Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobre Pilotos e Jornalistas..
Li este artigo de Alfonso Orleans Borbon e achei-o notável de honestidade e inteligencia, gostava de o partilhar aqui no SRP, pode ser que contribua para mais serenidade nas opiniões e menos crispação.

Uma crónica de Alfonso Orleans-Borbon: A Preto e Branco.<!--/sizec-->

<span style="color:#000080">Alfonso Orleans-Borbon ¨Descripción: Alfonso Orleans-Borbon: ¨(Nace el 2 de enero de 1968 en Santa Cruz de Tenerife (Islas Canarias). Séptimo duque de Galliera desde el 22 de agosto de 1997. Descendiente de Alfonso de Orleans y Borbón, nieto de Isabel II y primo hermano de Alfonso XIII. Es propietario y administrador único de AOB Racing Engineering, S. L. (equipo en el que corre el piloto asturiano Javi Villa), empresa gaditana con actividad en las carreras automovilísticas, concretamente en fórmula 3 y GP2 Series. Tiene equipo propio de pilotos, que él dirige, pues también fue piloto de carreras, con varios títulos en su haber).<!--/sizec-->

<span style="color:#0000FF">Tenho que admitir que este foi um ano muito interessante para a Fórmula 1, sobretudo porque não adormeci à frente da televisão.
Pensando bem, isso era impossível, dado estar nos circuitos a cada fim-de-semana.
Mas, ainda assim, nos que estive em casa, nunca caí no sono. É um ano para não esquecer. Com muita emoção. Com altos e baixos. ¨Porquê? ¨
A resposta não é a que crêem. ¨Será por que o Fernando estava na luta pelo título? Não creio, por que já o foi duas vezes e então as coisas não eram tão emocionantes como foram este ano. Terá sido porque sancionaram a McLaren com um multa que me poderia mandar de férias até Marte e ainda deixar-me algum dinheiro para comprar um chalé nas montanhas? Quiçá.
A história da espionagem não foi aborrecida. Tenho que dizer que montaram uma bela confusão. Nada mal para uns ingleses... de ambas as equipas.
Ou terá sido porque quem que ganhou o mundial foi um finlandês que fala pouco? Tenho que admitir que o ganhou bastante bem. Ganhou e foi para casa contente. Mas contentes estavam também a Ferrari, a FIA, etc, etc. Tinha que ganhar a Ferrari. Bem, na verdade, ganharam, mas apenas porque não deixaram a McLaren ganhar, que tinha mais pontos. Mas essa é uma história para outro dia.
Então porquê? Pela confusão Alonso/Hamilton? Como pode ser? Que confusão?
Pois, mesmo de um ponto de vista puramente noticioso. Em Espanha publica-se o terrível que é o Hamilton. (E em Inglaterra o terrível que é o Alonso). Como?
Se o Fernando não disse, que eu saiba, que o Hamilton é monstro que se diz que é. (Nem o contrário)
Então quem passou esta notícia em Espanha? (E o contrário em Inglaterra)
Será que algum jornalista inventou a notícia e os restantes seguiram-no? (Assim como em Inglaterra) Não seria a primeira vez e eu sei-o por experiência própria. Vejam bem e verão que nem tudo está bem. As coisas não são como se imaginam.
É verdade que o Fernando não estava contente. Estava na McLaren, onde se aplica aquela máxima do golfe: és tão bom como a tua última volta. Nem o Senna, nem o Prost gostavam desta filosofia no seu tempo. Tinham o seu pior amigo dentro da boxe. Não existe um único canto em todo circuito onde se possa dormir, é muito duro. (Como disse Prost ao relembrar o seu mais feroz rival: &quot;a minha vida desportiva não tem explicação sem ele.&quot;) Era bom de ver que Alonso não iria gostar desta filosofia da McLaren! O campeão espanhol é tão humano como os restantes e mais ganhador que quase todo o mundo. Não nos esqueçamos que o Fernando terminou com o binómio Schumacher/Ferrari com um Renault (que andava bem, em grande medida devido ao seu talento, mas que não é o grande ícone que é a Ferrari...).
O Fernando sabia perfeitamente que na McLaren os dois pilotos são tratados com igualdade (sim, sim igualzinho).
Foi assim antes da época Senna/Prost. Sabia muito bem que a equipa segue essa filosofia religiosamente.
Então quem tem a culpa de ele não estar contente por não ser o número um? A equipa? A equipa fez o que sempre fez. Não digo que está bem, mas é assim... Primeiro, quem está por dentro do paddock sabe que as coisas não são a preto e branco.
Provavelmente, não esperava ter um Hamilton tão forte? A realidade, bendita seja, é que esta colecção de dezassete fascículos levou a Fórmula 1 a uma audiência estratosférica a nível mundial. E opine-se o que se opine, dependendo de que lado se está do Mar Cantábrico, a Fórmula 1 hoje está mais viva que nunca. E que, à excepção de Alonso, o novos valores que chegam e continuarão a chegar, fazem-no desde há algum tempo a esta parte em legião oriundos da GP2, e de que maneira!! (a minha aposta é que, em cinco anos, mais de metade da grelha de partida terá conseguido os seus galões na GP2, dentro de dois, três anos façam as contas.)
Por pouco que um novato ganha! Nenhum piloto com vinte e oito ou trinta anos tem um volante assegurado para dois anos, porque está a chegar uma nova geração, extraordinariamente preparada em carros muitos complexos e muito competitivos que não querem mais nada senão agarrar um volante e colocarão os velhotes com cem Grandes Prémios em apertos. Isto nunca se viu anteriormente e quase todos eles vêm do mesmo sítio.
Pilotos conservando um volante, estilo Jacques Villeneuve, porque foram campeões na década anterior, não têm lugar neste mundo vertiginoso e com esta nova fascinação.
Pela primeira vez na história, a Fórmula 1 tem um verdadeiro viveiro de talentos, tal como a MotoGP tem as 250c.c..
O que dizem os grandes das corridas? O Lauda colocou-se ao lado do Hamilton, convertendo-se num vilão em Espanha.
O Rossi apoiou o Alonso, tornando-se um herói em Espanha e vilão em Inglaterra.
O Montezemolo já disse isto e aquilo... Quem está certo?
A verdade costuma estar no meio e, vendo bem o filme, descobre-se que há um pouco de tudo. Coloco-vos dois exemplos (e poderia dar exemplos contrários, se quisesse). O primeiro passou-se na corrida de Nurburgring deste ano, chovia. Muitos carros saíram no final da recta e abandonaram na gravilha. De todos eles, só Hamilton regressou à pista. Com isso desencadeou críticas fortíssimas que ditavam que Hamilton tinha sido favorecido.
Um momento! De todos os que criticaram será que algum leu o regulamento?
Nem tudo o que se disse se ajusta à fria realidade, no entanto, eu sei com que está o meu orgulho nacional.
O segundo está relacionado com o pai do Hamilton de quem se diz ser um mal-educado.
Bem, e se estiver enganado que me corrijam, o mundo, sobretudo os espanhóis, conheceram o pai do Hamilton, e o que se diz dele, apenas este ano.
Vamos lá ver, têm que o conhecer muito bem.
O que torna tudo muito interessante é que conheço o Hamilton e o seu pai, desde há muito tempo. Ainda ele não tinha ganho os seus títulos de Fórmula 3 e de GP2.
E tenho que dizer que tanto o Hamilton, como seu pai, não mudou nada em termos de carácter em todos estes anos. Incluindo este, que os via sempre no paddock da Fórmula 1.
E que carácter é esse tão odiado? Pois, não entendo, porque estão entre as pessoas mais educadas e simpáticas que conheço. São competitivos, muito competitivos, mas sempre educados.
Quem inventou este conto?
É mau que exista todo este lixo? Para as audiências, não. Para a saúde do espectáculo, não.
Mas, no entanto, isto está a tornar-se num caso de hooliganismo seja dum lado ou do outro, mas este é um preço que temos que pagar se queremos que interrompam o futebol para dar a Fórmula 1, coisa que aconteceu este ano... a nível planetário!
Contudo, numa história como esta, há sempre uma parte obscura, e o que escrevi anteriormente não é nada comparado ao racismo que se viveu este ano, por este piloto ser de cor.
Somos realmente assim tão racistas em Espanha? É preciso chamá-lo de negrito ou pior?
Este piloto tem nome e nacionalidade e, na minha opinião, nenhum o desportista ou amante do desporto deveria ser racista.
E com isto deixo-vos com as palavras em que acredito verdadeiramente: o Fernando Alonso é actualmente o melhor piloto em pista.
No entanto, os media, que são quem arrastam opiniões, têm que se acalmar um pouco.
De ambos os lados do Cantábrico.
O desporto existe para que todos desfrutemos dele, não sejamos duros com ele, porque as coisas não são a preto e branco.

:noworry:Poucas vezes li um artigo tão revelador e esclarecedor do que se vem passando como este.
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
Não gosto destes artigos, não estou interessado em saber a verdade. Só assisti a esta temporada por causa da polémica. :D
[Image: celeritas_sig.png]
Reply
Para mim não passa de um artigo parcial, de quem vê o que quer ver.

ArrayTinha que ganhar a Ferrari. Bem, na verdade, ganharam, mas apenas porque não deixaram a McLaren ganhar, que tinha mais pontos.[/quote]
Basta ler este paragráfo para perceber o tipo de artigo que é. Já parecem os benfiquistas a queixarem-se do sistema, mas a despedir treinadores à 1ª jornada e a lavar roupa suja nos jornais

EDIT: Agora sim está presente a minha opinião
Reply
ArrayPara mim não passa de um artigo imparcial, de quem vê o que quer ver.
Basta ler este paragráfo para perceber o tipo de artigo que é. Já parecem os benfiquistas a queixarem-se do sistema, mas a despedir treinadores à 1ª jornada e a lavar roupa suja nos jornais[/quote]

Subscrevo completamente :wondering:
Marco "UNA" Ribeiro @ GhostSpeed Team Admin
SRP Founder
Reply
Parece uma simples constatação de factos, tinha mais pontos... :noworry:
o resto tem a ver com o concordarmos ou não com todo o caso, as penalizações de uns e as imunidades a troco de denúncias de outros etc... tudo muito opaco.
Mas que tinham mais pontos tinham.
Mas também concordo que o ponto (frase, ideia) mais importante do texto é a que foi seleccionada.:amuse:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
Globalmente o artigo é interessante, mais não seja por ser escrita por um Espanhol imparcial, logo isso é de salutar.
Acho que as pessoas estão a passar ao lado do mais importante no artigo, que é o que ele diz sobre os principais protagonistas da época passada, Hamilton e Alonso e sobre os fanatismos que os acompanham nos respectivos países (e cá também).

Em relação à afirmação da mclaren, ele não opina em nada apenas constacta factos.
ArrayTinha que ganhar a Ferrari.[/quote]Depois do escandalo de espionagem era inevitável que a Ferrari queria o titulo.

ArrayBem, na verdade, ganharam, mas apenas porque não deixaram a McLaren ganhar[/quote]Ao retirarem os pontos à mclaren a Ferrari ganhou.

Arrayque tinha mais pontos.[/quote]E tinha...

Ele não fala em quem merecia ou deixava de merecer.
[Image: mclev2.jpg]
[Image: bercarnt3qu5.jpg]
Reply
ArrayPara mim não passa de um artigo imparcial, de quem vê o que quer ver.
Basta ler este paragráfo para perceber o tipo de artigo que é. Já parecem os benfiquistas a queixarem-se do sistema, mas a despedir treinadores à 1ª jornada e a lavar roupa suja nos jornais[/quote]

Só não subscrevo na parte a bold :biggrinbandit:

Reply
ArrayGlobalmente o artigo é interessante, mais não seja por ser escrita por um Espanhol imparcial, logo isso é de salutar.
Acho que as pessoas estão a passar ao lado do mais importante no artigo, que é o que ele diz sobre os principais protagonistas da época passada, Hamilton e Alonso e sobre os fanatismos que os acompanham nos respectivos países (e cá também).
Em relação à afirmação da mclaren, ele não opina em nada apenas constacta factos.
Depois do escandalo de espionagem era inevitável que a Ferrari queria o titulo.
Ao retirarem os pontos à mclaren a Ferrari ganhou.
E tinha...
Ele não fala em quem merecia ou deixava de merecer.[/quote]
Exactamente... bom resumo.:noworry:
Reply
Será que este tal Chefe de equipa da Racing Engineering merece ser levado a sério nas suas reflexões?!?

Aqui ficam alguns excertos de passagens de uma crónica (Este pode ser o ano de Alonso (outra vez)) deste senhor onde ele demonstra toda a sua inteligência e a sua sensibilidade para estas coisas dos automóveis:

&quot;... Ron Dennis: O tio Ron está a apoiar o Fernando em tudo e se durante o ano tiver que mandar encostar o Hamilton para que o Fernando ganhe o mundial, fá-lo-á...&quot;

&quot;... A McLaren é conhecida como a equipa que inventou as ordens de equipa, porque haveriam mudar agora?...&quot;

&quot;... Ficará para uma derradeira batalha e a arma mais potente do seu arsenal é Alonso...&quot;

Aqui ficam mais algumas pérolas deste senhor nesta referida crónica:

&quot;... Massa: Está muito forte este ano. Amadureceu e suportou muito bem a comparação com o Michael, mas também aprendeu muito. Na minha opinião, é melhor piloto que o seu colega de equipa (Räikkonen)...&quot;

&quot;... O Raikkonen é muito rápido, mas não é tão completo como o Massa...&quot;

&quot;... Depois, Ross Brawn e Nigel Stepney estão em ano sabático, devendo a equipa sentir a falta destes dois técnicos de alto nível mais para o meio da temporada...&quot;

[Image: faferrari75.jpg]
Reply
notasse no texto q é bastante isento.
como em todas as suas cronicas

alias, é tao isento como os comentarios dos colegas foristas.
a isençao marca este topico (e todos os outros q envolvam F1)
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)