Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O modelo de negócio da iRacing
ArrayGil, eu paguei UMA vez pelo GTR2.[/quote]

Não é o que consta :biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit:

ArrayFrancisco, explica-me então, se o JH tem assim tanto dinheiro e não precisa do iracing, pq são cobrados aqueles valores?[/quote]

Mas há aqui alguém que queira perder dinheiro? E para o que custa cada pista (um milhão de USD) a fazer o scan da pista, vai lá vai!

ArrayImagina se eu fosse comprar um carro, e so vinha com o basico, e que me permitia apenas andar dentro de casa (garagem)
Se quisesse ir ao supermercado, tinha de comprar cada estrada por onde passasse.
Se queria levar mais pessoas dentro do carro, tinha de pagar por isso.
Se queria ir de ferias e levar o carro, tinha de pagar por isso, mais as estradas por onde passava, etc etc

So falta um dia disponibilizarem varios tipos de pneus (marcas) para um carro e teres de pagar por cada um.[/quote]

Pagas impostos, gasolina e portagens e desgaste da viatura.... ups, demasiado igual à realidade :cheesy::cheesy::cheesy:

Reply
Bem estamos a falar de um serviço, ou melhor um Simulador que é pago por mês, bem vistas as coisas, eu comprei o GTR e joguei menos que um ano com ele, e paguei a mesma 60 euros, nunca mais lhe toquei, logo no ano a seguir lançaram o GTR2 adivinhem comprei + 60 euros, joguei pouco, digamos que era uma evolução do GTR bem porreiro mesmo.
E depois veio o Race, pimba mais 60 euros, e depois o RACE07 dá-lhe mais, agora parace que vêm ai o GTR evo, mais uns trocos pros senhores, sempre os mesmos diga-se.
Ora bem vistas as coisas, será mais ou menos caro um modelo de negocio em que se paga e temos actualizações ou um que vai lançando produtos, todos os anos e que acabamos por comprar na mesma???
No iracing tanto quanto sei posso pagar só nos meses em que posso jogar (o trabalho é lixado), e todos os updates que compro são meus.
Vamos então fazer contas, e ver se sai mais caro comprar GTR, GTR2, RACE, RACE07, RACE GTR evo.... num espaço de 2 anos
ou pagar por um serviço em que posso escolher se vale a pena comprar 12 meses de utilização ou apenas 3 no caso de quem têm outras coisas para fazer???

Espero ter conseguido explicar bem o meu ponto de vista.
Reply
onde paguei mais Gil?
um milhão fazer o scan de uma pista? engraçado, q trabalhei na empresa q fabrica os lasers e software que usam para as mediçoes e nem um 1/100 gastam num scan (bem tavam lixadas as empresas q usam o mesmo material)
E qt as portagens, gasosa e afins, pago, mas posso usufruir em qq lado, nao apenas onde eles querem

Miguel, esse espaço é bem maior, e os valores, bem mais pequenos. em 4 anos, gastaste 160€...ena..o mesmo que gastas num ano de iracing com a dif q nao gastas mais para teres mais carros e pistas.
E se pagas 3 meses, presumo q seja para te divertires apenas. Se pretendes fazer parte de um campeonato sao bem mais que 3 meses (6 no minimo para algo digno de se ver).
Para alem disso, os exemplos que deste foram evoluçoes, sempre para melhor. Como ja foi dito aqui, o iracing vai poder evoluir ate que ponto sem criar problemas? uma coisa é comprar algo novo, outra é evoluir o que tens sabendo que mais cedo ou mais tarde acaba por ficar ultrapassado (falo no eye candy).
mas la ta, tamos a ir pelo campo tecnico, qd a discussao não é essa.
Reply
Arrayonde paguei mais Gil?[/quote]

Servidores...:whistling:

Arrayum milhão fazer o scan de uma pista? engraçado, q trabalhei na empresa q fabrica os lasers e software que usam para as mediçoes e nem um 1/100 gastam num scan (bem tavam lixadas as empresas q usam o mesmo material)[/quote]

Mas eles fizeram algum scan a uma área geográfica?! É que não estou a falar na aquisição da tecnologia (custos fixos), estou a falar em custos de produção das pistas (deslocações, salários das pessoas, fees para as pistas, etc.)

ArrayE qt as portagens, gasosa e afins, pago, mas posso usufruir em qq lado, nao apenas onde eles querem[/quote]

Podes ir a Montalegre de Auto-Estrada? Podes ir ao Monsanto de Auto-Estrada? E olha que não te livras dos impostos, gasolina e desgaste da viatura.

ArrayMiguel, esse espaço é bem maior, e os valores, bem mais pequenos. em 4 anos, gastaste 160€...ena..o mesmo que gastas num ano de iracing com a dif q nao gastas mais para teres mais carros e pistas.[/quote]

100 euros é diferente de 160:whistling:

ArrayE se pagas 3 meses, presumo q seja para te divertires apenas. Se pretendes fazer parte de um campeonato sao bem mais que 3 meses (6 no minimo para algo digno de se ver).[/quote]

Os campeonatos são de 14 semanas, ou seja, 3 meses e meio. E nem tens de correr em todas as provas, nem adquirires todas as pistas.

ArrayPara alem disso, os exemplos que deste foram evoluçoes, sempre para melhor. Como ja foi dito aqui, o iracing vai poder evoluir ate que ponto sem criar problemas? uma coisa é comprar algo novo, outra é evoluir o que tens sabendo que mais cedo ou mais tarde acaba por ficar ultrapassado (falo no eye candy).
mas la ta, tamos a ir pelo campo tecnico, qd a discussao não é essa.[/quote]

Deixa ver. Evoluções para melhor sim senhor, por isso é que o online do GTR2 continua a ser pior que o do GPL (ok, podes meter 28 macacos numa corrida, mas para isso também és obrigado a ter duas classes:whistling:). É por isso que não consegues jogar com altas resoluções no GTR2 online (TH2Go ou SoftTH para quê?!).

Eu prefiro pagar a uma empresa ir melhorando o serviço, em vez de fazer apenas um pagamento lump-sump, em que eles recebem o dinheiro e te mandam passear (e olha que o Race07, nesta matéria, até está bem melhorzinho).

Reply
Bom post, Miguel. Concordo com a maioria do que disseste.

ArrayFrancisco, explica-me então, se o JH tem assim tanto dinheiro e não precisa do iracing, pq são cobrados aqueles valores?[/quote]
É uma pergunta interessante. Na realidade ele poderia até dizer: ok, sou tão rico que posso até pagar tudo e oferecer isto de graça a todos. Mas já agora, será que tu ou eu o fariamos? Eu adoro simracing, mas duvido que fizesse isso. Há causas mais nobres se pensarmos em dar dinheiro.

Há mais razões par este tipo de preço/estratégia, mas as principais são:
bem, além de que um homem de negócios não gosta de deitar dinheiro fora :)

- o projecto é a MUITO longo prazo - isto quer dizer que daqui a 10 anos ainda vão estar a desenvolve-lo - eventualmente todas as pistas principais e até secundárias estarão no serviço, tal como todas as formas de motorsport. O preço de desenvolvimento é e será gigantesco. Ele tem 65 anos julgo, mas pensa e prepara tudo de forma que a empresa seguirá sem ele quando um dia já n estiver presente.

- 8 euros por mês foi considerado o necessário para fazer a distinçao entre quem considera simracing um game e um interesse sério. Um gamer compra vários jogos por ano que custam bem mais do que isso, enquanto que um verdadeiro simmer define as suas prioridades. O ponto importante aqui na minha perspectiva é: quem se disponibiliza a pagar 8 euros por mês não o fará para andar a crashar os outros (mas se o fizer tb n dura muito lá). Quem está no serviço está porque fez uma opção clara. Acabou o triste espectáculo de metade da grid ser posta propositadamente fora em T1 por um miudo.

- relacionado com o 1º ponto, há a questão da sustentabilidade. O princippal objectivo é transformar simracing num verdadeiro desporto. Não será fácil, e demorará mt tempo, mas para além disso, a única maneira de o fazer é se o desporto n depender de um mecenas. É fenomenal que alguém se disponha a investir tanto sem garantia de retorno, mas não é realista julgar que uma actividade pode ter successo e aceitação se não tiver uma verdadeira fonte de receitas que permita a desejada e continuada expansão.
Reply
O Objectivo da iRacing NÃO É, fazer o simulador mais barato de sempre. Assim como o objectivo do JH não foi criar o negócio mais rentável possível com 18M USD. Mesmo que o iRacing venha a ser um sucesso de vendas ( de serviços ) dificilmente facturará mais do que qualquer uma das edições do GTx, mesmo as edições prologue :D.
A realidade é que o mercado para um "simulador puro-e-duro" é muito restrito e por isso, pouco atractivo para os investidores.
Signfica isto que o JH decidiu fazer a boa acção da vida dele e criou um negócio sem rentabilidade à vista ? Não, mas seguramente não o fez, por este ser o negócio mais rentável que consegiu imaginar. Fê-lo, porque é algo que lhe dá um gozo particular e porque tem dinheiro para se fazer rodear pelo melhor "staff" e tecnologia disponíveis.
Fê-lo a qualquer custo ? Não. Tendo em conta o universo de possíveis utilizadores deste serviço, optaram por um modelo que oferece bem mais do que um "simples" simulador saído da caixa. Optaram , não por vender apenas um simulador, mas por vender e criar novos serviços que gravitam à volta do sim-racing.
Este foi o modelo encontrado para "sustentar" o investimento necessário. Só irá sobreviver se recolher um número de assinantes bastante razoável durante um período relativamente longo e só conseguirá isso se lhe for reconhecido o nível de excelência, que pessoalmente espero encontrar.
Além disso o sistema é relativamente transparente, é possível assinar apenas por um mês. OK, esse mês não é de "borla", mas acham mesmo que a sustentabilidade do negócio pode estar assente em assinaturas de um mês ? É óbvio que não.
O modelo é diferente de tudo aquilo a que estivemos ( ou estamos) habituados até agora, a qualidade ditará se valera ou não a pena pagar pelo serviço que se propõe fornecer.
Reply
Farto de me irem ao bolso estou eu!!

Para me irem ao bolso por cada movimento que faço já me chega o Sócrates...

Um simulador que pode custar mais de 200€, em que cada pista custa cerca de 15$, carros idem, acham mesmo que tem fins lucrativos???

Eu apresento aqui os meus gastos no que a software de simuladores diz respeito...

35 euros no Rfactor, já la vão mais de 2 anos... dá pouco mais de 1 euro por mes...

E respondendo...

ArrayNão percebi se estavas a insinuar se sou estúpido, crédulo, ou então que fiz o post de encomenda.[/quote]

Por exclusão de partes podes ir caminhando da primeira para a terceira opção.:bigsmile:
olo
Reply
Ó Luís, já agora, e o aluguer dos servidores? Alguém tem de os pagar (felizmente aqui venderam a banha da cobra à PTGamers :bigsmile:). Tu não pagas(te), mas se tivesses de os pagar para correres?

E depois o serviço é completamente diferente. Aposto que queres lá saber se a pista é realista ou não. Para mim, como aficcionado do verdadeiro automobilismo, é-me extremamente importante ver pistas muito bem feitinhas e realistas (as da ISI, que tanga, por isse se corre em "Barcelona GTR2"!). E essa é uma das coisas que procurarei no iRacing (VIR, Lime Rock, Road America, Daytona RC... hmmmmmmmmmmmm!).

E depois comparar o iRacing com o resto é como comparar um Porsche com um VW Polo (se for mesmo verdade que é muito melhor!)! No primeiro gastas (muito!) mais do que no segundo, mas há quem prefira o primeiro ao segundo. Quem não tem dinheiro para o Porsche (ou não quer comprar um), olha, temos pena, isto felizmente não é uma ditadura comunista onde todos temos de ter as mesmas coisas. :blink1:

Reply
Perdão, pensei q o servidor não vinha com o GTR2, pelos vistos vem. Deve ser um voucher que me escapou no momento da compra....

Gil qt aos custos de fazer um scan não vale a pena continuar a discussao, esta claro que não sabes do que falas, portanto...move on

100x4 da 400€, bem mais que os 160€. a acrescentar a isto ainda temos o pagamento (opcional de pistas e carros), mas se fomos contabilizar tao so e apenas um numero igual para as 2 hipoteses entao esses 400€ passam para bem mais.

ora para ir a montalegre nao precisas de AE...tens uma nacional...ena..por essa nao pagas... mas por ter laguna ou outra, pagas...boa comparaçao!

qt à constante evoluçao, que garantias tens dessas mesmas evoluçoes? (e isto se elas nao passarem de bug fixing...qts teve o gpl ou o nascar?)

Francisco, nao me parece que seja esta formula que vai tornar o simracing como um desporto pago, vai para alem de isso, e muito para alem do que o iracing esta a fazer (e aqui esta a grande falha, para ja)

Reply
edit : O Luis editou o post, já não faz sentido este meu post lol
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  iRacing.com Anuncia iRacing 2.0 nuno_p 42 37.248 29-07-2011, 07:27 PM
Last Post: Gil A.

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)