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Comportamentos
#1
Boas!
Após a 1ª corrida do campeonato GTL, apesar do respeito demonstrado pelos pilotos, ainda deu para se verificarem inúmeros acidentes alguns deles evitáveis.
Não pretendo ser professor de ninguém, até porque muitas destas dicas, já todos sabem, mas tê-las organizadas num tópico pode ajudar a relembra-las.
Obviamente não vão cá estar todas, por isso quem se lembrar de alguma que a poste aqui. Depois eu ou algum moderador (se tiver para isso:cheesy:) pode editar este primeiro post para que fiquem todas organizadas.

Assim cá vai:

Em qualificação:

-Antes de iniciarem uma volta a contar, deixem espaço para algum eventual carro que possa estar à vossa frente, nem que tenham de abrandar no final da volta anterior. Assim, vão evitar, caso estejam mais rápidos, colar-se a ele no meio da volta, o k nesta fase só prejudicaria o vosso tempo, assim como o dele.

-Se tiverem a sair das boxes, e porque essa volta ainda não conta o tempo, dêem prioridade a todos os carros que venham atrás de vocês, pois essa volta pode estar a contar para eles.

-Se tiverem a sair das boxes, tenham muito cuidado com os carros k estão em pista na zona de entrada na pista, especialmente com as diferenças de velocidade. Uma distância que à primeira vista pode parecer segura, caso esse carro venha lançado, como numa recta, pode colar-se a vocês num espaço de tempo reduzido, podendo prejudicar a sua volta.

-Depois de um despiste ou saída de pista, tenham cuidado redobrado a entrar na pista. Esta regra também é válida na corrida, mas na qualificação por não disputarem directamente o lugar com ninguém, podem e devem perder mais tempo a garantir a segurança dessa reentrada.

-Depois de um despiste ou saída de pista, dêem prioridade a todos os carros que nessa volta se colem a vocês. A vossa volta já está estragada, não há necessidade de estragar a volta de mais ninguém.

Em corrida:

-Antes de mais respeitem-se. Seja qual for a vossa posição, seja geral seja relativa a quem quer que seja, todos os pilotos têm o direito de disputar a sua prova sem ter de fazer cedências a ninguém.

-Na largada, e na aproximação às primeiras curvas, tenham em conta que os travões e pneus ainda estão frios, logo a sua eficiencia é menor. Tenham isto em conta e dêem mais espaço na travagem.

-Não usem estas primeiras curvas para forçar o andamento e ganhar lugares à custa de manobras arriscadas. O resultado é inevitavelmente o despiste, que agravado com o ajuntamento dos carros, irá causar enorme confusão não só na vossa corrida como na de terceiros. A corrida ainda vai no início e garanto-vos, k não é nestas curvas que vão assegurar seja que posição for.

-Após a largada e aquando da primeira travagem para a primeira curva tenham em conta a quantidade de carros à vossa frente e o consequente acumulamento tempo de travagem. O que é isto? Quando vão 2 carros juntos numa recta e aproximam-se duma curva, o tempo de travagem do 2º carro tem de ter em conta não só o seu espaço de travagem mas também algum espaço de segurança para o carro anterior, não vá este ter um tempo de travagem superior ao nosso. Quando vão muitos carros juntos como numa largada de corrida este tempo ou espaço de travagem aumenta proporcionalmente ao número de carros que temos à nossa frente. Assim, por exemplo, se numa determinada curva o nosso ponto de travagem numa situação normal seria aos 100 metros, se tivermos vários carros à nossa frente, este ponto de travagem terá de ser muito antes, por exemplo aos 200 m porque entretanto os carros anteriores já ocuparam o espaço da pista (entre a curva e os 100 ou 150m) que nós normalmente usávamos para travar.
Não é opção por uma questão, principalmente, de segurança tentar enfiarmo-nos no meio dos outros carros na esperança que esse espaço vá estar livre quando lá chegar-mos. A confusão muito comum nestes inícios de corrida, será obviamente o resultado.
Nesta fase inicial será forçoso contermos o nosso instinto de vitória e ultrapassagem e assegurar muito bem a segurança das tomadas de posições. Muitas vezes é dificil conter-mos a tentação de travarmos mais tarde e ganhar-mos umas posições mas lembrem-se k nos outros carros estão pessoas, não AIs.

-Quando estão mais rápido que um determinado carro em prova que esteja à vossa frente e se aproximam deste não se colem logo à sua traseira. Façam-no gradualmente de forma a ir conhecendo os seus pontos de travagem e os seu estilo de condução. Os seus pontos fortes e pontos fracos. Assim evitam por exemplo que numa determinada curva ele tenha um ponto de trvagem diferente do vosso e causem um despiste por não contarem com isso. Uma ultrapassagem construida com segurança e inteligencia dá muito mais gozo do que "passar por cima do outro".

-Tenham em conta as diferentes características dos carros para gerir as vossas disputas com segurança. Por exemplo um alpha trava e vira muito melhor que um mustang, logo numa travagem, se quiserem tirar partido disse não se metam no enfiamento do mustang porque o mais certo é enfiarem-se na sua traseira, assim como o inverso e se tiverem no mustang tirem partido das rectas para ultrapassar e não forcem situações insustentáveis em curva.

-Lá por estarem 2 ou 3 segundos mais rápidos do que um carro que vá à vossa frente, não julguem que será facil ultrapassa-lo nem forcem situações de risco por isso. O piloto da frente (mais lento) tem todo o direito de defender a sua posição e a vossa única obrigação é não colocar em risco os carros de ambos. Caso tenham dificuldades, não hesitem em perder algum tempo a estudar a sua condução e a procurar um bom ponto de passagem. É assim na realidade e deveria ser assim nas corridas virtuais. É perfeitamente natural perderem-se diversas voltas até se conseguir uma ultrapassagem.

-Usem espelhos. Numa corrida é absolutamente essencial controlarem a vossa traseira.

-Após um despiste ou saida de curva tenham muito cuidado ao entrarem em pista. Assegurem que não prejudicam ninguém que venha em pista mesmo que para isso tenham de perder tempo com vistas exteriores ou caso não existam, a alinhar o carro para conseguirem visibilidade suficiente para verificar se lá vem alguém. Após um despiste, sejam por culpa própria seja por culpa de terceiros, o nosso carro foi prejudicado. Tenham o altruismo e "fair play" suficiente para assumirem o erro e não aumentarem os prejuizos a terceiros k nada tivessem a ver com o acidente. Vale muito mais perder-mos uns segundos a assegurar a visibilidade do que forçar-mos um novo acidente.

-Após um despiste ou saida de curva não usem ou forcem de forma alguma a entrada de pista para assegurar uma posição. Isto é acima de tudo uma enorme falta de respeito e quem a usa não merece correr online.

-Não usem os encostos ou encontrões como táctica de corrida. Devido à limitação de termos como único campo de visão o monitor, é perfeitamente natural e compreesível k por vezes estes existam, mas evitem-nos se puderem.

Nas ultrapassagens a pilotos atrasados (voltas de avanço):

-Nenhum piloto tem a obrigação de prejudicar a sua corrida para deixar passar quem quer que fosse. Nem que esteja a levar voltas de avanço. Pode e deve facilitar a passagem dos pilotos que o venham a dobrar, mas pode perfeitamente demorar algumas curvas até encontar um ponto onde ache que isso não o prejudica nem a ele nem ao piloto que o vem a ultrapassar.

-Os pilotos mais adiantados não devem de forma alguma forçar duma forma insegura a ultrapassagem a estes pilotos. Podem avisar usando por exemplo os faróis, mas devem aceitar que estas pequenas demoras nas dobragens fazem parte da corrida e não prejudicar quem quer k seja no processo.

-(Dica) É normal os pilotos mais lentos com menos experiencia quando vêm os pilotos mais rápido aproximarem-se para lhes dar voltas de avanço, abrandarem exageradamente e mesmo sair de pista para deixar os pilotos mais rápidos passarem. Apesar da boa intenção esta atitude além de os prejudicar naturalmente pela exagerada perda de tempo, pode ter efeitos negativos e prejudicar também quem os vem a dobrar por não contar com este procedimento. Em primeiro lugar os pilotos k estão a ser dobrados devem continuar a sua prova nas tragétórias normais como se não estivessem a ser dobrados. Desta forma tornam-se previsíveis e se os pilotos rápidos tiverem experiência não encontrarão dificuldades em passa-los. Para acelerar este processo podem usar as travagens para as curvas lentas ou meio lentas; Na recta k antecede estas curvas coloquem-se no lado contrário à trajectória normal da pista; assegurem pelo espelho que os pilotos que vos dobram não seguem atrás de vocês e continuam no lado normal da pista
; travem um pouco antes. Desta forma além de não perderem muito tempo na vossa volta, vão abrir uma oportunidade aos pilotos k vos passam de vos ultrapassar sem entrar em disputa com eles.

Dicas gerais

-Com uma semana entre cada corrida, todos têm tempo de pelo menos fazer um reconhecimento à pista e ao carro que nela vão usar. Treinem pelo menos uma horinha para não virem para o campeonato fazer de carro vassoura. Se não o fizerem, nem vão competir com ninguém anulando completamente o sentido da vossa corrida e só vão criar obstáculos a que a corrida seja emotiva e competitiva podendo mesmo criar acidentes causados pela enorme e inesperada diferença de andamento. Quem tem tempo para correr o campeonato tem tempo de certeza de arranjar um tempinho para treinar um mínimo.

-Acentem a vossa táctica de corrida na estabilidade e não apenas na velocidade pura. Numa corrida de 12 voltas um despiste prejudica muito mais do que perder um segundo em todas as voltas.
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#2
Muito bem Alex!:fixe:
Filipe Galego



[Image: assinaturaracingjf9.jpg]
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#3
:fixe:
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#4
Bom tópico! :fixe:
Devia ser fixo e colocado no fórum geral do SRP ou assim, já q s aplica a qq sim!!
Lynx.Racing.Team | Altough an endangered species the Iberian Lynx keeps racing!! Visit: SOSLynx.org
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#5
falou bem :)
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#6
E disse tudo :fixe:
[Image: WebLogo.gif]
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#7
Esperemos que este mini "guia" seja seguido pela maioria dos pilotos :fixe:
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#8
Boas a todos!!!

Não vou escrever para "lavar roupa suja", mas penso que há situações que tem de ser descritas.

Na primeira prova (TC-65), não fiz a corrida por uma falha que nunca me tinha acontecido (nos 30s para entrar na prova, selecionei por engano o "online files" e não fui a tempo de escolher a corrida).

Na segunda prova (GTC-TC-76) fiquei bastante desiludido com a atitude do vencedor da prova (RuiRod) que na primeira curva (já em plena curva!!!) resolveu dar um valente empurrão no carro da frente, tendo originado o despiste do mesmo. Não entendo o que queria fazer, a não ser o que foi feito, ou então passar por cima. Independentemente de se ser mais ou menos rápido, não se pode compensar na primeira curva, uma má partida ou uma qualificação menos conseguida. Como consequência desta treta, fiquei com a corrida estragada, pois não consegui acalmar o suficiente para fazer voltas regulares.

Com outros azares à mistura, peço desculpa ao Dean por ter travado um pouco tarde de mais e lhe ter dado um toque na traseira. Como não tinha a asa dianteira do carro (perdida num embate com um carro que teve uma atravessadela mesmo à minha frente) a eficácia da travagem não foi a mesma.

Como todos sabem o correr colado à traseira do carro da frente vai originar toques e situações desagradaveis. Todos conhecem os carros (ou deviam de conhecer), logo devemos de saber que os pontos de travagem variam de carro para carro (os pesos dos carros não são os mesmos, a temperatura de pneus e discos bem como a quantidade de combustivel no início da corrida vão fazer com que a travagem seja menos eficaz), a velocidade dos carros em curva não é a mesma, etc.

Apelo ao civismo do pessoal, para que estas provas sejam de divertimento e camaradagem.


Parabens AlexB!!!!! Disseste mesmo tudo!!!!:fixe:


Um abraço para todos
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#9
nao se esqueçam de outro pormenor.
isto nao eh a realidade, e aqui, existe a questao tecnica da ligaçao.
basta um pequeno momento de lag, de um dos pilotos para haver problemas.
é preferivel ir 1 ou 2 voltas nao tao colado, para ver o comportamento das 2 ligaçoes e entao...atacar com cabecinha
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