Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Estou a treinar...aparecam
ArrayAndei la ontem e continuo com os problemas do costume...tracçao.

Faço 1.32 baixos mas nao passo disso...e usar pneus de qualificaçao, ao contrario do que se pensa, so piora a situaçao! Os meus melhores tempos estao a ser feitos com pneus soft...

A corrida do Estoril vai ser mmmmmmmmmuuuuuuuiiiittttooo longa....[/quote]
Pode ser do Renault, os carros turbo tinham muita dificuldade em traçados mais lentos e sinuosos, por isso este pode ser um circuito onde o Renault não esteja muito à vontade.
[Image: mclev2.jpg]
[Image: bercarnt3qu5.jpg]
Reply
ArrayPode ser do Renault, os carros turbo tinham muita dificuldade em traçados mais lentos e sinuosos, por isso este pode ser um circuito onde o Renault não esteja muito à vontade.[/quote]

O Renault neste circuito não deve ser fácil...apesar de que, sendo bem feita a parabólica, deverá alcançar um interessante velocidade ponta na recta da meta.

Os Williams e os Ligier deverão ser os previligiados neste circuito.

Eu também tenho tido sérios problemas.

Tenho o T4 acertado para hard-soft e talvez seja disso - ainda não tive tempo para testar soft-soft.
A minha melhor volta foi 1.33.0xx em versão race, isto é, com o depósito bem cheio para a totalidade das voltas que a corrida vai ter.
Na recta da meta lá consigo chegar aos 280 km/h (283 para ser mais preciso), mas a T1 é sempre feita com "o credo na boca" - acho que ainda não consegui fazer esta curva de forma igual duas vezes.

Um dos pontos de passagem - travagem no final da recta interior - também levanta vários problemas, pois é uma das curvas onde a falta de tracção é evidente e o grip é praticamente nulo.
Sendo o circuito muito escorregadio, não vai ser fácil manter a concentração a 200 % durante a corrida toda.Á medida que os pneus se vão desgastando - e desgastam-se com relativa rapidez - os riscos aumentam e, com tráfego em pista, vai ser um verdadeiro circo.
A abordagem a quase todas as curvas é uma verdadeira aventura, sair delas uma lotaria e já estou a prever muita gente aborrecida no dia seguinte ao da corrida...

Já agora, e para os gurus dos setups, quais são as formas/dicas para aumentar a tracção do carro?

Mário
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
----------------------------
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
Cambers, rigidez das molas e barras... Ainda não rodei no Estoril '88 com estes carros, mas o circuito parace-me relativamente plano (não é bumpy)... penso que se poderá usar molas mais rijas... Muito provavelmente neste circuito usar-se-á mais asa...

O circuito tem rectas pequenas, como aquela que sobe para a curva VIP, as rectas antes e depois da orelha, façam um setup que vos permita trocar o minimo de velocidades nesses curtos espaços, para poupar o carro e ser mais fácil para vocês, principalmente em race em que o desgaste fisico é maior...
Reply
ArrayCambers, rigidez das molas e barras... Ainda não rodei no Estoril '88 com estes carros, mas o circuito parace-me relativamente plano (não é bumpy)... penso que se poderá usar molas mais rijas... Muito provavelmente neste circuito usar-se-á mais asa...

O circuito tem rectas pequenas, como aquela que sobe para a curva VIP, as rectas antes e depois da orelha, façam um setup que vos permita trocar o minimo de velocidades nesses curtos espaços, para poupar o carro e ser mais fácil para vocês, principalmente em race em que o desgaste fisico é maior...[/quote]

Apenas 2 perguntas:

Molas mais rigidas : mais duro = a maior valor no setup das molas ?

Barras mais duras : mais duro = a maior valor no setup das barras?

Obrigado!

Mário

PS: A dica do Tiago relativamente à caixa, isto é, um setup de caixa que permita circular com o mínimo de troca de velocidades é realmente um bem precioso neste circuito e, além de poupar o carro, permite uma melhor prestação em termos de condução.Aconselho vivamente, principalmente se usarem a alavanca! Nada de paddles aqui, não é assim?
<span style="color:#336666">Volante DFP com upgrade Frex/Sparco, WheelBox+, Frex Sequential Shifter, Frex Pedals Outright
<span style="color:#3366FF">&quot;Não importa ir depressa, importante é não abrandar...&quot;

Reply
Eu também começei um setup 'from scratch', e tb usei os principios q o Tiago referiu. Há q ter muito em conta a avaliação da superfície. Estou a usar as molas no seu meio acerto e tou a trabalhar as relações de caixa, a asa e roll bars neste momento.

Já tratei da travagem e do dif. por causa da tracção, visto ser ainda mais dificil com embraiagem. Dei também um toque no caster, no toe-in, e altura ao solo para alterar um pouco o perfil e angulo de ataque. Com gasolina para 10 voltas e S-S fiz 31.2. Acredito que ainda consigo tirar mais umas fatias a este PB.
[Image: mclarensj5.jpg]
Reply
ArrayJá tratei da travagem e do dif. por causa da tracção, visto ser ainda mais dificil com embraiagem...[/quote]

Humm, e que aconselhas neste campo (travagem e diferencial)?
O Setup deste mod não deixa regular a repartição de peso, o que torna as coisas bem mais complicadas!

Reply
O Vitor Enes ontem referiu um ponto importante, quando estávamos no server. O travar a curvar, aqui no Estoril é fundamental pela geometria de cada curva. No McLaren e de acordo com o meu estilo de condução, acertei a travagem um pouco mais para a frente do que em Kyalami. O meu estilo de condução é mais fácil se tiver o carro a sobre-virar pela tracção do q pela travagem. N é que ele n seja sobre-virador com a travagem à frente, mas para mim é mais controlável.

Optei por juntar a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª para que a redução n seja tão brusca ao soltar a embraiagem (por exemplo a travagem para a parab. interior). Também ainda estou a ver os ganhos que poderei ter ao fazer certas curvas ou em 2ª ou 3ª. Quanto à asa, n vou mentir, só com muita carga atrás e à frente é q conseguiu ganhar confiança. Quanto às molas e às barras, tb consegui melhorar seguindo a filosofia ascendente em valores.
[Image: mclarensj5.jpg]
Reply
Para quem quiser começar a entender melhor sobre setups (como eu) vão a este topico no RSC que tem bastantes links uteis:
http://forum.rscnet.org/showthread.php?t=256669
[Image: mclev2.jpg]
[Image: bercarnt3qu5.jpg]
Reply
tou a treinar, se la nao estiver o servidor oficial, estarei no SIM-PORTUGAL apareçam...
Reply
vou para o servidor agora~!
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)