Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Democracia??
#11
ArrayEu sei, eu sei... mas também nunca disse que concordava com esse esquema do Estado Novo, ou disse?[/quote]


E eu disse que concordavas? :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Que é verdade que este governo se anda a "esticar" com algumas decisões desastrosas (caso da directora clínica, do professor, etc..), este país ainda não é, nem de longe nem de perto, como o Estado Novo!

ArrayPois.:noworry: Para mim só há mesmo uma opção, mas isso já depende de pessoa para pessoa.:cheesy:[/quote]

E seria qual? :biggrinbandit:


ArrayAh... lembrei-me agora... então e aquela lei de que os partidos têm de ter pelo menos 5mil militantes? Ora aí está mais uma fuga à Democracia. Acho que todos estão de acordo, que isto, como se tem dito, é mais uma medida para centralizar ainda mais o poder dos partidos grandes.[/quote]

Um bocadinho de história não vos faria mal nenhum... Porque razão achas que a 1.ª República nunca foi estável? Porque havia demasiados partidos, sem que nenhum deles conseguisse formar um governo estável!
Porque razão é que Itália anda sempre em eleições? Lá está, com pequenos partidos é quase impossível formar governo maioritário na assembleia... Resultado: à primeira decisão "difícil", cai o Governo :biggrinbandit:


Às vezes, antes de culparem os políticos "disto e daquilo" (e sem dúvida que existe muita culpa para os lados deles!), olhem-se ao espelho e vejam o que vocês fazem pelo país. Depois lembrem-se que os restantes 10 milhões* de portugueses, tal como vocês, também culpam os outros por tudo, em vez de tentarem melhorar...

* É um número ao calhas, pode ser 11, 8, 9, 7 e meio......

Reply
#12
ArrayPorque razão é que Itália anda sempre em eleições? Lá está, com pequenos partidos é quase impossível formar governo maioritário na assembleia... Resultado: à primeira decisão "difícil", cai o Governo :biggrinbandit:[/quote]
Ora aí está outro ponto para mim interessante, o da maioria parlamentar. Em que difere um sistema político em que um homem apenas diz o que será feito, da actual democracia em que um partido com maioria diz o que é feito? (sim, porque é fácil de perceber que os votos dos deputados são realizados não em consciência mas sim pela "cor partidária" das propostas)

E já agora o porquê dos partidos (direita/esquerda/whatever)?? Serei o único a encontrar como única justificação para a existência dos partidos o lema "a união faz a força"? Isto porque eu não acredito que em todos os assuntos os elementos de um partido sejam unanimes no pensamento. Acredito que seja mais "uma mão lava a outra" e acaba por haver troca de favores e situações menos legais
Reply
#13
ArrayE já agora o porquê dos partidos (direita/esquerda/whatever)?? Serei o único a encontrar como única justificação para a existência dos partidos o lema "a união faz a força"? Isto porque eu não acredito que em todos os assuntos os elementos de um partido sejam unanimes no pensamento. Acredito que seja mais "uma mão lava a outra" e acaba por haver troca de favores e situações menos legais[/quote]

Talvez por isso, na Inglaterra, os círculos eleitorais são uninomiais. :noworry:

Reply
#14
ArrayE eu disse que concordavas? :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Que é verdade que este governo se anda a "esticar" com algumas decisões desastrosas (caso da directora clínica, do professor, etc..), este país ainda não é, nem de longe nem de perto, como o Estado Novo!
E seria qual? :biggrinbandit:
Um bocadinho de história não vos faria mal nenhum... Porque razão achas que a 1.ª República nunca foi estável? Porque havia demasiados partidos, sem que nenhum deles conseguisse formar um governo estável!
Porque razão é que Itália anda sempre em eleições? Lá está, com pequenos partidos é quase impossível formar governo maioritário na assembleia... Resultado: à primeira decisão "difícil", cai o Governo :biggrinbandit:
Às vezes, antes de culparem os políticos "disto e daquilo" (e sem dúvida que existe muita culpa para os lados deles!), olhem-se ao espelho e vejam o que vocês fazem pelo país. Depois lembrem-se que os restantes 10 milhões* de portugueses, tal como vocês, também culpam os outros por tudo, em vez de tentarem melhorar...

* É um número ao calhas, pode ser 11, 8, 9, 7 e meio......[/quote]
Queres mesmo saber qual sería?
Mas a malta tem uma coisa contra o Estado Novo... estamos melhor agora? Se sim, porquê? Por poder-mos dizer e/ou fazer +/- o que quisermos (e mesmo assim parece que não)? A velha-guarda, diz que faz falta um Salazar, e nesse tempo viveram eles, eles sim podem fazer a comparação.
Achas mesmo que a lei que querem impor é mesmo pelos mesmos motivos que o que se sucedeu na 1ª Rep.? Eu também não concordo que hajam milhentos partidos, que só estorvam, só comunistas são quase à dezena, as mentes iluminadas que se lembraram de por em práctica uma lei que já estava formulada antes das últimas eleições, em véspera de ano de eleições, poderiam ao menos discernir melhor e separar o trigo do joio, há partidos em excesso sim, mas há alguns partidos que se destacam pela diferença ideológica, e essas diferenças em Democracia têm de ser respeitadas e têm de existir.
No caso da Itália os partidos nacionalistas estão em ascenção por algum motivo. Só em Portugal é que os cidadãos ainda não acordaram, mas tudo a seu tempo.:noworry: Não digo que sejam os salvadores, mas em quem podemos confiar mais do que nos Srºs do actual sistema.

Agora digam o que quiserem, chamem-me os nomes que quiserem.:cheesy:
Reply
#15
Tens sorte, os teus pais não viveram a miséria que os meus pais viveram no tempo do Estado Novo.... :noworry::noworry::noworry:

(dizem mal deste governo por ser autoritário, depois defendem o Salazar... sinceramente).

Reply
#16
Agora a culpa da miséria é do Salazar. Por essa toda a gente passou, mas a culpa é do Salazar? E uma Guerra Mundial não terá sido a principal causadora? E muito temos que lhe agradecer de nos ter livrado da dita guerra. Os bananas de hoje em dia alinham com os EUA, à espera que nos caia em cima.:notrust: Eu quando disse velha-guarda, é mesmo velha-guarda, geração dos meus avós, e o meu avô, que não foi própriamente um felizardo, também sofreu com a miséria, tal como muitos da idade dele, que dizem que o 25/4 veio trazer mais mal que bem. Costuma-se ver algumas vezes nos Telejornais os velhos a dizerem isto (ena pá... como é que as TV's deixam passar isto?!?:blink:)
Dizem-se tão democratas, mas afinal parece que não é bem assim, e é esse sinismo que mais me incomoda. Antigamente quem não tivesse ligações ao comunismo nada lhe acontecia.
Reply
#17
ArrayAgora a culpa da miséria é do Salazar. Por essa toda a gente passou, mas a culpa é do Salazar? E uma Guerra Mundial não terá sido a principal causadora?[/quote]

Quanto muito lucrámos com a 2.ª Guerra Mundial... E se nos anos 50 se culpa o atraso do país devido à participação em 1917 e 1918 na 1.ª Guerra Mundial, então vamos longe vamos :notrust::notrust::notrust:

ArrayE muito temos que lhe agradecer de nos ter livrado da dita guerra.[/quote]

Yada yada... :rolleyes:

ArrayOs bananas de hoje em dia alinham com os EUA, à espera que nos caia em cima.:notrust:[/quote]

Curiosamente, essa laia dos comunas não costumam gostar muito dos EUA... hmmmm.

ArrayEu quando disse velha-guarda, é mesmo velha-guarda, geração dos meus avós, e o meu avô, que não foi própriamente um felizardo, também sofreu com a miséria, tal como muitos da idade dele, que dizem que o 25/4 veio trazer mais mal que bem. Costuma-se ver algumas vezes nos Telejornais os velhos a dizerem isto (ena pá... como é que as TV's deixam passar isto?!?:blink:)[/quote]

Ya, sem dúvida, a aldeia da minha mãe, que fica a uns míseros 5 kms de uma capital de distrito, nem electricidade tinha antes do 25 de Abril... :noworry:

ArrayDizem-se tão democratas, mas afinal parece que não é bem assim, e é esse sinismo que mais me incomoda. Antigamente quem não tivesse ligações ao comunismo nada lhe acontecia.[/quote]

E hoje quem tem ligações ao comunismo tudo lhe acontece?! (esta então, francamente, não percebi...).

Já agora, que falas tão bem do Estado Novo, porque não falas na Guerra Colonial, onde para além de ter morto e estrofiado muito português, também engoliu dinheiro dos cofres do Estado, que tanta falta faziam à "metrópole"?!

Reply
#18
Array...
Mas para falar a verdade, também não há grandes opções:confused:[/quote]

Aí é que está o cerne da questão!
Pois a corrupção politica está tão enraizada que "do balde só se trocam as moscas"!
[Image: mst%20n100.gif]
Reply
#19
Percebo a necessidade de simplificar quando o objectivo é agilizar a troca de ideias, mas é preciso ter cuidado para não ser simplista. Concordo com a ideia que, em Portugal, o sistema, supostamente de fundações democráticas, não funciona de modo democrático. Penso que a maior ameaça à democracia, pelo menos em Portugal, não é a censura, mas sim a falta de qualidade da informação e o monopólio dos meios usados para a fazer chegar até nós. A constituição, desde o 25 de abril, passou por várias revisões que transformaram as linhas fundamentais que traçam os objectivos sociais do país. Por exemplo, na primeira constituição (subsequente ao 25 de Abril), almejava-se uma sociedade sem classes, na actual, preconiza-se uma arenga imprecisa e disforme sobre "harmonia". Pode concordar-se ou não com essas ideias mas, como sou o mais próximo de um "comuna" a intervir neste tópico, acho oportuno enfatizar a ideia que a maioria dos "comunas" não se revê nesta constituição (como foi sugerido aqui), o que nem sequer significa que seja contra ela, desde que represente a súmula de tendências, disposições, aspirações e pontos de vista dos cidadãos (a maioria dos portugueses não quer uma sociedade sem classes nem nada perto disso, por isso faz sentido que essa ideia não esteja presente na constituição). Já deliberámos em outros tópicos sobre as diferenças entre o "estado novo" e o sistema de fachada democrática que temos hoje. Existe uma campanha para branquear e ornamentar as atrocidades cometidas pelo estado novo que está a tornar "moda" citar as virtudes do salazarismo quando nem sequer se sabe muito bem do que se está a falar (não estou a dirigir-me a ninguém em particular com esta crítica). Penso que a "velha guarda", se entendermos a expressão no sentido de "pessoas mais velhas", é um universo extremamente algargado e muito pouco restrito, a maioria das pessoas que viveram a ditadura não querem voltar a ela, sejam de esquerda ou de direita (quando se trata de uma ditadura, as definições políticas de esquerda ou direita perdem o sentido).

Costumo dizer aos meus amigos que, se alguma vez der de caras com o tipo desse programa a azucrinar-me com aquela cantilena "tiriririririri", lhe arranco a cabeça com um soco (fruto da violência nos videojogos). Não gosto do programa e acho os progatonistas irritantes. Seja como for, se agredir um deles, acho muito bem que essa agressão seja extra-judicial. ;)

À medida que as liberdades se vão exaurindo, o mesmo acontece com a democracia, mas talvez seja possível impedi-lo se houver mais pessoas a expôr e debater as suas interrogações como está a acontecer neste tópico.
[Image: celeritas_sig.png]
Reply
#20
ArrayQuanto muito lucrámos com a 2.ª Guerra Mundial... E se nos anos 50 se culpa o atraso do país devido à participação em 1917 e 1918 na 1.ª Guerra Mundial, então vamos longe vamos :notrust::notrust::notrust:[/quote]
Lucrámos?!?:blink: Toda a Europa ficou em crise, daí ainda hoje se dar a hegemonia dos EUA.

ArrayCuriosamente, essa laia dos comunas não costumam gostar muito dos EUA... hmmmm.[/quote]
Que acertem em alguma coisa. Mas eu também nao falei nos comunistas, quando disse os bananas estava a referir-me aos últimos governos, eles é que nos meteram de mãos dadas com os EUA numa guerra pelos interesses dos EUA.

ArrayYa, sem dúvida, a aldeia da minha mãe, que fica a uns míseros 5 kms de uma capital de distrito, nem electricidade tinha antes do 25 de Abril... :noworry:
E hoje quem tem ligações ao comunismo tudo lhe acontece?! (esta então, francamente, não percebi...).[/quote]
Os meus avós maternos também provêm da aldeia, e concordam que hoje, por diversos motivos fazia cá falta um Salazar, para endireitar isto. Mas muitas mais pessoas da 3ª idade principalmente, dizem o mesmo, digam o que disserem contra o Salazar, mas isto não podem negar, muitos dos antigos dizem isso. Querem um exemplo? O tão badalado concurso da RTP "Os Grandes Portugueses".

ArrayJá agora, que falas tão bem do Estado Novo, porque não falas na Guerra Colonial, onde para além de ter morto e estrofiado muito português, também engoliu dinheiro dos cofres do Estado, que tanta falta faziam à "metrópole"?![/quote]
Engoliu dinheiro aos cofres do Estado? Ahah! Não tanto quanto o gasto pelo Mário Soares, de todo. As reservas de ouro então arderam todas nas mãos dele.
Essa sim, era uma guerra que dizia respeito a Portugal, ou achas que os nossos soldados, que deviam era estar a protejer as ruas portuguesas, estão melhor no médio Oriente? Era território portugues que estava em jogo, e que muitos recursos nos proporcionou, recursos esses que depois do 25/4 os nharros não souberam gerir e andaram em guerras e hoje estão como estão.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)