08-10-2007, 03:11 AM
Precisamente, Hamilton não é um estreante no sentido convencional e não pode ser avaliado dentro do mesmo quadro de referência que usamos para analisar o desempenho de outros pilotos. Qualquer comparação, a ser feita, tem valor muito mais alegórico do que analógico, na medida em que o investimento que foi feito pela McLaren em Hamilton tem uma forte componente estrutural em vez de meramente circunstancial, como acontece com a significativa maioria dos outros pilotos em actividade que são integrados nas equipas em função de critérios ligados ao seu desempenho objectivo nas categorias de promoção e a sua viabilidade económica em termos dos patrocinadores. Hamilton foi o mais novo piloto em toda a história da modalidade a assinar um contrato com opção para Formula 1 (não me recordo precisamente da idade que tinha nesse instante, mas penso que terá sido 13 anos) e representa um investimento e um modelo de orientação sem precedentes (que eu conheça) neste desporto. Hamilton foi "cientificamente" preparado pela McLaren para responder na perfeição às exigências da Formula 1 actual através de uma formula de treino multi - disciplinada (decompondo, analiticamente, o trabalho do piloto nas suas diversas e complexas dimensões) orientada por profissionais com competências específicas em cada uma dessas especialidades. Hamilton foi, desde o início da sua relação com a McLaren, seguido e treinado por equipas compostas (segundo uma lógica que privilegiou a transversalidade) por preparadores físicos, neurologistas, psicólogos, entre outros profissionais, num esquema de preparação, pelo seu rigor e minúcia, quase comparável aos métodos usados em astronautas e cosmonautas. Não se trata de ficção científica nem de uma novidade, basta atentar nas declarações dos próprios responsáveis da McLaren para verificar que se trata de um caso peculiar. Hamilton é uma criação da McLaren e todos os recursos se mobilizaram para o optimizar, em particular, para o alto desempenho na Formula 1. Uma espécie de Ivan Drago do Rocky IV, mas em versão carros de corrida. É o piloto que tem, por uma larga margem, mais quilómetros efectuados no simulador ultra-secreto da McLaren e realizou, igualmente, milhares de quilómetros de testes com um carro de Formula 1 antes de ingressar na "disciplina máxima". A McLaren não correu riscos com Hamilton. O estatuto de "rookie", nesta situação, tem um significado distinto e exclusivo. "Darth Vader", com efeito, pode até ser um bom epíteto, já que Hamilton é o que há de mais parecido na Formula 1 com um cavaleiro Jedi susceptível de ser atraido pelos cantos de sereia do "lado negro da força" (com Ron Dennis como "master Yoda", naturalmente) como, aparentemente, está a acontecer. Nada disto faz com que Hamilton deixe de merecer o título caso o vença, mas a maioria das dificuldades que é previsível um piloto neófito encontrar, não as encontrou por ter recebido treino especializado e não representarem novidade alguma para ele. Independentemente do trajecto que seguiu até chegar ao ponto onde se encontra, o que é interessa é que lá chegou, se vencer, será um justo vencedor. Não obstante, prefiro um ser humano com quem me possa, ainda que remotamente, identificar, mesmo que irascível como Alonso ou inexpressivo como Räikkönen, a um "Frankenstein" como Hamilton.
SCP: Desculpem os parágrafos, esqueci-me.
lol
SCP 2: Com os dados da Ferrari referentes aos pneus obtidos ilegítimamente pela McLaren não estou certo que a adaptação tenha sido um processo assim tão difícil.
SCP: Desculpem os parágrafos, esqueci-me.
lol
SCP 2: Com os dados da Ferrari referentes aos pneus obtidos ilegítimamente pela McLaren não estou certo que a adaptação tenha sido um processo assim tão difícil.
![[Image: celeritas_sig.png]](http://i182.photobucket.com/albums/x153/el_pombo/celeritas_sig.png)