Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Instalar Linux
#1
Há alguma solução para instalar o Linux sem ter de escolher entre os SO's (windows e ubuntu) sem ser pelo GNU?
[Image: 78367385.jpg]
Reply
#2
ArrayHá alguma solução para instalar o Linux sem ter de escolher entre os SO's (windows e ubuntu) sem ser pelo GNU?[/quote]

Esse menu de escolha de SO's chama-se GRUB. Também há outro chamado LiLo, mas o Grub é o melhor e mais usado.

Pretendes instalar Linux dentro do Windows, como se fosse um programa, é isso? Se sim, há várias soluções:

1- Máquina Virtual, através de VirtualBox (aconselho) ou VMWare Server.
2- Wubi, um programa que instala o Linux dentro do windows.

Qualquer uma das duas formas permite-te ter Linux em simultâneo com Windows. Pessoalmente uso single boot, com apenas Linux, ou dual boot entre linux e windows. Só tenho 1 pc com windows, que é onde tenho os jogos. São todas boas formas, mas o Wubi talvez seja a mais confusa para o sistema, pois, pelo que sei, fica instalado dentro duma pasta, como outro programa qualquer, o que não é aconselhável, visto serem filesystems diferentes.

Espero ter ajudado.

Um abraço
[Image: assinaturasonic.jpg]
Reply
#3
ups, troquei o GNU pelo GRUB. As minhas desculpas. O Virtual Box o que faz é criar uma máquina virtual, não é? Enganar o sistema quanto aos SO. Tenho de experimentar.
[Image: 78367385.jpg]
Reply
#4
Arrayups, troquei o GNU pelo GRUB. As minhas desculpas. O Virtual Box o que faz é criar uma máquina virtual, não é? Enganar o sistema quanto aos SO. Tenho de experimentar.[/quote]

Sim, é isso que o VirtualBox faz :)

Correr os sistemas nativamente tem sempre melhor performance. Se a tua ideia for só experimentar, podes usar os Live CD's do Ubuntu, por exemplo. Muitas mais distribuições têm LiveCD, mas para começar em Linux, Ubuntu talvez seja a melhor escolha.
[Image: assinaturasonic.jpg]
Reply
#5
Não... Infelizmente a minha faculdade (FCUL) usa nativamente o Ubuntu ou o Fedora, que acho serem a mesma coisa só muda muito pouca coisa e gráficamente... Pelo menos do que nós usamos. E não queria ter de tar no PC à espera que aparecesse que quero a opção dos SOs para escolher o XP para iniciar, visto só usar o Linux para trabalhar. :embarrest:

ArraySim, é isso que o VirtualBox faz :)

Correr os sistemas nativamente tem sempre melhor performance. Se a tua ideia for só experimentar, podes usar os Live CD's do Ubuntu, por exemplo. Muitas mais distribuições têm LiveCD, mas para começar em Linux, Ubuntu talvez seja a melhor escolha.[/quote]
[Image: 78367385.jpg]
Reply
#6
ArrayNão... Infelizmente a minha faculdade (FCUL) usa nativamente o Ubuntu ou o Fedora, que acho serem a mesma coisa só muda muito pouca coisa e gráficamente... Pelo menos do que nós usamos. E não queria ter de tar no PC à espera que aparecesse que quero a opção dos SOs para escolher o XP para iniciar, visto só usar o Linux para trabalhar. :embarrest:[/quote]

Por acaso são distribuições bastante diferentes, mesmo a nível interno. Fedora é mais avançado que Ubuntu. Ubuntu é mesmo para Desktops, para servers é limitado, mesmo a Server Edition. O Fedora é uma versão gratuita, mais actualizada e muito menos testada e estável do Red Hat. É muito bom para servidores, bastante bom para Desktops, mas menos actualizado que Ubuntu e com muito menos pacotes, além de não ser tão básico quanto Ubuntu.

No Grub podes escolher o SO que arranca por defeito. Podes pôr para arrancar o Windows por defeito. Assim só tens que escolher o SO quando quiseres arrancar o Linux, caso queiras o Windows é só esperar uns segundos que ele arranca automaticamente. Isso pode ser escolhido mesmo durante a instalação do Ubuntu.
[Image: assinaturasonic.jpg]
Reply
#7
Ahhh... Quando instalei no outro PC (troquei de PC) não reparei nessa opção de instalação. Vou ver se encontro isso. lol
[Image: 78367385.jpg]
Reply
#8
Sempre podes alterar o timeout do Grub e colocar ai 2segundos, e colocas o Win XP na posição 1...
[Image: MR-Corse-logo.png]
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  ajuda como instalar?? Fábio Araújo 0 1.632 23-12-2009, 02:02 AM
Last Post: Fábio Araújo
  Conselhos de como instalar a Gráfica NOVA???? Joao Torres 5 2.997 17-02-2008, 12:31 PM
Last Post: Joao Torres
  Sim em linux ? P.Louro 70 22.217 08-01-2008, 07:58 PM
Last Post: diospiro_verde

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)