20-07-2007, 12:34 PM
Ora, mas quais são as diferenças entre a McLaren, a Ferrari, a Williams, a Honda ou qualquer outra equipa na Formula 1? Uma resposta rigorosa teria, no mínimo, umas cem páginas. Se abordassemos os modos de organização estrutural, encontrariamos mais diferenças do que semelhanças entre as equipas. Mas, em termos de espionagem ou predisposição para a espionagem, há muito tempo que deixou de haver diferenças, uma equipa só não obtém informações sobre a tecnologia usada por outras equipas se não tiver oportunidade. A única sustentação que tenho para fazer essa afirmação é o "senso comum", mas a opinião contrária, com as informações que temos, também só poderia ter uma base muito parecida. A gestão das equipas não é feita a pensar na verdade desportiva ou orientada por princípios que valorizem uma competição saudável (se é que isso existe), é feita a pensar em dinheiro. A melhor forma de dar resposta a essa finalidade, é ganhar. Só não faz batota quem não consegue, mas é garantido que todas as equipas presentes na Formula 1 fazem batota de uma forma ou de outra. Há muito tempo que ouço criticar o Schumacher porque a Benetton tinha um carro irregular durante o ano em que venceu o primeiro campeonato, eu sou o primeiro a dizer que não gosto do Schumacher, mas duvido que a Williams tivesse um carro que estivesse completamente de acordo com os regulamentos nesse ano ou em qualquer outra época. A diferença é que a Benetton foi apanhada. A FIA não tem, de momento, forma de controlar todas as variáveis existentes na mecânica do carro de maneira a determinar se um carro segue todos os regulamentos estipulados (ideia veiculada por eles próprios). Aliás, esse é um dos motivos pelos quais foi reintroduzido o controle de tracção na Formula 1, porque não havia forma de saber exactamente se essa tecnologia estava a ser usada ou não. Isto é do conhecimento geral, estou a repetir estas ideias porque acho que em vez de debater sobre quem são os mais corruptos, se é a McLaren ou a Ferrari, acho que deviamos pensar sobre a situação da Formula 1, a sua gestão pela FIA e o desprezo das entidades por quem vê as corridas e, em última instância, as financia. Em termos morais, acho que nenhuma equipa tem uma vantagem mensurável em relação a qualquer outra.
![[Image: celeritas_sig.png]](http://i182.photobucket.com/albums/x153/el_pombo/celeritas_sig.png)