SimRacing Portugal Forum
Directiva comunitária - Printable Version

+- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum)
+-- Forum: Geral (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Forum: Geral (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=85)
+--- Thread: Directiva comunitária (/showthread.php?tid=850)

Pages: 1 2

Directiva comunitária - Artur Nunes - 11-06-2008

Aprovação de directiva comunitária
<span style="color:#008080">Ministros europeus chegam a acordo para prolongar semana de trabalho até às 65 horas

10.06.2008 - 11h25 PUBLICO.PT

Depois de quatro anos de negociações, os ministros europeus aprovaram hoje a Directiva do Tempo de Trabalho, chegando a acordo sobre a possibilidade de prolongar a semana de trabalho das actuais 48 horas até às 65 horas, se assim o entenderem o funcionário e a empresa. O documento ainda tem de ser votado no Parlamento Europeu.

A directiva, cuja aprovação ficou marcada pela abstenção de cinco países, fixa a semana de trabalho na União Europeia num máximo de 48 horas. Em Portugal vigora um máximo de 40 horas. No entanto, é permitido que este máximo possa ser alargado até às 65 horas.

Este documento não abrange os contratos com menos de dez semanas de duração.

A Comissão Europeia já saudou o acordo político. “Este é um grande passo em frente para os trabalhadores europeus e reforça o diálogo social. Mostra, mais uma vez, que a flexisegurança pode ser posta em prática”, comentou o comissário europeu para o Emprego, Vladimir Spidla.

Directiva comunitária - Luis Nabais - 11-06-2008

Em teoria, é bom, na prática, não me parece.

É bom em teoria, pois baseia-se no diálogo e opção entre funcionário e empresa. Se o empregado quiser trabalhar mais e receber mais e a empresa concordar, é bom para ambos.

O problema é que em portugal os contratos costumam ser maus, os trabalhadores já se sentem ameaçados e os patrões vão contratar mais quem faz as horas a mais, quem não as faz, não vê contratos renovados...

Directiva comunitária - Berto Carvalho - 11-06-2008

ArrayEm teoria, é bom, na prática, não me parece.

É bom em teoria, pois baseia-se no diálogo e opção entre funcionário e empresa. Se o empregado quiser trabalhar mais e receber mais e a empresa concordar, é bom para ambos.

O problema é que em portugal os contratos costumam ser maus, os trabalhadores já se sentem ameaçados e os patrões vão contratar mais quem faz as horas a mais, quem não as faz, não vê contratos renovados...[/quote]
Verdade, muitos patrões usam o medo dos empregados em perder o emprego para os explorar, e há muito boa gente que fará as 65 horas contra sua vontade para que lhes seja renovado o contrato.

Directiva comunitária - Filipe Galego - 11-06-2008

O Luis já retratou a realidade portuguesa e a interpretação da lei que vai ser feita pela maioria dos patrões...

Directiva comunitária - Carlos Costa - 11-06-2008

Nem mais...

Directiva comunitária - Gil A. - 11-06-2008

Há muita gente que faz essas horas por semana (perguntem aos camionistas, etc), por isso com ou sem lei, penso que em Portugal não vai alterar nada...

Pior do que isso é haver pessoal que &quot;trabalha&quot; 40 horas por semana, mas apenas 10 horas se aproveitam :noworry:

Directiva comunitária - jazzda - 11-06-2008

Eu ia dizer qualquer coisita mas vi que o camarada Diospiro estava a ler o post e cortei-me:embarrest:

Directiva comunitária - diospiro_verde - 11-06-2008

ArrayEu ia dizer qualquer coisita mas vi que o camarada Diospiro estava a ler o post e cortei-me:embarrest:[/quote]

Camarada, já sabes que procuro ser coerente na ideias que defendo, como uma espécie de catão censor (ou auto-censor, neste caso). Em consequência disso, a minha opinião em relação a esta questão é absolutamente previsível e de divulgação supérflua. Toma as liberdades que quiseres para comentar o que eu iria dizer, uma vez que podes considerá-lo dito. :D

Directiva comunitária - jazzda - 11-06-2008

ArrayCamarada, já sabes que procuro ser coerente na ideias que defendo, como uma espécie de catão censor (ou auto-censor, neste caso). Em consequência disso, a minha opinião em relação a esta questão é absolutamente previsível e de divulgação supérflua. Toma as liberdades que quiseres para comentar o que eu iria dizer, uma vez que podes considerá-lo dito. :D[/quote]
Pode também considerar como dada a minha resposta ao que o camarada iria dizer.:noworry:
Peço desculpa pelos termos em que essa resposta seria dada :rolleyes:

Directiva comunitária - diospiro_verde - 11-06-2008

ArrayPode também considerar como dada a minha resposta ao que o camarada iria dizer.:noworry:
Peço desculpa pelos termos em que essa resposta seria dada :rolleyes:[/quote]

As suas desculpas foram prontamente aceites, queira perdoar igualmente algum exagero cometido pela minha parte na exposição dos meus pontos de vista pessoais.