Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Caso Marco Ascensão: A Decisão
A Administração do FRC em conjunto com o Tribunal do FRC, após análise de todos os factos decidiu por maioria o seguinte:

- Desclassificação do piloto em todas as provas efectuadas no FRC-F1 2008
- Expulsão do piloto Marco Ascensão do campeonato FRC-F1 2008
"A primeira lei da natureza é a tolerância - já que temos todos uma porção de erros e fraquezas."
GhostSpeed.net
rFactor 3d Scenes!
Fundamentação da Decisão:
A Administração e o Tribunal do FRC dão o benefício da dúvida ao piloto Marco Ascensão quanto à intencionalidade do uso de Cheats inicialmente. No entanto, esta não pode aceitar que o piloto não tenha notado que tinha as ajudas ligadas tendo em conta todas as formas com que estas se evidenciam.
Quer pelas luzes das ajudas ligadas, quer pelo som do TC, mas principalmente pelo comportamento do carro em relação às diferentes ajudas, de certeza que o Marco teve em mais que uma situação, nas várias corridas que efectuou com elas ligadas, a possibilidade de as notar.

Todos os factos e acontecimentos:

Logs da corrida:
- Bahrain: Ajuda - ABS = 1 e Invulnerability ligados
- Espanha: Ajudas - ABS = 1; TC=2 e Invulnerability ligados
- Australia e Malasia nada a relatar

Resultados do piloto:
- Australia: 4º
- Malasia: DNF
- Bahrain: 6º
- Espanha: 7º

Timeline:
Mar 31 2008 - GP da Austrália: nada encontrado

Apr 3 2008, 12:28 PM - Marco Ascensão alerta sobre os cheats postando sobre uma ferramenta anti-cheat: http://srp.ptgamers.com/index.php?showtopic=7957# // http://srp.ptgamers.com/index.php?showtopic=7958

Apr 4 2008, 12:53 AM - Marco indica que já conseguiu por o carro a ligar o Indestructível, alertando para a facilidade como é possível fazê-lo: http://srp.ptgamers.com/index.php?s=&s...st&p=124107

Apr 7 2008 - GP da Malasia: ainda nada encontrado

Apr 21 2008 - GP do Bahrain: ilegalidades mencionadas acima

Apr 28 2008 - GP de Espanha: ilegalidades mencionadas acima

May 10 2008, 12:36 AM - Acusação pública efectuada por António Sousa relativa ao uso de ajudas no GP de Barcelona

May 10 2008, 07:08 AM - Tópico criado com as explicações do Marco em sua defesa

Pontos-chave da acusação
- Uso de ajudas no Bahrain e em Espanha no FRC-F1 2008 (e nas provas compreendidas no mesmo período em outros campeonatos)
- Som do TC activo, luzes das ajudas ligadas e comportamento do carro
- Diferentes ajudas ligadas em cada prova

Defesa do Marco Ascensão
(No tópico criado mencionado anteriormente)
ArrayPrimeiro que tudo, afirmar que esta a ser provavelmente a minha pior noite em termos pessoais e deste meu "hobby"...

São 6:30 e já estive 2 vezes na cama sem conseguir pegar olho e tive de vir cá novamente para escrever isto:

- Depois de ver o excerto de um log postado no fórum, fui à procura no meu disco desse log e encontrei a pasta "\UserData\LOG\Results" (nem sabia que isto existia);

- Depois de os abrir, não posso explicar como me senti ao constatar que lá encontrei a mesma informação relativa a ajudas, quando eu não, repito NÃO activei nada;

- As únicas vezes que tenho utilizado ajudas propositadamente (carregando nos F1, F2, etc) foi para testar as tais ferramentas de fazer "ramcheats" e provar no server online que se podia activar as ajudas... vi-lo uma vez online, e se não estou em erro, o António estava presente nessa ocasião, e as outras tem sido para treinar para o campeonato de F1 BTNext no qual eles usam as ajudas e com aquele mod sem ajudas não se consegue ser competitivo numa corrida (pois ainda não estive presente numa prova oficial por estar de férias);

- Estive a testar o meu jogo e ao entrar numa pista (weekend) e carrecar no LCD para mostrar as ajudas, de facto la estao as ajudas que tenho usado para o treino do torneio BTNext, entrei online e as ajudas não estavam "on", contudo como durante as corridas normais e sessoes de practice online no FRC, nunca vejo as ajudas, não lhes sei dizer se estavam ou não on, pois simplesmente nunca la vou a nao ser nos dois casos que referi anteriormente;

- Se a criação dos logs não tem bugs, só posso deduzir, infelizmente, que de facto estava usando ajudas nas corridas;

- Não percebo, verdadeiramente não percebo como isto me esta acontecer, pois que raio tinha eu a ganhar com isto? Eu sei que tenho capacidades de ficar no Top8 das corridas sem ajudas e fui eu quem tentou perceber como estas coisas eram feitas e denunciar, e provar online que existiam...;

- Neste momento já desinstalei todo o software que usei para criar e testar as "ramcheats", a ainda hoje vou desinstalar as duas instalações que tenho do rFactor e instalar tudo de raiz, mods, pistas... alguma coisa esta aqui errada para isto estar a acontecer;

- Só tenho os logs (não sei se o rfactor apaga logs mais antigos ou nao) até dia 07 de Abril, mas desse dia só tem logs de practice e um com "W" que presumo seja warmup, pelo que não consigo saber se nas 2 primeiras corridas eu tinha ou não as ajudas on;

- No forum é referido que tb foi usadas ajudas na prova do Estoril do PTCS, como foi a 20 de Abril, vespera da corrida do Bahrain, quer dizer que a situação já vinha desde essa altura;

- Dito isto, peço desde já a administração que me desclassifique em todas as 4 provas que conclui do FRC e das 2 do PTCS e retire os meus pontos, pois não tenho maneira de saber se nas duas primeiras este problema já existia, nem se na de Imola do PTCS tb tinha as ajudas.

Não sei qual sera a decisão da administração quanto à minha continuidade no campeonato, mas só posso apelar a que se alguma consideração há pela minha pessoa, me deixem demonstrar em pista que os resultados obtidos até agora, seriam os mesmos com ou sem ajudas e vou prova-lo a todos quantos me insultaram e optaram por me acusar publicamente em vez de conversar comigo e falar abertamente sobre a situação... eu seria o primeiro a pedir que me retirassem os pontos como aqui o faço agora.

Não posso concluir este texto, sem pedir desculpas ao meu Team Manager e amigo Luis Nabais por ter prejudicado a equipa e garantir-lhe que isto que aconteceu não foi intencional, mas pelo qual e analisadas as evidências, o único que posso fazer é assumir as consequências... garantindo que ninguém se sente pior com toda esta situação, do que eu!

Cumprimentos,

Marco Ascensão

Como aparte, refiro que na sequência desta "descoberta", pedi que me excluissem e retirassem os pontos da minha vitoria da 1ª corrida que fiz no campeonato de F1 em www.rfactornews.com neste passado dia 08-05-2008, pois após verificar os logs da corrida, confirmei que tinha as ajudas "on".[/quote]
- Post do Marco Ascensão no rfactornews.com: http://www.rfactornews.com/Foros/Campeonat...anos-en-Bahrain

Explicações adicionais feitas por PM em relação às ajudas serem diferentes em cada prova:
ArrayPelo que ja pude ver, as ajudas foram sendo incrementadas ao mesmo ritmo que as ia testando nas aplicações e suponho que tb teve algo a ver com o facto de eu estar a participar no torneio BTNEXT onde lá eles permitem ajudas e eu fiz varias experiências com varios tipos de ABS, TC...

É assim, pelo que já vi... no inicio so tinha invulnerabilidade, que foi a primeira ajuda que descobri como activar no inicio da discusao sobre anti-cheats e que ate demonstrei online ao Antonio e a outros presentes no server... isto coincide com o facto de na corrida de turismo do Estoril PTCS tb estar la a invulnerabilidade sozinha e na corrida que fiz de INDY em Março tb estar Invulnerabilidade...

Depois é que começam a aparecer os TC e ABS que foram as tais que comecei a testar e que entretanto treinava para o torneio BTNEXT...

Isto tanto é cronologico, que até a ultima que testei e estava a usar na BTNEXT (permitida) a STABILITY, apareceu na ultima corrida que fiz no dia 08-05 para o torneio da F1 no rfactornews.com...

Por tanto aquilo que consigo perceber disto tudo é que a medida que eu ia testando estas porcarias, ia ficando activo online... mais não sei explicar Pedro...[/quote]

ArrayPedro, estive novamente a ver a cronologia dos acontecimentos e é assim:

- O meu post inicial sobre as cheats e anti-cheat foi a 03-04-2008 aqui (http://srp.ptgamers.com/index.php?showtopic=7958)

- A corrida da Australia foi a 31-03-2008, logo é impossível que nessa altura houvesse problemas, pois não tinha nada relativo a cheats instalado no meu sistema;

- Eu depois dessa altura ainda saquei varias ferramentas da net e as instalei pelo que não sei se na altura da corrida da Malasia 07-04-2008, o problema já se colocava ou não.

O Carlos Cruz num dos posts confirma que nas 2 primeiras corridas eu não tinha as ajudas, ele certamente deverá ter os logs das corridas, pois eu não os tenho e não posso confirmar. A da Australia, bate certo com a minha dedução pois na altura não tinha nada instalado no meu sistema que pudesse causar estes problemas. Quanto à Malasia, não posso garantir pois já tinha instalado pelo menos uma ferramenta, mas o Carlos Cruz diz que nada aparecia nos logs na altura...

Envio só mais esta informação para que a possam ter em linha de conta na vossa decisão.[/quote]
"A primeira lei da natureza é a tolerância - já que temos todos uma porção de erros e fraquezas."
GhostSpeed.net
rFactor 3d Scenes!

Possibly Related Threads…
Thread Author Replies Views Last Post
  Caso Marco Ascensão: 1ª Decisão Pedro Rodrigues 0 1.493 11-05-2008, 01:06 PM
Last Post: Pedro Rodrigues

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)