14-10-2007, 02:51 PM
Bem, eu não estava a falar propriamente a sério quando me referi aos acertos supostamente feitos por Alonso e incorporados por Hamilton no seu carro, aliás, já disse em outro post que, se Hamilton for campeão, merecerá o título (o que não significa que fique contente com isso, já que embirro fortemente com ele). Mas há uma coisa que é necessário ter em consideração, na prática, Hamilton não guiou pela "primeira vez" em qualquer dos circuitos desta temporada, antes disso fez centenas ou milhares de voltas nesses mesmos circuitos no simulador da McLaren que, presumo, será um pouco mais realista do que o rFactor (este jogo até seria uma boa ferramenta para, pelo menos, conhecer os circuitos, embora não tivesse vantagem alguma em termos de aferição do comportamento do carro, uma coisa que o simulador da McLaren consegue fazer). Como sempre disse, Hamilton (e Alonso) têm vantagens que mais ninguém tem no resto do pelotão, mas especialmente Hamilton. Penso que ser um bom piloto de Formula 1 não se trata apenas de guiar bem o carro, engendrar os melhores acertos sempre foi, também, parte integrante do trabalho de um piloto de corridas e o seu "valor" como piloto é medido através da articulação entre esses dois e ainda outros factores. Se copiar as configurações de Alonso não representasse uma vantagem, Hamilton não as copiaria. Se as copia, é porque Alonso é mais completo e, acima de tudo, experiente dentro desse contexto. Alonso não tem ninguém por quem copiar os acertos (e provavelmente nem Räikkönen), embora já tenha sido dito que desde o Grande Prémio de Itália (foi este, Berto? ou foi antes?) os acertos deixaram de ser cedidos a Hamilton. Como o Rui mostrou no seu exercício estatístico, a clivagem entre os dois não é assim tão profunda, pergunto-me qual seria se Hamilton tivesse de trabalhar nos seus próprios acertos (como fizeram os outros) desde o princípio da época.
![[Image: celeritas_sig.png]](http://i182.photobucket.com/albums/x153/el_pombo/celeritas_sig.png)