Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?
Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?

Independentemente de que o seu carro seja de tracção dianteira, traseira, ou 4x4, recomendamos montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado.

Numerosos testes demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro.

Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veículos actuais.

Pneus novos montados na frente :
- O comportamento do carro se modifica, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.
O condutor, habituado com um carro com menos aderênccia na frente, será surpreeendido.
- Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.
O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...

Pneus novos montados atrás :
- O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.
- A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.

Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter:
- melhor aderência em curvas
- uma maior segurança.

Fonte : http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons...r_neuf.jsp

ps: muitas vezes ouvi o contrário :push:
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply
Foi após testes em Indianapolis que chegaram a essa conclusão. :laugh:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
Já tinha lido ixo à uns bons tempos atrás. :)
"A primeira lei da natureza é a tolerância - já que temos todos uma porção de erros e fraquezas."
GhostSpeed.net
rFactor 3d Scenes!
Reply
Eu sempre fiz ao contrário e não penso mudar de ideias; isso funciona bem para padres e idosas ou recém encartadas!:biggrinbandit:
GPLrank -67,808

[Image: trkbarruicarneiro2ao.jpg]
Reply
O meu pai tambem faz ao contrario:amuse:...
Reply
fica mais em conta no bolso :D

eh tracçao e direcçao nos pneumaticos da frente, eh natural q se gastem mais depressa.

e como...70% ou mais sao carros com tracçao a frente, entende-se o alerta da michellin...
Reply
1-a direcção controla as rodas dianteiras (sem aderência, não há modo de corrigir quase nada).
2-nas travagens, o peso concentra-se na frente do carro (sem aderência, o carro não trava).
3-em chuva os pneus que "abrem" a estrada são os frontais (aquaplaning facilitado).

O que mais me confunde é meterem tracção traseira e dianteira, mais 4x4 tudo no mesmo saco, repartição de massas (motor central, anterior e posterior incluídos...) também!!!
GPLrank -67,808

[Image: trkbarruicarneiro2ao.jpg]
Reply
Hum.. Como Marco disse, a maioria dos carros sao tracçao dianteira, logo ha akeles probs ja ai mencionados... dando 1 vista de olhos nas afinaçoes de carros de tracçao dianteira nas competiçoes, se reparem, devido a este fugirem mt ca frente, eles tentam libertar 1 pouco a traseira, de modo ao carro n fugir tanto ca frente... Eles fzm isso ajustando a suspensao, mas tambem metendo pneus atras com menos grip...

Como o Rui disse, ao metermos os pneus mais desgastados na frente, temos mais riscos de acidente:push:...
Reply
ontem, numa viagem de lx para o porto, na saida da A1 para a ponte da arrabida, senti que o carro (307 HDI) me começou a fugir de traseira (nao vinha a mais de 70)
eh pa, assustei-me claro, e parei mais a frente. qual o meu espanto qd tinha os pneus frios...
como o carro eh da empresa, reclamei, pq nao tem jeito nenhum dar um carro a um consultor, com pneus nesse estado.
sugeri q trocassem os pneus traseiros para a frente, e os da frente para tras. isto claro, pq os pneus sao da michellin.
so espero que na segunda nao chova.....
Reply
Array...senti que o carro (307 HDI) me começou a fugir de traseira (nao vinha a mais de 70)
eh pa, assustei-me claro, e parei mais a frente. qual o meu espanto qd tinha os pneus frios...[/quote]

Em relação a isso tenho uma boa solução para ti Marco, o teu erro foi ir a 70, ias devagar demais!!
Na volta, vê se apertas bem com o carro, para manter os pneus quentinhos e até pode ser que te apareça uma brigada, mas não pares!! :alien:
Sempre podes sentir um pouco da adrenalina do NFS... e pode ser que os pneus não cheguem frios...

:23:
Diagnosticado aos 29 anos com cancro do cólon a 03/07, tumor maligno T3N1M0, quimioterapia terminada a 7/11/07 ( 12 ciclos de FOLFOX + 5FU ), NED since 12/12/2007.
Façam rastreios caso tenham casos de cancro colo-rectal na familia!

Team Racing Knowledge | RaceSimCentral Forums | Batracer | LiveforSpeed Forum ...

[Image: trk78userbarke3.png]
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)