Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
3ª prova GPC - Osterreichring
Bom... vamos lá.
Primeiro de tudo parabens aos vencedores e aos infortunados (Duarte, se tivesse no teu lugar ainda estava a chorar baba e ranho).

Para começar, esta é uma pista que eu gosto muito, sentia-me bem com o carro e estava expectante num bom resultado. Na qualificação não puxei muito, é escusado pouco interessa as posições na grelha porque a corrida é longa e ai sim é que tenho que dar o tudo por tudo. 12º lugar na grelha com o meu melhor tempo de sempre nesta pista.

Na largada como sempre fui muito devagar, a olhar por todos os lados, travei muito cedo para a T1 (cagadinho de medo:bigsmile:) e no final da chicane ia em 13º.
Voltas mais tarde seguia em 9º com o maciel à minha frente e assim seguimos uma 15 voltas a diferença sempre estavel nos 2 segundos, algumas vezes cheguei a encostar nele mas se eu me aproximava no 1º sector, ele fugia nas rectas e anulavamos um ao outro. A minha corrida até ai estava a ser perfeita sem um unico erro, já tinha uma boa vantagem para o João Morgado, quando na curva Bosh faço um ligeiro pião, nada de grave perdi apenas 5 segundos, mas o problema é que me desconcentrei! Antes eu estava tão concentrado e em sintonia com o carro que tudo corria bem, mas a partir daí voltei à realidade e senti o cansaço e o suor... e pronto perdi o ritmo.

Mas lá recuperei a calma e estabilizei no 6º lugar com o Vitor Enes (AKA "não quero correr muuhaaa":cheesy::fixe:) a cerca de 15-20 segundos, e foi no preciso momento que eu feito URSO olho para os tempos para ver a que distancia ia o Vitor que faço novo pião na chicane. Lá se vai toda a vantagem que tinha e ele encosta-se a mim, mais uma vez fiquei cheio de nervos.

Mas entretanto os passarões lá da frente iam todos caindo e quando vi que o Tiago Moreira não estava em prova pensei para mim que se até ele tem problemas (não sabia o que te tinha acontecido) ainda ganho isto com todos os da frente a desistir:laugh:

A cerca de 8 voltas do fim recebo outra prenda, Alex estava a andar lento e passei para 5º! Neste momento já chorava de alegria dentro do cockpit por este 5º lugar a 5 voltas do fim, mas claro que nem tragédia Grega tenho a saida de pista mais ESTUPIDA que poderia ter, simplesmente na dupla esquerda do ultimo sector tenho uma paragem cerebral e não viro bem e vou em frente, URSO, CAMELO, PALERMA!! Escusado será dizer que voltei a chorar agora por outras razões. Enquanto me divertia a tentar segurar o carro nos piões, passa o grande António (quase um podium, aida havemos de chegar lá:fixe:) e o João Morgado, o que eu gritei de raiva e frustração.... pronto caí para 8º.

Tudo isto a 5 voltas do fim...Mas atenção a estupidez ainda não terminou. Parte final da penultima volta, Rijo (Parabens!) está atrás de mim e eu para não ter de fazer mais uma volta deixo-o passar para eu ficar a 1v. Quis o destino que o Duarte e o Maciel ficassem sem gasosa, e em vez de ir rapidamente que nem um necrófago buscar as posições deles, não pude porque tinha acabado a corrida, porque deixei o Rijo dobrar-me........Resultado final um estupido 8º e uma oportunidade de ouro para conseguir o meu 1º podium desperdiçada, acho que nunca vou ter uma oportunidade destas:sad:

Epah este report ficou longo, não me adianto mais, grande corrida, cheia de grandes momentos. Foi a corrida que curti mais das 3 até agora apesar do resultado frustrante.

PS: António grande resultado!! Bercar isolada no 4º lugar!!:fixe:
[Image: mclev2.jpg]
[Image: bercarnt3qu5.jpg]
Reply
Pelo relato do Berto deve ter sido uma corrida espectacular, pena n estar inscrito neste campeonato :blink1:
[Image: bercar2pc6.jpg]
Reply
Boas...
Só tenho uma coisa a dizer... PARABENS VITOR!!
Fico por aqui.
Vemo-nos na próxima!!
DG

PS - Alex... Thanks for the fight!! Really good!! I didn't overtake you because I was waiting for a mistake from you... when it came, I just could't brake (I was 0,7seg behind) and as you spun you went right and then left... I couldn't go through! But you had no guilt in my retirement!!:fixe:I was just waiting for the right moment to pass you without any trouble for both of us. And I couldn't manage it!!

PS2 - Esqueci-me de uma coisa... Ó Vitor Barreto, poe uns arames nas minhas rodas... Assim não dá!!:evil:
Reply
Österreichring, Knittelfeld, Aústria

A 3ª prova do Campeonato SRP-GPC só pode ser descrita como tendo sido uma prova de “sangue, suor e lágrimas”.
Mas voltemos ao início.

Tal como já foi anteriormente descrito, a TMM deslocou-se para a Aústria com a devida antecedência por forma a preparar a prova que se realizaria no circuito de Österreichring.
O Circuito situa-se perto da cidade de Knittelfeld, que mais não é do que uma cidade-distrito da Estíria (Steiermark) que é um Land da Áustria centro-oriental. A capital do Steiemark é Graz.
Ao chegarmos ao circuito deparamo-nos com um cenário que só pode ter sido pintado por uma entidade divina, tal a sua perfeição: montes verdejantes, colinas repletas de abetos e um “cheiro a verde” tão típico destas paisagens. Um céu azul, límpido e brilhante. Entre as colinas, e mediante um olhar atento, conseguimos descobrir, picotado na paisagem, reguados de alcatrão que aparecem e logo desaparecem entre o verde que impera. É este o famoso “ring”. Não fora o barulho típico das provas automobilísticas, diríamos que tinhamos encontrado o paraíso.
A pista, conhecida por ter muitas curvas rápidas bem como mudanças acentuadas na elevação, leva a que muitos considerem o Österreichring perigoso, nomeadamente a “Boschkurve”: uma curva para a direita de 180 graus com quase nenhuma área de escape.
O Circuito em si é magnifico para uma condução apurada. Reina a velocidade, excepção feita à famosa chicane que encima a subida no fim da recta da meta. Um erro aqui é desastroso e poderá significar mesmo o abandono. É nesta curva e contra curva que se asseguram os bons tempos por volta e se faz a diferença entre Pilotos.
Os treinos livres decorreram com normalidade. Foram ensaiados vários pacotes aerodinâmicos, testados vários acertos de Toe-in, tendo a equipa técnica da TMM conseguido um acerto que, dando alguma segurança na abordagem da famosa T1, permitia na recta maior ultrapassar os 300 Km/h. Foi decidido avançar para a corrida com a utilização de Pneus Soft-Soft, muito embora, nas mais de 300 voltas efectuadas, a utilização de pneus Hard-Soft com respectivo acerto da carga aerodinâmica na asa da frente permitisse obter os mesmos tempos por volta. Nesta prova, a TMM resolveu, por questões puramente estratégicas, efectuar a totalidade dos treinos livres sempre com 111 Litros no depósito. Os melhores tempos foram efectuados no segundo 38 baixo, e, com facilidade rodava-se no segundo 39.Com depósito a meio termo, os tempos desciam para o segundo 37.De resto, em linha com a maioria da concorrência.
No decurso destas sessões de treino e nas diversas vezes em havia concorrentes em pista, facilmente se reparou em dois factos extremamente relevantes : Em primeiro lugar, as ultrapassagens utilizando o cone de aspiração do adversário provocavam tal aumento de velocidade que as travagens passaram a ser um tiro no escuro. Em segundo lugar, e em caso de dobragem, os desvios para a parte suja da pista poderiam transformar-se num verdadeiro pesadelo pondo em perigo não só o piloto dobrado como também quem iria fazer a dobragem. E foi com esta preocupação que a Equipa chegou à Qualificação, longe de imaginar o calvário que se seguiria.

As lágrimas na Qualificação

Aberto o sinal verde, o T4 avançou para o “ring” com pneus de Qualificação, Litros suficientes para completar 4 voltas e um acerto de asas com muito pouca carga aerodinâmica. Estavamos confiantes, tal como acontecera nos ensaios, que chegar ao segundo 36, baixo, seria possível. Mas, mal ultrapassamos a T1, verificamos que o T4 enfermava de graves problemas eléctricos. Um monumental freeze, acompanhado duma mensagem de erro da placa gráfica, fazia temer o pior...Regresso às boxes, montagem de novo set de qualificação e lá partimos novamente. A meio desta segunda volta, primeira e de lançamento para esta segunda tentativa, o mesmo problema! Novo regresso ao pit, reunião de emergência com o Director Técnico do Team e resolvemos fazer mais uma tentativa. Faltavam 5 minutos para acabar a Qualificação...Volta de lançamento sem quaisquer problemas, abordamos a penúltima curva e, azar dos azares, um Ligier a iniciar a sua volta de Qualificação! “Mas o spotter tinha dito que a pista estava livre...!?”Nada havia a fazer... O T4 “encaixou” no Ligier e foi assim até à recta grande onde, aproveitando o cone de aspiração o T4 chegou aos 310 Km/h. A travagem para a curva Bosch foi feita a rezar, durante a curva ainda tive oportunidade para apelar a uns santos que tenho por eficazes nestas situações, e lá conseguimos sair da curva seguindo a trajectória ideal. A volta estava irremediavelmente perdida, dado o tempo desperdiçado atrás do Ligier, manifestamente mais lento. Conseguimos a 15ª posição na grelha...

Sangue e Suor na Corrida

A Partida decorreu sem problemas de maior. Estavamos no fim da grelha, e só um azar monumental é que nos impediria de sobreviver à T1. Foi com agrado que verifiquei que ninguém ficou na T1, e até pensei na felicidade do Duarte Píres ao poder fazer um plano fantástico de todos os concorrentes a abordarem os “esses” da T1, surgindo na lomba magnifica que o circuito nos oferece. Após a T3 estavamos em 11º fruto de menor cuidado nosso, ou maior responsabilidade de outros concorrentes, desejavelmente cuidadosos nestas primeiras curvas. As voltas seguintes decorreram de forma eficaz. O T4 comportava-se magnificamente, tendo os pneus adquirido a temperatura ideal de forma bem rápida. Lembro-me a certa altura de ver o Vitor Enes a passear pela relva (julgo que na curva Lauda) e ter pensado para com os meus botões que o Vitor nos deveria estar a rogar pragas – “ Eu não disse? Deveria ter treinado mais! Com treino nada disto aconteceria! Eu nem queria vir!...”
Ganha a confiança no carro, nos pneus e já nem me lembrando dos problemas eléctricos, resolvemos posicionar-nos devidamente na corrida. Isto é, proceder à fase de ataque! E foi assim, até ao inicio da 5º volta. Feita a recta da meta, facilitei um pouco na T1 e, precisamente a meio da T1, uma guinada a mais no volante, um toque inusitado no travão, o carro descompensa, aponta para o monte de relva, sobe parte do monte, levanta voo, dá umas voltas no ar e aterra....de cabeça para baixo!...”Como é que eu saio daqui?” – pensei eu. Ouvia distintamente os outros concorrentes a passarem, zumbindo que nem abelhas altamente atarefadas. ”Alguém vai bater!” e só não houve sangue por mero acaso.
Rapidamente me apercebo de vários comissários em volta do carro (eu ali de cabeça para baixo, vendo o mundo de pernas para o ar) e, de repente, tudo se recompôs. Incrivelmente o motor do carro ainda trabalhava! Instintivamente engato a primeira e arranco. Nem tempo tive para agradecer àquelas almas caridosas que me ajudaram a regressar à pista...
A recta foi feita ainda com a mente noutra galáxia. Conduzia o carro por instinto.
Acordei com o spotter nos meus ouvidos : - “Suspensão Frente Esquerda com problemas, Suspensão Frente Direita com problemas, Suspensão Traseira Direita com problemas, Problemas aerodinâmicos!”
Só tinha uma de duas hipóteses : ou me habituava ao carro tal qual ele estava – por incrível que pareça a direcção não foi afectada – ou desistia de imediato.
“A guarda não se rende, morre!”, pensei eu.
Dei a primeira volta a medo. Na segunda volta após este incidente já rodava no segundo 40 baixo. Estava um destroço, alagado em suor, mas estava lá! E o Vitor Enes estava a 15 segundos...
Comecei a ganhar nova confiança no carro e até me aproximava do Vitor. Estava já a cerca de 5 segundos quando uma aceleração fora de tempo na curva Lauda deitou tudo a perder. Saí de pista, fui à relva, mas felizmente não toquei em nada. Lá voltei novamente, agora com a moral abaixo de zero. Nada mais me restava do que me aguentar até ao final da corrida. Nessa altura o spotter diz-me que estavam cumpridas 15 voltas...”Só” faltavam mais 15...
Pelo caminho ainda vi alguns concorrentes caírem : Os 2 Tiagos, o Taplin e uns outros quantos. Estava em 9º lugar e, à minha frente, desgraça das desgraças, novamente o Berto Carvalho! Imediatamente me lembrei do Estoril, onde levei um recital de condução deste Senhor. Não, agora não vou fazer nada, vou mas é tentar chegar até ao fim. E assim foi!
A T1 era feita a uns míseros 100 Km/h. A curva Lauda era feita quase que parado. Só podia acelerar nas rectas e nas curvas para a Direita é que o carro ainda ia dando algum conforto. E foi numa dessas rectas que passei, que nem uma bala, o Piloto que ganhou o prémio do azar neste GP: Duarte Píres. Por momentos ainda pensei que o rapaz estava a tremer de emoção e a guardar a maior das cautelas face ao primeiro lugar que ocupava. Infelizmente não foi assim!
Parabéns ao vencedor, que com ares de maestro, contra tudo e todos, fez deste GP, que teve 4 lideres, um dos mais memoráveis até à data.

Segue-se Dijon, palco do maior duelo de todos os tempos entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve.

Até lá...
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
Que grande historia ! E sempre bem contada mario :D
Reply
Mais uma vez grande post Mário.:fixe:Dá gosto ler os teus reports, são o ponto alto das minhas manhas de 2ª:bigsmile:
Reply
ArrayMais uma vez grande post Mário.:fixe:Dá gosto ler os teus reports, são o ponto alto das minhas manhas de 2ª:bigsmile:[/quote]

É o que eu digo, tu só estás bem dentro do cockpit do Lotus! Hoje já é quarta.feira, ou será que te rejes por alguma calendário hebraíco?...:12:
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
ArrayÉ o que eu digo, tu só estás bem dentro do cockpit do Lotus! Hoje já é quarta.feira, ou será que te rejes por alguma calendário hebraíco?...:12:[/quote]
:laugh:É o que digo.... fiquei todo partido da corrida já nem sei a quantas ando... pois das quartas.
Reply
Esta foi uma corrida surreal!

Pela primeira vez, fiz uma qualificação sem problemas, tirando uma saída pela relva, e fiquei com o 11º lugar.

A corrida começou, como habitualmente, com toda a gente a conter-se, evitando problemas. Quando as coisas estabilizaram estava em 8º, com o Berto Carvalho, atrás de mim sempre a menos de 2 segundos, e assim continuamos. O barulho do motor dele fazia lembrar uma melga, sempre a azucrinar-me os ouvidos.:cheesy: À 13ª Volta ele atrasou-se e fiquei com uns 15 segundos de avanço. Até então tínhamos vindo a subir na classificação, e depois dos problemas dos primeiros estava em 3º, o que só por si já era surreal.
Nesta altura o fantasma do Enes (o Enes como toda a gente sabe não correu) chegou a 4º e começou a acelerar feito doido, tirando-me 2 segundos por volta. Quando me estava quase a alcançar, voltou atrasar-se. É nesta altura, estávamos na 25 volta, que olho para o combustível e vejo que só tenho gasolina para 3 voltas!

Deixem-me dizer-lhes que ontem, antes de jantar, entrei no servidor e fiz uma série de 15 voltas. Vi que tinha gasto 45 litros. Isto dava 90 litros para toda a corrida. Pus-lhe mais 6 como margem de segurança. Isto devia ser tudo verdade, mas não contei com o Berto Carvalho atrás de mim durante 13 voltas, sempre a pressionar, o que me obrigou a um ritmo mais rápido do que o do teste que tinha feito, e isto deve ter aumentado o consumo. Se neste campeonato houvesse um tribunal, eu protestava o Berto Carvalho, porque a culpa do que se passou foi toda dele!

As últimas 5 voltas foram devagar, sempre a baixa rotação, para ver se conseguia chegar ao fim. À entrada da última volta o Enes passou por mim, até ao fim passaram todos os outros, e a gasolina acabou na última curva. Ainda pensei que chegava à meta, porque a pista ali era a descer, mas o carro parou a meia dúzia de metros da linha de chegada.

Infelizmente não consegui imitar o Mansel, e sair do carro para o empurrar…
Reply
Sinceramente , no replay vi que tavas quase parado e reparei na crueldade do Berto.......que pára na meta com o teu carro parado, olha pro lado, encolhe os dedos todos menos o do meio e faz um sinal .......
Cristo morreu.........madre Teresa de calcutá também........e eu próprio não me sinto lá muito bem

[Image: gilesjn7.gif]

Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  A story of luck: my OSterreichring race. Alexfighter 8 3.109 29-06-2007, 06:27 PM
Last Post: Alexfighter

Forum Jump:

Users browsing this thread: 2 Guest(s)