Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
o palhaço Odete amaldiçoado por Salazar
Caramba, Marco, não sei se o que escreves corresponde exactamente ao que pensas ou se só dizes essas coisas para me agradar. Falaste como um verdadeiro comunista. :D Tudo aquilo que criticaste, as desigualdades, o infanticídio (que, como disseste, existe na China mas não como é apresentado pelas vias de informação ocidentais. Como falaste nesse assunto vou dedicar um post só a isso um dia destes), a precariedade no acesso ao emprego e à habitação, as oligarquias, são tudo coisas que os comunistas também criticam (incluindo eu). Aliás, praticamente já só os comunistas criticam com veemência essa súmula de injustiças que descreveste com tanta minúcia (e eu acho que nem falaste nas injustiças mais graves que há na china), o que me faz suspeitar cada vez mais de ti (não te ofendas, estou a brincar... camarada...lol). Essas críticas são válidas para qualquer país e qualquer sistema no mundo, não se faz distinção entre “congéneres” ou “anátemas”, uma injustiça é sempre igual em todo o lado. Curiosamente, todas essas coisas também estão presentes estruturalmente em Portugal e fizeram parte das políticas de quase todos os governos até agora. Embora o infanticídio só seja praticado em massa nos Estados Unidos, isso ainda não encontramos nas mesmas proporções em Portugal. Se representassem o “fracasso” das ideias comunistas, então teriam de representar, igualmente, o fracasso de todas as ideias postas em prática até agora em termos de sistemas políticos e sociais (comunistas, capitalistas, fascistas... “iu naime ite”). Há outras falácias que eu também poderia usar para dizer que o comunismo é a melhor coisa do mundo, mas não uso por serem precisamente sofismas do mesmo calibre desse que usaste. Acho que faz sentido observar uma coisa, diz o estereótipo predominante que os comunistas repetem sempre as mesmas coisas, que não trazem ideias novas, que são “cassetes”, etc. Mas, até agora, as críticas que tenho ouvido (com as excepção de algumas pessoas) parecem quase pronunciadas por um afásico bloqueado na palavra “utopia”, pode até variar a entoação, mas o conteúdo é sempre igual. Não é a ideia que defendes sobre o comunismo ser utópico que estou a criticar, acho que é uma ideia interessante e que merece reflexão e debate. É normal que se diga sempre a mesma coisa enquanto não se muda de opinião, o que é inaceitável é que isso seja visto como uma exclusividade de quem se declara comunista.
[Image: celeritas_sig.png]
Reply

Messages In This Thread
o palhaço Odete amaldiçoado por Salazar - by diospiro_verde - 05-06-2007, 05:25 PM

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)