Thread Rating:
  • 3 Vote(s) - 2.33 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Discussão geral
a partir do momento q precisou de vender-se à Mercedes perdeu margem de manobra para isso.
se a BMW ja tivesse passado a frente da McLaren, não duvides que o nome ja tinha desaparecido.

a mim tanto me aquece como arrefece se a McLaren acabar. Ja a muito tempo que isso tinha acontecido. Apenas esta la o nome, mais nada
Reply
eu acho que muitas voltas pode dar a McLaren, mas sair assim... hhhmmm... nao me cheira, apesar do poderio da Mercedes. E uma equipa mitica, com carisma e com historial, e dificil de crer que a McLaren acabe. Que perca pontos e pilotos, ou ate que ande a rastejar por uns anos, ainda acredito, agora o fim... nao me parece.
Reply
Arraya mim tanto me aquece como arrefece se a McLaren acabar.[/quote]
Pois mas tu es daqueles que se fosse possivel a F1 bastava ter 2 Ferraris, deves ter adorado o GP do EUA 05, Ferraris a dominar os Jordans e os Minardis que espetaculo!! Sem oposição!:34:

Por muito que odeie a Ferrari quero que eles continuem por cá, dá mais gozo vence-los.

ArrayJa a muito tempo que isso tinha acontecido. Apenas esta la o nome, mais nada[/quote]
Isso é tão verdade na Mclaren como na Ferrari, a Ferrari dos nossos dias não é nada da Ferrari de há umas decadas, nesse aspecto só a Williams é uma excepção.
[Image: mclev2.jpg]
[Image: bercarnt3qu5.jpg]
Reply
ArrayO que está em causa é unicamente a reputação da Mclaren, a F1 está, esteve e sempre estará ligada a espionagem, e isso (infelizmente) é aceite por todos, desde que seja debaixo da mesa e ninguem saiba.
Concordo
:laugh::laugh:Nem vou comentar... Podes ter a certeza que é substituivel.
Sempre não, em 56 compraram o D50 à Lancia.
Que ela vai comprar a totalidade da Mclaren há muito que ninguem duvida, a questão é se eles vão apagar as origens e a história Neo Zelandesa/Britânica da Mclaren, para a substituir por uma nova base totalmente germanica da Mercedes matando assim uma equipa de 44 anos de história e de maior sucesso da F1 (se tivermos em conta as participações/vitórias.)
Esse sempre foi o objectivo da Mercedes, mas o nome e prestigio da Mclaren ( e o Ron Dennis) torna complicada essa operação, por isso o compromisso que tinham chegado seria manter o nome e base da Mclaren dentro do grupo Daimler como acontece com a AMG, Smart etc.
Agora com este escandalo, se a Mclaren for dada como culpada, a Mercedes tem uma optima desculpa para substituir por completo a equipa britanica sobre o pretexto de não querer estar envolvida num caso de espionagem e de querer manter o nome e imagem limpa.[/quote]
Ok, não morro de amores por nenhum team ou piloto, temos de ser distanciados e tentar ser objectivos:
- exemplos claros de espionagem assim, com trocas de docs, emails e técnicos nos media já houve?... um ou dois exemplos bastam... não basta parecer séria, tem de ser, os olhos da opinião publica nesta como noutras coisas vai na aparencia, se tudo parece bem, tá bem, se é exposta a ferida passam do 80 para 8 e tá mal.. sponsors, TV's por arrasto e temos crise séria: um exemplo: o célebre caso Barrichello/Shumi, perfeitamente legal, legitimo e entendivel (embora eu não goste e prefirisse que não acontecesse...): para mim fizeram às claras o que todos sempre fizeram desde que a F1 é F1, umas vezes mais escondidamente, outras vezes não.... Caiu o céu! "incrivel, como é possivel, que credibilidade etc..." como se fosse caso virgem; agora as habilidades fazem-se sem dar nas vistas, porque parece que quem vê F1 não quer perceber que, neste momento, ser campeão de construtores e de pilotos é que interessa, uma coisa sem a outra não tem o mesmo impacto...

Quando digo que a Ferrari é insubstituível é porque nunca foi... nunca deixou a F1, ao contrário de outras que entram e saiem ao sabor dos interesses comerciais, a Ferrari É a F1, e volto a dizer que não sou particularmente fâ da marca, mas tem o meu total respeito pelo que representa no desporto automóvel ao mais alto nível: quando a Ferrari, falida, esteve quase para sair da F1, foi muito acarinhada e levada ao colo pelos senhores da FIA para o evitar... quando a Lotus ou a Brabham lhes aconteceuo mesmo... acabou, alguem notou?... sentiu a falta?... e se por hipotese a Ferrari sair da F1... achas que não se vai sentir um vazio?

Lancia... tinha a impressão que a Ferrari começa com Lancias comprados pelo Enzo até comprar toda a equipa da Lancia e construir os seus proprios carros... e a partir daí sempre em linha recta, mas posso estar enganado, se for o caso fico corrigido.

Tinha a impressão tambem que a Lotus em participações/vitórias estava no topo, mas a Mclaren (que nunca construiu um motor, ao contrário da Renault, Honda ou BMW, mesmo a Alfa Romeo...e da Ferrari) está sem duvida entre os maiores simbolos da F1 (ou não fosse eu um seguidor da marca, particularmente nos tempos laranjas ou Marlboro/Senna/Prost.

Outra coisa: as bases neozelandesas/britânicas, francesas ou italianas ou mesmo germânicas ou nipónicas de qualquer team de F1 actual foi chão que já deu uvas! Neste momento cada team tenta ter os melhores projectistas, engenheiros, mecânicos, directores e pilotos que pode comprar para ganhar, o objectivo é apenas esse, ser porta bandeira tecnológico ou simbólico de uma nação qualquer não lhes interessa nada, nem aos sponsors nem ao publico... Perguntem ao Briatore (italiano) ou ao Fisichella(italiano) ou Kovailanen (finlandes) ou ao Todt (frances) ou ao Ralf (alemão) ou ao Button, Kimi, Alonso, Newey, etc.... que parte entrou a nacionalidade (bases, raízes, como quiseres chamar) no contrato... 0.
E o publico quando vê um Renault projectado, dirigido e pilotado ganhar (e agora com pneus Bridgestone!) por não-franceses diz que ganhou um carro... Frances!! Idem Ferrari, Honda, Toyota, Mclaren ou Williams.
A tradição já não é o que era... e há muito tempo... :amuse:
Os tempo dos Brabham australianos (Hulme e Brabham) ou Mclaren neozelandia, ou Lotus "british racing green" ou mesmo os BRM .... finitos, RIP.
Fica bem! :noworry:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
Array- exemplos claros de espionagem assim, com trocas de docs, emails e técnicos nos media já houve?... um ou dois exemplos bastam...[/quote]
Com este detalhe não (e por isso é que está a ter este impacto) mas não é preciso ir muito longe, basta ver o caso entre a Toyota e a Ferrari que acho que ainda andam em tribunal.

ArrayQuando digo que a Ferrari é insubstituível é porque nunca foi... nunca deixou a F1[/quote]
A Mclaren e a Williams também não
Reply
ArrayA Mclaren e a Williams também não[/quote]

Neste ponto, a única diferença é que a Ferrari está presente desde o primeiro campeonato de Formula 1, é a única equipa que tomou parte em todos os campeonatos que foram feitos. De qualquer maneira, a Ferrari, a McLaren ou a Williams são insubstituíveis em termos do que significam, simbolicamente, na Formula 1. São representações específicas de cada equipa, históricas e que não podem ser reproduzidas. Mas os PAPEIS de todas essas equipas são substituíveis, por deixar de haver Ferrari não deixaria de haver Formula 1, também houve épocas em que parecia que a existência de dados pilotos, como Senna, se confundia com a da própria competição, mesmo depois de Imola, tudo continuou. O desporto, nesse aspecto, é até bastante autónomo.
[Image: celeritas_sig.png]
Reply
se o nome McLaren desaparecer esta la a Mercedes.
desde q continuem a haver carros ( por mim havia mais) e competitividade (ainda q relativa) a F1 vai sempre interessar.
claro q a Ferrari la estar é uma ajuda.
Reply
sim, o que queria dizer é que a Ferrari anda desde o inicio (e é construtor...) e a Mclaren e a Williams não (e não são construtores... imho)
a Williams então tem uma história recente bonita e cheia de exitos... mas tb vários anos de luta do Frank para impor os seus carros, normalmente no fundo do pelotão e com pouco exito... n é comparável (ainda) a uma Mclaren ou Lotus. A Lotus deixou sempre a marca da inovação, arrojo e risco... a Williams nem por isso, nem em termos de aposta em pilotos. É uma equipa simpática, estável em termos directivos e técnicos mas pouco mais.:noworry:

Tambem não se podem comparar teams com pilotos, os pilotos por definição são estrelas de pouca permanencia, por a carreira ou muitas vezes a vida ser curta.. o Fangio, ou Clark, o Stewart, Lauda, Peterson, Rindt, Gilles ou Senna encarnam uma certa F1, uma época tb, mas não teem esse dom de se tornarem "parte" da F1 imho... só mesmo o Shumi o conseguiu em parte, dada a longevidade da sua carreira ao mais alto nivel e ao seu esmagador palmarés, deixou uma memória enorme (admire-se ou não), na Ferrari precisamente.

Por muito que seja doloroso falar assim, o Senna só é "o" Senna por ter sido o ultimo piloto camepão do Mundo (e para nós, lusófono) a encontrar a morte em directo, com milhões de adeptos a assistir... n foi como o Clark numa corrida secundária e sem ninguem a ver, ou outros que perderam a vida em treinos ou que terminaram as suas carreiras mas continuam vivos.

Temos sempre mais saudades e melhores lembranças de quem parte do que de quem fica... :sad:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
Arrayse o nome McLaren desaparecer esta la a Mercedes.
desde q continuem a haver carros ( por mim havia mais) e competitividade (ainda q relativa) a F1 vai sempre interessar.[/quote]
E se essa situação acontecesse com a Ferrari?:cheesy:

Para ser sincero, actualmente e tendo em conta o elevado nivel de "boringness" das corridas a unica emoção que consigo tirar da F1 é a Mclaren, quando torcemos por alguem até as piores corridas se tornam emotivas.
Se a Mclaren acabar, claro a estrutura irá mais ou menos manter-se com o nome Mercedes, e provavelmente manterei alguma simpatia por eles (os trabalhadores são os mesmos) mas não é a mesma coisa... são 44 anos que terminam ali e pelo menos para mim iria ser um pouco duro, tal como de certeza foi para os muitos seguidores da Lotus, Brabham etc.

Bem mas estamos aqui a falar duma morte que ainda está longe, isto são tudo suposições e pode ser que nem venha a chegar a isto, o importante agora é a Mclaren "kick some red asses" já em Nurburgring:laugh:
Reply
nao é o q os treinos mostram:D
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)