Threads: 1
23-01-2009, 11:26 PM
(This post was last modified: 23-01-2009, 11:27 PM by Heimdall Exus.)
Olá Pessoal,
Meu primeiro post por aqui. Se meu linguajar não for o mais correto possível já peço desculpas, sou brasileiro no fim das contas.
A questão que venho procurar respostas é a de linearidade da direção no iRacing. Eu, felizmente, sou proprietário de um G25, ou seja, um volante capaz de 900º. Já um amigo possui um volante mais modesto e tem que se contentar com aproximadamente 200º de rotação. Estes 200º de rotação acabam se tornando um pesadelo no solstice onde existe um trecho linear e outro "exponencial" na sensibilidade da direção. Já pesquisei em outros foruns sem sucesso ( tentativas de mentir na calibragem indicando um angulo menor quando este pede 90º ). Existe alguma outra possibilidade ?
Agradeço a atenção de todos. Um abraço.
Threads: 44
Olá Heimdall.
Fiquei confundido com a tua pergunta, mas vou tentar responder na mesma. O iRacing tenta fazer com que a rotação do volante seja identica aos carros reais, mas claro que para tomar total partido disso é necessário que o volante tenha rotaçao suficiente.
Nos volantes de 900 a rotação é exactamente igual ao real. Ou seja, se o carro real rodar 400, o nosso volante tb roda 400, e a partir daí mesmo qyue o rodemos mais, não tem efeito no sim. Portanto, é a situação ideal, porque temos precisamente o que sucede na realidade.
Nos outros volantes, quando o rodamos e nos aproximamos do limite dele (talvez os últimos 10 ou 15%?), a rotação deixa de ser linear.
O meu volanmte é de 270 e consigo conduzir sem problemas. Imagino que se fossem só 200 ou 180 talvez fosse complicado. Que eu saiba não é possível remover essa parte "exponencial", até porque senão o carro virtual deixava de poder virar tanto como o real.
Threads: 63
Julgo perceber a pergunta do Heimdall e julgo também que se exitir alguma forma de ultrapassar o problema ela não é "dentro" do iRacing. Tanto quanto me lembro para ultrapassar esse tipo de problemas só menus de configuração dos do tipo RBR (talvez o LFS o permita também). Mas para tentar talvez valha a pena recorrer ao utilitário (sobejamente conhecido da malta do GPL) que é o DXtweak2 que funciona com qualquer controlador.
Eu uso 450º (já usei 900) e pareceu-me verificar que a linearidade só existe nas primeiros 90º, depois vira-se sempre muito o volante para pequenos incrementos de viragem da direcção. Posso estar errado mas é a sensação que me fica. O que não invalida que quantos mais graus se utilizarem maior é a precisão. No GPL uso 200º e prefiro assim.
Simulador actual: iRacing; Passado: GPL
Threads: 1
Obrigado pelas respostas pessoal.
Entendo que, se eu tenho um bom volante que tem 900º de rotação o que o iRacing faz é o ideal, mas o volante em questão sequer faz 200º e quando passamos de certo ponto a direção fica MUITO sensível.
O que me irrita no caso é que tanto o GPL quanto os simuladores que vieram depois dele tinham um setting chamado LINEAR STEERING. Um slider que permitia escolher o quanto a direção é linear ou não nos graus disponíveis de rotação do dispositivo.
Tudo que eu queria era que o volante fizesse seus movimentos todos de forma linear e não que fosse linear no início e depois virasse aquela loucura.
Abraços
Threads: 44
Um "truque" que se pode tentar é quando é pedido para rodarmos o volante 90... nunca tentei mas pelo que li se rodarmos mais do que os 90 o efeito nota-se.