Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apresentação de Joaquim Vieira
Wink 
Olá a todos!

Chegou a minha vez de partilhar a apresentação!  ?

Sou o Joaquim Vieira, tenho 26 anos, vivo em Vila Nova de Gaia e sou mais um dos pilotos novos desta jogatina

A minha verdadeira aventura no sim racing começou a 29 de dezembro de 2025, quando adquiri o iRacing depois de comprar um conjunto de pedais e volante da Thrustmaster e ficar convencido de que existia muito mais para descobrir no mundo das corridas online.

Mas a verdade é que a vontade já andava por cá há algum tempo, pois antes disso passei breves horas no Le Mans Ultimate e no Assetto Corsa, numa fase tão inicial que fazia do rato o meu volante! e se recuarmos ainda mais alguns anos, também andei aventurado pelo Euro Truck Simulator com um conjunto de volante e pedais bastante modesto que proporcionaram belas manhãs, tardes e noites! Mas acabei por vender porque na altura não lhe dei a atenção que merecia, tudo parecia demasiado complicado após instalar o Forza Horizon e o carro simplesmente andar às voltas” sem eu perceber o que estava a fazer... hoje percebo que provavelmente era apenas uma questão de afinação, ajustes e na altura não percebia nada disto, mas talvez só estivesse à espera do momento certo.

A minha aventura nesta comunidade começou a 16 de março de 2026, após a devida burocracia, matrícula realizada com sucesso, conheci o Paulo Figueiredo no TeamSpeak, onde fui muito bem recebido e tudo isto por causa das tendências da plataforma Twitch Tongue ahh pois, nunca esqueçam do like e de partilhar a live, faz toda a diferença.

Vamos lá ao que interessa, confesso que comecei esta aventura da forma mais académica possível, faltei à primeira aula da Escola de Campeões S2.. não por rebeldia, mas porque ainda nem sabia que a escola existia! Felizmente ainda fui a tempo de me matricular e vivenciar tudo até o final do campeonato Big Grin Como qualquer aluno discreto, escolhi sempre sentar-me no último lugar da sala ? coincidência ou não, foi também uma posição com a qual me familiarizei em pista! 

O mais engraçado é que, antes mesmo de terminar o curso, já me sentia praticamente "licenciado". A prova disso é que participei em três corridas com o Kia Optima no campeonato Endurance Racing Series S2, no decorrer da Escola de Campeões S2, convencido de que já tinha todas as matérias estudadas, aparentemente, a confiança chegou algumas semanas antes do diploma hehe 

Ao longo desta temporada aprendi muito mais além de boas práticas em corrida, aprendi sobre respeito em pista, consistência, gestão de emoções e, acima de tudo, sobre o espírito de comunidade, a vontade genuína de todos em ajudar os outros a evoluir, partilhar e sorrir. Entre sustos, ultrapassagens, alguns erros dignos de análise em sala de aula e muitas horas de diversão, acabei por descobrir um entretenimento espetacular e uma nova forma de passar excelentes momentos ao volante, no conforto de casa.
Um agradecimento especial ao Fernando Silva, da OldFox Simracing, que me mostrou as pinturas que fazia nos carros e ainda teve a coragem (e a paciência) de pintar o meu primeiro formula FF1600 para eu parecer apresentável a rigor nas sessões, mais tarde a coisa evoluiu… ou melhor acabei por me dedicar aos rabiscos com imensos incidentes nas sessões, incidentes que não prejudicaram muito os restantes pilotos, mas sim a minha performance ao volante.

Agora que o campeonato terminou, posso finalmente dizer que já não sou apenas um piloto que se inscreveu por curiosidade, sou mais um membro grato e com memórias memoráveis que passou a olhar para o iRacing além do que oferece á primeira vista, embora ainda esteja à espera de saber se aquelas participações nas endurance contam como estágio curricular.

Obrigado a todos os colegas, professores Cool e organizador pelas boas-vindas
Vejo-vos em pista!
Reply
Muito bem Joaquim...
É bom saber (e ler) que estás contente por "fazeres parte" da comunidade!
Bem vindo e obrigado... por não teres desistido de aprender!
╔═════════════╗
║  Paulo Figueiredo ║
╚­═════════════╝
[Image: L_VirusKart.gif]
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Rui Vieira Rui Vieira 7 5.022 13-08-2012, 02:40 PM
Last Post: Rui Vieira
  Joaquim Cabral Joaquim Cabral 14 6.171 01-06-2007, 11:48 AM
Last Post: marco_ascensao

Forum Jump: