Threads: 61
Arrayse acordou tao cedo, como explicas que so em 74 se tenha feito algo?
de 58 a 74 pelas minhas contas sao 16 anos...
o povo teve a mandriar na cama esse tempo todo?[/quote]
Medo? Ausencia de liderança e iniciativa?
Arrayja q o jovem Berto (fruto da irreverencia da idade e mais um dos donos da verdade absoluta) tanto gosta de historia deixo-lhe um pouco mais do General sem Medo, ou sem juizo.[/quote]
Sim sou jovem, agora dono da verdade absoluta? Olha quem fala, como diria o cantor "deixa-me rir"
Arrayem 26, Humberto Delgado participou no golpe militar que derrubou o regime Republicano liberal e implementou, juntamente com a restante corja um regime de Ditadura Militar, posteriormente denominado Estado Novo.
Durante muitos anos fez parte do regime salazarista e defendeu-o em varias frentes, nomeadamente o anticomunismo. Era conhecido pela sua devoçao ao regime.
A partir do momento que Salazar o coloca de parte, vira-se para o outro lado (situação usual neste país) e torna-se um icone da libertação.
Depois de fugir, tenta regressar fazendo as pazes com Salazar.
Ironicamente, o vira casacas é assassinado pelo Rosas Casaco.[/quote]
O que Delgado simbolizou, foi dar esperança e mostrar que era possivel mudar, ou pelo menos tentar, algo mostrado pela grande adesão popular que teve.
Agora o que poderia ele ter sido ou feito aí é pura especulação e vidência.
Para terminar e não criar más interpretações, isto é apenas a minha opinião, não afirmei que é verdade absoluta.
Threads: 233
continuo a nao perceber como é q so passados 16 anos se encontrou nova liderança...q nao foi dos q fugiram para França e arredores.
e nao venham com a treta do medo, pq o mesmo existia antes e depois.
eu com 20 anos tb achava q sabia tudo
comunas e faxos sao o mesmo, mudam é a mao que abanam
Threads: 42
o que a dona odete santos defende é o periodo que decorre do 25 de abril de 1974 ao 25 de novembro de 1975 em que o pais teve a saque por parte dos comunistas, em que os comunistas nacionalizaram e roubaram as pessoas, em que com uma faixa do pcp no braço tinham autoridade para mandar parar o transito... abençoadas mocas de rio maior... o mais lamentavel nisto tudo foi o cunhal, que como o marco disse e bem, foi um cobarde que fugiu do pais e regressou apenas depois do 25 de abril, como heroi, va se la saber porque, ter sido eleito como o 2º maior portugues...
olo
Arraycontinuo a nao perceber como é q so passados 16 anos se encontrou nova liderança...q nao foi dos q fugiram para França e arredores.
e nao venham com a treta do medo, pq o mesmo existia antes e depois.[/quote]
Quando falo em liderança, é alguem que tivesse a coragem de ir em frente,que foi mais uma vez os militares. Se fosse eu a planear um golpe tinha medo, as prisões não são locais agradáveis.
Arrayeu com 20 anos tb achava q sabia tudo[/quote]
Eu não. Ainda vais a tempo de mudar.
Arraycomunas e faxos sao o mesmo, mudam é a mao que abanam[/quote]
Concordo.
Threads: 35
30-03-2007, 03:47 PM
(This post was last modified: 30-03-2007, 03:49 PM by Rui Azevedo.)
Eu também não estou a procurar aqui conflitos com ninguém. Respeito todas as opiniões :fixe:
Dito isto, também há que dizer que não vivi nem de perto o 25 de Abril. Mas há sempre 2 versões da mesma história e infelizmente só se pretende e só é correcto passar uma delas. Salazar o maior português de todos os tempos??? tenho dúvidas, mas que foi uma grande pessoa na história do nosso país, isso foi.
Falam dos abusos, da PIDE, etc... e eu pergunto, actualmente não existe isso? Não temos um governo e oposição de farsa, que se protege mutuamente e faz o que quer, com regalias que a maioria da população só pode sonhar? E pior é que a governação deles não passa de mediocre. Corrupção em diversas áreas da sociedade. Lembro-me bem de a uns tempos atrás na quinta das celebridades na tvi o câmara pereira ter referido que quando voltou do ultramar após o 25 de abril descobriu que se tinham apoderado de uma quinta dele e mais não sei quê, e que passou tempos dificeis. Então os "libertadores" apoderam-se da propriedade dos outros, esses que defendem a liberdade?
Se a ditadura era melhor ou pior sistema do que temos na actualidade, não sei dizer, mas do que tenho certeza é que não era tão mau como tentam fazer parecer e tinha vantagens perante o sistema actual.
Threads: 233
respeitava-se a policia, nem que fosse pelo medo.
nao havia derrapagens orçamentais
nao havia engenheiros fajutos.
havia anuncios muito bons (pasta medicinal couto é um icon, ou restaurador olex)
o povo era burro que nem uma porta, mas isso nao mudou muito. quem elege este governo nao pode ser dotado de grande inteligencia :P
Threads: 179
É sempre bom existir discussão sobre este assunto.
A meu ver o que falhou redondamente foi a esquerda que ainda hoje anda com o cravo no 25 de Abril, e que ao fim de 33 anos fez deste pais a vergonha da Europa, fomos ultrapassados por todos, ninguêm tem orgulho no seu pais excepto quando a selecção joga.
Fazem do Salazar um monstro e isso irrita-me, basta falar de Salazar em qualquer lado que pessoas que infelizmente têm a lavagem cerebral toda feita pela esquerda, começam logo a fazer do Estado novo como um estado de terror e tirania.
Era tão mau que o Cunhal tirou o curso na cadeia.
Defendo os direito liberdades e garantias, mas tudo tem um limite e o limite da Liberdade já foi largamente ultrapassado e está a dar largas à degradação do nosso país, enquanto os partidos políticos enriquecem e ganham poder em todos os sectores.
Vivo em Rio Tinto - Gondomar e nas legislativas o que se passou no PSD de cá foi uma autêntica vergonha, só para seguírem atrás do Major que lhes dá os tachos e os insere nas compras fraudulentas de terrenos que a todos nós nos empobrece, estou farto desta m****.
Falaram da educação, vejo pessoal com 20 anos que só estão bem a fazer assaltos e mais parecem macacos a falar uns com os outros.
Passamos de Analfabetos educados, a Analfabrutos ignorantes.
Passava-mos fome, hoje gastamos aquilo que não temos.
P.S: Em gondomar à uns anos atras numas eleições o Major fez uma festa num grande pavilhão e oferecia comida, vi familias inteiras no chão com cobertores a comerem, pessoas a levar sacas cheias de sardinhas e feveras para casa, pessoas a comer em cima de um cartão no chão, eu pensava que ja tinha visto muita coisa...
Quem fica indignado com o Salazar devia abrir os olhos para como são eleitos os nossos Governantes
«Na melhor hipótese a representação parlamentar oferece o aspecto duma duplicação de forças, que ou se revelam hostis ou pelo menos inarmónicas, mesmo quando o partido que se arroga a representação das massas operárias exerce com exclusividade o poder».
Assassino, não era terror e tirania?
Era o quê então?
Acho que anda por aqui alguém desinformado...
GPLrank -67,808
Threads: 12
O que se passa neste país em relação a Salazar e ao Estado Novo é um problema de falta de cultura. É um problema geral desta população que não lê um livro, que só vê cinema de acção e que não conhece a história deste país. As hoje em dia pensam que Salazar era um politico de direita. Salazar não era um politico de direita era um ditador que além disso tinha uma mente ultra conservadora e contrária a qualquer inovação. Pior do que a ditadura foi a resistência à modernização que ele impôs a este país.
Não vou falar mais de politica, vou só relembrar os mais velhos e dar a conhecer aos mais novos como se vivia em Portugal nessa altura.
Conheço uma senhora, hoje com 81 anos. Acontece que essa senhora casou muito cedo, e como muitas vezes acontece não se deu bem. Separou-se do marido e andou décadas para lhe concederem o divórcio. Acontece que essa senhora refez a sua vida, encontrou outra pessoa, mas não podia casar. Para a família e amigos ela era casada, para a lei ela vivia ilegalmente, os filhos que teve tiveram que ser perfilhados pelo pai, senão eram considerados filhos de pai incógnito e esta frase ficava gravada no bilhete de identidade, e era um estigma para toda a vida. Não podia tirar passaporte, porque as mulheres não tinham passaporte. Ou estavam anexadas ao passaporte do pai ou do marido, e assim ela não podia sair do país. A primeira vez que pode votar foi em 1975, porque anteriormente o voto não era permitido às mulheres.
O sogro dela (sim finalmente em 1971 a senhora pode casar) emigrou para o Brasil. Lá foi contactado por pessoas que procuravam ajuda para uma tragédia humana que acontecia no Biafra, e ele deu-lhes algum dinheiro. Tempos depois, ele veio visitar a família e conhecer os netos. O avião aterrou e ninguém sabia dele. Depois de muitos contactos veio-se a saber que tinha sido detido pela policia à chegada ao aeroporto interrogado durante 15 horas e expulso do pais. Tudo porque um ano antes tinha dado dinheiro para matar a fome a algumas pessoas.
Morreu sem conhecer os netos.
Quem não conhece o que era este país nessa altura pode ver na RTP1 às terças à noite um excelente programa sobre a evolução do nosso pais nas últimas décadas, mas eu tenho a certeza que os nossos concidadãos preferem ver mais umas novelas ou coisa parecida.
Já agora, no tempo de Salazar um fórum destes era impensável!
Threads: 211
Arraycomunas e faxos sao o mesmo, mudam é a mao que abanam[/quote]
Amén!!
Benditas mocas d Rio Maior!! Mas mesmo assim, n endireitaram suficientemente o país p a linha certa!! Ainda estamos demasiado à esquerda, em vez d um caminho certo pelo centro (nada d conotações políticas aqui!), sem extremismos e sobretudo com justiça!! :noworry:
|