Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sexta prova do campeonato GPC
ArrayNaaaa. Não me atrapalhaste. O que eu queria dizer era que eramos 3 com cautelas.eheheh

Olha: o renault tem muita velocidade, mas tem um comportamento muito estranho, parece de "madeira". Não tem rins. E precisa de um acerto especial. Treina mais e em conjunto a ver se a malta arranja isso, porque é bonito ver esse carros na pista. Eu fiquei muito tempo a ver o Wolf, com saudades desses carros. São lindos

IHHH, IA-ME ESQUECENDO: OBRIGADO FILIPE SANTOS. Estou-te a dever uma !!!:notworthy:[/quote]

Vou tentar conciliar os horarios para ir aparecendo mais vezes no servidor dos treinos! Jarama parece ser um circuito tramado e realmente não vai ser fácil andar depressa com o Renault :push:
Reply
Monza, Itália

O Autódromo de Monza foi o 3º circuito permanente a ser construído no mundo, após o circuito inglês de Brooklands (construido em 1907) e o circuito americano de Indianápolis (construido em 1909). Sempre foi uma das mais prestigiadas pistas do circuito mundial. A sua construção foi decidida em Janeiro de 1922 pelo Automóvel Clube de Milão por forma a celebrar o 25º aniversário da sua fundação. Os trabalhos começaram em 15 de Maio de 1922 e foi completado no tempo record de 110 dias. Nele trabalharam afincadamente 3500 operários, tendo, para o efeito, sido construída em linha de caminho de ferro – em via estreita – por onde circulavam cerca de 200 vagões na sua extensão de 5 km. Ao longo do seu período de vida foi sendo objecto de sucessivas remodelações e melhoramentos, sempre sob o cerco apertado dos ecologistas, dada a sua inserção num extenso parque florestal. Permanece actualmente como uma das catedrais do desporto automóvel.

Treinos livres

Dado o período de férias que se avizinhava, a TMM dividiu os treinos para este Grande Prémio em duas idas a Monza. Numa primeira parte, pré-férias, a actividade da equipa centrou-se num acerto base do carro procurando sempre uma afinação generalista da viatura. Assim, afinados os vários componentes da suspensão, a altura do carro ao solo, bem como os acertos de asa, e após definir o tipo de pneus a usar, a Equipa concentrou os seus objectivos em rodar o maior número de Km por forma a testar activamente os acertos base e permitir ao Piloto ambientar-se com o circuito. A velocidade de ponta cifrou-se na casa dos 280 Km/h e os tempos alcançados em “versão race” andavam na casa do segundo 43. Não forma sentidos problemas de maior, muito embora o Piloto se queixasse da altura dos correctores – muito exigentes com a suspensão- chegando mesmo, em algumas passagens mais optimistas, a danificar as “saias” do carro.
Numa 2ª fase, esta pós-férias, a TMM focou todo o seu treino em acertos mais finos aos já existentes. Assim, o tempo foi dedicado ao acerto do Toe-in, grau de viragem do volante, repartição de travagem, ducts, tamanho dos discos de travão e, muito importante, acerto da capacidade de cost do motor Ferrari. Nesta altura, e já em versão de Qualificação, os tempos por volta baixaram para o segundo 41, e até mesmo segundo 40 alto.

Qualificação

O acerto do carro, tradicionalmente “preso” por forma a ultrapassar as fortes limitações técnicas do Piloto da TMM, revelou-se relativamente eficaz numa pista, que em layout parece muito fácil, mas que, na prática, é um verdadeiro “monstro” e um hino à excelência dos Pilotos. Ver colegas a rodar bem abaixo do segundo 40 constituiu um verdadeiro desalento, sendo impensável admitir a rodagem no segundo 37 como aconteceu! Parabéns aos magos do volante que, por acaso, até utilizam nomes bem terrenos, como Miguel Rodrigues, Tiago Moreira e Gil Aboboreira, isto para citar apenas alguns.
Fico a pensar em que parte do circuito é que cortam caminho para obterem estes tempos...
Não obstante, o tempo obtido – na casa do segundo 40 – deveu-se exclusivamente ao facto de a qualificação, e ao contrário do que tem sido habitual, ter ocorrido em versão private.Com todos os carros em pista, teria sido bem diferente – para pior!
Obtivemos o 7º tempo na grelha, o que nos colocava no epicentro de toda a possível confusão.

Corrida

Aberto o sinal verde, o arranque decorreu com a lentidão habitual de quem utiliza embraiagem automática. Ao chegar à primeira chicane já tinhamos perdido uma posição.
O impensável aconteceu logo na abordagem da Curva Grande (antes Curva Biassono).Uma pit babe que se encontrava nessa zona gerou um momento de desconcentração que se traduziu num monumental 360º a mais de 200 Km/h. E isto logo na primeira volta. Regressamos à pista em 11º lugar. A partir daí tudo decorreu com normalidade. Conseguia rodar no segundo 44, e rapidamente me aproximei de concorrentes que iam à minha frente, tendo iniciado uma recuperação que me levaria ao sexto lugar. A certa altura, e já quando ia em ritmo de corrida, um entusiasmo na saída da Variante Ascari levou-me de encontro ao rail, exactamente no lado oposto da pista! Acelerar cedo de mais com os pneus bem quentinhos, e já a evidenciarem algum desgaste, originam situações destas. Pensei que a minha corrida tinha acabado aí. Como resultado do toque nos rails perdi o aileron dianteiro. Por milagre, foi “apenas” o único dano. Uma rápida ida às boxes, 35 segundos com o motor desligado – por forma a evitar o sobreaquecimento do mesmo - e lá recebi ordem de saída. Agora, com pneus novos, poderia tentar recuperar alguns lugares, muito embora, psicológicamente, a corrida estivesse irremediavelmente perdida. O meu spotter informou-me que estava na 14ª posição...
Devidamente munido da concentração ideal, e, relembro, com pneus novos, encetei então uma pequena recuperação. Passei por vários pilotos, beneficiei de algumas desistências, e “encaixei-me” no oitavo lugar, no qual terminei a corrida. Pelo meio ainda tive alguns despiques – sempre beneficiando de elevado cavalheirismo dos protagonistas.
Parabéns ao vencedor - Tiago Moreira, mais uma vez!
Parabéns ao António Sousa que fez uma corrida de antologia.Sossegadamente partiu da última posição e terminou em sétimo!

Ficou-me na retina o magnifico tempo obtido em corrida pelo Gil Aboboreira – no segundo 39! E na na última volta da corrida!

Onde é que será que este jovem atalha caminho?

Até Jarama!

Mário Esteves
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
Ah! os bons reports do Mário estão de volta:fixe:
[Image: mclev2.jpg]
[Image: bercarnt3qu5.jpg]
Reply
ArrayOnde é que será que este jovem atalha caminho?[/quote]

Em lado nenhum:23:

Podem protestar à vontade, que não curtei as chicanes nessa volta:23:(aquilo não é propriamente Woodcote:23:)

Reply
ArrayEm lado nenhum:23:

Podem protestar à vontade, que não curtei as chicanes nessa volta:23:(aquilo não é propriamente Woodcote:23:)[/quote]

Cortei será o termo correcto.Mas curto o teu (sempre) bom humor!:bigsmile:

Vá lá, não sejas modesto, assume que fazes tudo a direito e que o melhor é o Miguel:biggrinbandit:
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
ArrayCortei será o termo correcto.Mas curto o teu (sempre) bom humor!:bigsmile:

Vá lá, não sejas modesto, assume que fazes tudo a direito e que o melhor é o Miguel:biggrinbandit:[/quote]

Uppps, escrever à pressa, depois saiem erros :embarrest::embarrest::embarrest:

E por acaso, comigo, é (quase) tudo a eito... e Sim o nosso boss é o melhor :biggrinbandit::biggrinbandit:(mas há aqui alguém que tem dúvidas sobre a qualidade dele?)

Reply
ArrayUppps, escrever à pressa, depois saiem erros :embarrest::embarrest::embarrest:

E por acaso, comigo, é (quase) tudo a eito... e Sim o nosso boss é o melhor :biggrinbandit::biggrinbandit:(mas há aqui alguém que tem dúvidas sobre a qualidade dele?)[/quote]

EHEH!
Aprecio o teu habitual bom humor!:2a:

:aliens_m:

Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  7º Prova do Campeonato GPC - Jarama 79 Ricardo.Pires 126 54.197 21-09-2007, 10:19 AM
Last Post: Antonio Sousa
  5ª Prova do Campeonato GPC Daniel Gaspar 373 120.386 28-07-2007, 06:26 PM
Last Post: Ricardo.Pires
  2ª Prova do Campeonato GPC Daniel Gaspar 69 23.542 24-06-2007, 02:22 PM
Last Post: venes

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)