o Cliping que é referido é o seguinte, imagina que o jogo manda para o volante um feedback para cada reacção do carro, as várias reacções do carro terão forças diferentes associadas, mas há um limite para o feedback de cada carro, imaginemos que o limite um carro é 10000nm, e ao colocares 8 de strenght no FFB do jogo, este o máximo que manda para o volante é 8000nm, dessa forma não existe cliping, o FFB não satura, todas as forças simuladas estão entre 0 e 8000nm, agora se colocas 20 de strenght ingame podes chegar à conclusão que metade das forças estão todas a 10000nm pois é o limite, estão a saturar, isto é 50% do FFB está todo a ser enviado para o volante a 10000nm, não há qualquer diferenciação entre o que deviam ser forças diferentes. Podes não reparar enquanto conduzes, mas a informação não está a chegar a ti com a fidelidade pretendida.
A necessidade de se testar para cada pista/setup/carro, é porque tudo o que seja geometria das suspenções, cambers, pressões dos pneus, e principalmente caster influencia a força do FFB, logo se para um certo setup com 5 de caster não existe saturação, outro com 10, que como sabemos oferece muito maior resitencia já pode existir saturação.
Não sei se me expliquei bem, espero que dê para entender.
[br]
O damping o que faz é introduzir um factor resistente no volante, não altera o FFB que chega ao volante propriamente dito, mas como se está a introduzir uma força artificial esta pode "mascarar" o FFB, ele está lá mas talvez não se note tanto.
No entanto é a melhor forma de introduzir mais "força" no volante, mais vale ter damping do que Strenght the FFB a mais.
A necessidade de se testar para cada pista/setup/carro, é porque tudo o que seja geometria das suspenções, cambers, pressões dos pneus, e principalmente caster influencia a força do FFB, logo se para um certo setup com 5 de caster não existe saturação, outro com 10, que como sabemos oferece muito maior resitencia já pode existir saturação.
Não sei se me expliquei bem, espero que dê para entender.
[br]
O damping o que faz é introduzir um factor resistente no volante, não altera o FFB que chega ao volante propriamente dito, mas como se está a introduzir uma força artificial esta pode "mascarar" o FFB, ele está lá mas talvez não se note tanto.
No entanto é a melhor forma de introduzir mais "força" no volante, mais vale ter damping do que Strenght the FFB a mais.

![[Image: abracing.png]](http://abracing.us/banners/abracing.png)
![[Image: pinho.png]](http://abracing.us/banners/pinho.png)