Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quantum Motion by Simology
    [Image: logo.jpg]
[Image: QuantumMotion.png]  

Ontem (31/07/2016), desloquei-me cerca de 150 kms para testar este cockpit da Simology.

Antes demais, a Simology é uma entidade totalmente nacional e onde o seu responsável, Nuno Ferreira, é um amante da simulação automóvel.
A estrutura que estava em montada no Café Bambi de S. Pedro de Moel (local aprazível e pessoal atencioso no atendimento), impressiona à primeira vista.
Com aspecto robusto, de fácil acessibilidade com soldaduras e acabamento de fazer inveja a qualquer sistema idêntico internacional!
Os cerca de 140 Kgs do conjunto, são suficientes para manter toda a estrutura estável e preparada para as fortes vibrações e amplos movimentos que proporciona ao utilizador.

Como não podia deixar de ser e não "porque o mundo é pequeno" mas sim "porque os bons conhecem-se todos", também lá estava o Cláudio Coelho, membro desta comunidade.

Como primeiro contacto pessoal com o Nuno Ferreira, foi de uma simpatia inultrapassável, bem como a sua esposa... desde já o meu agradecimento em nome pessoal extensível à nossa comunidade.

[Image: montagem.png]

Depois de tudo montado (apenas tive tempo de beber um café), já era extensa a fila de inscrições para testar o simulador, por parte de entusiastas anónimos, inexperientes na simulação... ou não.

Dotado de 3 eixos de movimento, satisfaz na plenitude qualquer sim racer.

Como equipamento de visualização, estava exposto um grande monitor curvo de 47 polegadas e uma unidade de Oculus Rift CV1.

O contacto foi curto e após um último ajuste na sensibilidade de desvio da traseira, melhorou substancialmente o comportamento. O que deixa adivinhar que em termos de ajuste e afinação, muito pode ser personalizado ao gosto e sensibilidade de cada um tornando o sistema verdadeiramente personalizável.

Sobre custos, parte sempre importante e por vezes dissuasora na altura da decisão, foi-nos indicado um valor a rondar os 7.500,00€ para a estrutura dotada dos diversos sensores e actuadores.
Neste valor não se incluí qualquer equipamento activo (computador, monitor, óculos ou volante e pedais.).
Ainda assim, e comparando com sistemas, ditos internacionais, é um bom "começo de conversa", já que outros semelhantes apontam para valores substancialmente mais elevados.

A experiência

[Image: pmf.png]

Não podia ser mais satisfatória excedendo em muito a expectativa e convenhamos que era alta... pois ao fazer uma deslocação de 300kms (ida e volta) dei comigo a pensar: "Será que vale a pena?", "será que não é um desapontamento?", com a agravante que antes de sair, não consegui contactar telefonicamente o Nuno, para confirmar se o programa estava a decorrer como previsto. Saliento, que o nosso último contacto, tinha acontecido na sexta-feira (29/07/2016) e que durante os dois dias anteriores, algo poderia ter feito "descarrilar" o programa delineado.

Mas tudo normal e foi a minha vez de sentar no confortável banco que era parte integrante da estrutura.
Primeiro, e de forma a poder comparar com o equipamento que tenho habitualmente em casa, optei por não utilizar os óculos e dei duas "voltinhas" a SPA com um Ferrari.
Obviamente, é muito diferente.
A sensação transmitida nunca será a de um carro real, mas a aproximação é fantástica.
Ainda assim, muitos parâmetros podem ser melhor afinados. Não nos podemos esquecer que, a finalidade da acção no Bambi Café, é de demonstração das capacidades do dispositivo. Logo, muitos dos efeitos estariam por assim dizer, um pouco exagerados, deturpando o que um "sim racer" espera.

Mudando de software, passei ao Dirt Rallye com a "ajuda" dos Oculus Rift CV-1... e... o mundo à minha volta parou!!!
Mais uma vez, o contacto foi curto... um pequeno troço de floresta com vários saltos (mesmo).
Por momentos, até me esqueci que estava numa estrutura não estática, tal é a envolvência e imersão produzida pelos Rift!
Como disse no final do troço, tenho apenas duas palavras para descrever a experiência: BRU TAL

Em conclusão

A análise ao Quantum Motion não pode ser feita com utilização de 10 minutos!
É um "mundo" novo de sensações que demora a absorver por qualquer ser humano.
E se à priori, pela leitura acima, podem ser enganados pelo grande vencedor serem os Oculus Rift, desenganem-se porque é um factor de peso, sem dúvida, mas como disse, com mais calma e após algumas sessões, as sensações corporais provocadas pelo Quantum Motion virão ao de cima!

O futuro

Para quem tiver tempo, espaço e carteira para poder usufruir deste sistema Quantum Motion by Simology, é desde já um "Must have!"
Quem tiver paciência... ou falta de t€mpo Smile momentâneo, pode sempre aguardar pela realidade aumentada... mais uma opção que está nos horizontes de desenvolvimento da Simology e que promete hoje o virtualmente real de amanhã.

Em nome da SRP, um agradecimento à Simology na pessoa do Nuno Fernandes

[Image: pmf-nuno.png]

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de Agosto, o Quantum Motion by Simology vai estar no Bambi Café (39.757760, -9.028104) em S. Pedro de Moel para a 1ª Simrace.
Inscrições online para breve.
╔═════════════╗
║  Paulo Figueiredo ║
╚­═════════════╝
[Image: L_VirusKart.gif]
Reply
Cada vez me convenço mais que quando experimentar os óculos, vou ter que compar uns!! Big Grin
Reply
Obrigado Paulo pela excelente cobertura jornalística, é muito bom saber que existe na nossa terra quem está a investir neste "nicho". Desejo desde já à Simology os melhores êxitos em comercializar o seu produto.
Um comentário ao Dirt Rally com os CV1, na verdade uma experiencia muito porreira embora ache que a Codemaster tenha exagerado um pouco naquelas pendentes e haja qualquer coisa de "arcade" nas físicas mas a verdade é que dá um gozo do caraças andar por aquelas picadas Smile. O Asseto Corsa também tem uns gráficos já muito bem conseguidos no CV1 e o iRacing embora precise de uma intervenção urgente a nível do AA também é um simulador novo no CV1. Quem puder compre-o que não se arrepende.
Simulador actual: iRacing;  Passado: GPL
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  MOTION COCKPIT :) Rui Vieira 4 5.910 11-01-2013, 10:35 PM
Last Post: Gil A.

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)