Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Alguem me explique isto sff
Bom, o ponto que estou a levantar não é propriamente as causas do insucesso que Portugal tem tido mas sim que existem factores escondidos, ou encapotados, sobre determinados acontecimentos globais, como o caso do preço do petróleo e a posição dos EU no mundo, quais as suas determinandes ou, pelo menos, algumas que têm uma influência e peso preponderante nestes dois pesos pesados mundiais: EU vs petróleo.

Quanto a Portugal, ainda assim, como economia aberta que é, o preço do crude determina, e de que maneira, o ritmo e desenvolvimento da nossa economia.
As razões do sucesso/insucesso de muitas empresas nacionais são inúmeras. Não existe uma causa única mas sim uma variável infindável de factores que condicionam a vida empresarial. Se existe um factor comum esse é, de certeza absoluta, a cultura empresarial, a mentalidade de horizantes curtos que graça em muitos empresários (apontam para o outro lado da rua e deixam-se ficar por aí, trabalham para o vizinho) e a fraca, muito baixa, formação desses mesmos empresários. As actividades hoje em dia sã globais, ou movimentam-se a nivel global mesmo numa pequena empresa.
Se há uns anos (poucos) poucas ou nenhumas empresas tinham contactos com clientes/fornecedores/organizações de outros países (excepção feita ao já então "grandes" grupos), hoje é raro quem não tenham pelo menos um cliente/fornecedor de outro país.
Coisas tão básicas como a capacidade de comunicação noutra lingua (que resultam da formação que se tem) são tão baixas entre os empresários portugueses que até arrepia.
A título de exemplo um director de uma empresa, já não tão pequena assim, teve que contactar com uma multinacional por nós representada e pasmem-se que durante 2 semanas ninguém sabia o porquê de se andar num impasse. Finalmente lá nos foi confidenciado que simplesmente não conseguiam perceber a informação que lhe tinham feito chegar porque não sabia inglês. Tive eu que fazer uma tradução online via telefone para que o Sr.Director percebesse finalmente o que lhe estava a ser comunicado pelo seu cliente.
Casos destes, ou outros como este, repetem-se a pontapés e não me venham dizer que os Espanhois não falam inglês e que conseguem dinamizar o país deles. É que eles não falam porque não querem (dentro de Espanha) mas sabem-no fazer quando é preciso.
É certo que não só isto que impede o sucesso de um empresa, mas serve como demonstração.
Claro que outros factores existem, passando, como não pode deixar de ser, pela atitude despesista, mesquinha e tacanha do nosso governo que se preocupa sabe lá quem com o quê.

Vou dar um pequeno exemplo de falta de visão dos nossos dirigentes e dos nossos empresários (é geral neste caso).
Comércio online. Ora bem, quando uma empresa fora do espaço comunitário transaciona online sem que isso represente a transmissão física de bens (por exemplo o download de um qualquer programa, como um antivirus), o IVA dessa operação terá que ser pago no país de destino. Para isso a empresa vendedora, uma vez fora do espaço comunitário, terá que estar registada num qualquer país da UE e cobrar o IVA á taxa legal desse país. Sucede que os Açores e a Madeira são (ainda) os detentores das mais baixas taxas de IVA de toda a UE. Ora, então que excelente oportunidade para captar empresas, ou para criar empresas, que por seu intermédio facturem as transacções online de comércio de bens não físicos, ganhando um mais valia no preço final de venda (IVA incluindo) que se traduz numa vantagem competitiva (menor esforço de tesouraria para quem vende e para quem compra - desembolso de quantias menores para o IVA).
Como este caso há outros, mas lá está a mentalidade de vender para o outro lado da rua, para o vizinho, e não ver em termos globais.
[Image: WebLogo.gif]
Reply
...
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
Reply
...
Primeiro apagaram a assinatura, agora também apagam o avatar. Pode-se saber porquê?
Reply
Depois queixam-se que o nosso salário mínimo é o mais baixo dos "antigos" 15...com esse interesse (e esses de certeza que até ganham bem mais que o mínimo)

O valor do salário mínimo em Portugal, fixado em 385,90 euros mensais, é o mais baixo entre os quinze «antigos» países da União Europeia que estabelecem este valor, atrás do praticado em Espanha (631 euros) e da Grécia (668).

O salário mínimo português fica inclusivamente aquém do estabelecido em dois dos novos Estados-membros: Eslovénia (512 euros) e Malta (580).

A comparação, hoje divulgada pelo Eurostat, tem por base os valores actualizados em Janeiro deste ano, revelando uma enorme disparidade dos montantes que, na escala europeia, variam de um para 11.

O Luxemburgo é o país de entre os 25 Estados-membros da UE onde o salário mínimo é mais elevado, com1.503 euros mensais.

Segue-se o Reino Unido (1.269 euros), a Irlanda (1.293), a Holanda (1.273) e a França (1.218).

No extremo oposto temos a Letónia (129 euros), a Lituânia (159), a Eslováquia (183) e a Estónia (192).

Os dados do Eurostat revelam ainda, com base em dados de 2004, que 5,5% dos trabalhadores portugueses recebem o salário mínimo. No Luxemburgo essa percentagem sobe para 18%, enquanto no Reino Unido se queda em 1,4%.
Reply
ArrayPortugal tem bastantes empresas com condiçoes para investir la fora.
Por exemplo, alguem conhece a Altitude Software?
Software para call centers.
Estao na China. E com bons resultados.[/quote]

É natural, só mesmo um chinês para perceber aquilo :biggrinbandit:
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply
lololo Rui
nunca usei, mas constou-me q era bom.

Gil...gostava de saber q empresa é essa, mas na actual q estou vejo bem a diferença entre algo bem estruturado e algo...portugues:S
Reply
...
Reply
Credo, nem um comentáriozinho á disparidade dos ordenados mínimos????

Então um tipo governa-se com 343,45 €/mês ??? (pois porque aos 385,90 temos que subtrair os 11% de Seg.Social).

Umas contas (bem) pequenas (valores mensais):
Gaz: 18€ (um tipo tem que se lavar, não?)
Luz: 12€ (pelo menos para ver á noite antes de se ir deitar)
Água: 20€ (e só del cano)
Telefone+telemóvel: 60€ (temos que falar com a família, amigos, emergências, etc.)
Alimentação: 200 € (comer ainda é preciso, ou não?)
Detergentes e higiene pessoal: 50€ (bem isto é dispensável já que um tipo vai morrer mesmo, mas até lá)
Farmácia: 30€ (o básico, porque para outros nem um ordenado mínimo chega)
Combustíveis: 60€ (se um tipo for a pé além de ser despedido ainda vai gastar mais em água, gáz e higiene pessoal)

Total: 450€

Oba, oba, que espectáculo!!!!!

Depois ainda há que pagar a casa, o selo do carro, o seguro automóvel, a contribuição autáquica, as portagens, o vestuário, as consultas médicas, etc, etc.

Queria ver um desses políticos metidos á besta a desenrascarem-se com o ordenado mínimo, ou 2, ou mesmo 3. É claro que quem ganha mais que o ordenado mínimo ainda tem lhe sobra para pagar impostos, dos quais 43% é para pagar os ordenados dos nossos belos governantes.

E já agora o ordenado médio da função pública é de 1.800€/mês, sendo que apenas uma pequena minoria desses funcionários ganha menos que isso.
Por exemplo um professor do ensino secundário de uma escola pública ganha 1.579€/mês (tou a olhar para a declaração de rendimentos) e dá aulas 4 vezes por semana, 3 horas/dia.
Haja governo!!!

Ah, e com o Simplex, temos que somar mais a assinatura da internet, sim que temos ainda o choque tecnológico do Sr.Sócrates
Reply
o Luis respondeu à questao dos salarios.
E para a média dar 1800€ imaginem como nao será o ordenado de muitos.
Depois no privado é a vergonha que se vê.
Pudera, sao 100 caes a um osso.
Qq dia so pagam o minimo para nao morrer enquanto trabalha.
Depois ja eh responsabilidade do trabalhador.

O mal do portugues eh q pensa, haje e reage a curto prazo. É tipo peixe.
O futuro, o longo prazo...ihhhh...é muito longe.
Eu quero ganhar agora. Vou roubar por onde puder. Depois que se lixe...afinal fazem todos assim.
Mas tb, com bananas a frente do governo nao se esperava outra coisa.
Reply
Bem ordenados minimos? sao engraçados... e depois ainda querem que o pessoal va pra universidade estudar, onde te garanto que um tipo gasta muito mais que um ordenado minimo e não se pode estender muito, porque senao, ai sim a conta dispara... É o pais que temos, e os governantes que temos... depois queixam-se da taxa de abandono escolar... a mim não me surpreende nada...
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Andar de mota é bom... mas isto... É A LOUCURA! Carlos Costa 9 4.162 22-07-2009, 11:30 AM
Last Post: Noé Rocha
  Crescer a ouvir isto não deve ter feito lá muito bem... Rui Cunha 4 2.939 05-11-2008, 12:42 AM
Last Post: P.Louro
  Alguém destas bandas tem uma Wii? Hugo Carvalho 2 2.081 25-07-2008, 02:19 PM
Last Post: Hugo Carvalho

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)