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Saleen
#1
Boas pessoal!
Até agora tenho andado principalmente em NGTs por isso resolvi inscrever-me em GT no campeonato. Como não conheço bem os carros e parece k a maior parte já escolheu o 550 resolvi arriscar o saleen. Para já não me parece mau em voltas rápidas mas hoje fiz a minha primeira corrida (25 min) e fiquei chocado ao reparar que passados 20 minutos os pneus já estavam bastante desgastados. Fiz o campeonato brasileiro todo de mosler e um jogo de pneus aguentava sem problemas uma hora, claro que sempre com condução cuidada.

Hoje, porém no saleen ao fim de 20 minutos e sem um único despista já os pneus acusavam falta de aderência e sem problemas de temperatura.

Gostava de saber dos especialistas em GTs se isto é normal nesta classe, talvez por terem muito mais motor, ou se é próprio do saleen ou se é mesmo da minha condução? Se todos os GTs tiverem de fazer uma troca de pneus durante 1 hora então tudo bem, agora se for só o saleen parece k tenho de escolher outra montada:blink:.

Já agora quanto é k será um bom tempo em Spa (não precisa de ser tipo alien e também tempo por volta em corrida?).

Obrigado a todos!
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#2
acertaste em cheio no carro com mais desgaste hehe

eu acho que o Saleen é o GT mais fácil de domar, um dos mais rápidos, mas o mais pesado, dai o pior para o desgaste de pneus
ainda tenho pouco tempo com este carro (1 mes +-) mas 25 minutos é a media para mim, com tempos competitivos, mas também depende da pista

quem conseguir domar os setups e tiver uma condução cuidada, consegue fazer uma hora.... mas não com o saleen
mas para uma corrida de 1 hora normalmente faz-se uma paragem

Spa, bons tempos sem ser de aliens .... qualificação 2:13.... corrida a rondar 2:16

HTH
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#3
Estou com o Saleen desde o início (Dezembro) e tenho um conjunto de bons setups (ou pelo menos penso que são).

O Saleen permite fazer bons tempos em qualificação sim, mas não é esse o seu ponto forte.
A afinação do carro tem que ser bastante equilibrada e a condução o mais suave possível.

A travagem tem que ser muito bem equilibrada no setup para não provocar desgaste nos pneus.
Para verificares se está boa ou não é muito simples.
Travas a fundo e verificas a temperatura dos pneus (que podes ver no Motec do próprio carro) a temperatura tem que subir por igual entre os 4 pneus.

Isto parece de somenos importãncia mas é o suficiente (no Saleen) para ir dando cabo dos pneus e cada travagem.
É que o Saleen tem um binário terrível e uma grande tracção, pelo que nem nos apercebemos do esforço que estamos a colocar nos pneus em aceleração. Se ainda apertamos com eles também em travagem estamos tramados em durabilidade e consistência.

Algo semelhante acontece com a aceleração e, muito em particular, com o momento de entrada e saída das curvas.
Entrar com sobviragem, além de fazer perder tempo, faz com que a tendência do piloto seja de acelerar ainda dentro do apex. Estamos novamente a apertar com os pneus e a descarregar um grande binário ao acelerar.
A entrada na curva, o desenhar da corda até passar o apex tem que ser feita de forma que o carro curve naturalmente. Sem esforço para contrariar sobviragem ou tendência de sobreviragem à saída.
Isto também é fácil de verificar.
Faz uma curva média o média/lenta e verifica a temperatura dos pneus antes da curva e depois da curva. Se a temperatura subir em demasia (+ de 3 graus) estás a exagerar na saída. E estás a exagerar porque, provavelmente, estás também a lutar com sobviragem.

Algum pessoal que experimenta os meus setups queixa-se que o carro fica muito nervoso e foge facilmente de traseira á saída das curvas.
Isto acontece porque os meus setups são acertados para entrar depressa sem sobviragem, mas também sem ter necessidade de acelerar antes do apex. Só acelero a fundo quando o carro já está praticamente a direito. Até aí a aceleração, depois do apex, é muito ligeira.
Se apertar muito com o carro na saída desgasto os pneus e ando ás atravessadelas, ou que é muito mau.

O Saleen é o carro que requer mais controlo, e controlo contínuo, mas também controlo do próprio piloto.

Os penus M/M dão para fazer uns bons 30/35 minutos sem problemas.
Pneus M/H dão para fazer os 45 minutos (100 litros).
A escolha do tipo de pneu também é importante.
Se na maioria dos carros usa-se pneus mais moles á frente que atrás para todas as pistas com o Saleen não é bem assim.
Monza usa-se pneus mais moles á frente que atrás, mas Brno já pode ser ao contrário (por exemplo H/M)
Spa vai bem com M/M, e mantém bem o ritmo durante 35 minutos, e chega aos 45 se não apertarmos um pouco menos com o ritmo (passarmos de 2:16/2:15 para 2:16/2:17)

Os meus setups são sempre trabalhados para corrida e daí para qualificação.
Se fizeres ao contrário és mais rápido em qualificação mas na corrida vais ficar para trás porque o acerto não é equilibrada para poupar os pneus.
É claro que usas 2 setups, 1 para qualificação e outro para corrida. O meu ponto é a forma como vais construir os setups: partir de um setup de qualificação para, só com alterações de tipo de borracha e fuel e ir para corrida não dá (a não ser que seja uma corrida de 20 minutos, mas mesmo assim vais andar aos papeis nos últimos 5 minutos)
As alterações têm que ser mais profundas que isso.
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#4
Man , :bigsmile: tu tás lá.
Have Fun !!!
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#5
lol
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#6
Tou...tá lá?...tou...tá lá?...

pip, pip, pip, pip, pip, pip.......

Olha afinal não tou...tá lá ?....

:laugh:
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#7
Ó Alborquense, tens a mania que és engraçado :bigsmile:

Agora a sério. És de Alverca mesmo ou moras lá há pouco tempo. Eu fiz a secundária toda aí. Morava no Forte da Casa.
Have Fun !!!
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#8
Moro em Alverca desde os 2 anos, pelo que já por aqui ando há perto de 32:blink1:

Engraçado lembrares-te do nome histórico de Alverca ("Alborca", derivado do nome que os Árabes deram a esta terra).
Mas olha que recentemente foram feitos estudos arqueológicos e concluiram que, e no sentido do que se passa ainda hoje em dia nesta cidade, principlamente à noite, que o nome foi erradamente escrito e atribuído.

Se pensava-se que "Alborca" provinha de "terra pantanosa", a verdade é que agora constata-se que na realidade devia ter-se escrito "All (em)borca", devido á enorme capacidade de ingestão de "líquidos" que a população nativa possuia.
De resto esta capacidade permaneceu até aos nosso dias e ainda está bem presente em muitos "all-emborquenses" que encontramos:bigsmile:
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#9
LOL, pelos vistos a tradição mantem-se :)

E por ventura até andamos na mesma escola pq eu já estou perto do 33.

Não é para me gabar mas até era bastante conhecido na tua terra por pertencer a uma banda que era a "maior" aí da tua zona :embarrest:
Have Fun !!!
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#10
Se calhar andámos mesmo na mesma escola:blink1:

Do 7º ao 12º na Gago Coutinho. Saí em 1989 quando entrei para a Universidade.

Vê lá tu que moro em Alverca e trabalho em Alverca (quer dizer tenho aqui o escritório, já que frequentemente estou em clientes fora de Alverca, muito fora de Alverca, hehe).
A melhor parte é que tenho a empresa a menos de 100 metros de casa. Moro em frente à Cadimotor, que penso conheceres, e tenho o escritório em frente às piscinas novas, ao lado do novo Laboratório de Análises.
Não sei se ainda conheces isto (tem mudado bastante) ou se costumas passar por cá, mas se conheces consegues situar-te.
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