16-08-2007, 06:02 PM
Penso que nem eu nem o Marco estamos a procurar encontrar desculpas para quem comete crimes, o que estamos a dizer é que TODA A GENTE tem o DEVER de cumprir a lei, a falta de cumprimento da parte dos outros não nos isenta a nós, mesmo na posição de vítimas, dos mesmos deveres. Esse princípio não é rigorosamente nada incompatível com o direito à defesa da nossa integridade física e dos nossos bens pessoais. Quem organiza ou faz parte de milícias populares está a cometer um CRIME, já que isso é veementemente proibido pela lei. Se pretendemos viver com mais segurança (e eu não vou ao ponto de fazer como alguns políticos e dizer que Portugal é um país seguro, já que, pelo menos onde eu moro, que nem é dos sítios piores, é frequente haver tiros disparados e a presença de polícia com armas automáticas), temos de mudar a sociedade ESTRUTURALMENTE, temos de eleger governos que lutem por ablar as causas do crime, que promovam reformas sociais, que se esforcem por regenerar quem comete crimes e invistam na formação e equipamento das forças de segurança. Houve um caso, muito divulgado, que aconteceu no México, onde as pessoas, habituadas a casos de raptos nas escolas, observaram indivíduos dentro de um carro a fotografar os alunos à porta de uma escola. Mobilizaram-se, manietáram-nos e queimaram-nos vivos com as televisões a transmitir tudo em direito, perante o horror e estupefacção de quem via na televisão (inclusivamente eu) e dos próprios jornalistas. Esses indivíduos, na verdade, eram agentes da polícia numa operação de combate ao narco-tráfico, mas foram linchados por uma multidão saturada de crimes violentos e absolutamente descontrolada incapaz de ouvir as súplicas dos agentes da polícia que tentavam identificar-se. É isto que nós somos? É assim que representamos a humanidade? Comportando-nos como selvagens? É isto a "civilização"? Vou ser simplista e pôr as coisas dicotomicamente como se isto fosse um filme, temos de escolher se queremos ser dos bons ou queremos ser dos maus. Eu escolhi que quero ser dos bons, por isso rejeito qualquer forma distorcida de justiça aplicada desumanamente e totalmente desajustada dos factos que, provavelmente, nem sequer são do conhecimento total de quem perpreta esses delitos contra o próprio conceito de justiça embora o façam em nome dela. Só os tribunais, na posse de factos e provas podem julgar impacialmente arguidos que devem ter direito a defesa, qualquer coisa diferente disso, corresponde à destruição de tudo o que dá sentido à palavra "sociedade".
![[Image: celeritas_sig.png]](http://i182.photobucket.com/albums/x153/el_pombo/celeritas_sig.png)