Threads: 44
04-07-2008, 11:48 PM
(This post was last modified: 05-07-2008, 12:05 AM by Francisco Suarez.)
Series (e servers sempre cheios) - breve explicação
Tenho notado uma falta de informação sobre o que é uma series, e como cada pessoa tem acesso a elas. Contrariamente ao que possa parecer aos mais incautos, cada subscriber do serviço tem oportunidade de muita variedade, mantendo no entanto o serviço sempre o seu grande objectivo: não dispersar os racers em demasia. Fiz um screen às 21h58m propositadamente para postar aqui.
Como se pode ver, eu (e todos os rookies que tenham 4.0 de SR) tinha naquele momento 3 hipóteses de escolha:
- Rookie
- Rookie Adv.
- Class D
Cada uma destas opções corresponde a um veículo diferente (a excepção é o Rookie Adv, que utiliza o mesmo carro da Rookie series, mas onde podemos ajustar o setup), e pistas diferentes. Por motivos que desconheço (lapso?), ambas as Rookies series partilham o mesmo circuito, mas não é habitual.
Outro ponto importante de referir é que daqui a 3 ou 4 semanas (não sei de cor, terei de ir conferir) termina a season, e ficará então disponível a próxima series referente à licença imediatamete superior - Class C, aumentando as opções disponíveis.
Como se vê na imagem, os rookies que entraram há 2 semanas já estão a aprender a conduzir cuidadosamente, permitindo-lhes subir o SR, e consequentemente, ter acesso às séries superiores. Neste caso aquela hora tudo se preparava para grids cheias:
- Rookie - 89 pessoas - que vão ser distribuídas por 8 servers
- Rookie Adv. - 33 pessoas - que vão ser distribuídas por 3 servers
- Class D - 28 pessoas - que vão ser distribuídas por 2 servers
A distribuição é feita automaticamente on-the-fly por uma fómula que tem em conta vários factores, sendo o principal a skill de cada um, que é medido pelo iRating. Amanhão tentarei fazer um resumo sobre esse aspecto do serviço.
Não sei como quem vê de fora olha para isto, mas para mim é fantástico assistir ao início daquilo que vi preparar durante tanto tempo, a funcionar exactamente como era esperado, e mais importante, saber que este é apenas o primeiro passo duma longa caminhada.
Threads: 63
Esclarecedor:fixe:
Umas duvidas que nada têm a ver com isto mas decerto poderás esclarecer. Quando estamos em race ou TT ou qq outro local de condução temos a possibilidade de configurar gráficos, controladores etc. No separador "outros" parece haver coisas que não funcionam (pelo menos no Solstice rookie) como os comandos para aproximar ou afastar LOD. Assim como, só por acaso e dicas em foruns fiquei a saber das teclas de função. Não aparece mencionado o uso do F1 e F3 (será que há mais funções indocumentadas?).
Simulador actual: iRacing; Passado: GPL
Threads: 127
Mas aparecem series para as quais não podes correr, certo? não era melhor aparecer só aquilo onde podemos correr?
Filipe Galego
ArrayMas aparecem series para as quais não podes correr, certo? não era melhor aparecer só aquilo onde podemos correr?[/quote]
Sim, no "What's Hot" aparecem todas as series que tenham alguém registado para alguma session. Em 95% dos casos, isso quer dizer corrida/s.
Julgo que é melhor mostrar tudo o que as pessoas estão a preparar-se para fazer no serviço inteiro, mas percebo o teu ponto. Pode ser algo confuso enquanto não estamos habituados, e poderia fazer sentido haver talvez um pequeno asterisco para diferenciar as series onde podemos correr.
Mas vais ver que é muito simples assim que vires o site mais algumas vezes porque,
se fores rookie e tiveres menos de 3.0 SR, só podes conduzir as rookie series,
se fores rookie e tiveres mais de 3.0 SR, já podes conduzir rookie Adv também,
se fores rookie e tiveres mais de 4.0 SR, já podes conduzir na Class D também.
05-07-2008, 08:15 PM
(This post was last modified: 05-07-2008, 08:16 PM by Francisco Suarez.)
ArrayNo separador "outros" parece haver coisas que não funcionam (pelo menos no Solstice rookie) como os comandos para aproximar ou afastar LOD. Assim como, só por acaso e dicas em foruns fiquei a saber das teclas de função. Não aparece mencionado o uso do F1 e F3 (será que há mais funções indocumentadas?).[/quote]
Não posso ir in-sim agora mas logo confiro isso do LOD.
Teclas para quando se está no cockpit, aqui fica a lista:
---------------------------------------
Alt + F4 = exit sim quick.
Alt + Tab = minimize sim.
[ = FOV increase and
] = FOV decrease.
Ctrl + page up or page down UI increase decrease
F1 = lap information
F2 = standings
F3 = drivers on track and time ahead behind
V = out of car camera view
C = out of car, change driver in replayve view
P = in car gear display toggle on off
F = toggle on off fps and internet meter
T = opens in car chat window
-------------------------------------
Nota: as [ e ] não funcionam de momento em alguns teclados europeus
Durante a corrida, tenho sempre o F3 ligado, porque pode ser muito útil.
Tradução: quando se é lento como eu, é bom saber quando nos vão dar um volta de avanço. :smile:
Threads: 30
ArrayEsclarecedor:fixe:
Umas duvidas que nada têm a ver com isto mas decerto poderás esclarecer. Quando estamos em race ou TT ou qq outro local de condução temos a possibilidade de configurar gráficos, controladores etc. No separador "outros" parece haver coisas que não funcionam (pelo menos no Solstice rookie) como os comandos para aproximar ou afastar LOD. .[/quote]
As alterações efectuadas aos gráficos, só se tornam visíveis no arranque seguinte do iRacing.
Threads: 58
Relativamente as series.....vi que existem varias divisoes 1,2,3,4,5,6 e por ai adiante ate a 11, podias/me explicar como se processa a nossa colocacao Francisco???
ArrayAs alterações efectuadas aos gráficos, só se tornam visíveis no arranque seguinte do iRacing.[/quote]
Hoje não tive tempo para conduzir nem ver isso do LOD, mas o Ricardo provavelmente acertou onde estaria esse teu problema.
A iRacing optou por fazer isso porque quer as featutes gráficas que já tem quer as que vai ter vão tornar o sim mais pesado ao longo dos anos, e assim ao sair, o sim só carrega o necessário conforme definido pelo utilizador.
06-07-2008, 01:12 AM
(This post was last modified: 06-07-2008, 01:37 AM by Francisco Suarez.)
ArrayRelativamente as series.....vi que existem varias divisoes 1,2,3,4,5,6 e por ai adiante ate a 11, podias/me explicar como se processa a nossa colocacao Francisco???[/quote]
Sim. São 10 Divisions, mais 1 para os rookies. Ou seja, quem é Rookie (a promoção para Class D é daqui a 3 semanas, para quem tiver SR suficiente), se competir na Class D durante este tempo fica nessa division especial. O melhor só começa quando se tem a licença Class D, como já vou explicar.
Basicamente, a existência de Divisions deve-se à vontade de criar competições para todos os users, em vez de apenas para os aliens. Quase como no futebol, onde existem várias Divisões.
Colocação
No início da terceira semana de cada season o user é colocado numa division, consoante o seu iRating nesse momento. Isto se tiverem feito pelo menos uma corrida nas 1ªs duas semanas. Se não, só lhes é atribuida uma division quando fizerem a primeira corrida nessa series. Mas isto são detalhes, não é necesário saber de cor. Duma maneira ou outra, todos vão ser postos numa division caso façam uma corrida.
Divisions em acção
Por exemplo, eu vou para a division 10 (pq sou muito lento e somos lá colocados consoante a nossa skill). Ora, acontece que apesar de eu ser muito lento, como estou a comparar-me com os 10% mais lentos de todo o serviço, pode acontecer que eu consiga ser dos melhores de entre esses 10%.:showoff:
O que sucede é: a season tem 12 semanas, e as minhas melhores 4 semanas contam para os resultados. Em cada semana eu posso fazer uma corrida ou 50 (essas 50 são averaged), e em qualquer momento posso ir vendo a minha classificação nessa series. O que vai acontecer então é algo muito curioso: eu vou estar a competir com por ex. um australiano e um chileno que nunca vi (e centanas ou milhares de outros, literalmente), mas que têm um nível igual ao meu, e vamos estar taco a taco a season inteira, sabendo que as nossas probabilidades de vençer são exactamente as mesmas, porque ninguém consegue subverter o sistema (a tal história de ser um zero-sum game).
Imaginemos que eu venço ou fico bem classificado nessa division. É óptimo, fico muito satisfeito e quero repetir a proeza.:1a:Mas como tive bons resultados, o meu skill subiu, e na season a seguir já vou ser colocado na division 9, ou 8, ou 7. Será que vou continuar a conseguir competir com esses?:smile:
É um não parar de competição, que nos incentiva sempre a melhorar, e onde todos podem competir por algo. Quer a nível individual, como em Clubs. Assim que houver membros suficientes para um Club Portugal, estaremos a competir com Espanha, Itália, etc, e depois a nivel global, com provas presenciais. E isso levaria-nos a mais 20 linhas de coisas fascinantes.:smile:
|