Thread Rating:
  • 3 Vote(s) - 2.33 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Discussão geral
Acho que estão todos a confundir um bocadinho as coisas:suspicious:
Primeiro, não vejo o é que usar tecnologia de outra equipa tem a ver com verdade desportiva. A Ferrari vende motores inteirinhos a outras equipas. Então se é permitido usar tecnologia de outras equipas onde está o problema desportivo?:cc_confused:
Ou seja, é permitido usar tecnologia de outras equipas, ponto:noworry:
Portanto, o que está em causa é quem cedeu a informação, não quem a utilizou, e isso é um problema da Ferrari, apenas da Ferrari.
Agora, quem é que na Ferrari pode ceder a informação? qualquer accionista? apenas o presidente da administração? é preciso uma assembleia geral para decidir? que é que a FIA tem a ver com isso?
Reply
ArrayAcho que estão todos a confundir um bocadinho as coisas:suspicious:
Primeiro, não vejo o é que usar tecnologia de outra equipa tem a ver com verdade desportiva. A Ferrari vende motores inteirinhos a outras equipas. Então se é permitido usar tecnologia de outras equipas onde está o problema desportivo?:cc_confused:
Ou seja, é permitido usar tecnologia de outras equipas, ponto:noworry:
Portanto, o que está em causa é quem cedeu a informação, não quem a utilizou, e isso é um problema da Ferrari, apenas da Ferrari.
Agora, quem é que na Ferrari pode ceder a informação? qualquer accionista? apenas o presidente da administração? é preciso uma assembleia geral para decidir? que é que a FIA tem a ver com isso?[/quote]

Então se alguém me der o código do cofre de um banco e eu o usar, eu não sou o ladrão. É a pessoa que mo deu. Certo?
[Image: assinaturacj7.jpg]
[Image: f52ki0.jpg]
Reply
ArrayEntão se alguém me der o código do cofre de um banco e eu o usar, eu não sou o ladrão. É a pessoa que mo deu. Certo?[/quote]
Mas não era o Banco de Portugal que te prendia, assumindo que tiravas o dinheiro. Se quisesses usar esse código no teu próprio cofre não vejo problema nenhum, mas não te aconselhava:cheesy:
Reply
ArrayConversas à parte, já aí está o Alonso de regresso a fazer estragos: http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraMod...a1409_37565.asp[/quote]

Estragos fazia era esta:
http://www.ojogo.pt/jogo_revista.asp
[Image: sig.png]
Reply
ArrayEstragos fazia era esta:
http://www.ojogo.pt/jogo_revista.asp[/quote]
oops...olhar desta perspectiva num será espionagem?:rolleyes:
Reply
ArrayDennis tipped off FIA about evidence

Friday, September 14th 2007, 17:38 GMT

McLaren boss Ron Dennis said on Friday that he had tipped off the governing body about evidence that cost his team the Formula One constructors' title and a record $100 million fine.

"Once I became aware that new evidence might exist, which I did on the morning of the Hungarian Grand Prix (August 5), I immediately phoned the FIA to keep them informed," he said in a statement at the Belgian Grand Prix.

McLaren were stripped of their 2007 constructors' points and fined on Thursday after the International Automobile Federation (FIA) found they had gained from confidential Ferrari information.[/quote]
http://www.autosport.com/news/report.php/id/62376
Foi o Ron que avisou a FIA sobre os mails....
[Image: mclev2.jpg]
[Image: bercarnt3qu5.jpg]
Reply
ArrayEstragos fazia era esta:
http://www.ojogo.pt/jogo_revista.asp[/quote]

FIA-te nessa e não corras.... devagarinho é que é...
[Image: bottompp9.jpg]
Reply
ArrayFIA-te nessa e não corras.... devagarinho é que é...[/quote]
:biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit:
[Image: sig.png]
Reply
Arrayoops...olhar desta perspectiva num será espionagem?:rolleyes:[/quote]

:biggrinbandit::biggrinbandit::biggrinbandit:
Reply
ArrayÉ mais que certo que isto é verdade, e repito os pilotos também deveriam ter perdido os pontos não tanto por vantagem do carro, mas pelo seu comportamento deplorável (embora não tenha existido trocas de informações com Hamilton), mas não é a Mclaren que decide se correm ou não, a FIA não penalizou os pilotos (injustamente) ponto final.
A Mclaren sai desta confusão manchada por culpa própria, embora no inicio ela fosse inocente, ao aproveitar-se da prenda que o Stepney e o Coughlan tinham perderam toda e qualquer razão, e volto a repetir a decisão de não matar a equipa ao exclui-la foi acertadissima, mas a decisão a que chegaram foi errada.
Embora ache que os dois pilotos candidatos foram os melhores nesta epoca, haverá sempre uma nuvem de desconfiança a pairar sobre ele.[/quote]

Compreendo o que pretendes dizer e concordo parcialmente, mas há outros aspectos que acho importante focar. A responsabilidade e dever da Mclaren em contribuir para o esclarecimento e restituição da "verdade desportiva" (ponho esta expressão entre aspas porque ainda não lhe apreendi absolutamente o significado) não se extingue nas sanções aplicadas pela FIA. Se as mensagens electrónicas citadas no teu post forem, com efeito, autênticas, existe também uma obrigação moral (quando se fala em moral fala-se, necessariamente, em valores subjectivos, neste caso, estou apenas a descrever os meus) perante as pessoas que pagam para ver as corridas, os adeptos da Formula 1 e os simpatizantes da equipa (como é o meu caso). Parte dessa obrigação consiste em anular, dentro do possível, resultados falseados pelas infracções cometidas contra o regulamento desportivo. Eu, pessoalmente, escolho uma aproximação diferente da tua já que, ao contrário de mim, enfatizas especialmente o "comportamento deplorável" dos pilotos (de La Rosa e Alonso). Penso que o comportamento dos pilotos (por mais reprovável que seja) é muito menos relevante do que as vantagens objectivas (sejam elas quais forem) que a McLaren conseguiu espiando a Ferrari. É devido a essas vantagens que a significativa maioria das provas disputadas pela Mclaren durante esta temporada aconteceram fora dos regulamentos. Penso que a decisão sobre correr ou não correr não depende da FIA mas sim da McLaren, não há lei alguma que obrigue a equipa a tomar parte num Grande Prémio. Embora estejam previstas multas no caso de não comparência, a McLaren poderia, sem dificuldades, pagá-las. Eu, como simpatizante da equipa, concordaria com essa atitude na medida em que, por causa das infracções, considero injusto que seja um piloto da McLaren a vencer este campeonato.

ArrayAcho que estão todos a confundir um bocadinho as coisas
Primeiro, não vejo o é que usar tecnologia de outra equipa tem a ver com verdade desportiva. A Ferrari vende motores inteirinhos a outras equipas. Então se é permitido usar tecnologia de outras equipas onde está o problema desportivo?
Ou seja, é permitido usar tecnologia de outras equipas, ponto
Agora, quem é que na Ferrari pode ceder a informação? qualquer accionista? apenas o presidente da administração? é preciso uma assembleia geral para decidir? que é que a FIA tem a ver com isso?[/quote]

O que foi dito pelo Carlos corresponde, em traços gerais, ao mesmo que eu disse há alguns meses quando comparei a responsabilidade da McLaren pelas acções de Coughlan com a responsabilidade da Ferrari pelas acções de Stepney, que se igualariam, visto que nenhuma teria sido sancionada pelas direcções das equipas. Entretanto, outros detalhes vieram à tona. Mas a confusão que está a ser feita é outra. Uma coisa são as nossas concepções pessoais sobre quais artigos deveriam estar presentes no regulamento desportivo, outra coisa é os que lá estão. De acordo com o regulamento, foram cometidas infracções pela McLaren, caso contrário não teria havido penalização alguma. Penso que um argumento equivalente ao do Carlos (que, na minha opinião pessoal, faz todo o sentido) nem sequer chegou a ser usado pela McLaren por não se enquadrar nesses regulamentos. Concordo que a FIA não tem grande coisa a ver com isso (já que o papel da McLaren teria sido passivo e não intrusivo), mas o regulamento diz que tem. É importante que seja seguido por todos, caso contrário, serão produzidos resultados adulterados por não haver um quadro de referência linear.

Esperemos pelo recurso.
[Image: celeritas_sig.png]
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)