Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Formatar portátil
#1
Bem, a placa gráfica do meu portátil entregou a alma ao criador!!
Parece que é um problema comum com as placas nVidia série 8400m e 8600m e eu fui um dos contemplados com a morte da dita!! Angry
Resultado, nem arrancar, dá sempre BSOD!!! Angry

No meio das coisas que eu quer fazer para ver se consigo pelo menos usar o portátil para trabalhar com o driver VGA padrão é formata-lo (têm o Windows Vista), mas queria formatar mesmo a fundo, sem ser através de cd's de instalação de outros so.

A minha ideia era tirar o disco e aceder através de uma caixa HDD 2.5" externa, copiar para backup tudo o que me interessar e em seguida formatar o disco como se formata um disco normal, externamente.
Depois, recorro ao DVD de recuperação que veio com o portátil e volto a instalar o sistema operativo, a ver se resolve o arranque.

A minha dúvida é se, depois de formatar o disco funcionará normalmente e se o DVD de recuperação vai instalar o so normalmente?

Alguém têm experiência em algo do género?!

Obrigado
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
Reply
#2
Grande Melão Tiago Confused

Só formatei um portátil uma vez que tinha XP, nunca formatei com cd do Vista.
No caso do XP a formatação é total se assim o desejares não é necesário retirar para formatar à parte.

Agora essa cena do recover...eu no portátil que tenho formatei tudo ou seja a partição principal (c: ) a secundária(d: ) e a de recover porque instalei de raiz.

Se na formatação limpares o disco todo julgo que não consegues fazer recover... mas haverá aqui pessoal que te sabe esclarecer melhor que eu

Reply
#3
Pois, a minha dúvida é mesmo essa, porque o que o CD de recuperação faz é recolocar uma imagem do disco tal como veio de fábrica, e eu não sei se, formatando tudo (mesmo sem formatar a partição de recuperação) se o CD depois vai funcionar normalmente!!!!

Alguém com dicas?!
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
Reply
#4
Boa tarde Tiago.
Relativamente ao problema, é muito provável que ao efectuares uma formatação completa do disco, o DVD Backup não funcionará em condições, isto porque na maioria dos casos esses DVDs não têm no seu interior Windows nativos, ficando apenas por pequenos ficheiros de arranque com o caminho direccionado à partição de segurança do computador. Aliás, actualmente nenhum computador de loja (pré-fabricados/montados e/ou portáteis) se fazem acompanhar do DVD do Windows. E se o quiseres o mais provável é pagar mais.

Voltando ao problema, desaconselho a prática do que estás a pensar fazer. O mais provável é ficares com a máquina a iniciar a BIOS e pouco mais.
Uma coisa que te aconselho é a arranjares uma versão "menos natural" do Windows Vista/7 e instalares com formatação.

Segundo o que disseste a gráfica morreu. Ora se foi isso que aconteceu, não é com uma formatação que irá resolver, isto porque se a gráfica está avariada não vão ser os drivers da marca ou nativos do Windows que vão fazer a diferença. Mesmo assim o problema pode ser de software e então a formatação pode resolver.

Ultimo ponto. Inicia o computador em modo de segurança ou registo de arranque ou mesmo em modo VGA, para isso basta carregar em F8 após ligar o computador. Algumas versões de portáteis não permitem aceder ao ecrã de escolha de modos de segurança (como o meu por exemplo), o que é aborrecido nestas situações.
Reply
#5
Vitor, obrigado pelas dicas todas. Wink

A gráfica morreu mesmo, tinha artefactos no ecrã, mesmo no painel da BIOS, por isso é mesmo a morte da dita!! É mesmo hardware e não software!! Angry

Vou levar para a assistência e pedir um orçamento, mas como deve ser mt caro, o mais certo é ficar com o portátil só com o VGA padrão e usá-lo só para coisas básicas. Confused

Qt a pc para SimRacing, vou tentar reciclar uma torre de um Athlon antigo que tenho por aqui e ver o que dá! Undecided

Abraço.
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
Reply
#6
Realmente podes tentar levar o portátil a uma loja de assistência, mas aconselho a que o faças numa de confiança.
Placas gráficas para portáteis são muito raras, e há pouquíssimos modelos que suportam a sua substituição.

Atenção porque na maioria das vezes, à gente que se aproveita para "sugar" um trocos ao pessoal que não está a par da tecnologia em causa.
Se poderes escolher entre a gráfica dedicada ou o GPU integrado, ficas com um PC para navegar na Internet e pouco mais, mas isso num portátil até é o mais importante.

Espero que resolvas isso da melhor maneira, porque ter um pisa papeis dessas dimensões e peso é uma grande dor de cabeça :S
Reply
#7
Não sabendo o uso que dás ao portátil (se é só para uso domestico ou se usas muito exteriormente),pelo preço que vais gastar a "tentar" colocar uma grafica nova nela (o que não sendo impossivel provavelmente se para o teu der vão te pedir os olhos,as pernas e um pouco da cabeça) o melhor seria mesmo gastares esse mesmo dinheiro e fazeres um upgrade ao velhinho athlon,o que até poderá te sair mais barato (claro ke nao sei ke portatil tens nem o qto "antigo" é o velhinho athlon).
So mais uma coisa.Poderas ter sorte e nao ser a grafica morta.Dou-te um exemplo...eu no meu portatil (hp dv5) ha coisa de 5 meses começaram me a aparecer uns riscos pretos alto a baixo no ecran e deixava de ter cor e voltava etc etc...pensei que era da grafica ou mesmo do ecran tar marado.........pesquizando um pouco em como aceder á cablagem do mesmo consegui "ir" á parte tras do ecran e era um fio somente meio ligado meio desligado....com isto so quero te aconselhar a pedires a alguem que perceba do assunto que de uma olhada...ou duas Smile
Reply
#8
Obrigado pelas dicas. Wink
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
Reply
#9
Exactamente. O Valter lembrou-se de um pormenor interessante e que na maioria das vezes é a causa/efeito.
A banda RGB que liga o ecrã ao resto do sistema (nomeadamente gráfica e afins), é um cabo espalmado parecido com os que os HDD/drives IDE usam (ou mesmo a board). Pode ser que um dos fios que passam do cabo se tenha partido, sendo bastante fácil de acontecer se abrires e fechares a tampa muitas vezes Smile
Reply


Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Dúvidas entre PC ou Portátil para SimRacing. Ricardo Campinho 6 5.300 01-09-2015, 08:00 PM
Last Post: Jorge Augusto
  Ajuda preço portátil juhha 1 2.043 10-06-2008, 02:12 PM
Last Post: juhha
  Novo Portátil NunoMartins 9 3.845 17-01-2008, 12:33 PM
Last Post: Cesar Ferrolho

Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)