Thread Rating:
  • 3 Vote(s) - 3.67 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fórmula 1 2008
Kovalainen errou na última volta

O pilotos da Mclaren estão a precisar de um curso intensivo de manuseamento dos botões dos volante dos seus monolugares. Depois de Lewis Hamilton ter andado a “brincar” com os botões no Grande Prémio do Brasil do ano passado que lhe fez perder o título.

Desta feita foi Kovalainen que resolveu fazer outra partida a Ron Dennis. O novo recruta da Mclaren tinha acabado de ultrapassar Fernando Alonso, com uma manobra irrepreensível, onde “trocou os olhos” ao piloto espanhol, mas depois “borrou a pintura” ao accionar o botão de entrada na via das boxes, na entrada da última volta da corrida, o que faz o mclaren reduzir drasticamente a sua velocidade, o que permitiu o regresso de Alonso ao quarto posto.

”Passei o Fernando Alonso, apesar de ele se ter defendido a posição, pensei que tinha o lugar ganho, mas na entrada da recta da meta retirei uma das viseiras do meu capacete, que estava cheia de óleo e não estava a ver bem a pista, com o movimento que tive de fazer, acidentalmente accionei o botão de entrada na via das boxes com o meu punho direito.”, referiu Kovalainen no final da prova.
Reply
ArrayAzelhice[/quote]
Azelhice do piloto... e da Mclaren.
O Kova tinha a viseira cheia de óleo e precisou tirar, mas inadvertidamente tocou no botão do limitador de velocidade na box... azelhice do Kova.
Na Ferrari, o botão do limitador de velocidade de box só se pode activar quando o carro vai em 1ª velocidade (lógico)... azelhice da Mclaren. Má ergonomia do volante. Detalhes... :noworry:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
ArrayDizes que não é errado que seja tomada antes do inicio da época como neste caso. Gostava se fosse possível que fizesses referencia aos dados que tens que permitam concluir que é assim, eu não li dito ou escrito pelo Ron, pelo Kova ou pelo Lewis nada do tipo "Lewis é o primeiro piloto, Kova está ali para o ajudar a ser Campeão", pese embora o facto de ser perfeitamente lógico que um inglês seja o preferido para ganhar o troféu; isso é humano, não implica é no concreto uma situação profissional de favor objectiva de favorecimento de um e prejuízo de outro, seria um pouco contranatura na tradição da marca. Mas se isso já foi assumido e dito por qualquer das partes interessadas teria que rever o meu ponto de vista.:noworry:Neste momento ainda penso que em condições semelhantes (mesmo na Australia) se o Kova estivesse na frente e mais rápido nada seria feito para o atrasar.
Abraço[/quote]

Ora, a minha opinião é subjectivamente fundamentada (não é uma conclusão), é claro que não posso apresentar provas concretas, aliás, ninguém está em condições de fazer isso a não ser os directamente envolvidos. A "clareza" da estratégia da McLaren (nesta corrida) é significativa enquanto cruzada com os acontecimentos da época anterior e com o que seria lógico esperar de uma equipa de Formula 1 em termos estratégicos (sem contar com as premências seguramente ditadas pela Mercedes, com poucas contemplações com os valores "tradicionais" vigentes na McLaren). Avaliado isoladamente, este caso não teria importância. Num panorama geral, penso que prenuncia algo sobre a estratégia da Mclaren. Claro que, como em qualquer outra coisa que tenha a ver com Formula 1, é uma noção com forte componente especulativa.
[Image: celeritas_sig.png]
Reply
O Heikki não foi tirar nenhuma viseira, pelo replay onboard dá para ver que ele estava a festejar com o punho a ultrapassagem ao Alonso e aí sim carregou acidentalmente no botão, ele não foi tirar a viseira.:bigsmile:
Ora vejam lá:
http://www.hdd.pt/download/1180700704/2008...nboard.avi.html
[Image: mclev2.jpg]
[Image: bercarnt3qu5.jpg]
Reply
ArrayOra, a minha opinião é subjectivamente fundamentada (não é uma conclusão), é claro que não posso apresentar provas concretas, aliás, ninguém está em condições de fazer isso a não ser os directamente envolvidos. A "clareza" da estratégia da McLaren (nesta corrida) é significativa enquanto cruzada com os acontecimentos da época anterior e com o que seria lógico esperar de uma equipa de Formula 1 em termos estratégicos (sem contar com as premências seguramente ditadas pela Mercedes, com poucas contemplações com os valores "tradicionais" vigentes na McLaren). Avaliado isoladamente, este caso não teria importância. Num panorama geral, penso que prenuncia algo sobre a estratégia da Mclaren. Claro que, como em qualquer outra coisa que tenha a ver com Formula 1, é uma noção com forte componente especulativa.[/quote]
OK... julgo perceber que o caso seja o Lewis se ter afastado do Kova depois do pacecar sem o Kova ter "ido" atrás dele.
Vejamos... a Mercedes, por falta de pulso do Ron e falta de maturidade dos seus pilotos acabou de perder em 2007 o titulo de construtores e o de pilotos, este na ultima prova com culpas directas dos dois. É natural imho que tenha tido uma conversa pré temporada e lhes tenha dito (aos 3) "Meus meninos, este ano ou há juízo ou para o ano RUA!". Isto válido tambem para o Ron...
Na minha perspectiva isto é válido para os dois pilotos, quem estiver na frente da corrida é quem tem que se concentrar em ganhar a corrida e não defender-se do companheiro. E se mais tarde houver alguma situação que implique uma reavaliação desta situação e passar a existir jogo de equipa (como o Shumi e o Rubens) é para ser cumprido à risca, as ordens do Ron terão de ser claras (seja A ou B) e B ou A terão de cumprir e calar. The Haug Ultimatum!.
Tambem aqui entro na especulação, mas se for como vejo tambem prenuncia algo sobre a estratégia da marca nas proximas corridas. E teria sido cumprida se fosse o Kova a estar na situação privilegiada. Calhou ao Lewis. Sorte dele.
Penso estar a interpretar bem o teu ponto de vista (defensável) e o caso que o fundamenta, se não for assim, chuta! :blink1:
:racer::noworry:
..................................................................................................................
I know you believe you understand what you think I said, but I am not sure you realize that what you heard is not what I meant....Sleepy
.................................................................................................................
Reply
ArrayO Heikki não foi tirar nenhuma viseira, pelo replay onboard dá para ver que ele estava a festejar com o punho a ultrapassagem ao Alonso e aí sim carregou acidentalmente no botão, ele não foi tirar a viseira.:bigsmile:
Ora vejam lá:
http://www.hdd.pt/download/1180700704/2008...nboard.avi.html[/quote]

Sem palavras :confused:Como é possivel??? :cheesy:
Reply
ArrayOK... julgo perceber que o caso seja o Lewis se ter afastado do Kova depois do pacecar sem o Kova ter "ido" atrás dele.
Vejamos... a Mercedes, por falta de pulso do Ron e falta de maturidade dos seus pilotos acabou de perder em 2007 o titulo de construtores e o de pilotos, este na ultima prova com culpas directas dos dois. É natural imho que tenha tido uma conversa pré temporada e lhes tenha dito (aos 3) "Meus meninos, este ano ou há juízo ou para o ano RUA!". Isto válido tambem para o Ron...
Na minha perspectiva isto é válido para os dois pilotos, quem estiver na frente da corrida é quem tem que se concentrar em ganhar a corrida e não defender-se do companheiro. E se mais tarde houver alguma situação que implique uma reavaliação desta situação e passar a existir jogo de equipa (como o Shumi e o Rubens) é para ser cumprido à risca, as ordens do Ron terão de ser claras (seja A ou B) e B ou A terão de cumprir e calar. The Haug Ultimatum!.
Tambem aqui entro na especulação, mas se for como vejo tambem prenuncia algo sobre a estratégia da marca nas proximas corridas. E teria sido cumprida se fosse o Kova a estar na situação privilegiada. Calhou ao Lewis. Sorte dele.
Penso estar a interpretar bem o teu ponto de vista (defensável) e o caso que o fundamenta, se não for assim, chuta! :blink1:
:racer::noworry:[/quote]

Estás a interpretar correctamente o que penso, excepto talvez a parte em que escrevi, entre parêntises, "como neste caso". O que isso signfica é que, "neste caso", não seria errado a equipa definir prioridades em relação aos pilotos antes do início da época. Não era uma afirmação cabal que isso tenha acontecido (o anúncio categórico foi feito no primeiro "post"). ;) Não é incomum os pilotos não lutarem por posições entre si a fim de garantir um bom resultado para a equipa (é, até, o prodecimento mais convencional), se não fossem os acontecimentos do ano passado, não teria qualquer significado para mim esse "afastamento" pouco natural entre os dois pilotos depois de sair o Safety Car. Tenho muitas reservas quanto ao que teria acontecido caso fosse ao contrário, parece-me improvável que Hamilton afrouxasse para defender a vitória do colega de equipa ou até que houvesse um acordo prévio nesse sentido. O que estás a dizer, penso eu, é que esse acontecimento não "prova" o que quer que seja e, enquanto não houver provas em contrário, assume-se que tal decisão ainda não foi tomada como é prática instituida na McLaren. Eu concordo que provas, de facto, não existem mas, circunstancialmente falando, parece-me que as coisas aconteceram como disse.

Dentro de uma semana teremos mais acção. :D
Reply
ArrayO Heikki não foi tirar nenhuma viseira, pelo replay onboard dá para ver que ele estava a festejar com o punho a ultrapassagem ao Alonso e aí sim carregou acidentalmente no botão, ele não foi tirar a viseira.:bigsmile:
Ora vejam lá:

Fantástico.

lol

[conspiracy mode]

É óbvio que tudo isto foi feito de propósito para dizer que o erro crasso de Hamilton no Brasil foi algo perfeitamente natural e compreensível.

[/conspiracy mode]

Reply
Ora vejam lá:

É impressionante o timing deste vídeo on board!!!

Fica claro que depois disto, combinado com as imagens do "Sr" Ron Dennis, que tanto ele como este piloto finlandês estão bem um para o outro.

SEM COMENTÁRIOS!!!
[Image: faferrari75.jpg]
Reply
ArrayDigam-me cá uma coisa - alguém que tenha visto a transmissão pela Sport TV - para além do cromo habitual, quem era o OUTRO CROMO que estava a comentar?:confused:

Inacreditável, mas o segundo cromo já não devia ver F1 há uns anos, e estava cá com um humor que eu até pensei que iria fazer reféns!:alien:

Para quem teve o azar de ouvir, gostei da parte em que os cromos perderam "n" tempo a discutir se o Bourdais teria ou não feito já duas paragens e se deveria ou não ser penalizado por não usar os dois tipos de pneus. Hilariante!:rolleyes:

Mário[/quote]

Sem duvida...Não percebi o que o gajo estava la a fazer, o gajo não percebia nada, deu a entender que o comentador não estava para fazer aquilo sozinho e convidou alguém que estava no café...Enfim

No que toca ao Gp, gostei, o Massa na minha opinião mostra mais uma vez que não tem lugar na Ferrari, o Kimi, teve algum azar e 2 erros.
Gostei de ver os BMW na frente, gostei de ver a grande corrida do Alonso, gostei do 2 e do 3 classificado...O Hamilton teve bem, mas preferia que tivesse la outro qualquer :P
[Image: MR-Corse-logo.png]
Reply

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  2008 FORMULA 1 PETRONAS MALAYSIAN GRAND PRIX Paulo Albuquerque 25 14.629 24-03-2008, 07:43 PM
Last Post: P.Louro
  2008 FORMULA 1™ ING AUSTRALIAN GRAND PRIX Paulo Albuquerque 25 14.688 21-03-2008, 05:30 PM
Last Post: Dinis Santos

Forum Jump:

Users browsing this thread: 2 Guest(s)