16-05-2007, 01:37 AM
Bem, agora aparentemente passou a ser moda criticar as "virtudes" parcimoniosas do fascismo ou, neste caso, do Salazar, que nem era exactamente um fascista e, nesse aspecto, realmente, a Odete está errada. O Salazar, ainda que com ideias estruturadas (o que não quer dizer que fossem construtivas, pelo contrário) não passou de um oportunista e um despota. Parece que agora há deturpações da história que também estão na moda, eu nem sequer vejo a "história" como um ponto de referência absoluto e os motivos disso são óbvios, mas isto trata-se de distorcer completamente os acontecimentos só para parecer que se percebe do que se está a falar. Eu, pessoalmente, voto no partido comunista, não sou filiado nesse partido e não concordo sequer com uma boa parte da interpretação que fazem do papel que devem ter na sociedade, em condições normais, eu critico o partido comunista (mesmo sendo eleitor). Mas acho que é importante que as criticas, quando se fazem, sejam construtivas, as coisas que tenho lido até agora, ou são mentiras completamente escandalosas ou coisas absolutamente irrelevantes como a odete ter mostrado a roupa interior na televisão. Circula a ideia, supostamente muito inovadora, que o Salazar só tinha 12 contos no banco (esse critério parece até incongruente em pessoas que o invocam para defender o Salazar mas que o ignoram em outros "ditadores" como o Fidel Castro a quem também se poderiam reconhecer os mesmos méritos, aliás, nesse aspecto, o próprio Alvaro Cunhal, nasceu rico e morreu em condições muito inferiores às da sua classe de origem) e que Salazar deixou os "Cofres cheios", etc, é certo que deixou cheios os cofres dos ricos e que tinha 12 contos no banco, e quantos portugueses, nessa altura, já tinham sequer entrado num banco? Qual era a taxa de mortalidade infantil em portugal? Qual era a taxa de anafabetismo? Qual era a esperança média de vida? Tudo isto, comparado com os dados dos outros países na mesma altura dá uma ideia muito mais realista das conquistas políticas e sociais do Salazar. Chamar "cobarde" ao Álvaro Cunhal porque "fugiu" do país depois de se ter evadido de Peniche onde esteve vários anos em isolamento e sujeito a torturas parece-me grotesco, não sei se o Álvaro Cunhal era um herói ou um cobarde, também não é isso que interessa, era uma pessoa com qualidades e defeitos como as outras todas. Não foi nenhum arquétipo, tanto para um lado como para o outro. Quem permaneceu fora do país durante a ditadura e voltou como o salvador da pátria depois do 25 de abril, se bem me lembro, foi o Mário Soares. Quantos anos é que esse passou na cadeia e que papel político de resistência activa à ditadura teve ele em portugal? A esquerda responsável pelo estado nas coisas no país? Realmente, a precaridade no trabalho, a delapidação da segurança social, a privatização da saúde, o fim da protecção social são tudo coisas completamente alheias à mentalidade capitalista, sem dúvida. É tudo culpa dos comunistas que desde o princípio sempre defenderam o capital privado. (Desculpem o sarcasmo). Ainda no outro dia fizeram, no mesmo canal, um debate sobre a esquerda e a direita e não convidaram ninguém do partido comunista, isso também deve fazer parte da conspiração comunista para suprimir as grandes liberdade que existem hoje em dia em portugal. Quando se trata de um debate político, os comunistas são ignorados por quem o organiza (num canal público com dever de imparcialidade e rigor), num programa em que o mote é a palhaçada, fazem questão em convidar a Odete. A única coisa que ela não devia ter feito foi cair na cilada e aparecer no estúdio.
![[Image: celeritas_sig.png]](http://i182.photobucket.com/albums/x153/el_pombo/celeritas_sig.png)