José, penso que a melhor abordagem é começares pelos carros mais fracos (o XFG é o melhor para este caso) e começa a praticar numa pista relativamente curta (quanto mais curta, menos curvas tens que aprender a fazer). Mais importante que ter um andamento rápido é ser consistente. Para começar escolhe o setup RACE e vai para a pista, não percas tempo à procura do melhor setup, pois isso não existe para quem está a começar pois não existe setup para o "kit de unhas" que é o que tens que arranjar primeiro.

Vai para a pista e começa por travar bem cedo, mas mesmo muito cedo, para todas as curvas e, para cada curva, vai aumentando a velocidade de entrada mas mantendo o ponto de travagem, travas é menos tempo ou com menor pressão e deixa o carro rolar para a curva. Quando sentires que o carro começa a fugir é porque estás perto do limite e então aí é que podes começar a atrasar a travagem até ao limite para além do qual já não consegues entrar à velocidade limite de entrada, isso é o que acontece quando se trava tarde demais que é o principal erro de quem começa nos simuladores. O truque para ser rápido é manter o embalo (momentum) do carro, se travas muito tarde vais desequilibrar o carro, perdes o embalo e a velocidade para a próxima recta e és, assim, alvo fácil para quem te quer ultrapassar.
Esta é a minha abordagem sempre que pego num simulador novo ou num carro novo. Mas cada um tem o seu "modo" e tu terás que ganhar o teu. Mas do que ninguém escapa é do treino: são precisas muitas centenas, senão milhares, de horas para andar ao ritmo do pessoal mais rápido... Eu vejo por mim que ando nisto dos simuladores há mais de 6 anos, com bastante regularidade, e estou sempre a aprender pequenos detalhes que ma fazem mais rápido.