25-05-2007, 06:53 PM
Penso que deviam exaurir qualquer tipo de ajudas electrónicas na Formula 1, é evidente, penso eu, que essa situação eventualmente vai levar a que os carros normais, de estrada, passem a usar tecnologia mais avançada em muitos aspectos que os carros de Formula 1, mas, em ultima instância, vai ser preciso reformular o conceito de carro de Formula 1. Isto é, subtraí-lo a comparações com os carros usados como meio de transporte, nessa medida, o propósito da evolução tecnológica, para além de outros aspectos técnicos relacionados com o consumo de energia, etc, visa atenuar a intervenção humana na condução do carro, dentro de trinta anos (prazo que dou agora arbitrariamente, mas acho que me faço entender) os carros podem até já nem ter volante, nessa altura, é suposto os carros de Formula 1 deixarem também de o ter? Eventualmetne um carro nem precisará de condutor, qual será o sentido da Formula 1 nessa altura? Na minha opinião, continuará a ter todo o sentido, desde que deixe de predominar a ideia que a Formula 1 deve ser pioneira em termos dos avanços técnicos a aplicar nos carros de fábrica. As ajudas electrónicas estreitam o intervalo de erros que podem ser cometidos por um piloto, toda a gente já viu as imagens na televisão que mostram um gráfico com a pressão exercida no acelerador na saída das curvas, com o controle de tracção, é como se largassem um tijolo em cima do acelerador. Até mesmo nós no rFactor temos de ter muito mais cuidado. (Nunca guiei um carro de Formula 1, por isso é possível que esta comparação seja um pouco imprecisa, mas funciona em termos analógicos). O "talento" de cada piloto, como factor de desiquilibro, fica praticamente anulado (embora, claro, não totalmente), esse factor, conjugado com o recente fanatismo pela segurança (onde deve haver todo o investimento possível desde que não se prejudique o interesse desportivo das corridas em prol da segurança), leva a um enorme desinteresse pela Formula 1, com tão poucas ultrapassagens e com resultados tão previsíveis. Tudo isto, sem falar na panaceia de regras, sobre pneus, uso de motores, trajectorias de ultrapassagem (hoje em dia qualquer manobra mais arrojada é logo classificada como "anti-desportiva", muitas vezes até tendenciosamente) que tornam a Formula 1 pouco legível à vista desarmada. Penso que banir as ajudas electrónicas e alterar as características dos traçados de forma a priveligiar as ultrapassagens é indispensável para devolver à Formula 1 o interesse e o respeito de outrora.
![[Image: celeritas_sig.png]](http://i182.photobucket.com/albums/x153/el_pombo/celeritas_sig.png)