Threads: 233
A coisa ta para começar.
Pq nao deixar aqui as nossas opinioes, leituras, etc etc?
Fica ja uma q recebi por email. O autor é o das ameijoas...
"O Paizão
Os Patrícios, os Lusitanos, os Magriços.
As alcunhas evocam imediatamente campanhas passadas, vitórias e derrotas, heróis e vilões. Naturalmente, e tratando-se da selecção portuguesa, também evocam discussões salariais, prostitutas nos hóteis, ejaculadores precoces (sim, sabes bem que é para ti, Secretário) e murros de João Pinto a torto e a direito.
Pensamos nos Magriços e recordamos imediatamente os desarmes do Alexandre Baptista, as defesas do Carvalho ou os golos do Figueiredo. Talvez esta evocação tenha o seu quê de parcial, mas asseguro que raramente me vem à memória gente do Benfica. É com memórias dessas que se apanham doenças graves.
Escutei atentamente a lista dos 23 afilhados de Scolari e tive de repetir insistentemente para os meus botões que não se tratava do boletim semanal da Cruz Vermelha. Costinha? Da última vez que jogou, Santana Lopes ainda era primeiro-ministro. Maniche está parado como um cavalo gasto a quem o dono poupou inexplicavelmente o abate. Hugo Viana acumulou um quarto de hora inteiro! - na Liga Espanhola deste ano. Quim tem uma vaga memória do que é uma baliza. Nuno Valente sabe que chegou, em tempos, a jogar futebol, mas não consegue precisar a data. Simão e Nuno Gomes estão de gatas, o que, convenhamos, no caso do anão invertebrado, até é uma proeza! E, para compor o ramallhete, vai também o Ricardo Costa
nem ele sabe bem porquê.
Scolari delira com estas convocatórias. Gere estes processos como um padrinho siciliano ora dando rebuçados inexplicáveis, ora aplicando castigos injustos. Confunde o respeito que qualquer jogador deve sentir pelo treinador com devoção religiosa. Scolari não quer um balneário. Quer uma seita de fanáticos, todos juntos a seu lado, incapazes mas dedicados. Na esteira dos Magriços, dos Lusitanos e dos Patrícios, contenho-me e não cunho o épico cognome de
As Patrícias.
Olhando para a forma física e para a veterania do grupo, creio que o grupo de pensionistas que seguirá para a Alemanha passrá jovialmente à história como "Os Enfermos". Definitivamente, isto promete. "
Bulhão Pato
Threads: 153
Algo que tambem nao percebi muito bem, foi o comentario do sargentinho de q viu recentemente um video do irão e q eles jogavam bom futebol.
para! para! para tudo!
recentemente?!?!?!
ele sabe quais os adversarios da selecçao a qts meses??
e so viu agora? vai a tempo... afinal o primeiro jogo nem é com o irão.
o mexico... olé!
um amigo disse-lhe q ia ser uma surpresa.
um amigo??? sera q foi o mesmo amigo q lhe deu a lista de jogadores a levar?
anda o gajo a 2 anos a mamar o dinheiro dos tugas. nao consegue ganhar uma final em casa contra a Grecia, isto depois de ja saber como jogavam. raramente vai aos estadios ver os jogos.
e é na ultima q analiza os adversarios.
compreendo-o...nao teve tempo
Threads: 84
Quando penso nos 23 convocados , tenho em conta 3 coisas.
- O Europeu de Sub 21
- Os próprios convocados
- Os não convocadoss
> O Europeu
Sem dúvida que teve influência nas escolhas dos 23 que seguem para a Alemanha. O Europeu é cá e obviamente tem que ser um bom negócio para a Federação. Tenho poucas dúvidas que Madaíl teve influência nos convocados para salvar o "Neogocio". Não levar João Moutinho, Ricardo Quaresma, Manuel Fernandes ou Raul Meireles era uma machadada muito grande na nossa jovem selecção e... na nossa própria esperança de uma boa participação na prova, logo, o negócio iria correr mal. Como estes jogadores seriam sempre 2ªs opções na mente de Scolari para o onze "alemão", escolheu-se outra segunda linha...
> Os Convocados e os Não convocados
Não existem grandes surpresas nos convocados de Scolari, tanto que a maior parte deles fez a fase de qualificação (deste o momento que estivessem disponíveis). Talvez a chamada de Ricardo Costa tenha sido a única.
Os Guarda Redes: Entre a discussão dos que jogam e não jogam, Coo Adriaanse fez um favor a Scolari e equilibrou a balança. Ricardo talvez até seja os melhor dos portugueses que jogam a titular. Entre 2 suplentes (Baía e Quim)... escolheu Quim. Tirando clubitres à parte, é apenas uma opção. A escolha de Bruno Vale segue na lógica do Europeu em que levou Moreira (era o guarda-redes dos Olimpicos).
Os Defesas: Primeira palavra vai para Jorge Andrade, ninguém mais que ele merecia este mundial, tenho imensa pena, não só pelo jogador mas também pelo que me parece ser como homem. De resto tudo normal. Paulo Ferreira, Miguel, Ricardo Carvalho, Marco Caneira e Fernando Meira... não vejo melhor em mais lado nenhum. Nuno Valente é discutivel mas para levar quem (?), só se fosse o Miguelito. Em relação ao Ricardo Costa acho que tanto o Tonel como o Ricardo Rocha seriam melhor opções (também não deveriam sair do banco)
Médios: Costinha, Maniche e Hugo Viana ao serem substituidos teriam de ser pelos jovens que vão aos sub-21. Equilibrou-se o "desportivo com o economico", e nestes a vantagem de serem jogadores muito mais experientes. Costinha é nitidamente um lider no balneário e homem de confiança de Scolari.
A ausencia de Quaresma é nitidamente uma questão de disciplina, Scolari não gosta de "putos rebeldes" que possam deitar tudo a perder em 5 minutos e o gesto de Quaresma sobre Tonel no Sporting-Porto, seguido dos nomes bonitos que este atirou para Coo quando o tirou de campo, isto tudo logo após uma convocatória da selecção em que Quaresma foi chamado, ditou o afastamento do "cigano".
Os Avançados: Temos poucos, temos estes.
Em relação ao trabalho de Scolari extra convocatórias, digo o mesmo que digo ao meu chefe. "Não preciso de vir de gravata para trabalhar bem, quando não apresentar resultados mandem-me embora". E é mais ou menos isso.
Se Scolari tiver sorte e o Mundial correr bem, vai ser excelente, se não... vai-lhe cair tudo em cima.
Só lhe posso desejar boa sorte e que vá o mais longe possivel. O resto são discussões fúteis.
Have Fun !!!
Tem pormenores que nao concordo com o Rui.
É perfeitamente possivel levar jogadores dos sub ao mundial. nao vejo razao para nao irem.
Os guarda redes é uma anedota.
Paulo Santos, que foi so o guarda redes q mais minutos tem, e boas exibiçoes.
O Hilario, q deve ser muito mau, tao mau q foi contratado pelo Chelsea.
E não falo do Vitor Baia, que eh para nao me chamarem tendencioso.
Defesas.
Nao entendo o Ricardo Costa.
Mas tb nao entendia o Ricardo Rocha. Sao jogadores semelhantes, mas na minha opiniao apenas medianos.
Infelizmente nao temos o Jorge Andrade, mas temos um Pedro Emanuel, ou um Tonel q fizeram boas exibiçoes durante o campeonato. Ou mesmo o Nunes.
Medios.
Onde esta o Pedro Mendes, ou o Quaresma?
Costinha??? parado a 6 meses? so se for mesmo para dar força ao balneario. Mas para isso nao ia como jogador. Fazia so parte da comitiva.
Pegando nas palavras do Rui sobre a disciplina, deixava entao o Petit em casa. Se o tal episodio do Tonel foi mau, que diria dos restantes q vimos durante a epoca toda.
Avançados.
Temos poucos sim, mas ainda assim ha jogadores como o Joao Tomas.
Qts jogos fez o Postiga? Qts golos marcou?
E o Tomas?
Mais um mundial, mais uma vergonha.
A nao ser q Angola fique reduzida a 7 jogadores, e o Irão convoque os jogadores para combater o inimigo Israel.
É uma convocatoria anedotica, e surreal.
Threads: 84
ArrayTem pormenores que nao concordo com o Rui.
É perfeitamente possivel levar jogadores dos sub ao mundial. nao vejo razao para nao irem.[/quote]
Não , não é, tanto que nenhuma selecção o faz. É necessário um estágio perfeitamente elaborado para os jogadores não apresentarem deficiencias fisicas durante o Mundial. Exemplo disso foi o Mundial 2002, que segundo se consta, o estágio em Macau foi uma aberração e a principal causa para o falhanço da nossa selecção na Coreia
ArrayOs guarda redes é uma anedota.
Paulo Santos, que foi so o guarda redes q mais minutos tem, e boas exibiçoes.
O Hilario, q deve ser muito mau, tao mau q foi contratado pelo Chelsea.
E não falo do Vitor Baia, que eh para nao me chamarem tendencioso.
Defesas.
Nao entendo o Ricardo Costa.
Mas tb nao entendia o Ricardo Rocha. Sao jogadores semelhantes, mas na minha opiniao apenas medianos.
Infelizmente nao temos o Jorge Andrade, mas temos um Pedro Emanuel, ou um Tonel q fizeram boas exibiçoes durante o campeonato. Ou mesmo o Nunes.
Medios.
Onde esta o Pedro Mendes, ou o Quaresma?
Costinha??? parado a 6 meses? so se for mesmo para dar força ao balneario. Mas para isso nao ia como jogador. Fazia so parte da comitiva.
Pegando nas palavras do Rui sobre a disciplina, deixava entao o Petit em casa. Se o tal episodio do Tonel foi mau, que diria dos restantes q vimos durante a epoca toda.
Avançados.
Temos poucos sim, mas ainda assim ha jogadores como o Joao Tomas.
Qts jogos fez o Postiga? Qts golos marcou?
E o Tomas?[/quote]
Isso é tudo muito subjectivo, minutos não dão garante de qualidade. O Hilário também não é titular no Nacional por essa ordem de ideias.
O Pedro Emanuel é tão mediano como o Ricardo Costa ou o Tonel ou o Ricardo Rocha, e o Nunes também é da mesma estirpe, por isso... mas é como tudo, opiniões.
O Pedro Mendes talvez tenhas razão, é jogador que gosto muito e poderia ser convocado.
Entre Quaresma e Petit a única diferença é que o Petit não manda os treinadores para o bilhar grande...
O João Tomás é inferior ao Postiga, a meu ver... e não teve mal em França (participou em 15 jogos nos quais marcou 3 golos isto em 6 meses)
A vergonha, logo se vê se foi ou não, depende não só do treinador mas também da atitude dos jogadores.
Have Fun !!!
Threads: 23
É tudo mais ou menos verdade, mas para fazer 2 selecções é o que ha.
Só falta dizer como a delegada da selecção portuguesa para os paraolimpicos " temos poucos defeiciente fazemos o possivel"....
Dassssss que saida mais infeliz :23:
17-05-2006, 07:55 PM
(This post was last modified: 17-05-2006, 07:57 PM by Luis Branco.)
Agora é que o Rui disse tudo. Um bom grupo de jogadores, dedicados, esforçados, trabalhadores e com amor á camisola fazem um grande treinador mesmo que o treinador não seja grande.
Um grande treinador com um grupo de jogadores preguiçosos, indolentes e que se estão nas tintas nunca faz uma grande equipa.
Se Portugal não quiser passar uma vergonha na Alemanha - e eu não estou ver porque a vai passar, muito sinceramente - então depende acima de tudo da atitude que os jogadores tiverem em campo.
Podemos não concordar com a selecção deste o aquele jogador - e eu nunca concordei com a selecção do João "cai que tás ao pé da linha" Pinto para as selecções e ele estava sempre lá batido - mas as escolhas nunca são consensuais.
Eu quero acreditar que Portugal vai fazer um bom Mundial. Muito provavelmente não chegará á vitória mas não me admiriaria se chegasse ás meias finais ou mesmo á final. Porque não?
Que eu me lembre esta foi a única vez que Portugal se qualificou para uma fase final de uma competição internacional sem depender de terceiros, com um 1º lugar no grupo destacado e claramente superior aos adversários, como boas exibições e, acima de tudo, um excelente espírito de equipa.
Como alguem disse uma vez um bom treinador não quer grandes jogadores quer é uma grande equipa.
Venha lá esse Mundial.
E agora vou-me que hoje marcho para casa mais cedo para ver a Final dos Campeões
E eu até gosto de Macau.
|