Threads: 243
Bem como disse no outro post, aqui está um tópico referente a 2006. eqt n é criado um thread 2006 começaremos por uma coisa de cada vez para isto n ser uma salganhada. Assim sendo cada semana deixaremos um topico 'sticado' nesta parte do forum com um tema. Um tema a discutir por semana até 2006 chegará perfeitamente, e até ser criado o tal 2006 thread.
Esta semana podemos começar por um tema que se tem falado, o funcionamento da lista de espera e activa. Sabendo que a ocupação do server tem p já 30 pilotos, postem as vossas ideias ou sugestões referentes ao processo das mesmas p a próxima temporada! :blink1:
Threads: 153
A minha ideia resulta de começar a haver cada vez mais pessoal interessado no campeonato GTR.
O que tenho em mente seria criarmos um segundo campeonato, mas não sei como o GTR LS gere isso e ee é possível ter dados de mais do que um campeonato.
Se fosse possível passaríamos a ter duas divisões. Isto é que se faz, por exemplo, no UKGTR, e é idêntico aquilo que o Rogério propôs no post dele.
Teríamos uma Divisão 1 com um 25/30 pilotos e uma Divisão 2 com outros 25/30.
A razão de falar em 25 e não só em 30, prende-se mais com limitações que algumas pistas colocam por não terem 30 pit boxes. Assim evitava-se que possa suceder alguem ir á pit durante a corrida e dar de caras com o lugar ocupado por outro carro (aconteceu-me isso a mim na Wosec e é bem lixado ficar ali mais de 20 segundos á espera). Isto pode ou não acontecer, já que depende da sorte, ou azar, entrarem dois carros ao mesmo tempo e que partilham o mesmo luga na pit.
Além disso, com 25 pilotos para cada lado é mais fácil termos as duas divisões cheias, em lugar de 30 numa e 20 noutra, por exemplo.
Os 25 ainda resulta, e muito, de que parece ser a volta desse n.º o máximo de pilotos que acabam por aparecer para a corrida.
Faríamos isto da seguinte forma.
Este campeonato está como está e não se mexe.
Para o próximo ponhamos as 2 divisões (claro, sempre considerando que há pilotos que o justifiquem) e pegando na ideia do Roger, os últimos 5 do presente campeonato corriam na Divisão 2 na época seguinte, se é que vamos ter mais de 25 pilotos com provas realizadas neste campeonato.
Os moldes continuavam exactamente nos mesmo, mas com dois campeonatos.
Em termos de calendário, ponhamos a correr ou em semanas alternadas ou então a Divisão 2 á 2ª e 3ª (3ª corrida) Divisão 1 (actual) á 4ª e 5ª (5ª corrida).
Além disso ainda permitia aqueles que correm em GT numa Divisão correr em NGT na outra e vice-versa. Isto porque há pilotos em GT que gostavam de correr em NGT e o oposto também é verdade.
Este sistema só tem um senão: se os pilotos faltarem muito podemos ter corridas com 20 ou menos pilotos, o que cria um grande espaço em pista e torna as corridas mais solitárias.
Há muito tempo que não me lembrava de ver tantos carros em pista e ter que fazer tantas dobragens como na prova do Estoril. Mas em contrapartida só estive perto de 3 pilotos e em situação de poder ultrapassar/ser ultrapassado foi só 1.
Com menos que 25 pilotos em pista as corridas são um pouco mais aborrecidas, a não ser que a malte tenha toda andamentos muito próximos.
Para o GTL ficaría a 6ª e o Domingo, caso haja interesse e pilotos em n.º que o justifique.
Se o GTL for só ocupado por 2 ou 3 pilotos, não faz sentido ter o server com o GTL, penso eu de que.
Aqui fica a minha ideia sobre a questão das listas, pelo menos para 2006 e considerando que não existam mais de 50/60 pilotos interessados em correr.
Threads: 11
Bom pela minha experiência numa liga francesa em que participo se o campeonato tivesse um numero anormal de participantes uma boa solução seria a que se usa na referida liga e que consiste basicamente no seguinte:
_ 5 dias antes de cada prova é aberto o server de modo a serem feitas as pre-qualify, o objectivo destas é distribuir os pilotos pelas séries 1 e 2, as pre-qualify são efectuadas da seguinte forma: temos de efectuar séries de 5 voltas consecutivas o tempo é atribuído em função da sua media.
podemos fazer as séries que queremos temos 5 dias para as fazer, numero de voltas é ilimitado.
_ Outro procedimento que gostaria que fosse utilizado são as partidas paradas, este método tem sido utilizado nessa liga e nunca houve um único problema, penso que o metodo que temos usado não é o melhor.
_ Os pilotos que façam as pre-qualify e não compareçam no dia prova são excluídos do campeonato, sempre e quando não apresentem uma boa justificação.
Essa para mim é a opção melhor, uma Qualificação como é na realidade q apura a grelha, eu n poderia concordar mais!
Isso é o que se passa no SimChallenge.
Podíamos ter o server só com practice e Q2 ( a practice era para dar tempo para o pessoal entrar).
Do log da Q2 retiravam-se as primeiras 5 voltas. As que estivessem a mais não contavam.
A ideia é boa mas com o sistema de classificação que temos e que passa pelo GTR LS, não sei se dá para fazer.
Se der para aplicar isso no GTR LS era óptimo.
Agora temos é outro problemita com isso que é o tempo que leva a fazer isso.
Isso obrigava a ir ao log de cada dia, ira a cada piloto, tirar as voltas em excesso, converter para excel, ou coisa do género (não percebo nada de BD's), calcular a média, comparar com as médias efectuadas pelo mesmo piloto nos restantes dias antes da corrida, comparar as melhores médias entre pilotos, distribuir os pilotos por divisões...xiiii, tão a ver a trabalheira e o tempo que isso leva.
Se alguem arranjar processo de fazer isso automáticamente magnífico, caso contrário torna-se muiot complicado por isso a funcionar.
Quanto ás partidas, estás-te a referir a arrancarmos logo para corrida ao sinal verde?
Se é isso, pela experiência que tenho, pode dar grandes problemas.
É que basta um tipo no meio do pelotão fazer um ligeiro peão e enfaixam-se todos uns nos outros.
Depois vai tudo discutir a primeira curva com pneus e travões frios e aí vão mais uns quantos.
Teremos que experimentar isso para ver como corre e se não dá molho logo na largada.
Threads: 84
Desculpem lá estar-me a meter na matéria mas como potencial interessado em participar na próxima época deixo aqui uma questão.
Qual é o problema em criar-se duas divisões se o numero de inscritos superar os 25/30 pilotos e os dois campeonatos funcionarem nos moldes deste ?
Acho que seria a melhor opção.
É porque o tempo não abona, já participar nos campeonatos é tarefa dura (pelo menos falo por mim), treinar ainda mais complicado é... quantos mais dias forem necessários para testes, qualificações, provas etc, então aí.... tenho as malas à porta :|
Have Fun !!!
Threads: 233
ora bem, antes de mais, alguem q mova este topico para o local q ja foi criado
quero ver os assuntos a discutir (propostos pela organizaçao) separados em topicos e nao misturados no mesmo saco. torna-se confuso para todos.
no imediato, estamos a debater a divisao ou nao de pilotos.
sem abrir muito o livro, posso dizer q a proxima epoca sera orientada somente para as equipas.
Sao elas q irao gerir os seus pilotos, e todo o contacto q a organizaçao tiver será com os responsaveis de equipa.
Sendo assim colocam-se alguns problemas à ideia do Luis.
Mais skins!
podemos ter qts campeonatos em paralelo quisermos. tudo eh automatico por isso nao ha grande trabalho em termos de controlo de dados.
nao gosto de subidas e descidas, por tanto os campeonatos teriam de ser independentes. alias, subidas e descidas iria criar ainda mais problemas as equipas, dadas as limitaçoes em relaçao ao numero de pilotos.
sei que eh muito chato deixar de fora, mas não me parece q a melhor forma de lidar com as situaçoes seja a criaçao de divisoes. um novo campeonato, eh algo a pensar, uma divisao, nunca.
19-12-2005, 05:42 PM
(This post was last modified: 19-12-2005, 05:44 PM by JoaoM.)
I say, keep it simple. O arranque por semaforo n seria uma ma opção. As partidas são um 'gadget' de todo o tamanho e ainda n correu bem uma unica vez, as vezes penso q o melhor é manter as coisas simples, todos já sabem q ao inicio o carro ta frio, mas isso é um factor a ter em conta, nessa parte crucial da partida os pilotos têm de ser mto mais cuidados se querem estar os 72 minutos em pista, n vale de nada comprometer uma corrida em 2 min. Arranque parado com semaforo depois de uma qualificação de 2 dias, q podia ser ao formato superpole apenas c um admin a controlar no server.
Em relação ao espaço, se dividirmos as classes, embora o Marco n goste é uma solução q dá 10 lugares livres aos GTs e cerca de 20 aos nGT. 30 pilotos a uma hora a correrem mais 30 pilotos a correm a outra hora depois das respectivas sessões de qualificação (como o prórpio nome indica). Assim n haveria divisões, n haveria lista de espera e c algum esforço e paciência até poderiam haver bons arranques!
Lá tá como disse, manter tudo mto simples!
Threads: 233
temos o prob q eu referi.
equipas!
o prox campeonato eh orientado para as equipas e nao para os pilotos.
as qualificaçoes ao tipo SimChallenge nao dao no figurino q temos, e tao pouco com o website.
por muito q possam criticar ou discordar quero manter a linha q defini no inicio. o campeonato é para simular o maximo possivel.
ora na realidade correm todos juntos, logo nao correm em gt e ngt.
eh uma opçao q as equipas vao ter de tomar.
reparem, temos 35 pilotos, ja a contar com os pilotos de lista de espera.
vamos aumentar ate qt? 40? ja era muito bom.
em alguma das provas correram 30?
nao!
era com divisoes q iriam correr todos? tb nao.
a exp mostra-me q a divisao, ou campeonato mais fraco iria ter corridas com um max de 10 pilotos (isto em dias bons)
qt a forma de largada, vamos deixar para outro topico pf
Não sei se a minha ideia das divisões foi clara.
Refiro-me a duas divisões, cada com 25 pilotos, mas com classes mistas de GT e NGT em ambas.
O que disse de pilotos irem para NGT e outros GT,
era que numa divisão podiam correr em GT (onde há outros carros da classe NGT) e na outra divisão, se quisessem, tivessem tempo e lugar vago, podiam correr em NGT (onde há outros carros da classe GT).
Não me estava a referir a duas divisões, uma só de de GT e outra de só de NGT.
Falo por mim, mas se pudesse participar numa divisão ao volnate de um GT e na outra ao volante de um NGT era uma maravilha, heheheeh
Relativamente á "descida" seria no caso de equilibrar as divisões em n.º de pilotos, se bem que concorde que isso possa ser complicado.
Os próprios pilotos podem (e muito bem) querer continuar a correr com os pilotos que já conhecem. Mas julgo que esse problema não vai existir, pois penso que no final do campeonato vamos ver que devemos ter cerca de um máximo de 25 pilotos presentes em simultâneo.
Mas se optarmos por duas divisões (ou campeonatos, o nome aqui pouco importa) com 30 lugares então a questão de mudar 5 nem se coloca.
Quanto ás partidas directas (sem pace lap a partir de standing start) tou no tópico em baixo
|