Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
World Cup draw
Só eu, que vejo foot há mais de 30 anos, nunca percebi o que era jogar em 4-4-2, ou 2-4-2, ou o que quiserem...! Isso é xadrez, é por as peças num tabuleiro e mandar uma ordem a cada uma, de cada vez (chamada táctica por turnos...), tal e qual.
Dizia um treinador há tempos, e com muita graça, que se a equipa adversária atacasse com 11, tinha de defender com 11, se atacasse com 2, bastava por 3 lá atrás, se atacasse em filinha pelo lado esquerdo, defendia em linha pelo mesmo lado...
GPLrank -67,808

[Image: trkbarruicarneiro2ao.jpg]
Reply
ArraySó eu, que vejo foot há mais de 30 anos, nunca percebi o que era jogar em 4-4-2, ou 2-4-2, ou o que quiserem...! Isso é xadrez, é por as peças num tabuleiro e mandar uma ordem a cada uma, de cada vez (chamada táctica por turnos...), tal e qual.
Dizia um treinador há tempos, e com muita graça, que se a equipa adversária atacasse com 11, tinha de defender com 11, se atacasse com 2, bastava por 3 lá atrás, se atacasse em filinha pelo lado esquerdo, defendia em linha pelo mesmo lado...[/quote]

ok, vamos ignorar todos os sistemas tacticos que existem desde o famoso WM e pensar que eles não existem.

E que os treinadores nem sequer pensão nisso.

E que afinal vão todos à molhada para dentro do campo.

E que aqueles gajos que inventaram o CM ou o FM2006 ( e antecessores ) são todos uns gandas malucos que puseram aqueles numeros naquele ecrã a que chamaram Tactics e que raio quererão eles dizer com akilo, se calhar alguma formula secreta para descobrir o Graal.

etc, etc, etc.

:push::push::push:

ps: Esse treinador por acaso n era o Manuel Pedro Gomes não ??
Have Fun !!!
[Image: gobabygo4bv.gif]
Reply
É engraçado, mas, a propósito de teres falado no WM, antigamente fazia mais sentido apontar um esquema de jogo; e porquê? Os jogadores eram amadores, treinavam 1 ou 2 vezes por semana, tinham as suas profissões mais ou menos sedentárias, dentro do campo as suas posições eram mais ou menos fixas: conseguia-se olhar para uma equipa e ver um desenho, como esse tal WM; agora, tanto se vê o defesa esquerdo a dobrar o defesa direito na sua grande área, como passado um minuto está a centrar na diagonal oposta... lá se foi o desenho...!:smile:
GPLrank -67,808

Reply
ArrayÉ engraçado, mas, a propósito de teres falado no WM, antigamente fazia mais sentido apontar um esquema de jogo; e porquê? Os jogadores eram amadores, treinavam 1 ou 2 vezes por semana, tinham as suas profissões mais ou menos sedentárias, dentro do campo as suas posições eram mais ou menos fixas: conseguia-se olhar para uma equipa e ver um desenho, como esse tal WM; agora, tanto se vê o defesa esquerdo a dobrar o defesa direito na sua grande área, como passado um minuto está a centrar na diagonal oposta... lá se foi o desenho...!:smile:[/quote]

Rui , é como tudo.

Lá por teres uma ordem, um esquema montado, isso não ker dizer que as coisas não possam ser flexiveis. Mesmo dentro do mesmo sistema tactico podem existir n variações. E o bonito do futebol está nisso, não é previsivel.

Agora tens que concordar que akilo não é nenhum caos. Não é a toa que são laterais a repor os lançamentos da linha lateral, não é o extremo esquerdo que marca o chamado Nº10 adversário, etc.

Por mais flexiveis que sejam os sistemas, todos os jogadores têm o seu raio de acção e as suas posições pré-defenidas.

E ainda mais, tens equipas e países em que faz escola o sistema tactico em que actuam. Exemplo disso é o famoso catenaccio italiano.
Have Fun !!!
Reply
De acordo!:fixe:
Uma coisa que gostava de saber, era qual a primeira regra que mudariam no futebol de 11?:blink1:
GPLrank -67,808

Reply
ArrayDe acordo!:fixe:
Uma coisa que gostava de saber, era qual a primeira regra que mudariam no futebol de 11?:blink1:[/quote]
Acabava com os foras-de-jogo
Reply
Com os foras de jogo não, tirava-se uma das partes mais interessantes do futebol. Para quem vê futebol com atenção, e eu gosto de reparar nesses pormenores, é interessante verificar a forma como a defesa tem que saber jogar com o off-side em contrapartida com o avançado que tenta fugir dele.

Eu sinceramente gosto do futebol tal como ele é, não vejo em termos de jogo nada que gostaria ver alterado. Acho que se poderia aproveitar a tecnologia para questões de pormenor, mais pela verdade desportiva, como é o caso do chip dentro da bola.

Agora em Portugal acho é que é lamentável a qualidade de quem fiscaliza o futebol, isto nada tem a ver com favorecimentos a este ou aquele, acho é que são mesmo maus. A própria estrutura montada (seja Federação ou Liga) defende os interesses de todos menos do jogo e principalmente de quem o suporta. O público. Aqui existe um défice enorme no espectáculo, a cultura do ponto pelo ponto em troca da satisfação de quem assiste.

Defendo a redução de clubes no escalão principal , que só traria vantagens. 12 Clubes era o máximo aceitável, com 2 voltas de 22 jorndas e uma fase final em que a classificação separaria em 2 grupos os 6 primeiros e os 6 ultimos. Novamente 2 voltas, desta vez de apenas 10 jogos. Uns a lutar pelo título e outros a lutar pela manutenção.

Isto traria só vantagens.

1º Mantinha-se um numero aceitável de jornadas 32.
2º A qualidade dos planteis subia
3º A qualidade dos jogos tenderia a aumentar
4º Um campeonato mais apetecível, logo com mais visibilidade
5º Logo mais audiencia televisiva, logo maior interesse por parte da televisões.
6º Melhores jogos, mais gente nos estádios
7º Mais incerteza no desfecho do campeonato
8º Contratos televisivos e outros a dividir por menos clubes, logo mais encaixe por parte destes, o que faria aumentar os orçamentos

etc..etc..

E não vejo uma única desvantagem (se acharem digam :fixe:gostava de discutir isso)
Have Fun !!!
Reply
ArrayCom os foras de jogo não, tirava-se uma das partes mais interessantes do futebol. Para quem vê futebol com atenção, e eu gosto de reparar nesses pormenores, é interessante verificar a forma como a defesa tem que saber jogar com o off-side em contrapartida com o avançado que tenta fugir dele.[/quote]
Tens toda a razão no que dizes, eu também gosto de ver uma defesa bem "orquestrada". Mas gosto ainda mais de ver golos e preferiria sempre um empate 4-4 em vez de um empate a 0 com boas defesas a colocarem o ponta-de-lança em fora de jogo. O fim dos foras-de-jogo iriam criar muitos mais golos em todos os jogos e acabaria simultaneamente com as polémicas que resultam frequentemente nestes lances.

ArrayDefendo a redução de clubes no escalão principal , que só traria vantagens. 12 Clubes era o máximo aceitável, com 2 voltas de 22 jorndas e uma fase final em que a classificação separaria em 2 grupos os 6 primeiros e os 6 ultimos. Novamente 2 voltas, desta vez de apenas 10 jogos. Uns a lutar pelo título e outros a lutar pela manutenção.

Isto traria só vantagens.

1º Mantinha-se um numero aceitável de jornadas 32.
2º A qualidade dos planteis subia
3º A qualidade dos jogos tenderia a aumentar
4º Um campeonato mais apetecível, logo com mais visibilidade
5º Logo mais audiencia televisiva, logo maior interesse por parte da televisões.
6º Melhores jogos, mais gente nos estádios
7º Mais incerteza no desfecho do campeonato
8º Contratos televisivos e outros a dividir por menos clubes, logo mais encaixe por parte destes, o que faria aumentar os orçamentos

etc..etc..

E não vejo uma única desvantagem (se acharem digam :fixe:gostava de discutir isso)[/quote]
Também concordo contigo neste aspecto. Esse seria um bom modelo a adoptar, embora a fase final de 10 jornadas me pareça talvez um pouco falsa, na medida que talvez permitisse criar campeões de ocasião.
Reply
ArrayTens toda a razão no que dizes, eu também gosto de ver uma defesa bem "orquestrada". Mas gosto ainda mais de ver golos e preferiria sempre um empate 4-4 em vez de um empate a 0 com boas defesas a colocarem o ponta-de-lança em fora de jogo. O fim dos foras-de-jogo iriam criar muitos mais golos em todos os jogos e acabaria simultaneamente com as polémicas que resultam frequentemente nestes lances.[/quote]

Prefiro ver um bom jogo, emociante e que fique 0-0, do que um jogo que até nem foi grande espigarda e que resulte num 4-4.

Também não creio que seja a lei do fora de jogo que esteja a impedir um maior número de golos. Acho que é mais a qualidade dos intervenientes.

ArrayTambém concordo contigo neste aspecto. Esse seria um bom modelo a adoptar, embora a fase final de 10 jornadas me pareça talvez um pouco falsa, na medida que talvez permitisse criar campeões de ocasião.[/quote]

Talvez me queiras explicar o que é para ti um campeão de ocasião :smile:
Have Fun !!!
Reply
Eu não sou grande adepto de futebol mas, de vez em quando, vejo uns jogos... Principalmente os da selecção e quando uma das nossas equipas joga contra equipas estrangeiras.

Mas há algumas regras que se podiam mudar que penso que melhorariam o espectáculo:
- Tempo de jogo para duas partes de 30min cada e o tempo só conta quando a bola está em jogo;
- Criar uma linha de anti jogo, à semelhança do que acontece no hóquei, ou mesmo usar a linha de meio campo;
- Limitar o tempo que se está com a posse de bola, à semelhança do que acontece no basquete;
- Aumentar o nº de golos por jogo (esta não sei bem como... talvez aumentando o tamanho das balizas) porque ao fim ao cabo os golos são o sal deste desporto...
Team Racing Knowledge

[Image: 400_small_best_promising_s.jpg]

Mac and iPhone Development
FASS Software
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Shotover Jet - 'The World's Most Exciting Jet Boat Ride' (90sec Edit) Oscar Maia 4 3.022 17-02-2011, 10:36 PM
Last Post: Ricardo Ribeiro

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)