Threads: 162
Os problemas são vários, e sim a OFERTA constitui um dos problemas desta questão.
Infelizmente, após 1986 (o choque petrolífero.... ao contrário), houve um desinvestimento brutal no petróleo (ainda me lembro do petróleo a 5 USD nos anos 90!!! :confused:). Resultado, nos dias de hoje, a oferta não consegue acompanhar, nem de perto nem de longe, o aumento da procura.
Vós diríeis então porque razão a oferta não aumenta, quando todos os dias saem notícias sobre a descoberta de novos poços. A questão, é que não há pessoas qualificadas, nem meios, para aproveitar esses poços de petróleo! Os poços estão lá, mas não são utilizáveis, nem a curto, nem a médio prazo!
E o que acaba por acontecer na realidade, é que, quer a curva da oferta, quer a curva da procura, estão-se a deslocar paralelamente para um ponto acima num gráfico simples de preço e quantidades. Ou seja, a quantidade mantém-se, mas o preço sobe exponencialmente.
A solução? Gastar menos! Gastar menos nos carros (evitar ir de férias pessoal, não tendes dinheiro, ide andar a pé, que faz melhor que apanhar escaldões no Algarve - a crédito!). Gastar menos nos electrodomésticos (ok, utópico).
Mas pensem que algo pode melhorar. Só ainda andamos a carros movidos a motores de combustão interna (tecnologia com mais de 120 anos, com níveis de eficiência brutalmente baixos!) porque o próprio petróleo é mais barato que a água potável! Se tiver um preço 5 vezes superior, acreditem que o desenvolvimento de tecnologias alternativas (e a treta dos combustíveis bio só servem para a comida também ficar cada vez mais cara!) se irá acelerar bastante. Estaremos nós num ponto de viragem brusco? Quem nos dera, pode ser que traga melhor meio ambiente.
E depois ainda há outra questão. Preço dos combustíveis mais caro, menor consumo, menos poluição, melhor ar puro para os vossos filhos e netos no futuro :blink1:
Threads: 49
Hmm, falaram em carros a água, vapor, portanto...
Sim, seria uma alternativa se não fosse necessário queimar combustível para criar/manter o vapor.:sad:
Concordo inteiramente com a alternativa do Nuclear. É uma realidade em que os benefícios são muito grandes comparando com as desvantagens (grande investimento inicial, lixo nuclear). O perigo de desastre nuclear, nos dias que correm é quase inexistente, penso eu. O lixo nuclear é reduzido para a quantidade de energia que produz e é possivel guardá-lo em segurança.
1 kg de urânio produz a mesma energia que 10 toneladas de petróleo!
E ainda por cima temos urânio.
Outra coisa que me faz confusão são aqueles veículos que todos os anos são construidos pelas universidades que fazem 5000km com 1 litro de gasolina. E no entanto... Como é que raio os carros de hoje consomem quase o mesmo de carros equivalentes de há 20 anos atrás???:evil:
Threads: 131
ANAREC exige descida imediata dos preços dos combustíveis<!--sizec--><!--/sizec-->
A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) defende que os preços dos combustíveis deveriam ser sujeitos a descidas drásticas. No entender da ANAREC, o preço do litro de gasóleo deveria baixar de imediato 15 cêntimos e o das gasolinas mais de 10 cêntimos.
As declarações do responsável da associação, Augusto Cymbron, surgem na sequência da queda do preço do barril de petróleo em Nova Iorque que, nas últimas horas, chegou a ser negociado a 121 dólares e 92 cêntimos, o valor mais baixo dos últimos dois meses.
Segundo noticia a Renascença, Augusto Cymbron sublinha que, se as gasolineiras têm aplicado a lógica de subida de preços mediante o disparo do valor do Brent, então a mesma coerência terá de ser aplicada nos casos em que o petróleo sofre um recuo.
Ffonte: http://noticias.portugalmail.pt/artigo/200...os-combustiveis
Array ANAREC exige descida imediata dos preços dos combustíveis<!--sizec--><!--/sizec-->
A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) defende que os preços dos combustíveis deveriam ser sujeitos a descidas drásticas. No entender da ANAREC, o preço do litro de gasóleo deveria baixar de imediato 15 cêntimos e o das gasolinas mais de 10 cêntimos.
As declarações do responsável da associação, Augusto Cymbron, surgem na sequência da queda do preço do barril de petróleo em Nova Iorque que, nas últimas horas, chegou a ser negociado a 121 dólares e 92 cêntimos, o valor mais baixo dos últimos dois meses.
Segundo noticia a Renascença, Augusto Cymbron sublinha que, se as gasolineiras têm aplicado a lógica de subida de preços mediante o disparo do valor do Brent, então a mesma coerência terá de ser aplicada nos casos em que o petróleo sofre um recuo.
Ffonte: http://noticias.portugalmail.pt/artigo/200...os-combustiveis[/quote]
Quem aposta que eles não baixam?:notrust:
Ou se baixarem é aí 1 centimo ou 2
Vamos ver... Estou pessimista...
Threads: 233
gostei do pormenor do "EXIGE", como se eles riscassem alguma coisa
e essa da china e india terem aumentado a procura é mesmo o q os especuladores querem. desviar as atençoes das suas manobras.
sem querer defender qualquer uma das gasolineiras (pq tem a sua quota de responsabilidade), pq nao dirigem a vossa ira para o governo?
afinal de contas estao a pagar 47% de isp para gasoil e 59% para a gasolina....
nao seria mais facil baixar o imposto?
façam as contas... baixem 10% apenas ao isp e vejam a reduçao no valor final...
é q "comer" por 2 lados (isp e iva) é muito bom, e custa acabar com a "mama".
afinal, qt mais alto, mais receitas o governo tem com os combustiveis.
Threads: 12
ArrayOutra coisa que me faz confusão são aqueles veículos que todos os anos são construidos pelas universidades que fazem 5000km com 1 litro de gasolina. E no entanto... Como é que raio os carros de hoje consomem quase o mesmo de carros equivalentes de há 20 anos atrás???:evil:[/quote]
Aí eu penso que a culpa é um pouco nossa, minha portanto. Há carros a gastar "no papel" 3.7 litros em média, mas as pessoas insistem em comprar carros gastadores. Os jipes tão na moda há anos, e aquilo é uma máquina de beber gasoleo ou gasolina.
Um carro económico é sempre uma opção. No meu caso, tenho um Polo 1.300 e dá bem pra tudo que preciso, até pra férias, aperta-se um pouco mais e nao anda assim tanto ( mesmo assim fui multado pq ia a 160 numa descida da Auto estrada ).
Mas até gasta pouco, e mesmo as revisoes são economicas, peças ha muitas, por isso aí poupo um bom bocado. Até tinha nota pra comprar outro......mas pra que? Os custos sobem em flecha. E este nunca me deixou ficar mal.
Cristo morreu.........madre Teresa de calcutá também........e eu próprio não me sinto lá muito bem
Threads: 8
Marco, o problema da descida dos impostos é que para descerem uns aumentam outros. Ainda se lembram de por portagens nas autoestradas do norte :laugh: (nao falta mt, mas escusam de ter pressa).
Mas por acaso gostei da proposta do Sarcozy de limitar o imposto, ou seja calcular o imposto relativamente a um preço fixo do petrolio. Uma coisa é nao poder diminuir a receita do estado, outra é aumentar a receita à custa da exploração dos portugueses.
ArrayAí eu penso que a culpa é um pouco nossa, minha portanto. Há carros a gastar "no papel" 3.7 litros em média, mas as pessoas insistem em comprar carros gastadores. Os jipes tão na moda há anos, e aquilo é uma máquina de beber gasoleo ou gasolina.
Um carro económico é sempre uma opção. No meu caso, tenho um Polo 1.300 e dá bem pra tudo que preciso, até pra férias, aperta-se um pouco mais e nao anda assim tanto ( mesmo assim fui multado pq ia a 160 numa descida da Auto estrada ).
Mas até gasta pouco, e mesmo as revisoes são economicas, peças ha muitas, por isso aí poupo um bom bocado. Até tinha nota pra comprar outro......mas pra que? Os custos sobem em flecha. E este nunca me deixou ficar mal.[/quote]
Hmm 3,7 é bom. É quase 100km com 5 euros de gasolina. Mas isso será o Smart Fortwo, presumo.
O Forfour parece que é 4,5.
Pois se n se consegue poupar no preço do fuel, poupa-se na quantidade do mesmo.
Threads: 233
Nuno, o Estado chula-te ate nao poderes mais. E qd nao podes, eles arranjam maneira de poderes.
Os impostos nao descem, e os salarios nao sobem.
No dia q isto der o estouro a bicha maluca do nosso PM poem as maos a cabeça. ou entao faz o q todos fazem, demite-se, do cargo e das responsabilidades.
Nao deve faltar muito para fazerem uma inversao. A taxa de ISP para a gasolina troca com a do gasoleo, sob o pretexto de que assim ajuda os mais necessitados, ja q os carros a gasolina sao mais baratos q os gasoil (logo, um teso so pode comprar um 1.0)
Nessa linha de pensamento, não sei pq o ressabiado Antonio, nao troca o seu velho polo 1.3 por um uno 45s. Gasta menos, e ainda ha mais peças (e se nao houver adapta-se q aquilo é carro para essas coisas).
A baixa de preço dos combustiveis passa invariavelmente pela descida do ISP.
Embora nao goste do Ferreira da Galp, tenho de concordar q os preços estao ao nivel da europa. Se nos podemos menos é por culpa dos salarios.
Se baixarem o ISP, ja conseguimos estar mais "folgados", e todos agradecem. Voltamos a ter sardinha a 1,5/Kg e ja ninguem come bifanas no S.João
Threads: 12
ArrayNessa linha de pensamento, não sei pq o ressabiado Antonio[/quote]
mantem-te direitinho, tava a ir tão bem até vir este senhor com o nivel dele......
educações.:noworry:
Cristo morreu.........madre Teresa de calcutá também........e eu próprio não me sinto lá muito bem
|