Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Notícia LUSOMOTORES - opinem sff
As alterações que os carros podem ter são as que foram autorizadas pela DGV no momento da homologação da viatura em Portugal.
Quando qualquer modelo de qualquer marca começa a ser comercializado em Portugal “tem” (entre aspas porque muita vezes não é assim) que ser vistoriado pela DGV. A marca também indica quais as alterações que as viaturas podem conter. Isto depende das várias variações que possam existir para o modelo. A título de exemplo, o mais simples que existes, é o da dimensão das jantes e pneus. Só se pode mudar as jantes/pneus que estejam homologadas para o modelo. Normalmente, no caso das jantes/pneus, até vem no próprio livrete do carro as medidas possíveis. O mesmo se passa com a cor, n.º de portas, largura de eixos, emissão de gases, n.º de lugares, cilindradas de motor, etc.
Variações não homologadas só, tal como o Seth disse para o caso Espanhol, submetendo o carro a nova verificação/homologação técnica pela DGV. Isto para se andar dentro da lei.
Sem isso, qualquer alteração que caia fora da homologação já dada ao modelo será ilegal. As marcas submetem a lista de variações possíveis, quer por razões comerciais quer por razões de defesa relativamente a eventuais falhas de segurança rodoviária.
Por exemplo se um carro se despistar devido a uma falha mecânica em material utilizado com características não homologadas, a marca não tem qualquer responsabilidade. Aqui estou a ir além da garantia. Estou a referir-me a responsabilidade civil por falhas graves de segurança num modelo em que a marca possa ser responsabilizada.

Quanto a essa história do tunning e street racing, cada um que faça o que quiser ao carro desde que não interfira com os outros. Por mim até podem andar a fazer pontaria a chaparros e espatifarem o carro todo. Não o podem é fazer em local público e livre á circulação, onde existe risco de segurança para terceiros que não os próprios.
Querem andar a acelerar? Então aluguem o Autódromo (em Espanha têm vários locais para isso) e até podem experimentar drag racing. Nas estradas públicas é que nem pensar. Infelizmente a GNR, PSP e afins estão-se nas tintas para isso...agora se deixas o carro com 2 rodas em cima de uma passadeira ás 3 da manhã, em frente á porta do prédio onde moras, aí sim é perigoso e há que actuar. Levam logo com uma multa, como me aconteceu a mim (auto de notícia com hora de 4h15 da madrugada :notrust::evil:)
[Image: WebLogo.gif]
Reply

Messages In This Thread
Notícia LUSOMOTORES - opinem sff - by Marco - 02-12-2005, 01:43 AM
Notícia LUSOMOTORES - opinem sff - by Luis Branco - 02-12-2005, 01:26 PM
Notícia LUSOMOTORES - opinem sff - by Marco - 02-12-2005, 02:10 PM
Notícia LUSOMOTORES - opinem sff - by Marco - 02-12-2005, 04:35 PM
Notícia LUSOMOTORES - opinem sff - by Rui Lopes - 02-12-2005, 05:15 PM

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)