SimRacing Portugal Forum
iRacing FAQ – conhecimento básico - Printable Version

+- SimRacing Portugal Forum (https://www.simracingportugal.net/forum)
+-- Forum: Simuladores (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Forum: iRacing (https://www.simracingportugal.net/forum/forumdisplay.php?fid=26)
+--- Thread: iRacing FAQ – conhecimento básico (/showthread.php?tid=669)

Pages: 1 2 3 4


iRacing FAQ – conhecimento básico - Francisco Suarez - 09-07-2008

iRacing FAQ - conhecimento básico

Colocarei nesta thread vários posts acerca da forma como a iRacing funciona, cada um abordando um tema específico. Serão actualizados conforme necessário, à medida em que o serviço se expanda e o seu nível de complexidade cresça A saber, e por esta ordem, esta thread contém explicações sobre:

- iRating - indicador de skill
- SR - Safety Rating
- Lista de teclas
- Series - iRacing's way de evitar a dispersão dos racers
- Competições - individual
- Competições - Clubs (em preparação)



Nota: Por favor não coloquem questões aqui, para manter a thread limpa.
Qualquer dúvida pode e deve ser feita numa thread já existente ou nova, conforme o considerado adequado, e será respondida por um dos subscribers.



iRacing FAQ – conhecimento básico - Francisco Suarez - 09-07-2008

iRating - indicador de skill

Tal como o título da thread diz, o iRating é um indicador de skill de cada participante, mas ele não existe para os racers se compararem entre si. Aliás, este rating não é sequer visível para os Rookies, de modo a evitar que se distraiam com algo que não tem grande importância como estatística individual durante as primeiras semanas.

A razão primordial da sua existência é ser o principal factor aquando da distribuição dos racers pelas diferentes grids. Apesar de na fórmula que determina com quem corremos nas corridas oficiais entrarem outros factores como as Friends Lists, e ping, para ser mais fácil de explicar vou dar um exemplo simplificado, ignorando estes últimos.

Exemplo

Se para uma corrida X às 22h se registarem 100 pilotos, exactamente às 22h00m01s o sistema ordena todas as pessoas que querem fazer a corrida por iRating, coloca-as com oponentes de iRating semelhante, e quando o subscriber clica “Join”, é levado automaticamente para o servidor correcto. Isto resulta em:

Server 1 – drivers com iRating de 4000 a 3000
Server 2 – drivers com iRating de 3000 a 2500
Server 3, 4, 5, 6, 7….
Server 8 – drivers com iRating de 1500 a 1200
Server 9 – drivers com iRating de 1200 a 0600

Na prática não é assim tão simples, não só pelo acima descritos, mas porque o sistema introduz propositadamente um factor aleatório, para que cada pessoa tenha variação quando conduz: numas corridas vai ser dos melhores e pode lutar pela vitória, e noutras acontece o contrário e tem uma lição de humildade, tendo oportunidade de ver pilotos bem melhores que ele. E eventualmente, ter um batalha emocionante com um deles, aprendendo com a experiência.


Valores
Cada participante começa com um iRating de 1600, e consoante o resultado final de cada corrida, o iRating sobe ou desce. Se um racer de 1600 ficar bem posicionado numa corrida que tenha média de 2000, vai ganhar muitos pontos. Como indicação, já me aconteceu ganhar mais de 100 pontos numa corrida, porque os meus oponentes eram bastante fortes e ultrapassei uns quantos. Mas atenção, é que para eu ganhar pontos, alguém tem de os perder. :smile:Noutras palavras, é um zero-sum game. Isto faz com que não seja viável tentar subir ou descer artificialmente com vista a ganhar vantagem.

Concluindo, como se começa com 1600, o sistema demora X corridas até se poder considerar que o nosso iRating é o certo, e só após esse tempo é que conseguimos apreciar devidamente como o sistema é certeiro. Por experiência, diria que a maioria das pessoas atinge o seu “patamar” após umas 10 corridas, e a partir desse ponto encontra corridas mais competitivas.



Para quem goste de números e estatísticas julgo que isto é algo muito interessante de se observar, e podemos fazê-lo assim que passamos para a Class D (todos os que tiverem mais de 3.0 de SR no final da season, daqui a 3 semanas).


iRacing FAQ – conhecimento básico - Francisco Suarez - 09-07-2008

SR - Safety Rating

Tal como com o iRating, poderá ser útil clarificar outro dos pilares sobre o qual assenta o serviço, a Safety Rating, ou SR.

Desde o primeiro dia que foi tomada a decisão de ter um sistema que eliminasse, ou pelo menos minorasse grandemente um dos piores mal do simracing: os wreckers - seres de sangue frio da família das baratas. Curiosamente, o facto do serviço ser mais dispendioso do que o típico sim é por si só um impedimento eficaz a grande parte dessas criaturas. Ainda assim, e apesar de felizmente não existirem miúdos a divertirem-se estragando as corridas de terceiros, a necessidade de normas é inevitável mesmo com simracers experientes, para garantir que não se excedem.

É aí que entra o Safety Rating em acção. Todos os movimentos do condutor são constantemente analisados, e a má condução penalizada. Para ser mais preciso, sempre que existe algo que não se coadune com uma condução correcta durante uma sessão oficial (portanto Testing não está incluído, nem Practise), o sistema atribui incident points. Os valores são fixos:
0x - Light contact with another driver
1x - wheels off the racing surface
- quando o centro do carro sai fora da pista
2x - Loss of control
3x - Contact with other objects
4x - Heavy contact with another driver

Nota: Pode-se sair de pista e spin sem ser penalizado quando em baixa velocidade - limite 25mph.


Estes inc points vão-se acumulando, e são parte duma equação que tem do outro lado as curvas feitas por cada condutor. Como indicação, para um Rookie ter um 3.0 SR ele necessita de fazer cerca de vinte curvas por cada incident. O máximo que é mostrado é 5.0 SR, mas existem pessoas que já têm 7.x e mais. Isto é útil quando se sobe para a licença superior (ver 2 parágrafos abaixo).

Fazendo as contas rapidamente, e tomando o circuito de Laguna Seca como exemplo, com 11 curvas, basta fazer 2 voltas para “anular” 1 incident point. Na prática qualquer simracer experiente consegue subir o seu SR sem grande dificuldade. Como comparação, se um condutor real saísse de pista uma vez em cada 20 curvas, a sua carreira não duraria muito.:smile:

Convém no entanto dizer que à medida que se sobe nas licenças, aumenta a exigência. Quando se passa para a Class D, o SR baixa imediatamente cerca de 1.0, e é necessário ser mais cuidadoso. Esse é o motivo pelo qual as corridas da Class D series têm por norma menos incidentes: os detentores da Class D têm de respeitar mais os outros.

Nota: para aceder à Class D é necessário ter um mínimo de 3.0 SR, mas atenção – o SR salta de 2.9 para 3.4, para evitar que haja um constante oscilar entre menos e mais de 3.0.



Shared fault system

Talvez o ponto mais incompreendido pelos Rookies é o facto de quando existe um contacto, ambos os condutores serem penalizados. A maior parte das vezes isto é injusto, apesar de ser obrigação de todo o condutor tentar precaver-se do que pode acontecer. Aparentemente isto não resultaria se posto em prática.

No entanto, esta política resulta extraordinariamente bem quando analisados os resultados: os condutores excessivamente agressivos acabam invariavelmente por terem muito mais incidentes do que o piloto comum, e pura e simplesmente não passam de Rookie. Eventualmente, se o seu comportamento não se modificar, são expulsos do serviço, até porque existe também o sistema de reports, onde qualquer participante pode (e deve) denunciar comportamentos irresponsáveis.

Uma menção deve ser feita a um aparente loophole do sistema. Um condutor talentoso pode tentar dar um pequeno toque num adversário, que é detectado mas conta como 0x, e assim faz o oponente sair de pista, etc. Acontece que se tentar isso, e o outro condutor de facto sofrer incident points nos 4 segundos subsequentes ao contacto, o causador também leva com os mesma penalidade. Não o fará segunda vez.:smile:


iRacing FAQ – conhecimento básico - Francisco Suarez - 09-07-2008

Lista de teclas

Aqui fica a lista de teclas disponíveis para quando se está no cockpit:

---------------------------------------
Alt + F4 = exit sim quick.
Alt + Tab = minimize sim.
[ = FOV increase and
] = FOV decrease.
Ctrl + page up or page down UI increase decrease
F1 = lap information
F2 = standings
F3 = drivers on track and time ahead behind
V = out of car camera view
C = out of car, change driver in replayve view
P = in car gear display toggle on off
F = toggle on off fps and internet meter
T = opens in car chat window

-------------------------------------

Nota: as [ e ] não funcionam de momento em alguns teclados europeus


Existem outras, que podem ser definidas nas options consoante as preferências de cada um, mas estas são as que não são referidas.
Durante as corridas aconselho vivamente a terem sempre o F3 ligado, porque pode ser muito útil.


iRacing FAQ – conhecimento básico - Francisco Suarez - 09-07-2008

Series

Tenho notado uma falta de informação sobre o que é uma series, e como cada pessoa tem acesso a elas. Contrariamente ao que possa parecer aos mais incautos, cada subscriber do serviço tem oportunidade de muita variedade, mantendo no entanto o serviço sempre o seu grande objectivo: não dispersar os racers em demasia, para não apenas ter sempre server cheios, mas racers suficientes para poder distribui-los por várias grids com oponentes de potencial semelhante. Fiz um screen às 21h58m propositadamente para postar aqui.

[Image: sexta22hxs6.jpg]

Como se pode ver, eu (e todos os rookies que tenham conseguido atingir mais de 4.0 de SR) tinha naquele momento 3 hipóteses de escolha:
- Rookie
- Rookie Adv.
- Class D


Cada uma destas opções corresponde a um veículo diferente (a excepção é o Rookie Adv, que utiliza o mesmo carro da Rookie series, mas onde podemos ajustar o setup), e pistas diferentes. Por motivos que desconheço (lapso?), ambas as Rookies series partilham o mesmo circuito, mas não é habitual.

Outro ponto importante de referir é que daqui a 3 semanas termina a season, e ficará então disponível a próxima series referente à licença imediatamete superior - Class C, aumentando as opções disponíveis: uma series oval, e outra de road racing, com os respectivos veículos. Total de opções na partir desse momento: 8 (4 em cada disciplina).

Como se vê na imagem, os rookies que entraram há 2 semanas já estão a aprender a conduzir cuidadosamente, permitindo-lhes subir o SR, e consequentemente, ter acesso às séries superiores. Neste caso aquela hora tudo se preparava para grids cheias:
- Rookie - 89 pessoas - que vão ser distribuídas por 8 servers
- Rookie Adv. - 33 pessoas - que vão ser distribuídas por 3 servers
- Class D - 28 pessoas - que vão ser distribuídas por 2 servers

A distribuição é feita automaticamente on-the-fly por uma fómula que tem em conta vários factores, sendo o principal a skill de cada um, que é medido pelo iRating. Amanhão tentarei fazer um resumo sobre esse aspecto do serviço.



iRacing FAQ – conhecimento básico - Francisco Suarez - 09-07-2008

Competições - individual

Julgo que será preferível dividir este tema em dois, abordando aqui apenas as competições do ponto de vista individual.
Começando pelo princípio, a primeira informação a frisar é a de que iRacing dá a possibilidade de cada participante tomar parte em diferentes series. O acesso a essa series é dependente da licença que cada pessoa tem, que é por sua vez dependente do seu SR. Quem no final de cada season tiver mais de 3.0 SR sobe para licença seguinte. Se tiver menos de 2.0 SR, retrocede para licença anterior.

Até aqui é simples, mas convém mencionar que o nível de exigência é maior à medida em que se sobe nas licenças. Não é assim tão simplista, mas pode-se dizer que:
4.0 SR de Rookie = 3.0 SR Class D = 2.0 SR Class C = 1.0 SR Class B = ...


Número de series

No final desta season, passarão a existir 8 series, 4 em oval, e 4 em road racing. Isto porque quem está na Class D irá subir para a Class C (se tiver o SR necessário). Portanto, se avançarmos no tempo uns meses, no curto prazo vamos passar a ter 12 series, 6 de cada variante de racing:
- Rookie
- Rookie Adv
- Class D
- Class C
- Class B
- Class A


Nota: Acima da Class A existirá ainda um escalão Pro, mas que funcionará em moldes diferentes e sobre o qual não existe info oficial.

A lista acima descrita não quer dizer no entanto que se fique por estas Classes. Com o progressivo aumento do número de subscribers, nada impede a iRacing de por exemplo criar um path de Rookie até Class A inteiramente composto de single-seaters, outro de tin-tops, etc. Actualmente é apenas um, e que só vai até à Class D, mas desde que haja pessoas suficientes a desejar conduzir determinado tipo de veículo, pode ser implementado. Por exemplo, é perfeitamente viável sonhar com um path "Historic", onde se pudesse colocar series históricas. Pessoalmente, adoraria ver algo desse género.


Seasons

Uma época tem 12 semanas, e podemos obviamente participar em todas as corridas que queiramos, a qualquer hora, mas apenas as 8 semanas onde temos melhores resultados contam. Isto permite algo curioso: é que se eu não tiver uma certa pista e não quiser/puder adquiri-la, posso perfeitamente saltar essa prova. (aliás, basta-me fazer 2 corridas para poder avançar para a licença seguinte, desde que tenha o SR mínimo)

Mas neste sentido, acaba por ser como muitas series reais, onde o condutor/equipa optam por ir apenas a X provas, por poupança de meios. Aqui, mesmo que só participe em oito semanas, ainda posso competir pela vitória, e como cada licença superior baseia-se em parte nos circuitos das licenças anteriores, posso não ter sequer que comprar uma pista essa season. Isto em teoria; na prática, sabendo que a pista só tem o custo inicial e não a pagarei mais, mesmo passado 5 anos, em princípio só se detestar esse circuito é que o saltarei.


Semana de competições

Como foi dito acima, podemos fazer corridas 24/7, apenas uma para a qual nos preparamos especialmente, ou pura e simplesmente optar por não correr. O que é certo é: o meu resultado será a média da/s minha/s corridas/s nessa serie essa semana. E esse resultado é dado em pontos. Mas atenção, NÃO confundir com o iRating. São coisas muito diferentes.

Para exemplificar, fui consultar uma corrida do Filipe Galego, que servirá de exemplo nesta explicação.
É uma corrida em Laguna Seca, com o Soilstice, licença Rookie.

[Image: raceresultslf2.jpg]

Uma informação importante é o SoF (Strenght of Field). Isto é a média dos iRatings dos 12 condutores. Apenas um tem Class D, que vemos ter um iRating de 3213, e os outros têm iRating, mas não está visível. Mas o SoF é importante porque determina quantos pontos estão em jogo nessa corrida.

Se repararmos na coluna "Points", vemos que o primeiro classificado ganhou 116 points, e o Filipe 63. A progressão não é linear, mas se por exemplo o SoF fosse 3000, os primeiro poderia ter ganho talvez 180 points. A razão é simples: é bem mais difícil ganhar numa grid com SoF de 3000.

Aliás, é interessante ver o único Class D driver. O coitado do Mike meteu-se num covil de lobos, com Rookies em plena ascensão (que ainda têm poucas corridas, e portanto um iRating que não é o "deles"), e apesar de ter terminado num não muito mau 7º lugar, fazendo 52 points, perdeu foi muito iRating. -51 é bastante. O sistema funcionou como devia: tirou ao Mike (e a outros aos quais o iRating fazia prever que tivessem melhor resultado), e deu a quem tenha tido um resultado superior às expectativas do sistema.

Médias, e estratégias a adoptar para optimkizar resultados

Voltando aos resultados da semana nesta series, o Filipe fez umas 7 ou 8 corridas, portanto o sistema vai fazer a média dos points que ele ganhou nessas corridas.

Normalmente, quem se tenta concentrar em uma única corrida numa determinada series X tem um melhor resultado semanal do que quem faz 10 corridas, e eu julgo que é pelo factor psicológico. No entanto, estou também seguro que essa vantagem só é visível nos aliens, porque todos os outros têm margem de progressão - afinal de contas, se um Hutto consegue, porque não eu? Noutras palavras, o comum dos mortais só beneficia em ganhar prática com o maior número de corridas possível.

Eu abriria uma excepção apenas... sendo competitivo, como todos os simracers, pode acontecer que numa das séries que tenha acesso descubra que posso lutar por um bom lugar numa division, e nesse caso julgo que a minha estratégia passaria a ser: concentração absoluta numa corrida nessa series durante essa season, e descontrair-me-ia nas corridas das outras series.


Divisions

Mudando agora para outra parte da estrutura que já referi noutra thread mas talvez faça sentido colocar aqui...
A existência de Divisions deve-se à vontade de criar competições para todos os users, em vez de apenas para os aliens. Quase como no futebol, onde existem várias Divisões. Na iRacing existem 10 Divisions mais 1 para os rookies (isto para cada series). Quem é Rookie, se competir na Class D durante este tempo fica nessa division especial.

Colocação de cada racer nas Divisions

Se tiverem feito pelo menos uma corrida nas 1ªs duas semanas, no início da terceira semana de cada season o user é colocado numa division, consoante o seu iRating nesse momento. Se não o tiverem feito, só lhes é atribuida uma division quando fizerem a primeira corrida nessa series. Mas duma maneira ou outra, todos vão ser postos numa division desde que fazem uma corrida.

Divisions em acção

Para exemplificar, eu como sou muito lento e logo tenho um iRating baixo, vou para a division 10. Mas, acontece que apesar de ser lento, como estou a comparar-me com os 10% mais lentos de todo o serviço (cerca de 10%, isto não é exacto pela razão referida no parágrafo acima), pode acontecer que eu consiga ser dos melhores de entre esses 10%.

Cada racer vai estar então a competir com pessoas que têm um nível igual ao seu. De certa forma, é uma competição dividida em 10 fatias, para todos poderem ter objectivos palpáveis, se quiserem ligar a isso.

Um dos pontos mais interessantes das Divisions é que exceptuando a Division 1, todas as outras terão pessoas diferentes no seu topo em cada season, porque os vencedores inevitavelmente subem o seu iRating, e ao fazê-lo, vão ser colocados em divisions superiores na season seguinte. Por exemplo, quem vence a division 10 quase de certeza que irá ser colocado na division 9, ou 8, ou 7 na season seguinte. Será que vai continuar a conseguir competir com esses racers? É uma sucessão de competições que nos incentiva sempre a melhorar, e onde todos podem competir por algo. Quer a nível individual, como em Clubs


iRacing FAQ – conhecimento básico - Félix Simões - 10-07-2008

Bom trabalho Francisco.:fixe:


iRacing FAQ – conhecimento básico - Francisco Costa - 10-07-2008

muito bom :) Obrigado!
Reparei num errozito, tás a chamar o alien de Hutto, quando é Huttu :)


iRacing FAQ – conhecimento básico - Filipe Galego - 10-07-2008

Muito bom!


RE: iRacing FAQ – conhecimento básico - Mario Pires - 11-03-2009

Não percebo como raio contam os pontos para os clubes. Não que pretenda percebê-lo em profundidade mas parece-me intuitivo que quantos mais pontos se façam em prova, mais contribuam para o Clube em que estamos inseridos. Por esta lógica porque raio o Paulo Stella que já fez quase o dobro dos pontos que eu fiz com o Skip, contribui com menos que eu? Parece-me que me contam a totalidade dos pontos e a ele, o engeitado, o mandam cavar batatas ... Smile
Decerto haverá alguma explicação. Será que alguém pode fazer o favor de dar uns lamirés?