto de chatear as pessoas por tudo e por nada..se eu vi falar com vocês é porque o problema:

1- NÃO é Simples;
2- não é só meu;
3- não é só do meu lado da ligação;
4- É BASTANTE GRAVE.

Pedia-vos que verificassem o log do servidor de ontem para ver se ele detectou algum problema e que nos possa ajudar.

Um abraco e ate logo!!!
[Image: SRP_userbar2.jpg]
Reply
#9
quando tens um problema de ligaçao qual é o resultado?
lag, warp ou mesmo perda de ligaçao.

os fps sao fruto de varias situações (cpu, grafica e memoria).
nunca uma ligaçao pode afectar os fps a que jogas, isto pq os fps sao fruto da tua maquina e nunca do servidor.
do servidor apenas recebes informaçao e para o mesmo envias.
isto tudo presumo q nao seja novidade para ti Cesar, ja que es aluno de informatica ehehehe

o q te pedia, tal como vamos fazer a nivel do log do servidor, era que verificasses qd existe essa perda de fps, o estado de utilizaçao do cpu, memoria, grafica e rede (atençao q os valores de rede sao sempre baixos na representaçao pq a placa de rede eh de 10 ou 100 ou ate 1Gbit.
Reply
#10
Eu não sou informático mas tenho alguma experiência com a vertente online de alguns jogos, e no caso concreto do GTR.

Como disse acima, muito dificilmente a ligação ao servidor, por si só, poderá causar perdas de frames.
Se a ligação ao servidor for deficiente podes até ter stuttering provocado pela deficiente sincronização entre ambas as máquinas, mas não te irá causar perda de frame rate.
Pode também acontecer que possas ter algum warp, novamente motivado pela deficiente sincronização, mas também não vai afectar a frame rate.

É sabido que há situações em que pode ocorrer o famigerado bug de 1FPS, mas esse o que causa éa impossibilidade prática de haver uma ligação conveniente ao servidor, pelo que o GTR, estando a correr em sincronismo com o servidor, provoca o bug. Essa situação é efectivamente existente apenas online mas não resulta deste ou daquele servidor mas sim da ligação que é estabelecida.
No entanto não é esta a situação relatada mas sim a perda parcial de frame rate (diferente da perda total).

Também sei, porque conversas tidas com outros utilizadores do GTR, que esses problemas afectam outros utilizadores que não se ligam ao nosso servidor.
Como tal coloco aqui algumas dicas preciosas do Rich_A (técnico de redes informáticas). Vai tal e qual o originalo pelo que alguma coisa que não percebam perguntem á vontade.

ArrayDisconnections.

Disconnections back to lobby aren't Simbin fault either. Internet is a complex thing. What you will probably find is that your line stats are poor, i.e poor attenuation and poor signal to noise ratio!! If you have a router you can find these things out.. I had poor stats and tried different things but eventually I phoned my ISP and they asked me to connect to btwholesale line test for 12 hours or more. After that period they said I had been disconnected several times and would send an engineer out to investigate. The engineer did some tests on my line, went down the street to a box somewhere came back and said he changed a few boards around - no idea what he did but my stats were excellent after that even good enough for 8mb line!! Sometimes lines can be like a blocked toilet, you got to phone for a plumber to flush the blockage away.

Strange decrease, then normal then decrease in frame rate.

Those sudden low FPS is for sure throttling of GFX card which is caused by too much heat. When it reaches certain temp GPU and RAM speeds are lowered considerably to slower speeds in an attempt to decrease temps.

I know Nvidia are quite harsh on throttling. I had it on my previous FX5900.. only way I fixed it was by making a bios for it with no throttling at all and then flashing it but that's quite difficult to do!! If you want me to explain more how to do it I can? Anyhow I flashed FX5900 and it fixed it but there is a risk always doing that sort of thing.

Other way is some better cooling on GFX card i.e more expensive heatsink and fan, also got to keep case cool. Or alternatively, buy an ATI card cause they can take higher temps and have little or maybe no throttling at all - not sure but my x850xt gets to 50+ frames all the time. I cap frames at 50 by underclocking refresh rate to 50hz and then vsync on and triple buffering forced on via ATI Tray Tools. I got 50 all the time no matter what including starts.. and it's super silky smooth due to the vsync [no tears] and triple buffer [completely removes latency caused by capping frames and totally removes tiny stutters that occur without triple buffering].

You got two choices really, flash bios or buy ATI card!!

Also, to keep my case cool I have PSU out side of case, side panel off and funneled ventilation system [using three big case fans and then re-directed 90 degrees] blowing cold air from outside window directly onto CPU and therefore around mobo. The funnel is made from card board and is air tight.

Been there, got the T-Shirt. Nvidia, never again!! I have no complaints at all about both ATI cards i've had and using ATI Tray tools you got loads of additional tweaks and options.

Operating system and driver tweaks.

Firstly make sure that no programs can interupt D3D. Things like scheduled live updates and windows messenger. If you have messenger enabled in services it can bring you back to desktop and give you an advertisement. To disable this go to control panel\administrative tools\services - go down to messenger, right click, properties, startup type and select disabled. Also turn off automatic updates in service list.

L2 Cache registry mod if you have 512kb L2 cache CPU as windows defaults to 256k. Download CPUz fro here http://www.cpuid.com/cpuz.php. Load CPUz and on first CPU page on right side at bottom it says what L2 cacheis. If it's 512 or more do this registry tweak.

The L2, or second-level, cache, is an integral part of your CPU. However, XP is very shoddy at detecting it, so setting it manually is sometimes necessary. It's easy to do, though, you simply have to navigate to

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\

in the registry and find the value SecondLevelDataCache. You must then adjust it to the value (in kilobytes) of the L2 Cache of your processor. The L2 Cache of your processor should be entered in Decimal.

So all you do is find that registry entry by doing 'run' regedit, and then put your L2 cache with the 'Decimal' option selected as oposed to hexadecimal. I put 512 in decimal seen as my Barton is 512k L2 cache.

I am also currently investigating other registry tweaks and will add them if they are successful.

Another good one is disabling sideband addressing [SBA] for GFX card as this can cause CTD and lockups. First find out if it's enabled by loading CPUz http://www.cpuid.com/download/cpu-z-132.zip, look on 'Mainboard' tab and at bottom it says if enabled or disabled. If enabled the only way I know to disable is through powerstrip. Download powerstrip from here http://www.entechtaiwan.net/util/ps.shtm. Install it and probably reboot is required. Then right click PStrip task tray icon\options\preferences and make sure 'autoload with windows' is ticked. Now go to Pstrip task tray\options\adpator information.. here you can disable SBA. Untick 'Read-only' and then untick SBA. Also you can set latency of AGP - I set to 64. And you can disable or enable fast writes here too but that is better done via a bios option. Fast writes on most cards causes instability, i.e lockups CTD.. but some cards need it enabled like 9600XT and my X850XT. Once you've disabled side band addressing check again with CPUz.

Another thing to try to help with stability is increasing vagp in bios. My previous 9800 Pro needed 1.6vagp otherwise I got CTD and hangs. Default is 1.5vagp so I wouldn't go above 1.6vagp cause it could damage a card.

I found out that Video RAM cacheable, Video BIOS cahcheable and System RAM cacheable can cause instability when enabled. So perhaps if you're having crash to desktop try disabling all three options if possible. These options on my NF7 are in the bios under 'Advanced Options'. For a while I had Video RAM cacheable enabled and I got crash to desktops eventually in all 3D applications, so this option is best left disabled for stability.

GTR tweaks.

First thing is I always delete config.ini after rebooting and starting a session. Then I make new by running 3dconfig. Once new config is made make sure to open and set VBSTRATEGY=0.

Do this tweak - Try in userdata\defviews.cam under cockpit these settings

OrientationRate=(360.000000, 360.000000, 360.000000)

This stops any unnatural resistance and removes any small jitters in cockpit and espceially jitters in a turn.

This is for seeing actual dampers settings rather that clicks.. Damper Units="1" // Show damper settings as (0)clicks or (1)actual force units [found in your .plr in userdata folder.

To decrease lag disable high process priority in .plr High Process Priority="0" // Improves FPS on some systems, but may conflict with some background applications


If you're having any further issues, let me know and i'll try to help.

KeyDelay

This program assign's buttons on wheel to key strokes. Logitech Profiler has some bugs i.e it can cause sticking gears or loss of FFB, then use KeyDelay instead. I only ever used Profiler for key strokes so np not using it anymore.

Press button on wheel you want to assign key stroke, then highlight this button on left. Put in delay time, 200 ms is what I use and then choose which key stroke to use. i.e for shift up I use M and down N. Now in sim I assign shift up to M and shift down to N. This is ideal for any double shift problems, especially in GTR as it is able to recognise shifts within a very short space of time.

http://www.auyu41.dsl.pipex.com/KeyDelay.zip[/quote]
[Image: WebLogo.gif]
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)